Meus caros, principalmente os que já possuem a Bros I.E.,
Após inúmeros relatos de proprietários da Bros com I.E. que postaram aqui que tem constantes dificuldades de reduzir a marcha da 2ª para a 1ª, resolví pesquisar e estudar o que poderia estar provocando esta dificuldade, já que eu tenho uma 2008 carburada e tenho interesse em trocar em breve por uma MIX, e a minha não apresenta esta dificuldade com tanta frequência..., pois bem, notei algo bem curioso:
Ví várias motos 150cc (tanto Titan como Bros)com IE da Honda e notei que todas elas tem algo em comum, todas, sem excessão são aceleradas, ou seja, a rotação do motor em ponto morto é maior que a de uma carburada.
Se vocês colocarem duas, uma carburada e uma IE, uma do lado da outra, ambas ligadas, notará que a IE está bem mais acelerada que a carburada, prova disso é quando vai ser engatada a 1ª marcha, na IE a caixa de marcha dá uma pancada muito forte na corrente, como o que acontece numa carburada quando você acelera ela e com ela estando acelerada você tenta engatar a 1ª.
Vocês já observaram isso???
É por isso que acontece esta dificuldade nas trocas de marcha da Bros IE.
E querem saber o que é revoltante nesta história???
Na carburada, para reduzir a aceleração da marcha lenta basta girar um parafuso no carburador no sentido anti-horário e pronto, ela ficará menos acelerada; ja na IE... isso não é possivel
Façam a experiência!!! Quando levarem as suas motos para a revisão peçam para que reduzam a aceleração dela... Os mecânicos da Honda lhe diram que isso não é possível, pois a aceleração do motor é determinada pelo módulo da Injeção Eletrônica, e este já vem programado de fábrica e não é possível alterar as configurações de fábrica destes módulos, ou seja, o jeito é se conformar mesmo
Com o motor mais acelerado a motocicleta consome mais combustível, o motor fica sempre com a temperatura mais elevada, há um maior desgaste do motor, do óleo... etc.
Verifiquem isto nas de vocês e postem aqui suas experiências.
Aguardo o retorno de vocês.