A busca pelo óleo ideal continua...

29 Jul 2008 12:27 #91 por Xamã
Dentinho,

trata-se de mais um óleo 20W - 50 dito "específico para motocicletas" do mercado, cujo API encontra-se no nível "SF"...

Fonte: www.flbrasil.com.br/

Ou seja, este produto consegue ser inferior ao Moto GP Lubrax...

Realmente,não acredito que estes óleos "SF" ou "SG" tenham outra função senão a de engordar em muito o caixa destas empresas petrolíferas, pois não há um ponto sequer que eu destaque como positivo em um lubrificante destes.

Além de pouco eficiente, é caro para o que oferece.

Pois o preço de algo tao defasado assim deveria ser limitado a R$ 1,00...

Só digo uma coisa: entre o Selènia Expert 4T e o Moto GP Lubrax, fique com o menos pior. Opte pelo Lubrax.

Ou use o Yamalube (ou o Havoline Premium SL) que, na gradação 20W - 50, realmente é o melhor, com API no padrão "SL".

Um abração!

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
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29 Jul 2008 13:49 #92 por Dentinho
Companheiro Xamã,ok!!.valeu a informação.Contudo,utilizo o actevo da castrol.No tocante ao óleo sellênia expert 4t,é q está havendo uma super valorização desta marca,em uma rede local,provando por tudo e mais tudo,q ela,ostenta realmente o q diz no rotulo,diferente de algumas citadas, e afamadas marca,realizando teste e tudo.Entende!


Abraços.

Dentinho

Lealdade, Fraternidade e Liberdade.


"Intruder 125cc 08,e XTZ 125cc 08"
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29 Jul 2008 18:06 #93 por fabinhus
Gostaria da opinião dos senhores sobre qual destes produtos abaixo seria o mais relevante na questão custo benefício;

Havoline Premium SL (Texaco) 20W/50 - R$9,90
Shell Super Rilix(aquele do frasco amarelo) SL 15W/50 - R$ 11,90
Castrol GTX SL 20W/50 (no verso informa que passou nos testes americanos para SM) - R$15,00

Grato pelas opiniões.

Yes 07/08 - Vermelha

Petrópolis - RJ
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29 Jul 2008 18:16 #94 por fabinhus
Xamã escreveu: "Optei pelo Top Turbo e acoselhei os amigos a escolherem ele também, sobretudo pelo custo baixo e pelas inúmeras vantagens que oferece, mas haverá quem opte pelo Tec Turbo. "

Pesquisei na pág. da Petrobrás ( www2.petrobras.com.br/produtos_servicos/port/minisit elubrax/produtos.htm#) e estes óleos são para motores à diesel. Não teria algum problema usá-los em motos?

Yes 07/08 - Vermelha

Petrópolis - RJ
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29 Jul 2008 18:40 #95 por DJ4NGO
OPA! ESSE OLEOS SAO PARA USO MISTO PARA MOTORES A DIESEL E A GASOLINA
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29 Jul 2008 19:42 #96 por BSM
Conhecedores dos óleos:

O Repsol 20W-50 SJ é uma boa opção? Ontem fui trocar o óleo e comprei o Repsol mesmo por 9 reais. Não achei o Top Turbo.

Antes eu estava usando um 15w-40 da Gulf, para competição. E notei algumas coisas:

- O motor ficou menos barulhento.
- E a rotação da lenta parece ter diminuído um pouco.
- O giro demora mais para subir.
- A moto fica mais presa nas desacelerações.

O que me dizem?

B12 / Factor 125
BH / MG
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29 Jul 2008 20:02 #97 por Sevla
Todo oleo tem classificação API: SF,SG,SH,SJ,SL,a letra apos o S é seguido em ordem alfabética e a melhor classificação é sempre a ultima.


No Brasil a ultima classificação é SL, na comparação de um oleo pra outro observe sempre seu API, os SL possui melhor aditivação que os outros.


No manual sempre diz pra usar oleo recomendado ou superior, se recomenda SF, toda letra apos o F é superior tipo SG,SH,SJ e SL.


Essa aditivação maior faz com que o oleo alem de durar por mais tempo sem perder suas propriedades, limpa o motor por dentro e aguenta as altas temperáturas do motor refrigerado a ar.


Nunca tenha medo de usar um oleo com maior aditivação que o recomendado no manual, ao longo da vida do motor só trará benefícios, boa sorte.

xt 225 sem destino
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29 Jul 2008 20:42 #98 por fabinhus

Sevla escreveu: Todo oleo tem classificação API: SF,SG,SH,SJ,SL,a letra apos o S é seguido em ordem alfabética e a melhor classificação é sempre a ultima.


No Brasil a ultima classificação é SL, na comparação de um oleo pra outro observe sempre seu API, os SL possui melhor aditivação que os outros.


No manual sempre diz pra usar oleo recomendado ou superior, se recomenda SF, toda letra apos o F é superior tipo SG,SH,SJ e SL.


Essa aditivação maior faz com que o oleo alem de durar por mais tempo sem perder suas propriedades, limpa o motor por dentro e aguenta as altas temperáturas do motor refrigerado a ar.


Nunca tenha medo de usar um oleo com maior aditivação que o recomendado no manual, ao longo da vida do motor só trará benefícios, boa sorte.


Isto tudo eu consegui entender, mas o que os números de viscosidade (20W/50, 15w/50, etc) influenciam no motor e o que realmente significam?

Yes 07/08 - Vermelha

Petrópolis - RJ
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29 Jul 2008 20:46 #99 por Xamã
Pessoal,

fico feliz que o tópico esteja movimentado.
Mas tecerei alguns comentários que, acho eu, serão importantes para ajudar os amigos a escolherem o melhor óleo para suas motos.
Vamos lá:
1º) Quando lemos na embalagem de um óleo que o mesmo é 20W - 50, temos que ter em mente que o que deu origem a este lubrificante foi um óleo SAE 20 a 0ºC. O que o faz um óleo SAE 50 a 100ºC são alguns aditivos chamados de "melhoradores do índice de viscosidade" ou VII's (Viscosity Index Improvers);
2º) Qual é o problema destes aditivos?
Bem, os VII's não são lubrificantes. Não são óleos e, por este fato, nada lubrificam. Se de um lado melhoram a viscosidade de uma base SAE 20 a 0ºC (fazendo-a chegar a ser SAE 50 a 100ºC), de outro atrapalham a tarefa maior do óleo, que é a de lubrificar. Assim, quanto mais aditivos "melhoradores do índice de viscosidade", pior a capacidade de lubrificação do óleo. Como exemplo, cito um suco com açucar. Se há pouco açucar, fica fácil perceber o gosto real do suco. Mas se há muito açucar, fica fácil até perceber a presença física dos grânulos e é difícil sentir o sabor verdadeiro do suco. Assim, no óleo é a mesma coisa. Se há aditivos demais, sobra óleo de menos.
3º) E como saberei qual óleo contém menos aditivos "melhoradores do índice de viscosidade"?
Simples. Basta que se divida o número maior pelo maior, no que concerne à gradação. Se divido 50 por 20, acho 2,5 como resultado. Aí, posso categoricamente afirmar que a grandeza "indice de viscosidade" de um óleo 20W - 50 é menor do que a encontrada num óleo 10W - 40. Pois, se divido 40 por 10, terei como resultado 4, o que demonstra que precisarei de maior aditivação para fazer uma base SAE 10 a 0ºC para chegar a SAE 40 a 100ºC. Não é à toa que a grandeza "índice de viscosidade´" de um óleo 10W - 40 gira na casa dos 150 ao passo que a de um óleo 20W - 50 fica na casa dos 125.
Entenderam?
Bom, então o óleo 20W - 50 é melhor que o 10W - 40?
Não. Ele é mais estável que o 10W - 40 acaso este último seja utilizado em uma moto.
E qual o porquê disso?
Bem, é que os tais aditivos se quebram quando submetidos a estresse mecânico, como o que acontece nas engrenagens de câmbio de uma motocicleta qualquer. Imaginemos, de novo, grânulos de açucar. Se não forem submetidos à trituração, ficam no fundo de um copo e ali se depositam íntegros. NO entanto, se forem submetidos a um liquidificador, se decompõem e acabam resultando em pedaços muito menores.
No caso dos óleos, a coisa é também assim.
Os "melhoradores do índice de viscosidade", quando submetidos às pressões e cargas mecânicas das engrenagens da caixa de marcha e da embreagem das motos, simplesmente se desnaturam. Eles se quebram, formando moléculas menores e isto faz com que a viscosidade do óleo caia bruscamente. Por isso, ao se usar um óleo de moto com aditivação ultrapassada (maioria dos casos...) ou um óleo automotivo comum numa moto, é normal, depois de coisa de 500 kms rodados, em análise labratorial, o óleo 20W - 50 se apresentar como um 20W - 40 ou 20W - 30, pois os aditivos simplesmente não suportam os estresse mecânico dos componentes da moto.
4º) Qual é a solução para isso?
Bom, estes aditivos "melhoradores do índice de viscosidade" podem ser mais resistentes ao estresse mecânico. Basta que sejam de melhor qualidade, mais caros e voltados a um uso em que já eseja previsto o uso sob cargas mecânicas elevadas "full time", o que ocorre na formulação dos óleos de uso misto, voltados para a utilização em motores diesel turbinados.
Mas que não ocorre na formulação de óleos para motores de automóveis.
Por isto, amigos, não indiquei óleos de carro a vocês e preferi indicar os óleos de uso misto.
Usar um óleo automotivo comum dá praticamente na mesma do que utilizar um óleo de moto comum. Há, realmente, a vantagem do preço e do API em nível mais avançado, mas a questão da perda rápida de viscosidade é um fenômeno comum aos dois óleos e que diminui drasticamente a proteção que é dada aos componentes mecânicos.
Assim, por tudo o que eu disse, não indico simplesmente o uso de óleos de carro, mas indico o uso de óleos de uso misto severo em frotas diesel e gasolina, pois que muito mais resistentes ao fenômeno de perda de viscosidade.
Entenderam?
Fico, hoje, por aqui. Mas há muito mais a ser falado.

Um abraço a todos!

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29 Jul 2008 21:26 #100 por fabinhus
Bela explicação. Pelo que andei pesquisando em lojas, postos, etc, acho que a grande maioria de óleos ditos próprios para motos 4T são 20w/50, mudando apenas a classificação API.

Yes 07/08 - Vermelha

Petrópolis - RJ
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30 Jul 2008 04:38 #101 por BSM
Então quer dizer que o 20w50 é mais estável que o 10w40 e 15w40.
Reparei que como o Repsol 20w50 é mais espesso que o Gulf 15W40 o motor fica realmente mais amarrado, e menos ruidoso, provavelmente tenha mais amortecimento aos impactos que o Gulf.

O Gulf saiu muito preto e pouco viscoso(tinha entrado verde). É um óleo que serve para ser usado desde que a troca seja a cada 1000km no máximo.

Por enquanto vou ficar no Repsol que é melhor que o Lubrax e mais barato que o Yamalube, e continuo a procura pelo Top Turbo para o teste.

Valeu Sevla e Xamã!

B12 / Factor 125
BH / MG
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30 Jul 2008 07:35 #102 por Xamã

Então quer dizer que o 20w50 é mais estável que o 10w40 e 15w40.
Reparei que como o Repsol 20w50 é mais espesso que o Gulf 15W40 o motor fica realmente mais amarrado, e menos ruidoso, provavelmente tenha mais amortecimento aos impactos que o Gulf.


BSM,

é como eu estava falando: tericamente, um 20W - 50 é mais estável que um 10W - 40 ou um 15W - 40.
No entanto, em razão do baixo custo e da baixíssima resistência dos aditivos "melhoradores do índice de viscosidade" dos óleos "específicos para motocicletas" e dos óleos automotivos comuns, qualquer óleo heavy duty para frotas mistas 10W - 40 consegue manter sua viscosidade por mais tempo que um 20W - 50 comum.
Veja como um óleo 15W - 40 é, na teoria matemática, qase tão estável quanto um 20W - 50.
Dividamos 50 por 20. Qual é o resulltado?
2,5, OK!?!
Dividamos, agora, 40 por 15. Qual o resultado?
2,66, OK!?!
Ora, logo se vê que há diferença ínfima na quantidade de aditivos melhoradores do índice de viscosidade, mas com vantagens evidentes no quesito fluidez para o óleo 15W - 40.
Assim, vc só pode afirmar TEORICAMENTE que "o 20w50 é mais estável que o 10w40 e 15w40".
Se for assim, qual o porquê de um Mobil preto 20W - 50, depois de insignificantes 1.000 kms parecer água suja e, no viscosímetro, em laboratório, apresentar uma viscosidade equivalente a um óleo 10W - 20?
Simples de explicar. O óleo é de baixa qualidade. Não suporta o estresse mcânico da caixa de marcha e da embreagem bnada a óleo das motos.
Aí, me explique o porquê de nas análises laboratotiais do Shell Rotella T (fonte: site Bob is the oil guy), que é um lubrificante de gradação 15W - 40, o mesmo, após rodar o equivalente a 1.800 quilômetros em motores de Hondas Shadows, Yamahas V-Max e Suzukis GSX, apresentar ainda uma viscosidade 15W - 40.
Simples de explicar: boa base mineral. Bons aditivos, resistentes ao estresse mecânico das engrenagens e das embreagens.
Curiosamente, o mesmo excelente desempenho/estabilidade química é encontrado(a) no novo Rotella Synthetic 5W - 40 CJ - 4/SM, que apresenta quantidade bem maior de aditivos aumntadores do índice de viscosidade.
Como explicar?
Pois é. Qualidade é tudo. E já vi "experts" garantindo que óleo 5W - 40 não serve em motocicleta. E posso afirmar, categoricamente, BSM, que um óleo destes é melhor do que qualquer 20W - 50 "específico para motos"...
Por isso digo e repito: evitem o uso de óleos "específicos para motos" com API defasado e de óleos automotivos comuns, pois, na prática, só haverá a vantagm do preço mais baixo e do API mais avançado.
A desnaturação destes lubrificantes ocorrerá precocemente, da mesma forma que acontece com os óleos ditos "específicos para motocicletas" atuais.
Agora, se a idéia for continuar trocando o óleo a cada 500 kms ou, no máximo, 1.000 kms, qualquer óleo automotivo comum, seja 20W - 50, 15W - 40 ou 10W - 40 (desde que não seja classificado como "Energy Conserving", pois, neste caso, há real risco das embreagens patinarem...) cumprirá burocraticamente o seu papel.
E, com certeza, pelo fato da grande maioria, hoje, ser "SL", a missão será cumprida com mais limpeza, suavidade e durabilidade.
Exemplo disso é o Havoline Premium SL 20W - 50.
Agora, respondendo à pergunta: o 20W - 50 é o ideal?
Não, não é.
Esta gradação de óleo só fvorece o superaquecimnto do próprio lubrificante, desnaturando-o antes do tempo, além de "amarrar" o motor e aumentar o consumo. Isto, sem menciona o fato de que, em regiões frias, só favorecerá o aumento de desgastes das peças do cabeçote do motor.
Assim, fico com os óleos de gradação 15W -40 e 10W - 40.

É isso, mas já deu para perceber a quanto o tema é complexo, não deu!?!.

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



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30 Jul 2008 15:03 #103 por Galvão
Achei o Top turbo perto do meu serviço em Osasco por R$8,50 o litro pra levar e R$10 pra trocar na hora, achei que o preço ta ótimo amanha mesmo vou comprar uns 4 litros.

Fernando Galvão

DE: Suzuki Yes 2008/Preta

PARA: XTZ 250 Lander 10/11 Preta
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30 Jul 2008 17:35 #104 por Brasileiro
Galvão:

Voce pode especificar a marca e nome deste Top Turbo?!?!?

Brasileiro- Fazer 2009/10 LE

Ex- Suzuki YES 2007/08

Tatuapé - São Paulo - Capital/SP
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30 Jul 2008 19:14 #105 por BSM
Acho que peguei a essência da coisa...

A missão agora é achar o Top Turbo em um posto aqui em BH.

O Gulf eu não aprovei e não recomendo.

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BH / MG
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