O correto é não deixamos o
carro
parado por um longo período, mas se vamos deixar, devemos tomar algumas medidas.
Devemos verificar quanto tempo vamos deixar o
carro
parado, se o período for de até seis meses, devemos deixar os
pneus
com calibragem entre 20% e 30% acima do normal. Caso você não irá usar o carro por um tempo ainda maior, o recomendado é suspender o
veículo sob cavaletes para evitar o surgimento de deformações dos
pneus.
Em
carros
com tanque de metal é importante deixarmos o carro com o tanque sempre cheio, pois o tanque vazio propicia a oxidação do mesmo.
Outro cuidado é com o óleo, que deve ser trocado a cada seis meses. O óleo possui oxidação natural, o que com o tempo poderá provocar desgastes.
Pode haver deterioração das borras devido o contato com o ozônio, então as mesmas também devem ser verificadas antes do funcionamento. Não se deve passar óleo nas borrachas e sim fazer uma boa lavagem.
Outro cuidado que devemos ter é com a bateria, um ou dois meses sem carga não tem mais volta. O correto é retirarmos a bateria do veículo com carregador portátil e deixar sempre carregada.
Fora os itens mencionados é importante fazer um check-up não esquecendo do feio e da embreagem, para ver se não houve engripamento. Verificar o estado da lubrificação e como está o funcionamento de todas as partes móveis do veículo.
Tomar os devidos cuidados com
carro, aumenta sua vida útil.
Fluido de freio :
O fluído de freio/embreagem é um fluído higroscópico, ou seja, absorve a umidade do ar com o tempo.
Isto compromete a operação da embreagem e freios pois pode ocasionar perda de pressão.
Efetuando a inspeção e/ou troca periódica é possível prevenir problemas de desgaste e corrosão nos cilindros e pinças de freio; aumentar a vida útil das borrachas de vedação e mangueiras do freio/embreagem e proporcionar maior precisão nas frenagens reduzindo o efeito “borrachudo”.
É indicado que a troca seja feita anualmente, ou no ato de um atendimento, caso a moto tenha ficado mais de seis meses parada; ou ainda em
motos
com mais de 10.000 km que rodam diariamente.
Trocar fluido de freio é facílimo...por falar nisso, o nosso é DOT 4 ?
Abraços.