Gasolina - dúvidas

14 Ago 2010 16:14 #166 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Gasolina - dúvidas
Isaú, eu acho que sim. 95 + 87 = 91 octanas. Boa pergunta


Só sei que 10 litros de gasolina pesam 8 Kg.

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2010 06:47 #167 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Gasolina - dúvidas
A V POWER RACING ainda nao utilizei....

Alguem sabe a octanagem da dita cuja????

Nos antigamente recentes, a Shell tb oferecia a PREMIUM, com octanagem igual à IPIRANGA PREMIUM...boa gasolina tb.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2010 06:56 #168 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Gasolina - dúvidas
V Power Racing tem 91 octanas. A única que tem 95 é a pódium.A Ipiranga premium, de 91 octanas é boa e eu já estou no segundo tanque.

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2010 08:38 #169 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Gasolina - dúvidas

Celestino Gomez escreveu: Aqui em SP nao falta gasolina PÓDIUM BR, mas na minha Electra (carburada), ela realmente só me atrapalha a vida.....esquenta mais, nao melhora nem consumo nem desempenho.

Optei, sem arrependimento, por gasolina comum ou aditivada.

Já na BMW, a PÓDIUM se mostra feliz e compensadora de ser usada, tanto em termos de desempenho como de economia.

Tb nao falta a PREMIUM da Ipiranga, com custo menor que a PÓDIUM mas com resultados tb no meio termo...nao atrapalha tanto na EG mas tb nao melhora em nada e nao piora a BMW em demasia, mas se "insistir" a menina avisa que tem saudades da BR.....

Abraços,





Celestino, acho que o mistério da EG é o carburador que deve ter sido calibrado para o uso da comum.

Lembro da época da gasolina azul, onde os carburadores precisaram trocar agulhas e giglês para se adaptarem ao uso da gasolina comum.

O seu caso deve ser o mesmo. A moto deve ter sido calibrada para comum pelo antigo dono.

Como você não nasceu ontem (e bota ontem nisso... ) e não mexe no que está perfeito, aproveita para usar a comum.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2010 08:39 #170 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Gasolina - dúvidas

Celestino Gomez escreveu:

wolfmann escreveu: Celestino, nem sempre o espírito biduzido é bem compreendido...


Se eu bagunçar aqui, o Patriarca derruba minha moto do cavalete....



Abraços,




Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2010 08:54 #171 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Gasolina - dúvidas

Isaú escreveu: Perguntinha meio boba: Se eu coloco meio tanque com gasolina comum (87 oct.) e encho o resto do tanque com gasolina pódium (95 oct.), a mistura resultará em gasolina de 91 octanas? Se sim, taí a gasolina recomendada para as HDs.



acho que isso não é mera aritmética. A simples mistura não vai garantir que o resultado seja uma combinação simples das duas.. por experiência te digo que a mistura da pódium com a comum tem um resultado pior que a pódium, mas melhor que a comum.

quantificar o resultado só com uma análise química.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2010 08:54 #172 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Gasolina - dúvidas

Celestino Gomez escreveu: A V POWER RACING ainda nao utilizei....

Alguem sabe a octanagem da dita cuja????

Nos antigamente recentes, a Shell tb oferecia a PREMIUM, com octanagem igual à IPIRANGA PREMIUM...boa gasolina tb.

Abraços,



V-Power Racing é o novo nome da gasolina premium da Shell.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2010 09:07 #173 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Gasolina - dúvidas
E uma pitadinha de fluido de freio DOT 3 no tanque de vez em quando ??? Fala baixo pro Wolf não ouvir...

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2010 11:33 #174 por aviator
Respondido por aviator no tópico Gasolina - dúvidas

Isaú escreveu: Perguntinha meio boba: Se eu coloco meio tanque com gasolina comum (87 oct.) e encho o resto do tanque com gasolina pódium (95 oct.), a mistura resultará em gasolina de 91 octanas? Se sim, taí a gasolina recomendada para as HDs.



Isaú,


A octanagem resultante da mistura de duas gasolinas de octanagens diferentes que não contenham chumbo como agente anti-detonante é a média aritmética ponderada pelos volumes das duas. Logo, a resposta à sua pergunta é sim. Para proporções de mistura que não sejam meio a meio, de duas gasolinas A e B, a octanagem resultante será:


oct resultante = (octA * volA + octB * vol B) / (volA + volB)


Gasolinas com chumbo (tetra etila) como as utilizadas em aviação não seguem essa regra quando misturadas com gasolinas sem chumbo (automotivas) e nem quando misturadas entre si.


Outras propriedades, como velocidade de queima, temperatura de combustão, poder calorífico, etc não seguem a relação linear na mistura de gasolinas automotivas sem chumbo (no Brasil elas não possuem chumbo). Os atuais sistemas eletrônicos de injeção de combustível conseguem, dentro de determinada faixa, administrar essas diferenças e otimizar a conversão de energia química em energia mecânica nos diversos regimes de rotação e demanda de potência/torque dos motores.


Abç,

Aviator

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2010 13:36 #175 por Isaú
Respondido por Isaú no tópico Gasolina - dúvidas
Aviator, obrigado pelo excelente esclarecimento técnico!


Wolf, empiricamente vc chegou tb onde queríamos: que a mistura das duas melhora a gasolina comum, ao elevar um pouco sua octanagem.


Então acho que vale a pena essa mistura, pois, apesar de as H-Ds serem vendidas com injeção calibrada para a gasolina comum, esta está aquém do recomendado no Manual, que é 41 octanas.

Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2010 13:38 #176 por Isaú
Respondido por Isaú no tópico Gasolina - dúvidas
Ops... 91 octanas!

Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2010 15:08 #177 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Gasolina - dúvidas
Wolf,

Exatamente isso que ocorre.

Na época de Virago 535, com a Marcela, fizemos regulagem dos carburadores (gicles, bóias, etc) visando uso da Pódium.

Ficou perfeita, andava feito um demonio.....mas se ressentia em viagens nos locais onde nao havia a Pódium.

Quanto ao comportamento da EG, prefiro mesmo essa regulagem stock....anda bem, consumo razoável e nao reclama das acetonas encontradas pelo caminho.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Ago 2010 11:01 #178 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Gasolina - dúvidas
Vale lembrar que Ypiranga, Ale, Shell, etc... somente adicionam os aditivos na gasolina Premuim da BR, que por questões comerciais os postos BR não comercializam e por sua vez Podium só eles vendem...

Quando eu costumava queimar um tanque por semana com a EG eu usava comum em qualquer situação, a RK passou muito tem o tempo que andei com ela usando só comum...

Como passei a usar a BMW deixando a EG mais tempo parada passei a usar podium que "conta a lenda" forma menos goma, passei a fazer isto quando deixei a EG parada com comum e começou a ter alguns problemas de marcha lenta, coloquei a podium e 2 tanques depois já estava normalizada.

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.151 segundos