Gasolina - dúvidas

08 Jun 2010 05:25 #106 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Gasolina - dúvidas
Caros,


Em relação á gasolina eu percebo que com a Podium o motor roda mais suave.


Creio que em condição de alta temperatura, propícia à famosa "batida de pino" ( pré-ignição), o uso de uma gasolina de alta octanagem previne o problema.


Além disso, para aqueles que rodam pouco com a moto ( o que felizmente não tem sido o meu caso ), é certo que o prazo de validade da Podium no tanque é maior, evitando a formação de borras, etc.


Deve-se acrescentar também que muito dificilmente haverá Podium adulterada, pois os postos de gasolina que a vendem são diferenciados.


Por fim, num veículo que tem consumo oscilando entre 17 a 20 km/l, não serão quarenta ou cinquenta centavos a mais por litro que nos levarão à bancarrota.


São menos de 10 reais por tanque completo ( 19 litros ) de diferença em relação a uma gasolina aditivada.


Um passeiozinho SP- Serra Azul - S.Paulo, por exemplo, dá um total de 150 km em média.


Com a moto consumindo 1 litro a cada 18 km, teremos um gasto de 8,33 litros. Se a diferença de preço entre as gasolinas for de 50 centavos, o gasto excedente usando Podium será de R$ 4,16 ( quatro reais e dezesseis centavos).


Como disse, não leva ninguém à bancarrota...


Abç


JF
JF-HD/FAT40337,3519560185

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jun 2010 06:56 #107 por cezariomaia
Respondido por cezariomaia no tópico Gasolina - dúvidas
Sou o cara mais cheio de frescura com moto que tem aqui nesse forum. Chego a ser psicótico! Só abasteço minha FXST ou a Strom 1000 no posto se estiver viajando. Na cidade onde moro, Natal, RN, levo um bujão plástico de 22 litros ao posto e encho com 15 ou 20 litros de Podium. Ao chegar em casa, pego uma mangueira que tenho preparada para isto, com um filtro de combustível colocado a 2/3 da mangueira e aí passo a gororoba que chamamos de gasolina para os tanques das "preciosas". Acreditem: tem um monte de resíduos dentro do bujão, principalmente detritos da mangueira de borracha preta do posto, que pelo que percebo, vai se deteriorando com o tempo. Com o filtro que coloco na mangueirinha, essa e outras sujeiras são retidas pelo filtro. E ainda economizo 2 ligadas no motor: uma para ir ao posto e outra para sair do posto!


Haja frescura!
cezariomaia40337,4178472222

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jun 2010 07:00 #108 por gege
Respondido por gege no tópico Gasolina - dúvidas
Caraca,isto é psicose mesmo

Mineiro

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jun 2010 14:28 #109 por Hot Chopper
Respondido por Hot Chopper no tópico Gasolina - dúvidas
caráglio.......psicose mesmo....mas ainda temos o filtro de combustível nas motos que serve para reter estas impurezas...

Hot Chopper

FLSTNI DELUXE TC88 06

JOINVILLE - SC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jun 2010 09:11 #110 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Gasolina - dúvidas
rapaixxxxxx......





Abç


JF

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jul 2010 14:27 #111 por Medina
Respondido por Medina no tópico Gasolina - dúvidas
Ola, Será que pelo fato de usar podium tenho que ficar reduzindo as marchas em toda lombada que passo ou a moto não tem boa retomada mesmo em qqr marcha?, seria a gasolina podium que faz bater o motor?

Road King
F800R
Intruder 125

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jul 2010 14:51 #112 por Ferpa
Respondido por Ferpa no tópico Gasolina - dúvidas
A minha faz a mesma coisa e eu nunca usei pódium pq nenhum posto perto da minha casa tem, normalmente uso a Petrobras aditivada.
As vezes, quando o carro da frente reduz demais a velocidade, ela bate o motor mesmo em segunda marcha, aí tem que reduzir pra primeira mesmo.

Abraço

Ferpa

Curitibano em Brasília

HD Softail Deluxe FLSTN 2009 Vivid Black

Faça alguma coisa que te dê emoção, algo que você possa quase se fuder,

mas cuidado, a vida é uma só, se morrer acabou!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2010 09:49 #113 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Gasolina - dúvidas
isso é um problema de mistura pobre. A aceleração acaba ficando com alguns "buracos". Se regular a injeção para uma mistura mais rica esse problema acaba.

Em tempo: a Pódium, apesar de ser a melhor gasolina nacional, não é a mais indicada para os motores de baixa compressão como os da HDs.

Por ser uma gasolina de alta octanagem (95 octanas com mínimo de 91) ela mostra melhor rendimento com motores de alta compressão como os de 16v dos carros e esportivas de alto rendimento.

Você vai conseguir o mesmo rendimento em termos de consumo que conseguiria com a comum.

As maiores diferenças no uso da Pódium aparecem somente a longo prazo por conta da fórmula mais balanceada dos aditivos que permite uma manutenção do sistema de admissão menos frequente.

Das gasolinas comuns, a melhor é a da Ypiranga/Texaco que são aditivadas (a Ypiranga/Texaco não tem gasolina sem aditivos). A pior é a da BR que só cumpre o mínimo previsto pela ANP.

Alguns colegas vem usando as gasolinas aditivadas com bons resultados, tanto na performance quanto na manutenção.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2010 10:19 #114 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Gasolina - dúvidas
Wolff :


A Ypiranga tem uma gasolina premium de 91 octanas ? É boa ? O que vc acha ?

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2010 10:58 #115 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Gasolina - dúvidas
Leo, nunca usei essa gasolina. Normalmente uso a Pódium e faço uma mistura com a comum BR porque trabalho com postos BR.

Sempre que usei a gasolina da Ypiranga/Texaco tive bom desempenho (sempre a comum) porque eles usam a fórmula de aditivos americana e a minha Fat gosta muito dessa fórmula.

Acredito que a Premium siga a mesma fórmula de aditivos, apenas aumentando a octanagem para sair dos 78 (gasolina comum/aditivada) e chegar nos 91 octanas.

Mas não sei se vale a pena investir nessa gasolina porque o diferencial você já tem na comum.

Para dar uma idéia: octanagem é a capacidade que a mistura tem de ser comprimida antes de explodir espontaneamente.

Tendo esse conceito na cabeça, um motor de baixa compressão vai centelhar antes que a compressão obrigue a mistura a explodir por conta da pressão interna (caso das HDs).

Isso não acontece em um motor de alta compressão, onde a câmara vai estar submetida a uma pressão maior e um combustível de menor octanagem vai pré-detonar antes do centelhamento.

O grande diferencial da Pódium para um motor stock HD é qualidade dela, muito maior que a lixolina aditivada com alcool que é a gasolina comum da BR/Esso/Shell/Ale... e por aí em diante.

Se você já parte para uma gasolina aditivada, mesmo com 78 octanas como é o caso da gasolina comum (que eles chamam de especial na Ypiranga/Texaco) a vantagem fica no preço menor em relação à Pódium porque a qualidade já fica no mesmo patamar.

Como você gosta de fazer experiências, faz a prova: a comum BR esquenta mais e rende menos que a comum Ypiranga. A Pódium esquenta menos e rende o mesmo que a comum Ypiranga.

Em termos de uso, minha Fat já chega aos 42000 kms e limpou bicos injetores apenas uma vez: quando foi para a Izzo em garantia e a moto tinha parado com diagnóstico de problema na injeção. Eles limparam bicos, remapearam (com o SERT) errado e no final o problema era um fusível. Salvo engano isso foi perto dos 16000 kms.

Em casa fiz download do meu mapa novamente e a moto voltou ao normal. Troquei velas (em bom estado) apenas uma vez aos 24000 kms por excesso de zelo (coisa que volto a fazer quando completar os 48000 kms).

Isso tudo usando gasolina Pódium ou comum Ypiranga, além das gasolinas sabe-se lá o que encontradas nas estradas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2010 11:42 #116 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Gasolina - dúvidas
OK.


Essa de 91 octanas da Ypiranga seria um meio-termo e é mais barata que a pódium alguma coisa. Vou experimentar uns dois tanques e depois posto aqui. Tenho usado a comum da Shell de um posto idôneo e a mesma tem apresentado um desempenho muito bom mesmo. Atualmente costumo alternar um tanque de Shell comum e outro de Shell aditivada.


Obrigado.

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2010 18:10 #117 por marcosrodrigues
Respondido por marcosrodrigues no tópico Gasolina - dúvidas
Entao to ferrado, acabei de adquirir uma Deluxe, nem sei pilotar .

To tirando carta agora, vou ter essa carta daqui uns 3 meses, aí vou treinar
a andar nela, a moto fica parada na garagem pegando sol o dia todo (apesar
de eu tampar com uma capa vagabunda, toalhas e alguns isopores no
banco) apenas com uns 2 litros de gasolina comum, ligo ela somente 2
vezes por semana pra nao ter problemas com a bateria....

Agora fiquei com medo de ter algum problema na minha sonhada Deluxe

Marcos Rodrigues

Campinas - SP

HD Deluxe 2008 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2010 18:49 #118 por Ferpa
Respondido por Ferpa no tópico Gasolina - dúvidas
Marcos
Não esquenta, pega sua Deluxe no domingo pela manhã bem cedinho, aproveita que não tem nenhum carro na rua e vai aprender a pilotar, foi assim que eu fiz, mesmo sem carteira e com pouquíssima experiência com moto.
E pode ter certeza, as aulas da auto-escola não vão te ensinar nada, aquele circuito não tem nada a ver com a vida real, e a diferença de uma CG para a Deluxe é como comparar um aeromodelo com um jumbo em tamanho real.
Mas não tema, vá treinando aos poucos, se tiver algum estacionamento vazio perto de onde vc mora (supermercado, faculdade, etc), aproveite pra ir treinando as coisas mais básicas, como arrancar e algumas manobras mais simples.
Aos poucos vc vai pegando o jeito da coisa.
Abraço, e rode, é rodando que se aprende.


Ferpa40383,9165625

Ferpa

Curitibano em Brasília

HD Softail Deluxe FLSTN 2009 Vivid Black

Faça alguma coisa que te dê emoção, algo que você possa quase se fuder,

mas cuidado, a vida é uma só, se morrer acabou!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jul 2010 03:39 #119 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Gasolina - dúvidas
Marcos :


Pra vc que roda pouco, só uma recomendação :


Use gasolina Pódium, que dura 6 meses no tanque..






Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jul 2010 05:01 #120 por Isaú
Respondido por Isaú no tópico Gasolina - dúvidas
Voto com o relator!

Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.241 segundos