Romulo escreveu: Quando acende a luz de reserva e se completa imediatamente cabe em torno de 8 litros. Se são 3 de reserva, então a capacidade é de 11,5 litros.
Gustavo, na questão do tipo de Gasolina, vou na confiança do que está escrito no site da Petro. Estou enviando o que está escrito no site sobre a comum, aditiva e a Pódium.Abs:
-Comum/Supra:
A Petrobras produz e oferece às companhias distribuidoras a Gasolina A comum, isenta de álcool anidro. Este produto é acrescentado à gasolina num percentual definido pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento, em atendimento a uma lei federal. A mistura é feita nas distribuidoras antes de chegar aos postos de serviços e pode ser usada na maioria dos veículos comercializados no País.
A gasolina comum e a aditivada possuem o mesmo valor de octanagem. A única diferença entre as duas é a presença, na gasolina aditivada, de um aditivo do tipo “detergente dispersante”. Em geral as gasolinas aditivadas possuem um nome para diferenciá-las mais facilmente das gasolinas comuns. Na Petrobras Distribuidora ela é denominada BR-SUPRA.
-Premium:
Desde 1997 a Petrobras comercializa a Gasolina A Premium, que se diferencia da gasolina comum por possuir maior octanagem - medida da resistência da gasolina à detonação. A Premium produzida pela Petrobras possui octanagem semelhante à gasolina Premium disponível no mercado americano. Ela é destinada a veículos específicos, que normalmente trazem no Manual do Proprietário a sugestão de consumo deste combustível.
-Pódium:
A gasolina Petrobras Podium é a gasolina mais avançada do mundo e apropriada para qualquer veículo a gasolina. Algumas de suas características específicas são mais bem observadas quando ela é usada para abastecer veículos de alto desempenho. A Podium é a gasolina com mais alta octanagem entre todas comercializadas atualmente ao redor do mundo. A octanagem é a resistência que a gasolina tem à auto-ignição, o que pode levar à detonação localizada, causando perda de potência e sérios danos ao motor, dependendo de sua intensidade e persistência.
Octana é um dos principais componentes da gasolina. Um combustível com mais octanas (ou maior octanagem) tem melhor poder de combustão e resiste a altas pressões no interior dos cilindros, sem sofrer detonação (queima espontânea da mistura ar-gasolina), conhecida como "batida de pino", que é igual a um barulho metálico, prejudicial ao motor. Os projetistas de motores levam em conta a octanagem do combustível utilizado para determinar a taxa de compressão, curvas de avanço de ignição e tempo de injeção. A octanagem da gasolina é determinada pelos métodos RON, MON, E IAD. O primeiro avalia a resistência do combustível à detonação, quando o motor trabalha com carga total em baixa rotação. O método MON avalia a resistência da gasolina à detonação com carga total em alta rotação. IAD é a média dos anteriores.
A gasolina Petrobras Podium possibilita um total aproveitamento da potência projetada pelo fabricante do motor, proporcionando a retomada de velocidade em menor tempo e, conseqüentemente, garantindo ultrapassagens mais seguras.
Por sua formulação e pelo pacote especial de aditivos do tipo “detergente dispersante”, a gasolina Petrobras Podium evita a formação de depósitos, assegurando a limpeza de todo o sistema de alimentação de combustível, proporcionando um melhor funcionamento e uma máxima proteção ao motor.
Esta gasolina tem baixíssimos teores de benzeno e enxofre na sua composição, propiciando uma redução de até 42% de monóxido de carbono (CO) e, conseqüentemente, ajudando na preservação do meio ambiente. Ela foi elaborada com a mesma tecnologia usada no desenvolvimento da gasolina Petrobras utilizada pela equipe Williams de Fórmula 1.
A gasolina Petrobras Podium está disponível apenas nos postos Petrobras de algumas cidades brasileiras.
Se você reparou o mesmo que eu então o negócio complica.
De acordo com as informações técnicas temos 0,8 galão de reserva ou seja 3 litros.
Se toda vez que acende a luz, só conseguimos colocar 8 litros. Temos na realidade um tanque de 11 litros ou os caras contam a capacidade do tanque até a parte de cima ou seja, uma área inutilizável.
Pode ser também que a reserva tenha um tamanho diferente.
Maior, o que no meu ponto de vista bagunça tudo.
Precisamos drenar um tanque inteiro e medir.
Nessas condições temos capacidade de autonomia reduzida.
Quando a acende a luz de reserva vou prontamente abastecer e é sempre ao redor dos 8 litros como vcs disseram.
Temos 3 hipoteses:
a luz acende antes do ideal,
a reserva é maior,
o tamque é menor.
A média geral que obtive até o momento foi de 16,7 Km/L de gasolina comum.
Deixei a moto quase sem gasolina hoje. Começou até a falhar numa subida.
Quando cheguei no posto, abri a tampa do tanque, balancei a moto e não escutei barulho da gasolina.
Pedi para completar até o marcador: 10,78 litros. Dava para colocar mais uns 200 ml, mas fiquei com medo do frentista deixar entornar. Parecia estabanado.
Portanto, 12,5 litros é a capacidade total do tanque, incluindo a parte que o manual recomenda não utilizar.
Pusta salada de idéias, umas quase po**adas, egos feridos, saias-justas...Tem de tudo aqui nesse tópico.
Melhor mesmo é usar gasolina comum da Shell, em posto idôneo, mandar o frentista testar de vez em quando , colocando sempre pouca gasolina de cada vez, sempre completando o tanque, ou seja : Andou um pouquinho, enche, andou mais um pouquinho, enche, masi um pouquinho, enche, mais um tanrinho, enche...
Dr. Celestino...Obrigado pelas palavras...vindo de um homem como o Sr. soam como música aos meus ouvidos...eu entendo pouco de gasolina. Meu ramo é o petróleo CRÚ e QUENTE !
Li neste tópico algo que me deixou em dúvida.
O Vendedor me orientou a usar gasolina de alta octanagem. Bom,, estou usando a gasolia premiun (primeiro tanque). E vou continuar usando sempre que encontrar nos postos.
Quando for fazer a revisao dos 1.600 km, o indicado seria estar com gasolina comum no tanque ?
O tanque cheio interfere no mapeamento do sistema ? é melhor estar com tanque meia boca ?
Por falar em gasolina, o Lubrax Gold 75W90 que coloquei na caixa de câmbio e primária está uma beleza !!!!!!!!! Engates macios, precisos, sem tranco...massa ! Nada de Motul : Lubrax neles !
Quanto melhor a gasolina, melhor o comportamento da moto.
Se minha moto fosse injetada, nao teria a menor dúvida em, sempre que possível, usar a gasolina Pódium ou Premium, que tb é excelente opção.
O range da injeção eletronica permite variar sem nenhum problema entre a gasolina comum e as gasolinas de alta octanagem.
Pode ser impressão, mas pela minha experiencia, nao se deve misturar marcas diferentes de gasolina aditivada....o comportamento fica estranho, dando a impressão que os aditivos de marcas diferentes nao se "casam" perfeitamente.
Misturar Pódium e comum nao aprensenta esse detalhe.....pelo menos na minha EG, que é carburada.