A busca pelo óleo ideal continua...

06 Jul 2008 10:09 #46 por luisrs
bleza, o top turbo por litro é mais em conta e pra uso severo como motos q andam sempre em alto giros acima de 5000 giros como a minha.
O tópico foi trancado.
06 Jul 2008 20:09 #47 por GuilhermeRS
Por coincidência tava olhando hj e o motul 3000 é API-SG, muito caro pra sua classificação (pago 18 reais)...

Próximo óleo vai ser o Repsol de 7 pilas (precinho pra vendedor ) pelo menos é API-SJ

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS
O tópico foi trancado.
07 Jul 2008 14:56 #48 por Galvão
Xamã só uma dúvida, o Lubrax top turbo é o da embalagem laranja? É esse mesmo que vc usa? Agradeço antecipadamente.


Abraço.

Fernando Galvão

DE: Suzuki Yes 2008/Preta

PARA: XTZ 250 Lander 10/11 Preta
O tópico foi trancado.
07 Jul 2008 20:03 #49 por Xamã
Galvão,

é exatamente o óleo da embalagem laranja!
O produto é excelente!
Já se passaram 500 quilômetros desde a troca e nada de estranho a moto. Embreagem está perfeita...
É um óleo de uso severo e deve funcionar bem na tua Suzuki.
Na minha "Mulata" está ótimo!
Tenta achar ele a um bom preço e seja feliz!

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
13 Jul 2008 21:30 #50 por Xamã
Caros amigos,

falarei e assinarei embaixo da seguinte assertiva: "Óleo com classificação "C" é muito superior a um óleo de classificação "S".
E qual é o porquê de fazer esta afirmação?
Simples. Um óleo comercial (por isso há a classificação "C"...) deve durar coisa de 24.000 a 240.000 quilômetros dentro de motores diesel que, devido ao seu preço elevadíssimo e sua utilidade para grandes empresas transportadoras, devem durar muita coisa, com retíficas ocorrendo apenas após alguns milhões de quilômetros.
Assim, não há como comparar o pacote de aditivos de um óleo CI - 4/SL, como o Lubrax Top Turbo, com a aditivação de um simples óleo API - SL, como o Lubrax Tecno, por exemplo.
E o mais interessante disto tudo é que Caterpillar, Scania, Volvo e Mercedes-Benz desenvolveram testes específicos para a aprovação de óleos adequados aos seus motores, fato este que originou classificações específicas, como a conhecida Volvo DS - 3, e que diferenciou ainda mais estes produtos "C" dos demais encontrados no mercado, de classificação "S".
Assim, reforço o conselho de que os amigos optem por óleos com classificação "C" e que atendam, também, à classificação "S", pois garantirão uma maior proteção aos nossos motores Suzuki de 125 cm³.
Para quem tiver dúvidas acerca do que eu digo, por favor acessem o site abaixo elencado:

www.wootbike.com/articles.php?article_id=7&page=7

Espero que, com estas palavras, eu esteja ajudando os amigos a obterem maior durabilidade e performance de suas motos. Minha "Mulata" experimentou e está gostando do sangue novo.

Fiquem todos com Deus!

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
14 Jul 2008 12:44 #51 por ddanielmorales
Xamã, mandei um email pra BR, questionando a descrição técnica apresentada no site da distribuidora e recebi a seguinte resposta:

#######################
Prezado Sr. Daniel,

Em atendimento à sua consulta, informamos que o LUBRAX TOP TURBO possui dupla classificação API, tanto para motores diesel (CI-4) quanto para motores a gasolina/ácool/gnv(SL), o que lhe permite o uso em todos os tipos de motores citados anteriormente, que requeiram as respectivas classificações API mínimas e que aceitem o uso de óleos de base mineral, pois o produto é 100% mineral. Alguns dos modernos motores produzidos atualmente, são projetados para trabalhar somente com óleos semi-sintéticos ou somente com óleos 100% sintéticos, não sendo recomendado nestes casos, o LUBRAX TOP TURBO.
O seu uso em motoclicletas não é recomendado, pois nesse caso, deve-se utilizar somente óleos específicos para motos.

Agradecemos o seu contato e nos colocamos à sua disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Atenciosamente,
Paulo Cesar de Oliveira Lima
Engenheiro Mecânico
***********************************************************
Serviço de Atendimento ao Cliente / SAC Técnico
0800 78 9001 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
PETROBRAS Distribuidora S/A
***********************************************************
A PETROBRAS Distribuidora S/A concorda com a utilização do conteúdo deste e-mail, deste que apenas para utilização pessoal de seus usuários, sem quaisquer propósitos comerciais e desde que a fonte seja citada.
#######################


Essa história de 'não recomendado para motos' é só para vender o GP, é por causa da embreagem ou é balela?

Rio de Janeiro

Ex: Yes 125 08 / CB 400 84 / XT 225 99 / Comet GT 250 11 / XTZ 125 K 2008 / XTZ 250 Tènerè 2015

Atual: Intrudinha 2011
O tópico foi trancado.
14 Jul 2008 20:29 #52 por Sevla
Daniel,Nenhum fabricante vai te confirmar o que voce perguntou, simplesmente porque não podem fazer isso.


Eles precisam defender os produtos que vendem, o lubrax pra motos é um oleo defasado, assim como o mobil preto "recomendado pela honda".


Se esse engenheiro confirmar que eles possuem oleos melhore, eles queimam a imagem dos já existentes.


A unica dúvida dos usuarios de motos em usarem oleos mais avançados é em relação a embreagem, mas quem tá usando esses oleos mais modernos não estão tendo problemas com a embreagem, então a única conclusão que chego é que essa história de patinar embreagem não passa de um grande mito criado para "assustar" os motociclistas e continuarem vendendo oleos mais caros pra nós motociclistas.Sevla39644,5443634259

xt 225 sem destino
O tópico foi trancado.
15 Jul 2008 06:54 #53 por Xamã
Daniel,

o Sevla está certo. Aliás, certíssimo!
Cheguei às mesmas conclusões depois de muito pesquisar na internet.
Realmente, o Moto GP perto do Top Turbo é um lixo e, para confirmar o que venho dizendo acerca do custo destes óleos "específicos" para motos, ainda consegue ser vendido a um preço mais alto que um óleo muito mais avançado, de classificação "C" (comercial).
Percebeu o porquê da estorinha de que a "embreagem vai patinar" e de o "motor gira demais para um óleo comum aguentar"?
É o jogo do terrorismo psicológico...
Fica todo mundo com medo de estragar a moto, compra um óleo com API e desempenho de 25 anos atrás, para trocar a cada 1.000 kms, a preços de óleos moderníssimos e a indústria do petróleo agradece.
Entendeu?

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
16 Jul 2008 19:42 #54 por DJ4NGO
CARO XAMÃ, FIQUEI INTRIGADO COM ESSE TOPICO E RESOLVI FAZER UMA PESQUISA SOBRE O TOP TURBO E DEMAIS OLEOS DA LUBRAX, VC CHEGOU DE VER NO SITE DA PETROBRAS A FICHA TECNICA DE CADA UM? BOM... SOU LEIGO NO ASSUNTO MAIS LA O EXTRA TURBO CONSTA COMO MELHOR Q O TOP TURBO E VERIFICANDO AS TABELAS http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf#http://www.br.com .br/portalbr/calandra.nsf/CVview_postospetro/08?OpenDocument
LA CONSTA VISCOSIDADE A TEMPERATURA DE 100ºc E O LUBRAX EXTRA TURBO APRESENTOU 15,11 E O TOP TURBO APRESENTOU 14,75 JA O MOTO GP APRESENTOU 18,53 UMA DAS MAIS ALTAS PERDENDO APENAS PARA O LUBRAX ALTA RODAGEM Q É 18,88, BOM MAIS O MOTO GP É SG - MAIS SUA VISCOSIDADE É BEM ALTA - QUAL ITEM DEVEMOS REALMENTE LEVAR EM CONTA NA ESCOLHA DO OLEO POIS EU USEI O MOBIL PRETO 20W50 DURANTE 12MIL KM, AGORA NA REVISÃO DOS 12K KM EU COLOQUEI O YAMALUBE E SENTI A MOTO BEEEEEMMM MELHOR ATE NO ENGATE DAS MARCHAS, E O YAMALUBE É SL
O tópico foi trancado.
17 Jul 2008 10:23 #55 por DJ4NGO
up
O tópico foi trancado.
17 Jul 2008 16:02 #56 por Sevla
DJ4ngo, pelo que já pesquisei a viscosidade quanto menor for, melhor pro motor, viscosidade é a capacidade de escoamento do oleo e quanto mais rápido o oleo escoar pelos dutos do motor melhor e mais rápido será sua lubrificação e refrigeração.

Os oleos sintéticos de ponta são bem finos ou seja sua viscosidade é menor sem perder o poder de lubrificação, coisa que só é possível com oleos sintéticos.Sevla39646,9484953704

xt 225 sem destino
O tópico foi trancado.
17 Jul 2008 18:55 #57 por Xamã
Caríssimo DJ4NGO,

o Lubrax Extra Turbo é um óleo inferior ao Top Turbo, apesar do primeiro não se tratar de um produto ruim.
E qual será o porquê de eu estar afirmando isto?
Bom, apesar de ambos se prestarem ao uso em frotas mistas, com motores diesel e à gasolina, o Extra Turbo é um óleo classe CG - 4 e ainda SJ. Assim, para que saibamos o grau de desenvolvimento de um óleo, em matéria de aditivação, devemos ver, logo após a letra "C" (de "commercial", em inglês ou "comercail", em português), qual a letra que se segue. Quanto mais alta/elevada no alfabeto a letra, mais avançado é este lubrificante em termos de aditivação. Assim, se o Extra turbo é CG - 4, o Top Turbo é mais avançado que ele, pois já se trata de um CI - 4 (classificação mais avançada já vista no Brasil no que concerne a óleos comerciais para motores diesel). No caso da aditivação que também atenderia às nossas motocas à gasolina, o API do Top Turbo tamém é mais moderno, pois se trata de um óleo SL ao invés de ser SJ. Aqui, vale a mesma regra para a letra que se segue ao "S" (de "service", em inglês ou "serviço", em português). Quanto mais alta, mais avançado o óleo. Só como curiosidade, perceba lá no site da Petrobrás que o Lubrax Tec Turbo, um outro óleo de uso misto, que contém aditivação sintética, não consegue atingir o grau de avanço do Top Turbo, que é um óleo mineral. O Tec Turbo ainda é CH - 4/SL, inferior, portanto, ao CI - 4/SL do Top Turbo.
Para o amigo perceber como a coisa está no mundo, nos EUA o Shell Rotella T 15W - 40 já se encontra na classificação CJ - 4 e SM (!!!), sendo o mais popular óleo de uso misto que há no mercado.
Os motoqueiros o aprovaram e as análises de desgastes dos motores já provaram que se trata de um excelente produto. de qualquer forma, reproduzi as descrições dos dois produtos para que você perceba as diferenças que apontei:

1º) "Lubrax Extra Turbo. Óleo lubrificante multiviscoso para motores diesel de alta potência, superalimentados ou
turboalimentados, que operem em condições severas, exigindo lubrificantes com o nível de
desempenho API CG-4 / SJ e ACEA E2-96 / B2-98 / B3-98 / B4-02. Disponível no grau SAE
15W-40";

2º)"Lubarx Top Turbo. Óleo lubrificante multiviscoso para motores diesel de alta potência, superalimentados ou
turboalimentados, que operem em condições severas, exigindo lubrificantes com o nível de
desempenho API CI-4/SL, ACEA E7-04 e MERCEDES BENZ página 228.3. Pode ser usado
em substituição aos óleos com nível API CF-4, CG-4 e CH-4. Disponível no grau SAE 15W-40"

No que se refere á questão da viscosidade, ambos são óleos que podem ser classificados como SAE 40 a 100º C, apesar das diferenças pequenas entre os valores encontrados, com ligeira vantagem para o Top Turbo na fluidez. É que se os valores ficarem entre 12.50 e 16.29 o óleo ainda é considerado SAE 40 a 100ºC. Acima de 16.29 e abaixo de 21.89 o óleo já é considerado SAE 50 a 100ºC.
E como sei disso?
Simples. Basta conferir as "viscosity charts" que são encontradas na internet com os dados sobre as faixas de viscosidade dos óleos para motores.
Sobre o que o Sevla comentou a respeito da vantagem da maior fluidez, devemos ter bom senso na hora de escolher um lubrificante. Quanto mais fluido é o óleo, menor capacidade ele tem de amortecimento com relação às cargas mecânicas que lhe são impostas e, por esta simples razão, dificilmente, você verá uma moto usando óleo SAE 30 a 100ºC no Brasil. No entanto, considero que para um motor refrigerado a ar e que gira coisa de 10.000 rpm em regime máximo de trabalho, um óleo SAE 50 a 100ºC é muito viscoso para permitir uma rápida circulação interna e também eficiente dissipação do calor gerado pelo propulsor. Dessa forma, optei por um óleo SAE 40ºC por ser uma faixa de viscosidade em que já há um grande incremento na velocidade de circulação e ainda há boa capacidade de suportar cargas mecânicas elevadas.
Minha preocupação com a velocidade de circulação do óleo tem uma razão de ser. Quanto mais viscoso é o óleo, mais tempo ele permanece em contato com as superfícies quentes internas do motor, tendendo, por esta razão, a absorver mais calor do que deve e mais rapidamente perder as suas características físico-químicas, ao passo que um óleo de circulação mais lépida tende a absorver menos calor, mas, ao mesmo tempo, a realizar este trabalho de absorção um maior número de vezes. Isto, sem contar que a bomba de óleo trabalha mais folgada ao ter de bombear um fluido menos viscoso, o que permite afirmar que há ganho de vida útil com relação a este componente mecânico.
Veja como há várias frentes sob as quais se pode enfrentar o tema lubrificação. Não foi à toa que comecei a ler sobre isto e não parei mais.
É apaixonante para mim, por meio dos estudos que empreendo, obter mais durabilidade do meu motor e, ao mesmo tempo, menor consumo e mais potência.
O amigo não acha bom também?

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
18 Jul 2008 07:39 #58 por DJ4NGO
agora sim deu p mim começar a entender.... eheheheheh bem complexo msm esse topico a respeito de qual oleo optar, e valeu pela explicação...


resumindo sua recomendação entaum é o top turbo 15w 40 para nossas suzys certo! vou so terminar a quilometragem com esse yamalube q ta me surpreendendo de tao boa q ficou a motoquinha e testar o top turbo!





_________________________________
YES PRATA - 2007/2007 - SETE LAGOAS /MG
O tópico foi trancado.
18 Jul 2008 09:16 #59 por Sevla

DJ4NGO escreveu: agora sim deu p mim começar a entender.... eheheheheh bem complexo msm esse topico a respeito de qual oleo optar, e valeu pela explicação...


resumindo sua recomendação entaum é o top turbo 15w 40 para nossas suzys certo! vou so terminar a quilometragem com esse yamalube q ta me surpreendendo de tao boa q ficou a motoquinha e testar o top turbo!


 


_________________________________YES PRATA - 2007/2007 - SETE LAGOAS /MG






Depois poste ai o que achou, boa sorte!

xt 225 sem destino
O tópico foi trancado.
18 Jul 2008 11:00 #60 por Galvão
Não tive tempo de rodar muito atras do TOP TURBO, pelo menos em alguns postos aqui perto de casa não tinha, e nem na mercadocar do tucuruvi, acabei comprando o MOBIL XHP 15W40 acho que é SJ se não me engano,coloquei na moto e de cara vc percebe a diferença pois antes eu usava o lubrax GP que realmente é um lixo, na proxima troca ainda vou usar o MOBIL pois comprei dois litros para somente depois esperimentar o TOP TURBO.Gostaria de saber do nosso amigo Xamã o que ele acha desse óleo da MOBIL,desde já te agradeço Xamã.

Fernando Galvão

DE: Suzuki Yes 2008/Preta

PARA: XTZ 250 Lander 10/11 Preta
O tópico foi trancado.
Tempo para a criação da página:0.406 segundos