Gasolina - dúvidas

02 Maio 2008 06:33 #1 por Roberto
Gasolina - dúvidas foi criado por Roberto
Notei que volta e meia surgem por aqui posts com dúvidas a respeito de qual gasolina usar.

Aí pensei em abrir este tópico, talvez até já exista um semelhante, confesso, não pesquisei.

Mas de qualquer maneira, mal não faz falar um pouco mais a respeito de gasolina.

Não sou especialista e nem entendo muito do assunto. Mais uma razão p/ ouvir as diversas opiniões que
poderão eventualmente surgir.

O que eu ouvi do mecânico-chefe da HD Curitiba, qdo peguei minha moto, foi:
É melhor usar a gasolina comum. Sempre, e NÃO mudar depois de um tempo p/ aditivada. Ele explicou que
a gasolina comum tem a "propriedade" de deixar resíduos grudados nas paredes do tanque. Se usarmos sempre
a comum, não tem problema, estes resíduos ficam "grudados" no tanque. Se passarmos a usar gasolina
aditivada, como ela tem detergente, estes resíduos vão se soltar e causar problemas na injeção.

Quem sempre usou aditivada (como eu), não deve encontrar problemas se um dia tiver que abastecer com
comum. Mas quando voltar a usar a aditivada, deve ir misturando com comum p/ diluir o efeito do detergente e
reduzir a quantidade de resíduos que podem se soltar. Fóra a gasolina comum, todas as outras e de todas as
bandeiras são aditivadas e contém detergentes. Incluindo a Pódium.

Eu uso Pódium pela qualidade, não pela octanagem. E dizem que "limpa" os injetores e tem menos chance de
ser adulterada também...

Meu entendimento então, baseado nas informações daquele mecânico, é assim: Se vc já usa gasolina comum, e
sempre usou, vai ter que continuar usando. Não que isto seja um problema. Acho difícil chegar num posto e o
cara falar: "Comum acabou, só tem Pódium!"

É mais fácil numa viagem acontecer o contrário, como: "Pódiu, quié issu?"

Abraços

HD XL 883C 2007

Florianópolis - SC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Maio 2008 07:19 #2 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Gasolina - dúvidas
Roberto,

Essa dúvida acompanha o dia a dia de todo mundo.

Mas, na minha opinião, quanto melhor a gasolina, melhor para a máquina.

Mecanico que defende gasolina comum em lugar de gasolina aditivada ou pódium é coisa do passado, assim como dizer que gasolina pódium vai aumentar o desempenho da moto ou carro.

As aditivadas tem o poder de manter limpo POR MAIS TEMPO e NÃO DE FORMA DEFINITIVA bicos injetores e carburadores, mas não evitam que com o tempo seja necessário alguma manutenção.

Existe a lenda que vc citou do resíduo, mas não é brutal como dizem, tipo USOU vai DILUIR a sujeira.

Pódium é aditivada e além disso de maior octanagem, que permite melhor funcionamento do motor, sem que obrigatoriamente o desempenho melhore, pois isso dependeria de muitos fatores, começando pela taxa de compressão, que nos motores BR sempre se atentam à octangem da gasolina comum/aditivada, que é EXATAMENTE IGUAL, única e exclusivamente diferenciadas pela presença do aditivo.

Sempre que possível, uso PÓDIUM, as velas e demais componentes agradecem o investimento na hora de abastecer o tanque, pois com uma diferença de preço inferior a um bom café expresso ou um maço de cigarros a vida deles se prolonga.

Quando não é possível o reabastecimento com esse tipo de gasolina, utilizamos a COMUM, sem aditivos, pois TEÓRICAMENTE ainda temos um residual da gasolina aditivada no reservatório que se "misturará" e procuramos esvaziar ao máximo até podermos novamente abastecer com PÓDIUM.

Nunca tivemos problemas com sujeira.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Maio 2008 07:23 #3 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Gasolina - dúvidas
Caros,


Penso como o Celestino.


Não creio que o pior seja melhor.


Abraço


JF-GI

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Maio 2008 08:53 #4 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Gasolina - dúvidas
Bom, mais uma vez retomamos ao TOSTINES...

Eu uso qualquer uma preferencialmente aditivada, não tendo coloco comum, ontem mesmo fui abastecer e tive preguiça de manobrar a moto até a outra bomba e coloquei comum mesmo...

Agora um fato que ocorreu comigo deve ser levado em consideração, não levem a moto para uma revisão ou remapeamento da injeção com o tanque cheio de podium, por que vai alterar o resultado e vai ser visível o "bater pino" quando coloca comum ou aditivada, isto ocorreu comido na revisão dos 8.000 e fui obrigado e retornar depois de uns dias para remapear...

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Maio 2008 08:57 #5 por Ghirlanda
Respondido por Ghirlanda no tópico Gasolina - dúvidas
Eu só uso comum, por orientação do vendedor da HD-JK na entrega da motoca...

Ghirlanda

Softail FX'07 Preta

EX-XL883STD'08 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Maio 2008 10:09 #6 por drpj
Respondido por drpj no tópico Gasolina - dúvidas
Este assunto é sempre polêmico, para tentar contribuir, tomei a liberdade de roubar este e-mail que o pessoal do fórum BM 800 recebeu da Petrobrás (FEV/2008):

"Saudações ao Bog,
Primeiramente, agradecemos seu contato.

A PETROBRAS Distribuidora S/A. tem compromisso com a qualidade em todos os

níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um bom atendimento

aos nossos clientes.

Em atendimento à sua consulta, informamos que a nossa gasolina PODIUM é uma

gasolina com classificação Premium, porém com qualidade superior. Possui

octanagem mínima de 95 octanas (IAD - Índice Antidetonante), baixa formação

de depósitos, baixo teor de Enxofre (máximo de 30 ppm) e, praticamente, é

isenta de benzeno, causando assim uma redução das emissões de poluentes no

meio ambiente. Tem coloração alaranjada, e tem odor característico. Ela

oferece um sensível aumento de desempenho em motores com de taxas de

compressão superiores a 10:1. A tendência para o consumo, é de que ele

permaneça constante. Em motores com taxas de compressão inferiores a 10:1,

o benefício obtido será o da limpeza interna do motor.

As gasolinas de alta octanagem, permitem a obtenção da toda a potência de

projeto dos motores, porém somente quando estes motores são projetados com

altas taxas de compressão da mistura ar-combustível (acima de 10:1), e no

caso dos motores das motos 4 tempos, estes normalmente possuem altas taxas

de compressão, beneficiando - se com este tipo de gasolina. O seu uso

contínuo, permite que o motor permaneça limpo (hastes e sedes das válvulas,

sistema de alimentação de combustível, etc.) ocasionando uma maior vida

útil do conjunto.

Tem validade de até seis meses, nos tanques dos automóveis e motocicletas,

sendo que as outras gasolinas, dentro de 60 dias, começam a perder suas

propriedades, formando goma.

Se normalmente não se utiliza uma gasolina Aditivada ou de alta octanagem,

recomendamos fazer um abastecimento progressivo aproximadamente de 10 em

10% da gasolina Podium, para evitar que devido a sua alta capacidade de

limpeza, ela arraste algum depósito deixado pela gasolina comum, causando

algum problema.

Eis as octanagens das nossas gasolinas:

A gasolina Comum possui:

Octanagem MON = 80 octanas
Octanagem IAD > 87 octanas
Octanagem RON > 94 octanas

A gasolina Supra (aditivada)possui:
Octanagem MON = 80 octanas
Octanagem IAD > 87 octanas
Octanagem RON > 94 octanas

A gasolina Premium possui:
Octanagem MON = 85 octanas
Octanagem IAD > 91 octanas
Octanagem RON > 97 octanas

A gasolina Podium possui:
Octanagem MON = não especificada
Octanagem IAD > 95 octanas
Octanagem RON > 100 octanas (105 aproximadamente)

Agradecemos o seu contato e nos colocamos à sua disposição para
esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Atenciosamente,

Paulo Cesar de Oliveira Lima
Engenheiro Mecânico"

Como vêem, vai dar polêmica sempre. Minha opinião é usar sempre aditivada de posto conhecido (em estradas, contar com a sorte).

Abraços, Paulo.

Abs, Paulo

São Paulo - SP
Ainda endireitamos Lisarb!!???

FLHRSi

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Maio 2008 11:32 #7 por sadsjr
Respondido por sadsjr no tópico Gasolina - dúvidas
Creio que estamos discutindo o sexo dos anjos, mas.........

Eu só uso comum. Primeiro pela disponibilidade (todo lugar tem). Enchi o tanque de podim um vez, e ela consumiu mais do que eu.

Abraço a todos.

FX - FLAMEJANTE - Só eu tenho !!!!!!!!!

Mais doida que o palhaço BOZO.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Maio 2008 17:34 #8 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Gasolina - dúvidas
Curioso o ocorrido com o Sads, primeira vez que leio relato assim.

Quanto à questão de regulagem, o Bugno tem razão, é PREFERÍVEL estar com boa gasolina comum no tanque do que com PÓDIUM, devido às regulagens básicas.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Maio 2008 20:14 #9 por LMAD
Respondido por LMAD no tópico Gasolina - dúvidas
"BOG"?????????????????

Tá zoando, né?

HD Softail Deluxe

"Live to Ride, Ride to Live!"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2008 02:28 #10 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Gasolina - dúvidas
BOG....Boulevard Owners Group.

Tem gente boa lá.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2008 08:34 #11 por drpj
Respondido por drpj no tópico Gasolina - dúvidas
"Celestino & Marcela
LC 1500 + Electra 100 Anos/ Virago 535 + 883 C
Se vc for do bem, pode ser feliz até de POP 100".

LMAD vc agiu agora como um legítimo HOG; daí não entenderem a antipatia generalizada.

Sugiro olhar para os lados e ler mensagens de outras fontes, pois vc vai descobrir que há vida além de uma HD.

Lamentável...drpj39572,4829050926

Abs, Paulo

São Paulo - SP
Ainda endireitamos Lisarb!!???

FLHRSi

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2008 10:17 #12 por LMAD
Respondido por LMAD no tópico Gasolina - dúvidas
dprj,
Não sou HOG. Apesar de terem de cadastrado ao comprar a moto, nunca participei de nada relacionado ao HOG, apesar de não ter nada contra. Lamentável, do meu ponto de vista, é ficar copiando coisas. No meu grupo inclusive tem Boulevards, esportivas, twister, tem de tudo. E não acho que os proprietários das BMs (pelo menos meus amigos) gostam de copiar coisas. É por essas e outras que tem tanta gente que fala qe quem tem qualquer outra custom que não seja Harley, queria na verdade ter uma HD.
E por favor não venha me impingir essa discriminação, porque simplesmente não existe de minha parte, e não foi esse o espírito com que escrevi a mensagem. Apenas achei engraçado, só isso.

Lamentável é você ter entendido errado.

HD Softail Deluxe

"Live to Ride, Ride to Live!"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2008 10:25 #13 por drpj
Respondido por drpj no tópico Gasolina - dúvidas
Ok, entendi o seu ponto de vista.

Abs, Paulo

São Paulo - SP
Ainda endireitamos Lisarb!!???

FLHRSi

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2008 12:56 #14 por Jujuba
Respondido por Jujuba no tópico Gasolina - dúvidas

Roberto escreveu: O que eu ouvi do mecânico-chefe da HD Curitiba, qdo peguei minha moto, foi:
É melhor usar a gasolina comum. Sempre, e NÃO mudar depois de um tempo p/ aditivada. Ele explicou que
a gasolina comum tem a "propriedade" de deixar resíduos grudados nas paredes do tanque. Se usarmos sempre
a comum, não tem problema, estes resíduos ficam "grudados" no tanque. Se passarmos a usar gasolina
aditivada, como ela tem detergente, estes resíduos vão se soltar e causar problemas na injeção.


Voltando ao assunto do tópico...

Faltou o mecanico da HD dizer que:
Gasolina aditivada é recomendável para motores com injeção por que as propriedades detergentes contidas nela, ajudam na limpeza dos bicos injetores. Logo ele deveria ter mencionado isto, já que as H-D de 2007 para cá, vieram com i.e.
Gasolina comum tb pode ser usada, desde que sendo de ótima qualidade, mas melhor usar a aditivada.(vale o que o mecanico disse ao usar gasosa comum e depois voltar para aditivada)
A podium da Petrobrás tem mais octanas e para ser melhor aproveitada, o motor deve ter alta taxa de compressão, na casa de 12:1, caso contrário irá se portar na queima como qualquer outra gasolina.
As motos esportivas como nova CBR1000RR e R1 tem taxa de comp. por aí.
Em motos da Honda nacional, os "manuéis" dizem para usar somente gasolina comum. Por serem motos carburadas, a gasolina aditivada não fará efeitos.

Sobre a 883, li um relato de dois amigos que foram a Argentina de moto, com uma 883 i.e e outra carburada, o consumo segundo eles foi praticamente iguais na estrada rodando no Brasil, mas ao chegarem na Argentina, a 883 i.e conseguiu médias de consumo bem melhores, se adaptando melhor a gasolina pura argentina de alta octanagem. a Harley carburada apresentou consumo abaixo do que apresentava com gasolina brasileira.

Alguma moto de 300cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2008 13:37 #15 por Chico.Pintor
Respondido por Chico.Pintor no tópico Gasolina - dúvidas
Isso só vem a confirmar que realmente as Hd não sofreram uma tropilalização eficiente e que nossa gasolida é uma porcaria , ví uma reportagem que já temos tecnologia para que possamos na bomba fazer a mistura que quizermos - falamos para o frentista a mistura que queremos e a bomba faz desde 100% gasolina pura a 100% alcool e qualquer coisa no meio.

HD VROD Black Pearl - Verônica

Sorocaba São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.151 segundos