Na minha só uso comum, porque quando peguei minha Fat o mecânico começou a explicar essas coisas de combustível e cheguei a conclusão que para não ter que ficar preocupado com o tipo de gasolina e tals, resolvi usar só comum... por enquanto tudo beleza, veremos na primeira revisão de 1.600km.
Fico me perguntando sobre a neura da gasolina Podium para as HD's! Não
seria desperdício usá-la em motores de baixa compressão? Mas por outro
lado, temos (teoricamente) uma gasolina mais "pura" em nosso tanque o
que daria uma vida mais saudável ao motor.
A FIAT por exemplo, só recomendo o uso de gasolina normal para seus
motores. Fico me questionando... (ainda) qual combustível usar?
Quando eu tinha uma RM 250 da Suzuki , ela tinha uma telinha de filtragem na torneira de gasolina (que nas motos de competição ficam viradas "pra dentro"), eu sempre coava a gasolina num filtro de cafe. Uma vez eu abasteci com gasolina da Ipiranga e a mesma estava cheia de impurezas, tipo um pó de ferro, mas muita coisa mesmo. Isso é oriundo dos tanques de ferro velhos dos postos, qua ainda não foram trocados e ficam soltando essa limalha e vai tudo pro filtro. Leoclima40402,6024305556
Depois de riscar meu escapamento com uma bucha (ficou Feio), descobri que com o espcamento ainda quente, uma flanela dessas de limpar óculos e um Veja as marcas de sapato derretido sai que é uma beleza. marcosrodrigues40402,6839699074
marcosrodrigues escreveu: Depois de riscar meu escapamento com uma bucha (ficou Feio), descobri que com o espcamento ainda quente, uma flanela dessas de limpar óculos e um Veja as marcas de sapato derretido sai que é uma beleza.
Putz! Estão misturando tudo aqui no forum. Começamos a falar sobre alhos e terminamos falando sobre bugalhos! Vamos nos ater ao assunto do tópico, e abrir outros tópicos. Senão fica difícil achar algum assunto aqui.
C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN
voltando ao assunto gasolina: tive um debate com um colega de FHD sobre a recomendação do manual, nem sempre bem traduzido e interpretado, e ele me chamou atenção para um detalhe interessante.
O manual recomenda gasolina de 91 octanas, que na minha interpretação seria uma recomendação em virtude da não presença de chumbo (a HD veta o uso de gasolina com chumbo) em gasolinas com octanagens inferiores a 91 octanas e portanto a nossa gasolina comum atenderia perfeitamente à essa recomendação (87 octanas sem chumbo).
Essa minha interpretação estava comparando bananas com laranjas: uso de tabelas RON/ION. Uma gasolina comum nos EUA tem 87 octanas na tabela ION que corresponde a gasolina, em tese comum, de 91 octanas na tabela RON usada no Brasil.
Acho interessante comentar que o manual recomenda expressamente o uso de gasolina de 91 octanas na tabela brasileira e gasolina com 91 octanas no Brasil somente as premium e pódium.
Nada impede o uso da gasolina comum brasileira, posso afirmar isso porque uso a comum há quatro anos sem problemas, mas vou abandonar o uso da comum dentro da cidade e usar apenas nos postos de estrada onde é mais difícil encontrar gasolina premium e pódium... já é dificil acreditar na comum, quanto mais nas outras...
Como sempre fui defensor da gasolina comum por achar que o motor HD não precisa de gasolina de alta octanagem, fica o registro da recomendação do manual.
A diferença de preço entre premium e pódium é pouca e a pódium vale pela qualidade. Para quem acha que a diferença entre pódium e comum compensa o uso da comum, experimenta uma premium.
A moto rende melhor com uma gasolina melhor, principalmente na parte do calor a ser dissipado...
Perguntinha meio boba: Se eu coloco meio tanque com gasolina comum (87 oct.) e encho o resto do tanque com gasolina pódium (95 oct.), a mistura resultará em gasolina de 91 octanas? Se sim, taí a gasolina recomendada para as HDs.
Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009
Aqui em SP nao falta gasolina PÓDIUM BR, mas na minha Electra (carburada), ela realmente só me atrapalha a vida.....esquenta mais, nao melhora nem consumo nem desempenho.
Optei, sem arrependimento, por gasolina comum ou aditivada.
Já na BMW, a PÓDIUM se mostra feliz e compensadora de ser usada, tanto em termos de desempenho como de economia.
Tb nao falta a PREMIUM da Ipiranga, com custo menor que a PÓDIUM mas com resultados tb no meio termo...nao atrapalha tanto na EG mas tb nao melhora em nada e nao piora a BMW em demasia, mas se "insistir" a menina avisa que tem saudades da BR.....