Então quer dizer que o 20w50 é mais estável que o 10w40 e 15w40.
Reparei que como o Repsol 20w50 é mais espesso que o Gulf 15W40 o motor fica realmente mais amarrado, e menos ruidoso, provavelmente tenha mais amortecimento aos impactos que o Gulf.
BSM,
é como eu estava falando: tericamente, um 20W - 50 é mais estável que um 10W - 40 ou um 15W - 40.
No entanto, em razão do baixo custo e da baixíssima resistência dos aditivos "melhoradores do índice de viscosidade" dos óleos "específicos para motocicletas" e dos óleos automotivos comuns, qualquer óleo heavy duty para frotas mistas 10W - 40 consegue manter sua viscosidade por mais tempo que um 20W - 50 comum.
Veja como um óleo 15W - 40 é, na teoria matemática, qase tão estável quanto um 20W - 50.
Dividamos 50 por 20. Qual é o resulltado?
2,5, OK!?!
Dividamos, agora, 40 por 15. Qual o resultado?
2,66, OK!?!
Ora, logo se vê que há diferença ínfima na quantidade de aditivos melhoradores do índice de viscosidade, mas com vantagens evidentes no quesito fluidez para o óleo 15W - 40.
Assim, vc só pode afirmar
TEORICAMENTE que "o 20w50 é mais estável que o 10w40 e 15w40".
Se for assim, qual o porquê de um Mobil preto 20W - 50, depois de insignificantes 1.000 kms parecer água suja e, no viscosímetro, em laboratório, apresentar uma viscosidade equivalente a um óleo 10W - 20?
Simples de explicar. O óleo é de baixa qualidade. Não suporta o estresse mcânico da caixa de marcha e da embreagem bnada a óleo das motos.
Aí, me explique o porquê de nas análises laboratotiais do Shell Rotella T (fonte: site Bob is the oil guy), que é um lubrificante de gradação 15W - 40, o mesmo, após rodar o equivalente a 1.800 quilômetros em motores de Hondas Shadows, Yamahas V-Max e Suzukis GSX, apresentar ainda uma viscosidade 15W - 40.
Simples de explicar: boa base mineral. Bons aditivos, resistentes ao estresse mecânico das engrenagens e das embreagens.
Curiosamente, o mesmo excelente desempenho/estabilidade química é encontrado(a) no novo Rotella Synthetic 5W - 40 CJ - 4/SM, que apresenta quantidade bem maior de aditivos aumntadores do índice de viscosidade.
Como explicar?
Pois é. Qualidade é tudo. E já vi "experts" garantindo que óleo 5W - 40 não serve em motocicleta. E posso afirmar, categoricamente, BSM, que um óleo destes é melhor do que qualquer 20W - 50 "específico para motos"...
Por isso digo e repito: evitem o uso de óleos "específicos para motos" com API defasado e de óleos automotivos comuns, pois, na prática, só haverá a vantagm do preço mais baixo e do API mais avançado.
A desnaturação destes lubrificantes ocorrerá precocemente, da mesma forma que acontece com os óleos ditos "específicos para motocicletas" atuais.
Agora, se a idéia for continuar trocando o óleo a cada 500 kms ou, no máximo, 1.000 kms, qualquer óleo automotivo comum, seja 20W - 50, 15W - 40 ou 10W - 40 (desde que não seja classificado como "Energy Conserving", pois, neste caso, há real risco das embreagens patinarem...) cumprirá burocraticamente o seu papel.
E, com certeza, pelo fato da grande maioria, hoje, ser "SL", a missão será cumprida com mais limpeza, suavidade e durabilidade.
Exemplo disso é o Havoline Premium SL 20W - 50.
Agora, respondendo à pergunta: o 20W - 50 é o ideal?
Não, não é.
Esta gradação de óleo só fvorece o superaquecimnto do próprio lubrificante, desnaturando-o antes do tempo, além de "amarrar" o motor e aumentar o consumo. Isto, sem menciona o fato de que, em regiões frias, só favorecerá o aumento de desgastes das peças do cabeçote do motor.
Assim, fico com os óleos de gradação 15W -40 e 10W - 40.
É isso, mas já deu para perceber a quanto o tema é complexo, não deu!?!.