Celestino Gomez escreveu: Aqui em SP nao falta gasolina PÓDIUM BR, mas na minha Electra (carburada), ela realmente só me atrapalha a vida.....esquenta mais, nao melhora nem consumo nem desempenho.
Optei, sem arrependimento, por gasolina comum ou aditivada.
Já na BMW, a PÓDIUM se mostra feliz e compensadora de ser usada, tanto em termos de desempenho como de economia.
Tb nao falta a PREMIUM da Ipiranga, com custo menor que a PÓDIUM mas com resultados tb no meio termo...nao atrapalha tanto na EG mas tb nao melhora em nada e nao piora a BMW em demasia, mas se "insistir" a menina avisa que tem saudades da BR.....
Abraços,
Celestino, acho que o mistério da EG é o carburador que deve ter sido calibrado para o uso da comum.
Lembro da época da gasolina azul, onde os carburadores precisaram trocar agulhas e giglês para se adaptarem ao uso da gasolina comum.
O seu caso deve ser o mesmo. A moto deve ter sido calibrada para comum pelo antigo dono.
Como você não nasceu ontem (e bota ontem nisso...
) e não mexe no que está perfeito, aproveita para usar a comum.
Isaú escreveu: Perguntinha meio boba: Se eu coloco meio tanque com gasolina comum (87 oct.) e encho o resto do tanque com gasolina pódium (95 oct.), a mistura resultará em gasolina de 91 octanas? Se sim, taí a gasolina recomendada para as HDs.
acho que isso não é mera aritmética. A simples mistura não vai garantir que o resultado seja uma combinação simples das duas.. por experiência te digo que a mistura da pódium com a comum tem um resultado pior que a pódium, mas melhor que a comum.
quantificar o resultado só com uma análise química.
Isaú escreveu: Perguntinha meio boba: Se eu coloco meio tanque com gasolina comum (87 oct.) e encho o resto do tanque com gasolina pódium (95 oct.), a mistura resultará em gasolina de 91 octanas? Se sim, taí a gasolina recomendada para as HDs.
Isaú,
A octanagem resultante da mistura de duas gasolinas de octanagens diferentes que não contenham chumbo como agente anti-detonante é a média aritmética ponderada pelos volumes das duas. Logo, a resposta à sua pergunta é sim. Para proporções de mistura que não sejam meio a meio, de duas gasolinas A e B, a octanagem resultante será:
Gasolinas com chumbo (tetra etila) como as utilizadas em aviação não seguem essa regra quando misturadas com gasolinas sem chumbo (automotivas) e nem quando misturadas entre si.
Outras propriedades, como velocidade de queima, temperatura de combustão, poder calorífico, etc não seguem a relação linear na mistura de gasolinas automotivas sem chumbo (no Brasil elas não possuem chumbo). Os atuais sistemas eletrônicos de injeção de combustível conseguem, dentro de determinada faixa, administrar essas diferenças e otimizar a conversão de energia química em energia mecânica nos diversos regimes de rotação e demanda de potência/torque dos motores.
Aviator, obrigado pelo excelente esclarecimento técnico!
Wolf, empiricamente vc chegou tb onde queríamos: que a mistura das duas melhora a gasolina comum, ao elevar um pouco sua octanagem.
Então acho que vale a pena essa mistura, pois, apesar de as H-Ds serem vendidas com injeção calibrada para a gasolina comum, esta está aquém do recomendado no Manual, que é 41 octanas.
Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009
Vale lembrar que Ypiranga, Ale, Shell, etc... somente adicionam os aditivos na gasolina Premuim da BR, que por questões comerciais os postos BR não comercializam e por sua vez Podium só eles vendem...
Quando eu costumava queimar um tanque por semana com a EG eu usava comum em qualquer situação, a RK passou muito tem o tempo que andei com ela usando só comum...
Como passei a usar a BMW deixando a EG mais tempo parada passei a usar podium que "conta a lenda" forma menos goma, passei a fazer isto quando deixei a EG parada com comum e começou a ter alguns problemas de marcha lenta, coloquei a podium e 2 tanques depois já estava normalizada.
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP