Sevla,
o Shell Rotella T é vendido em outros mercados com o nome Rimola ou Helix.
No Brasil, acredito que temos o Rotella T 15W - 40 com o nome Rimola, mas não acho que tenha sido empregado aqui o grau de desenvolvimento que o produto recebeu no exterior.
Explica-se: o produto, nos EUA, já possui API no grau "SM" e classificação CJ - 4 ou CI - 4 Plus, especificações que não encontramos ainda no Brasil. Aliás, o site da Shell no Brasil é o supra sumo da desinformação, se o amigo me permite desabafar.
Simplesmente, não explica ou explicita nada!
Desconfiei que, no caso do Rotella Synthetic 5W - 40, ele pudesse estar sendo vendido como Helix Ultra, mas este último não apresenta classificação para diesel a altura do Rotella.
Aí, para não esquentar mais acabeça com a procura, me ocorreu de buscar um produto mineral, de custo mais baixo, mas que se aproximasse ou repetisse as características do Rotella T mineral, um produto comprovadamente eficiente no trato do motor.
E o que foi que eu encontrei?
O tal Lubrax Top Turbo.
Até no índice de viscosidade os produtos se aproximam, com o Rotella apresentando valor 141 e o Top Turbo 142. Além disso, o Top Turbo foi o único com API "SL" e classificação CI - 4 que encontrei.
E por isto optei por ele.
Bom, cuidando do motor a estória vai longe.
Acho, sinceramente, que um motor Suzuki passa fácil dos 100.000 kms se utilizado um lubrificante de primeira como este. A troca do filtro é fundamental a cada substituição do lubrificante, vale lembrar.
Vou rodar cerca de 1.500 kms com o Top Turbo.
Pelo custo baixo de cada troca, acho que é grantia de tranquilidade.
Bom, vou ficando por aqui no dia de hoje. Amanhã, a prosa continua.