A busca pelo óleo ideal continua...

18 Jul 2008 14:59 #61 por Xamã
Galvão,

o XHP, se não me engano, é API "SM" (!).

Bom, é um óleo automotivo e deve estar num preço legal. Tem, pelo grau 15W - 40, uma boa estabilidade e devido à aditivação muito superior o amigo já percebeu o quanto a moto anda melhor.

Realmente, vc estará muito mais bem servido do que quando usava o Lubrax Moto Gp. Este óleo é tão ruim que me lembro da primeira vez que encarei uma ladeira mais íngreme com a minha "Mulata" e ficou aquele cheiro de queimado da embreagem.

Não precisa dizer a raiva que fiquei!

Putz, já subi com o Top Turbo, em 1.200 kms rodados, ladeiras dez vezes piores do que essa primeira rampa e imaginem que a moto não deu a mínima para o esforço extra.

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
18 Jul 2008 15:18 #62 por Galvão
Com certeza é outra moto depois desse óleo,antes eu pegava rod.Castelo Branco e pra conseguir atingir 120Km/H na bichinha eu tinha que deixar de tomar café da manhã, ir ao banheiro,enrrolar os cabos e abaixar muito e mesmo assim as vezes não dava, agora nem abro o acelerador até o fim e consigo os 120Km/h, barulho do motor mudou, embreagem mais macia,engate de marcha está ótimo nem quando eu tirei da loja ela estava assim.


Valeu Xamã, seus ensinamentos sobre óleo surtiu efeito.

Fernando Galvão

DE: Suzuki Yes 2008/Preta

PARA: XTZ 250 Lander 10/11 Preta
O tópico foi trancado.
18 Jul 2008 15:48 #63 por Xamã
Ôpa Galvão, muito obrigado!

Tô aqui para somar.
Quanto aos óleos que indico para as nossas Suzukis, vou além do Lubrax Top Turbo.
Há o Lubrax Tec Turbo, que apesar de ser CH - 4, já atende ao padrão SL e possui componentes sintéticos, possuindo gradação 10W - 40. É um pouco mais caro que o Top Turbo, mas é um excelente produto de uso misto.
Outra recomendação minha é o Valvoline Premium Blue, pois trata-se de um óleo de uso misto, mineral, que é 15W - 40, API CI - 4/SL, recomendado pela Cummins.
Mais uma recomendação é o Mobil Delvac 1, um óleo 100% sintético, com gradação 5W - 40, de altíssimo desempenho e que atende a estas especificações: API CI-4/CH-4/CG-4/CF-4/CF/SL/SJ; ACEA E5/E4/E3; JASO DH-1, GLOBAL DHD 1, DETROIT DIESEL DDC-7SE270; CUMMINS CES 20078/77/76/75/72/71, VOLVO VDS-3/2 MACK EO-N Premium Plus/ EO-M Plus, CATERPILLAR ECF-1.
Este último é, para mim, um produto de altíssimo padrão e caro, mas que, para os puristas, será um deleite. Muito provavelmente garantirá uma vida útil excepcional aos motores a ar das Intruder e Yes da vida.

Estas são mais algumas opções de óleos de uso misto que devem fazer bonito nas nossas motocas.

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
20 Jul 2008 21:27 #64 por GuilhermeRS
mas tem como um simples mudança de tipo de óleo provocar um aumento tão grande em potencia como o mencionado pelo Galvão ali em cima???

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS
O tópico foi trancado.
21 Jul 2008 12:26 #65 por Xamã
Guilherme,

na verdade, não há um ganho tão significativo de potência ou torque. O que se consegue com uma mudança na especificação do óleo geralmente fica na casa de 1% ou, no máximo, 2%, ou seja, nada demais.
Mas é bem verdade que, em baixas e médias rotações, o mais comum em uma utilização diária no trânsito, há perceptível melhora nas respostas, na elasticidade e no funcionamento da caixa e da própria embreagem, do que resulta a sensação de uma moto melhor, mas "solta".
Por isso aconselho o uso sempre de óleos melhores, mais resistentes à perda da viscosidade com a quilometragem e o tempo, de maneira a proporcionar um uso mais confortável e agradável das motocas.
Um outro aspecto também que pesa muito é que, se por um lado não há melhora na potência, do outro pode haver um grande ganho em durabilidade do conjunto mecânico, que passa a sofrer muito menos por conta de uma maior proteção conferida pelo óleo.
Esta, alías, é minha maior preocupação no que concerne ao tema lubrificação.
Já vi motores monocilíndrícos superarem fácil a marca dos 100.000 quilômetros sem retífica por conta só de uma atenção constante com as trocas de lubrificante e filtros.
Ou seja, é muita durabilidade a um custo muito baixo...

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
21 Jul 2008 12:39 #66 por Sevla
Se cuidar do motor, passa dos 100.000km tranquilo.


Ja vi muita gente em forum dizer que trocou o oleo e não percebeu nada diferente, que a moto não andou mais e não está gastando menos....existe muita desinformação a respeito dos oleos lubrificantes e é um assunto polemico e complexo, mas o que se deve esperar de um oleo é uma melhor proteção dos componentes internos, coisa que só se percebe a longo prazo e não na proxima troca como muitos acham.


Xamã ,na europa existe o Rotela que no brasil e vendido com o nome de Rimola, voce tem informação sobre ele?

xt 225 sem destino
O tópico foi trancado.
21 Jul 2008 19:39 #67 por Xamã
Sevla,

o Shell Rotella T é vendido em outros mercados com o nome Rimola ou Helix.
No Brasil, acredito que temos o Rotella T 15W - 40 com o nome Rimola, mas não acho que tenha sido empregado aqui o grau de desenvolvimento que o produto recebeu no exterior.
Explica-se: o produto, nos EUA, já possui API no grau "SM" e classificação CJ - 4 ou CI - 4 Plus, especificações que não encontramos ainda no Brasil. Aliás, o site da Shell no Brasil é o supra sumo da desinformação, se o amigo me permite desabafar.
Simplesmente, não explica ou explicita nada!
Desconfiei que, no caso do Rotella Synthetic 5W - 40, ele pudesse estar sendo vendido como Helix Ultra, mas este último não apresenta classificação para diesel a altura do Rotella.
Aí, para não esquentar mais acabeça com a procura, me ocorreu de buscar um produto mineral, de custo mais baixo, mas que se aproximasse ou repetisse as características do Rotella T mineral, um produto comprovadamente eficiente no trato do motor.
E o que foi que eu encontrei?
O tal Lubrax Top Turbo.
Até no índice de viscosidade os produtos se aproximam, com o Rotella apresentando valor 141 e o Top Turbo 142. Além disso, o Top Turbo foi o único com API "SL" e classificação CI - 4 que encontrei.
E por isto optei por ele.
Bom, cuidando do motor a estória vai longe.
Acho, sinceramente, que um motor Suzuki passa fácil dos 100.000 kms se utilizado um lubrificante de primeira como este. A troca do filtro é fundamental a cada substituição do lubrificante, vale lembrar.
Vou rodar cerca de 1.500 kms com o Top Turbo.
Pelo custo baixo de cada troca, acho que é grantia de tranquilidade.

Bom, vou ficando por aqui no dia de hoje. Amanhã, a prosa continua.

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
21 Jul 2008 20:13 #68 por Sevla
A shel, não passa muitas informações a respeito das caracteristicas tecnicas de seus produtos.


Fiz muita pesquisa e no brasil o lubrax top turbo tem sido a melhor opção mesmo, tanto pra carro como pra moto, estava em dúvida em relação ao lubrax tecno, pois ambos são SL, só que o tecno é CF e o top turbo é CI, ou seja mais avançado.


Pesquisei sites estrangeiros e nos Estados unidos a Harley Davison, recomenda no manual oleo para motores diesel por serem melhores que os a gasolina em sua formulação, e o uso entre os motociclistas é muito normal.


Aqui no Brasi criaram esse mito de que patina a embreagem, mas já não esta colando mais, pois as Harleys tambem possui embreagem banhada em oleo e tem muito torque ,e a embreagem funciona perfeitamente.


Nas motos esportivas de grande cilindrada o uso de oleo automotivo tambem é muito comum entre os motociclistas, o que dira em nossas motos monocilindricas, abraços.

xt 225 sem destino
O tópico foi trancado.
23 Jul 2008 02:12 #69 por Heninhu
xamã, vc disse "o Top Turbo foi o único com API "SL" e classificação CI - 4" e quanto ao mobil que vc mencionou ser top .. que atendia a tantas siglas q nem lembro mais? kkkkk qual o preço dele ??? (do mobil) e quanto a seu raciocínio pra mim está perfeito, só não estou compreendendo o porque do xW - 40.... o recomendado não é 50?? sei que na sua regiao eh frio .... pensei em 20w - 50 de cara ... ele com aditivos de boa qualidade não seria um óleo ideal?? pensei em 20w - 50 ci - SL no mínimo ... ou mais .. mas aeh temos que pensar no custo que já não seria viável ... ahhhhh e estás trocando a cada quantos km com esse top turbo lubrax??? estou usando o havolline e estou satisfeito, notei uma mudança mas acho q o cara colocou 1L de óleo e não os 900ml que é o recomendado pela honda( tenho cg fan 125 ... ) mas óleo sempre me preocupou. obrigado pelo esclarecimento e acho q falo por todos, pois essa dúvida com óleos já vi em outras comunidades e até mesmo aqui ... só não lembro onde. =)

Caruaru - PE


jog 1 - jog 2 - fan 05 - fan 08 negona =)

Falcon 08 prata TRACTOR =D
O tópico foi trancado.
23 Jul 2008 06:12 #70 por Xamã
Heninhu,

o óleo, na sua circulação por dentro do motor, acaba por passar por duas fases: endotérmica e exotérmica.
Na endotérmica, ele absorve o calor das superfíces com as quais tem contato.
Na exotérimica, ao chegar ao cárter, libera o calor que absorveu dos componentes aquecidos.
Assim, um aspecto na circulação interna do óleo é fundamental: o tempo que ele levará para circular e o tempo em que ele ficrá em contato com os componntes mais quentes do motor.
Se o óleo tiver uma circulação lenta, como ocorre com os do tipo xW - 50, ele passará maior tempo em contato com as partes superaqueicidas do motor e acabará, na sua função de absorver o calor (endotérmica), ficando em temperatura muitíssimo alta, o que acaba por prejudicar a sua durabilidade.
Se tiver circulação mais rápida, como ocorre com os xW - 40, o tempo de contao do óleo com as partes quentes diminui muito, o que acaba por reduzir a temperatura final do óleo, do próprio motor e prolonga a vida útil do lubrificante.
Isto, sem mencionar que é muito mais fácil para a bomba de óleo trabalha com lubrificante menos viscoso do que com um que, por ser mais viscoso, oferece maior resistência à sua própria movimentação. A própria movimentação dos componentes internos do motor, aliás, fica mais fácil com um óleo menos viscoso.
Percebo isso nas subidas de giro da "Mulata".
Por estes motivos, optei por um xW - 40 e acho que se o amigo optar pelo Top Turbo ou pelo Tec Turbo na CG Fan, nenhum problema haverá. Acho até que aumentará a sensação de "motor solto", que mencionei num post acima.
Bom, é isto.

Um abração e fica com Deus!

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
23 Jul 2008 12:59 #71 por zarolha666
vou comprar o mobil mesmo...

agora HABILITADO!



[YES PRETA!]"nega gostoza"

Nova Iguaçu - RJ

EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPRO PEÇAS USADAS!!
O tópico foi trancado.
23 Jul 2008 16:29 #72 por Heninhu
estou trocando o óleo a cada mil km .... e sempre o fiz dessa maneira ... acho uma economia que saí cara adiar demais ou por óleo de má qualidade ... só uso SL e troco a cada mil e vc xamã? tá trocando de quantos em quantos km ? vou fazer o teste com o top turbo na proxima troca, e quanto ao que falei ... do cara ter colocado todo o conteúdo do óleo ( 1 litro e não os 900ml que é recomendado) pode prejudicar muito meu motor?? ou posso rodar até acabar esses mil km para poder trocar certinho .... flw.

Caruaru - PE


jog 1 - jog 2 - fan 05 - fan 08 negona =)

Falcon 08 prata TRACTOR =D
O tópico foi trancado.
23 Jul 2008 16:38 #73 por Heninhu
e quanto ao Mobil Delvac 1 que vc não falou ... qual o preço e quantos em quantos km seria essa troca?? eu fico pensando eh que pra trocar sei lá a cada 3 mil ... usando o motul .. que custa 60 pals que vc falou .. prefiro trocar a cada mil km ... usando havolline ou outro assim o óleo tá sempre novinho e não gasto mais que o necessário para manter o motor perfeito =)

Caruaru - PE


jog 1 - jog 2 - fan 05 - fan 08 negona =)

Falcon 08 prata TRACTOR =D
O tópico foi trancado.
23 Jul 2008 19:14 #74 por Heninhu
tb sobre óleo .. como eu havia falado que tinha no forum ... o ideal seria um topico só .... www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=8761&a mp;PN=2&TPN=6

Caruaru - PE


jog 1 - jog 2 - fan 05 - fan 08 negona =)

Falcon 08 prata TRACTOR =D
O tópico foi trancado.
25 Jul 2008 22:31 #75 por lugor
Fazia um bom tempo que eu estava em busca de um tópico tão esclarecedor como esse. Eu estava com sérias dúvidas a respeito de qual óleo usar na minha trudinha. Agradeço a todos pela colaboração.

Trudinha 125 verde 2008

"O que dinheiro não fizer é porque foi pouco.
O tópico foi trancado.
Tempo para a criação da página:0.358 segundos