Gasolina - dúvidas

25 Jul 2010 05:25 #121 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Gasolina - dúvidas
eu acompanho o relator e o revisor. E faria um adendo: complete o tanque para evitar a presença de muito ar no tanque favorecendo corrosão e acúmulo de sujeira.

No caso de longos períodos parados a qualidade do combustível é o fator mais importante.

Se der para mexer a moto um pouco dentro da garagem também é bom para evitar que os pneus sofram algum desgaste estrutural devido ao contato com o solo sempre na mesma posição.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jul 2010 05:49 #122 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Gasolina - dúvidas
O correto é não deixamos o carro parado por um longo período, mas se vamos deixar, devemos tomar algumas medidas.


Devemos verificar quanto tempo vamos deixar o carro parado, se o período for de até seis meses, devemos deixar os pneus com calibragem entre 20% e 30% acima do normal. Caso você não irá usar o carro por um tempo ainda maior, o recomendado é suspender o veículo sob cavaletes para evitar o surgimento de deformações dos pneus.


Em carros com tanque de metal é importante deixarmos o carro com o tanque sempre cheio, pois o tanque vazio propicia a oxidação do mesmo.


Outro cuidado é com o óleo, que deve ser trocado a cada seis meses. O óleo possui oxidação natural, o que com o tempo poderá provocar desgastes.


Pode haver deterioração das borras devido o contato com o ozônio, então as mesmas também devem ser verificadas antes do funcionamento. Não se deve passar óleo nas borrachas e sim fazer uma boa lavagem.


Outro cuidado que devemos ter é com a bateria, um ou dois meses sem carga não tem mais volta. O correto é retirarmos a bateria do veículo com carregador portátil e deixar sempre carregada.


Fora os itens mencionados é importante fazer um check-up não esquecendo do feio e da embreagem, para ver se não houve engripamento. Verificar o estado da lubrificação e como está o funcionamento de todas as partes móveis do veículo.


Tomar os devidos cuidados com carro, aumenta sua vida útil.


Fluido de freio :


O fluído de freio/embreagem é um fluído higroscópico, ou seja, absorve a umidade do ar com o tempo.


Isto compromete a operação da embreagem e freios pois pode ocasionar perda de pressão.


Efetuando a inspeção e/ou troca periódica é possível prevenir problemas de desgaste e corrosão nos cilindros e pinças de freio; aumentar a vida útil das borrachas de vedação e mangueiras do freio/embreagem e proporcionar maior precisão nas frenagens reduzindo o efeito “borrachudo”.


É indicado que a troca seja feita anualmente, ou no ato de um atendimento, caso a moto tenha ficado mais de seis meses parada; ou ainda em motos com mais de 10.000 km que rodam diariamente.


Trocar fluido de freio é facílimo...por falar nisso, o nosso é DOT 4 ?


Abraços.

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jul 2010 06:26 #123 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Gasolina - dúvidas
O da sua Dyna não sei. Os discos flutuantes podem ter vindo com a adoção de uma especificação melhor, mas acredito que tenham mantido o DOT 4.

Os tradicionais tem usado a especificação DOT 4, mas eu já troquei pelo DOT 4.1 que tem melhor uso com o aumento da temperatura.

Não adotei o DOT 5 por ele ainda ser difícil de ser encontrado no mercado de uma maneira geral e em uma emergência ficar na mão por não poder misturar as especificações. O DOT 4.1 já é muito encontrado nos postos BR por ser a especificação adotada pela empresa para o fluído de freio.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jul 2010 06:54 #124 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Gasolina - dúvidas
O DOT 5 é à base de silicone e não é higroscópico, mantendo o ponto de ebulição sempre estável . Os DOT 3 e 4 são à base de glicol e absorvem água...por isso é bom evitarmos a abertura da tampa do reservatório pra ficar completando (se tiver baixando o nível tem alguma coisa errada). A vantagem do DOT 5 é que ele não causa nehuma corrosão no sistema, desde pinças, condutos, pistões, etc.


O 5.1 é à base de glicol também, mas é bem melhor e mais "moderno".


Os DOT 3 e 4 causam corrosão se cairem na pintura...o DOT 5 não. o 3 vai até 205º o 4 vai até 230º ....(fora água se houver)


O DOT 5 tem que ser usado com cuidado, pois pode atacar orings e guarnições e vazar...mas tem prazo de validade bem maior.


O DOT 6 é de competição, mas é muito higroscópico...


Em caso de troca de qualuqer um dos tres (do 3 para o 5 ou do 3 para o 4, por exemplo) é necessário um flush básico...uma boa sangria e pronto.


Existe um yamalube 5.0...mas é difícil de achar.


O 4.1 eu não conheço...Alguns carros como os Fiestas usam. Acho eu que o melhor é cumprir o manual e colocar o especificado, pois as guarnições são dimensionadas para aguentar o fluido para as quais foram projetadas.


Mas, se for o DOT 3 jurássico, com certeza é melhor colocar o DOT 4, com certeza.


[face=Arial size=2>Há basicamente dois tipos de fluidos de freio: Os baseados em glicol (DOT 3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (DOT 5). Ambos os tipos, glicol ou silicone, tem prós e contras, porém todas as motos modernas usam os baseados em glicol (DOT 3, 4 e 5.1). O DOT 5.1 é a melhor opção de upgrade para motos que originalmente utilizam DOT 3 ou DOT 4.


Basicamente, quanto maior o número DOT, maior é o ponto de ebulição do fluido, e mais caro também. O DOT 3 é o fluído básico e muitas motos saem de fábrica com ele, enquanto que o DOT 4 é superior em termos de ponto de ebulição e contém aditivos para que a água eventualmente absorvida não altere tanto suas características como ocorre no DOT 3. O DOT 5.1 é um fluido baseado em glicol que devido à forte aditivação apresenta as boas características dos fluidos baseados em silicone (alto ponto de ebulição, baixa característica higroscópica, baixa agressividade à pintura e à borracha) sem os mesmos inconvenientes deste (alto preço e difícil fornecimento).


O fluido DOT 5 é baseado em silicone, criado em meados da década de 70 e atualmente de uso restrito à veículos militares e embarcações. Esse fluido não é higroscópico e não mancha a pintura, mas apresenta um grande inconveniente: Se por ventura alguma umidade penetrar no sistema (através da borracha dos flexíveis, condensação, etc.), esta se concentrará na parte mais baixa do sistema, que nas motos é a pinça de freios - e também a parte que mais se aquece, causando corrosão e 'fervendo' logo acima dos 100ºC., e por isso não é recomendado seu uso em motocicletas e carros.







Há basicamente dois tipos de fluidos de freio: Os baseados em glicol (DOT 3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (DOT 5). Ambos os tipos, glicol ou silicone, tem prós e contras, porém todas as motos modernas usam os baseados em glicol (DOT 3, 4 e 5.1). O DOT 5.1 é a melhor opção de upgrade para motos que originalmente utilizam DOT 3 ou DOT 4.


Basicamente, quanto maior o número DOT, maior é o ponto de ebulição do fluido, e mais caro também. O DOT 3 é o fluído básico e muitas motos saem de fábrica com ele, enquanto que o DOT 4 é superior em termos de ponto de ebulição e contém aditivos para que a água eventualmente absorvida não altere tanto suas características como ocorre no DOT 3. O DOT 5.1 é um fluido baseado em glicol que devido à forte aditivação apresenta as boas características dos fluidos baseados em silicone (alto ponto de ebulição, baixa característica higroscópica, baixa agressividade à pintura e à borracha) sem os mesmos inconvenientes deste (alto preço e difícil fornecimento).


O fluido DOT 5 é baseado em silicone, criado em meados da década de 70 e atualmente de uso restrito à veículos militares e embarcações. Esse fluido não é higroscópico e não mancha a pintura, mas apresenta um grande inconveniente: Se por ventura alguma umidade penetrar no sistema (através da borracha dos flexíveis, condensação, etc.), esta se concentrará na parte mais baixa do sistema, que nas motos é a pinça de freios - e também a parte que mais se aquece, causando corrosão e 'fervendo' logo acima dos 100ºC., e por isso não é recomendado seu uso em motocicletas e carros.









Boas Marcas

Boas Marcas

Seco
Seco
Seco
Seco
205 ºC
205 ºC
220 ºC
220 ºC
230 ºC
230 ºC
260 ºC
260 ºC
260 ºC
260 ºC
270 ºC
270 ºC
260 ºC
260 ºC
270 ºC
270 ºC

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jul 2010 07:09 #125 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Gasolina - dúvidas


Sangrar o sistema de freio duplo
:


Material necessário:


-- seringa grande;


-- 1 metro de mangueira transparente (preferência de silicone). Corte +- 8 cm desta


mangueira, para servir de conexão entre a seringa e os sangradores das pinças de freio;


-- 1 garrafa Pet (600ml) para descartar o fluido velho, faça um furo na tampa, para passar


apenas a mangueira;


-- 500 ml de fluido de freio de boa qualidade;


-- 1 rolo de papel toalha, que não solte fiapos;


-- 2 toalhas velhas, para proteger tanque e pára-lamas dianteiro;


-- 1 litro de álcool isopropílico (vendido em farmácias).


Atuando:


-- cubra o tanque e o pára-lamas com as toalhas;


-- abra a tampa do reservatório de fluido de freio dianteiro e retire todo o fluido com a


seringa;


-- limpe a seringa com álcool isopropílico, melhor escolha e encontrado em farmácias, ou


álcool 98 gl, mas seque bem a seringa;


-- seque com papel toalha o reservatório;


-- encaixe uma ponta da mangueira no sangrador esquerdo e a outra coloque dentro do


furo da garrafa Pet;


-- abra o sangrador e deixe o fluido escorrer para dentro da garrafa;


-- após terminar de escorrer, feche o sangrador;


-- repita a operação no sangrador direito;


-- deixe a mangueira no sangrador direito e este aberto;


-- encha a seringa com fluido de freio novo;


-- encaixe a seringa com a mangueira no sangrador esquerdo e aplique pressão;


-- abra o sangrador esquerdo e mantenha-o aberto até o embolo atingir o fim de curso;


-- repita a operação até sair fluido limpo pelo sangrador direito;


-- após sair fluido limpo pelo sangrador direito, feche-o;


-- continue a enviar o fluido de freio pelo sangrador esquerdo, mas agora, observe o


reservatório de freio dianteiro;


-- se o fluido estiver com cor diferente (sujo), feche o sangrador esquerdo e retire esse


fluido, evitando a contaminação do sistema;


-- quando o fluido de freio estiver chegando limpo no reservatório é hora de fechar o


sangrador esquerdo;


-- acione várias vezes o manete de freio e verificar o funcionamento do sistema;


-- comumente o sistema estará borrachudo, ai será feita a sangria comum, para eliminar


qualquer bolha de ar remanescente;


-- acione o manete de freio (+-8 X) e segure, abra o sangrador direito na seqüencia (essa


operação deve ser feita pelo menos 5 X);


-- agora mude a mangueira do sangrador direito para o esquerdo;


-- acione o manete de freio (+-8 X) e segure, abra o sangrador esquerdo na seqüencia (essa


operação deve ser feita pelo menos 5 X);


-- as 3 últimas operações devem ser realizadas, até o manete de freio estar com um


acionamento consistente, leia-se firme;


-- após a confirmação do bom funcionamento de sistema de freio, complete o fluido de


freio. Com o cilindro mestre em pé, esse nível deve ficar logo acima do visor;


-- feche a tampa do reservatório, não é necessário tirar sangue da coitada, basta um aperto,


que pressione firmemente a borracha de vedação;


--Obs¹:
não deixe faltar fluido de freio durante a sangria.


--Obs²:
após todo esse trabalho, o freio pode ficar borrachudo, já passei por isso várias


vezes. Bom, tentarei explicar o procedimento utilizado, pelos mecânicos, que já passaram


pelos cursos da HD, na fabrica. Cubra a parte traseira da manopla de aceleração com um


pano e trave 3 abraçadeiras de nylon para segurar o manete totalmente acionado. Mantenha


o sistema pressurizado dessa forma, por pelo menos 4 horas, quando você cortar as


abraçadeiras, o freio estará firme, não é brincadeira, funciona de verdade, mas o sistema


deve estar totalmente isento de ar, para não voltar a ficar borrachudo após o primeiro role.


Há vários outros métodos de realizar a troca do fluido, esse é o que eu uso e tenho obtido


sucesso até agora, o que não quer dizer, que os outros estejam errados.


Parece muita coisa, e é, mas para quem tem pratica, demora muito pouco. Na minha Sporty


demorei 3 minutos para fazer esse processo todo, já a Fat, cai no uso das abraçadeiras.


ESPERO TER AJUDADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


By DOTZ São Paulo

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jul 2010 07:14 #126 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Gasolina - dúvidas
Só pra completar a informação : De DOT 4 para 5.1 e nunca para 5. O 5 é diferente. Existem algumas HDs com especificação do 5 ...cuidado com isso !


E esqueçam o 6..é pra competição.


Abraços.
Leoclima40384,4292708333

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jul 2010 09:52 #127 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Gasolina - dúvidas
a memória trai muito a gente. Tua informação é totalmente procedente. Eu sai do DOT 3 para o DOT 4 e não quis usar o DOT 5.1 porque ainda é um produto meio difícil de achar.

O DOT 4, como já havia postado, você acha em qualquer posto BR, o que já ajuda muito na hora de uma emergência.


A grande vantagem do DOT 5.1 é a temperatura que pode atingir antes de perder qualidade.


Uma boa solução para um upgrade no sistema de frenagem das HDs é a troca pelos discos flutuantes, o uso do DOT 5.1 e tubulação aeroquip ao invés da tubulação original.

Acho que a tua Dyna já incorporou quase tudo isso, com exceção do fluído DOT 5.1 .

Para melhorar mais, só adotando o ABS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jul 2010 10:03 #128 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Gasolina - dúvidas
O freio dela, apesar de disco simples flutuante na frente, é excelente. O que notei logo foi a resposta rápida, sem "emborrachamento" . Muito bom. Eu estou fora de casa e não posso ver o manual, mas estou curioso pra ver qual o fluido indicado, mas no mínimo deve estar o PN sem indicação nenhuma.



Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jul 2010 10:45 #129 por lcanellas
Respondido por lcanellas no tópico Gasolina - dúvidas
Po**a Leo!!

Que linda essa Dyna da foto hein???!! Babei!!!

Abraço!!

HD Deluxe - Vivid Black - JLo

Brasília - DF

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jul 2010 12:34 #130 por Ferpa
Respondido por Ferpa no tópico Gasolina - dúvidas
Fiz um teste hoje.
Sempre abasteço no posto BR que tem ao lado de casa, e calibro os pneus num Texaco que fica menos de 1 Km a diante, pq bomba de calibragem do BR está sempre estragada.
Hoje, depois de ler o post do Wolf falando da gasolina Texaco/Ypiranga resolvi abastecer no posto da texaco mesmo.
Pode ser só impressão minha, mas achei que o resultado foi bom, parece que o motor ficou mais redondo.
A principal difereça foi a tremedeira do motor em 6ª marcha, por volta de 80Km/h com a BR ela parecia uma daquelas poltronas vibratórias.
Com a texaco ela ficou bem mais suave e a "tremedeira" diminui muito.

Abraço

Ferpa

Curitibano em Brasília

HD Softail Deluxe FLSTN 2009 Vivid Black

Faça alguma coisa que te dê emoção, algo que você possa quase se fuder,

mas cuidado, a vida é uma só, se morrer acabou!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jul 2010 13:32 #131 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Gasolina - dúvidas
Desculpe a intromissão, mas é bom jogar a sexta só acima de 100Km por hora. O manual recomenda acima de 85 Km/h...com a rotação baixa a tendência é tremer.


A quinta vc pode usar até 160 Km/h sem problema (na minha já fui a 165 em quinta). Como não temos o conta-giros, fica difícil avaliar.Eu não sei se a sexta da HD é overdrive ou drive. Sem conta-giros não tem como saber.

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jul 2010 13:41 #132 por Ferpa
Respondido por Ferpa no tópico Gasolina - dúvidas
É overdrive.
Eu sempre uso acima de 80Km/h, geralmente em estrada em média de 100/110/120.
Mas tem um caminho que sempre pego de volta pra casa, é uma via que quase não tem semáforo e com pouco movimento, mas o limite é de 70Km/h, então vou mais ou menos a 80Km/h e reduzo quando tem radar.
Nesse trecho eu costumo colocar a sexta e venho bem na maciota, aproveitando o passeio. Até pq se coloco a quinta, quando vejo já estou passando de 100Km/h e tenho q frear muito nos radares.
Foi aí que notei a grande diferença do comportamento dela com a gasolina BR e Texaco.
Aliás, mesmo na estrada, acima de 100Km/h, ela treme muito mais em sexta do que em quinta, fiz o teste um dia desses, e na mesma velocidade da pra sentir bem a diferença.
Hoje não consegui andar acima de 100Km/h pra ver se tem diferença por conta da gasolina.

Abraço


Ferpa40384,6972569444

Ferpa

Curitibano em Brasília

HD Softail Deluxe FLSTN 2009 Vivid Black

Faça alguma coisa que te dê emoção, algo que você possa quase se fuder,

mas cuidado, a vida é uma só, se morrer acabou!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jul 2010 08:14 #133 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Gasolina - dúvidas
Caros,





O uso da marcha dependerá sempre da exigência que se faça do motor e da topografia do local que está sendo percorrido.


Em S.Paulo, a Marginal Tietê é praticamente plana e a pista local da mesma tem limite de 70 km/h ( na expressa é 90 km/h).


Quando o trânsito está totalmente desimpedido ( num domingo bem cedinho) dá para jogar a sexta marcha a 60 km/h e andar pouco acima da marcha lenta sem acelerar nada, quase como se fosse um ponto morto.


Se for acelerar suavemente, convém baixar para 5ª.


Se for acelerar mais vigorosamente, convém descer até uma 4ª ou mesmo 3ª marcha.


Abç


JF

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jul 2010 08:35 #134 por marcosrodrigues
Respondido por marcosrodrigues no tópico Gasolina - dúvidas
Me perdi frente a tanta informaçao, ainda mais eu que sou
leigo no assunto.

Hoje eu e meu cunhado (que pilota) saimos com a moto, andamos uns 30
km, (eu na garupa,) foi quando eu percebi que o óleo do freio da frente está
vazando um pouco, devo apertar, trocar a borracha que veda ou trocar a
peça inteira?

sem contar que deixamos o escapamento cheio de marca de borracha dos
calçados

Marcos Rodrigues

Campinas - SP

HD Deluxe 2008 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jul 2010 08:51 #135 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Gasolina - dúvidas
A vedação se dá pela borracha entre a tampa e o corpo do reservatório. Experimente apertar os parafusos da tampa, sem forçar muito, senão a borracha vai formar um "beiço" pra fora. Se não parar de vazar, tire e tampa, limpe tudo com esponja seca e remonte. Antes de abrir, verifique se o conjunto está na vertical pra não entornar. O fluido é corrosivo e estraga a pintura.


Se for completar, antes verifique qual o DOT que está lá dentro (3,4, etc...)

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.149 segundos