Façam com eu, quebrem o paradigma!!!

04 Nov 2011 07:49 #16 por piccoli
Injeção eletrônica não faz milagre, ela apenas fornece a mistura ideal para o motor.

Uma injeção bem construída e bem mapeada resulta em motor sempre cheio.
Motor "cheio" significa aceleração linear e firme, sem qualquer indiício de "pofs" e "cofs" como ocorre seguidamente em carburadores.
Eu acredito que as injeções eletrônicas das Pequenas Suzuki (Burgman i e GS 150) são bem construídas e podem sim resultar em melhor desempenho, mesmo tendo menos cavalaria.

Um exemplo simples só para ficar nos veículos de pequeno porte: tive um Mille com motor Fiasa e também já andei muito no atual Mille Fire: o Fire tem menos potência declarada mas é um diabo quando comparado com o seu "irmão" mais velho. Como se explica isso?
Tive um 147 com motor 1.300 cc que andava menos que o atual Fire de 1.000 cc.

Ou seja, cilindrada e potência declarados não passam atestado de nada, nas ruas e estradas é que se vê o resultado.

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04 Nov 2011 08:41 #17 por Tosca
Respondido por Tosca no tópico Façam com eu, quebrem o paradigma!!!
Tudo depende da conjuntura de fabricação do motor...faixa útil, relação de marchas,conjunto relação/correia, taxa de compressão e outros mais...é claro que sempre nunca acreditei nos 13cv da YES, olhem motores chineses de motos como a Kahena 125 que são cópia do projeto Haojue todas estasdeclaram 11 ou 12cv e com uma rotação superior e menos faixa útil para torque máximo ainda inferior...a injeção não deixa vc ''encharcar'' o motor de combustível não utilizado na queima, geralmente exigem menos rotação e maior desempenho em retomadas... sobre cavalaria, o pessoal sempre ligua cv a cilindrada...errado, tem motores de 1600cc que geram 59cv muito pouco se comparado a motos esportivas que passam dos 120cv, entretanto são boas estradeiras, tem boa velocidade final...são suaves na arrancada privilegiando conforto; gosto muito de motores boxer que olhando somente a ficha técnica vc pode ter má impressão.. motos como a RD 350 dos anos 70 tinha 39cv; sei que é 2T e muda a concepção entretanto ganhava de motos 4T de seus 70cv...e de outras 2T de maior cilindrada e cavalaria, digo as RD 400!

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04 Nov 2011 09:47 #18 por JulianoPaes
mas é isso q to falando!

Juliano Paes, opinião com credibilidade , sem fanatismo A Verdade e nada mais

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04 Nov 2011 09:49 #19 por odio
Respondido por odio no tópico Façam com eu, quebrem o paradigma!!!
vocês falando assim animados to ficando com vontade de quebrar esse paradigma no meio, mas nem sei que parte da moto é o paradigma.

assassinatura

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04 Nov 2011 09:49 #20 por Tosca
Respondido por Tosca no tópico Façam com eu, quebrem o paradigma!!!
vc tá certo!

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04 Nov 2011 09:51 #21 por JulianoPaes
mas é isso q to falando!




sera q o q jtoledo dizia da potencia da yes era verdadeira?

pra mim era mentira, nao só da yes como da burgman carburada

agora jtoledo ta menos pinoquio?




"cilindrada e potência declarados não passam atestado de nada"




nao mesmo principalmente qdo ha muita mentira declarada, heheheh




vcs acham q gsr tem menos potencia mesmo q a YES?




eu nao acho

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04 Nov 2011 10:04 #22 por Tosca
Respondido por Tosca no tópico Façam com eu, quebrem o paradigma!!!
Acho que não, depende de onde foi medida a potência, saída do motor , roda... acho que a Yes pelo que vejo não tem mais de 11,5cv... a GSR 150se for medida como o resto faz terá seus 13cv!

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04 Nov 2011 10:14 #23 por cjoaguiar
Fiz o test drive, achei a moto uma delicia, anda muito bem, e a posição de pilotagem é surpreendente, resposta rápida ao acelerador.

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04 Nov 2011 10:24 #24 por piccoli
Não andei nessa motoca mas a posição de pilotagem me parece idêntica à da Yes.

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04 Nov 2011 10:32 #25 por piccoli

Tosca escreveu: Acho que não, depende de onde foi medida a potência, saída do motor {...}

Todo fabricante declara potência e torque medidos no virabrequim. É questão de marketing. Por exemplo, se a Honda disser que ao invés da CB 300 ter 26 cavalinhos, ela tem na real 19 ou 20 porque foi feita uma medição na roda, ninguém compra a moto alegando que é manca.

A título de curiosidade: uma ocasião uma revenda Suzuki plugou uma Intruder 250 em um dinamômetro. A I-250 tem 22 Hp declarados. Pois medido na roda, se obteve 15 Hp.
E isso vale para qualquer veículo automotor. São as velhas mentiras de potência e torque, assim como existem as mentiras de velocímetro.Piccoli2011-11-04 12:33:39

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04 Nov 2011 10:55 #26 por Tosca
Respondido por Tosca no tópico Façam com eu, quebrem o paradigma!!!
Na época das 2T Yamaha ninguém ligava pra cv.... se tinha 18cv a RD ou não todos sabiam que andava muito!! Bons tempos! Até as motos dos anos 70/80 4T tinham mais motor que as de hj...tem motos 125 Honda dos anos 70 que tinham 14cv!

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04 Nov 2011 10:57 #27 por Tosca
Respondido por Tosca no tópico Façam com eu, quebrem o paradigma!!!
Se compararmos as Hondas Titans125 atuais(mesmo antes do promot),com a Turuna e ML(1987 em diante).Titan 125: 12,5 HPML 1987: 14,0 HPTuruna : 14,0HPCom lhe disse me faltam alguns dados técnicos,como o torque das duas veteranas,e em que rotaçãoelas atingiam esse torque.Também não tenho a curva de torque(esse dado mais difícil de conseguir),isso porque na maioria dostestes feitos pela imprensa especializada,esse item não é fornecido,esse item é muito importante atépara servir como comparativo nos testes de motos novas(0K)









Paulo Ceará

Maracanaú-CE



Tosca2011-11-04 12:58:44

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04 Nov 2011 11:01 #28 por TWO STROKE
Piccoli quanto a posição de pilotar da GSR é diferente mesmo, mais alta, talvez obra do banco que agora é bem mais elevado sem aquele afundado para encaixar a busanfa.

Ex:SUNDOWN WEB(SOFRIMENTO)
Ex:DAFRA SUPER 100(SAUDADES)
Atual: SUZUKI INTRUDER(SHOW)

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04 Nov 2011 11:04 #29 por Tosca
Respondido por Tosca no tópico Façam com eu, quebrem o paradigma!!!
pessoal, hj temos essa tecnologia toda que muitos fabricantes alegam?

Além do desenho mais
jovial, com linhas mais retas e o pára-lama dianteiro na cor
da moto, vinha com o motor OHC, de comando no cabeçote
(o primeiro em uma Honda nacional) acionado por corrente. O
recurso permitia atingir regimes mais elevados, com a potência máxima de
14 cv aparecendo a 10.000 rpm e
torque de 1 m.kgf a 9.000 rpm. O desempenho era um pouco
superior, com velocidade máxima de 115 km/h e aceleração de 0 a 100 em
16 s, mas faltava força em baixa rotação


Uma reestilização completa de ambas vinha na linha 1983.
Ganhavam formas retilíneas que abrangiam farol, lanterna traseira, luzes
de direção, o tanque da ML (com 12 litros de capacidade, um a mais que o
da Turuna, este mantido do modelo anterior) e o painel de instrumentos.
Na ML este trazia agora um marcador de combustível, considerado um
requinte, já que nem mesmo a
CB 400 o tivera em seus primeiros anos.







Em 1983 a 125 ML adotava formas retilíneas, incluindo farol retangular, e
comando hidráulico do freio dianteiro a disco, este um destaque seu
desde o lançamento (aqui o modelo 1987)









Sistema elétrico
de 12 volts, acionamento hidráulico do freio a disco dianteiro e
amortecedores traseiros com regulagem em cinco posições eram adotados em
ambas. O motor da "esportiva" recebia ainda ignição eletrônica (CDI),
aposentando o velho platinado. Já a 125 ML passava a ter o mesmo câmbio
de cinco marchas da Turuna, com relações mais longas e a disposição
habitual dos engates,
com a primeira engatada acionando-se o pedal para baixo e as
demais para
cima -- na CG todas ficavam para baixo, exigindo adaptação do
piloto.



Tosca2011-11-04 13:05:48

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05 Nov 2011 15:05 #30 por Bigulino
Tosca, mas aposto que o consumo era maior... 125cc é só a capacidade volumétrica da câmara, mas nesse volume pode-se ter um motor com curso maior, com capacidade de refrigeração mais eficiente, ou com acerto pra ser mais "possante" ou mais econômico. Por isso pode variar a potência com uma mesma cc.

É o caso dos auto modernos, as fábricas melhoraram a refrigeração, a injeção, etc etc e hoje eles conseguem tirar de um motor 1600 (capacidade volumétrica) 110hp, enquanto que nos carros dos anos 80 um 1600 não chegava a 85hp. Só que aí eles fazem a opção por um motor menor, ou seja, um 1000cc que chegue aos 70hp, pra manter a mesma média de potência pros populares, mas com um custo menor...

provavelmente a Honda, ao longo dos anos, foi privilegiando economia e durabilidade nos motores 125cc, mas com isso perdeu alguma potência

comecei uma dieta radical: 0% Brahma, 0% Picanha

em 2 semanas, perdi 14 dias

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