A busca pelo óleo ideal continua...

28 Jun 2008 17:02 #16 por Sevla
Tudo que é relacionado a motos é mais caro,não sei porque, se o custo de fabricação é até menor, outro exemplo são os filtros de ar de motos chega custar até 5 vezes mais em relação a um similar de carro, bateria de moto é bem menor e tambem mais caro, deve ser pra compensar a menor produção(descupa de fabricante)

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28 Jun 2008 17:38 #17 por Alan Ranieri
[face=Calibri size=3>Galera, nunca posto aqui no moto online (mas acompanho a tempo o fórum já), mas esse tópico me chamou a atenção a respeito do grau de conhecimento do amigo xamã, na minha moto tenho usado a Motul 5100 15w50 que por sinal achei muito melhor que o YAMALUBE que veio nela. Galera, nunca posto aqui no moto online (mas acompanho a tempo o fórum já), mas esse tópico me chamou a atenção a respeito do grau de conhecimento do amigo xamã, na minha moto tenho usado a Motul 5100 15w50 que por sinal achei muito melhor que o YAMALUBE que veio nela.
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28 Jun 2008 18:56 #18 por Xamã

Alan Ranieri escreveu: [face=Calibri size=3>Galera, nunca posto aqui no moto online (mas acompanho a tempo o fórum já), mas esse tópico me chamou a atenção a respeito do grau de conhecimento do amigo xamã, na minha moto tenho usado a Motul 5100 15w50 que por sinal achei muito melhor que o YAMALUBE que veio nela. Galera, nunca posto aqui no moto online (mas acompanho a tempo o fórum já), mas esse tópico me chamou a atenção a respeito do grau de conhecimento do amigo xamã, na minha moto tenho usado a Motul 5100 15w50 que por sinal achei muito melhor que o YAMALUBE que veio nela.


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28 Jun 2008 21:34 #19 por Sevla
Xamã, o manual sempre recomenda um oleo igual ou superior ao descrito no manual, em relação ao SL este é de longe melhor, não a duvida, agora todo oleo de moto covencional é 20W 50 se usar um 15w50 sei tambem que terá uma melhor circulação no motor quando frio, e o 20w 40 SL, quando quente não perderá eficiencia por trabalhar num regime de giro e temperatura elevado.

xt 225 sem destino
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29 Jun 2008 03:55 #20 por Xamã
Nobilíssimo Sevla,

a perda de eficiência de um lubrificante está ligada a diversos fatores. No caso, já posso te adiantar que, para um óleo mineral, o 20W - 40 é mais estável que um 20W - 50, isto porque para se partir de uma base 20W e se alcançar um óleo com SAE quente 40 é muito mais fácil do que, partindo de um 20W, se chegar a um SAE 50.
Mas não se pode, infelizmente, pensar apenas com base nestes termos.
A qualidade dos aditivos que compõem o pacote do óleo é que definirão sua resistência às demandas impostas pelo motor. É incrível como é fácil perceber o porquê de óleos muito conhecidos do mercado (Lubrax Moto Gp, Mobil da embalagem preta, Castrol Actevo e Repsol YPF) terem sua troca antecipada para apenas 1.000/1.500 kms rodados, haja vista ainda conterem um pacote de aditivos de 20 e tantos anos atrás e também por estarem em uma faixa de viscosidade que os torna muito propensos à "fritura" dentro de um motor monocilíndrico a ar e de alta rotação.
Amigo, classificação de API num nível como o "SG" só vai aguentar 1.000 kms mesmo e, ainda assim, muito mal das pernas...
Se houver um óleo 20W - 40 barato em uma classificação SJ ou SL no mercado, oriundo de uma boa marca, é uma opção a se pensar. Trocas a cada 1.500 ou 2.000 kms podem, no caso do óleo trabalhar mais "folgado", serem feitas para alongar e muito a vida do conjunto mecânico, pois, neste caso, o que sai do motor é um óleo que aina guarda grande parte de suas características físico-químicas.
Um óleo com SAE quente (entenda-se a 100ºC) 40 é uma boa opção. Testes realizados num motor a ar mostraram o quanto é rápida a subida de temperatura num motor deste tipo, evidenciando que, no cabeçote, o calor gerado pode sim, rapidamente, desnaturar um lubrificante de mais lenta circulação, como um com SAE quente 50.
Daí o fato de eu ter abolido o uso de óleos xW - 50 na "Mulata", adotando um 15W - 40 por sua maior estabilidade frente a um 10W - 40.
No nível de aditivação, fiquei com um produto de padrão SL.
Até agora, com poucos quilômetros rodados depois da revisão de 3.000 kms, nada mudou no comportamento da moto. Câmbio e embreagem continuam os mesmos e o ruído do motor, idem.
Vale destacar que a moto saiu de um óleo 10W - 40, API - SM (Valvoline Durablend) e passou para o 15W - 40, API - CI - 4/SL de uso misto.
Por enquanto, a motoca se encontra em observação.

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29 Jun 2008 20:31 #21 por Sevla
Xamã, no caso da estabilidade do oleo, um 20w40 não seria melhor que um15w40?

ou quanto mais fino melhor pro motor? pois mais fino circulara com maior facilidade pelos orifícios de lubrificação do motor.

este tema costuma ser muito polemico ate entre os especialistas, é muito interessante saber o que se passa dentro do nosso motor e não simplesmente fazer algo só porque tá escrito pra gente fazer,abraço.

xt 225 sem destino
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30 Jun 2008 06:55 #22 por Xamã
Sevla,

a busca pelo óleo ideal envolve escolhas.
O óleo perfeito será aquele que cumprir com êxito a tarefa de bem proteger o motor de desgastes prematuros e aumentar-lhe o período útil de uso.
Assim, o que seria o ideal para um motor a ar Suzuki?
Depende. No meu caso, moro em um lugar um pouco mais frio que os demais (temperaturas noturnas de até 5ºC e manhãs muito frias e úmidas também), o que já me obriga à utilização de um lubrificante mais fluido na fase fria do motor, de modo a permitir uma rápida circulação do mesmo e evitar desgastes precoces.
Esta uestão do clima é interessante pelo fato de haver alteração na viscosidade do óleo a medida que a temperatura abaixa. Quanto mais baixa a temperatura ambiente e quanto mais frio o óleo estiver antes do 1º funcionamento do motor, maior será a viscosidade do mesmo, o que atinge diretamente a questão da fluidez e da qualidade da lubrificação.
Para a fase quente do motor, pouco importa o clima, pois a temperatura final de funcionamento do motor será sempre compreendida dentro de uma faixa muito próxima, com variações pequenas.
Aí, o que eu desejava era um óleo 10W - 40 muito estável, mas acabei por achar um 15W - 40 muito bom por um preço muito pequeno (R$ 7,00). Pensei, então, que melhor seria trocar mais frequentemente este óleo de boa qualidade ao invés de gastar os tubos num óleo sintético e rodar mais tempo sem trocar.
Pronto, achei o óleo certo para mim.
Mas, realmente, o óleo mais fluido e não mais fino seria o ideal para a partida a frio da máquina. Digo isto pelo fato da noção de óleo fino ou óleo grosso enfrentar, na verdade, a questão da densidade g/cm³ de um lubrificante, ponto no qual todos os óleos são iguais.
Pois é, um óleo 20W - 50 tem densidade g/cm³ de 0,8. Curiosamente, um óleo 0W - 40 tem densidade de 0,8 g/cm³ também, o que me faz pensar que não existe óleo de motor mais grosso ou óleo de motor mais fino, mas sim óleo mais fluido (menos viscoso) e óleo menos fluido (mais viscoso).
Só que quanto menos viscoso na fase fria um óleo é, mais complicado fica encontrar um produto convencional quimicmente estável em uma faixa de viscosidade 40 a 100ºC, razão pela qual digo que a busca pelo óleo ideal envolve opções.
Um óleo mineral 20W - 40 realmente tende e a ser mais estável do que um mineral 15W - 40, mas, como postei antes, isto decorrrá de uma série de fatores dentre os quais destaco um que considero o principal: a qualidade da aditivação.
Um óleo mineral 20W - 40 com aditivação de melhoradores de índice de viscosdade de baixa ou péssima qualidade, sofrerá rápida perda de viscosidade ao se deparar com situações de maior demanda, ao passo que um 15W - 40 preparado para "sofrer", com aditivação de alto nível, manterá suas características físico-químicas mesmo após muitos esforços do motor.
Por isso e minha pção por um óleo de uso severo.
Se na moto, em função do câmbio e da embreagem, já sei que o lubrificante enfrentará esforços extras, preciso de um produto que seja feito para esforços maiores. Uma outra vantagem dos óleos para motores diesel de uso severo que observei é a melhor capacidade de disiparem o calor produzido pela máquina, o que, em última análise, é benéfico para a longevidade do conjunto.
Não sei qual será a tua opção de óleo, Sevla, mas fuja destes produtos com API muito defasado. Eles simplesmente não prestam diante da realidade dos nossos motores e acabam por acarretar desgastes prematuros, além de exigirem manutenção mais constante, com trocas a cada 1.000 kms, quando já não mais se apresentam em bom estado.
E moto gosta é de óleo bom, novo e muito limpo.
OK!?!

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30 Jun 2008 13:09 #23 por Sevla
Depois que descobri o SL só uso esse, tanto na moto como no carro.

Na moto eu usava o mobil preto SF se não me engano, até 1500 km não baixava nada(cumpriu o que é recomendado), mas se atrasar a troca um pouquinho começa a baixar o nivel.

Fiquei conhecendo o Yamalub SL, a yamaha recomenda a troca com 3000km com ele, e comecei a usar já na primeira troca deixei passar dos 1500km recomendado com o mobil, só pra testar fui até 2000km e nada de baixar oleo, deixei mais um pouquinho, 2500km e o nível continuou no mesmo lugar, então troquei com 2500km e não baixou o nivel de oleo, sinal que o oleo SL manteve suas caracteristicas por mais tempo que o outro SF, dai por diante não mudei mais.

Atualmente troco o oleo com 2000km, sei que poderia chegar aos 3000km que é o que o oleo garante, mas deixo essa margem de segurança e o motor agradece.

xt 225 sem destino
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30 Jun 2008 19:29 #24 por Xamã
É isso aí, Sevla!

Óleo bom é o SL.
O Yamalube (o Havoline Premium SL), por ter sido desenvolvido para funcionar em motores de carro e de motocicleta, parece ter um bom pacote de aditivos e parece ser resistente ao uso mais severo.
O negócio é sempre buscar o melhor para a motoca.
Se o Yamalube cumpriu com a sua função corretamente, você já encontrou o óleo ideal.
Mas, para não deixar as coisas muito paradas, experimenta uma hora dessas um bom 15W - 40 ou um 10W - 40 e observe como o funcionamento do motor fica melhor, mais "solto"...

Um abração!

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30 Jun 2008 21:22 #25 por Sevla
Estive no makro hoje e vi um oleo de marca VS 15w40 SL por apenas R$7,90,alguem conhece essa marca.

Tinha tambem o lubrax tecno de base sintética 15w40 SL por R$ 9,90

Será que funciona bem na moto? tô com vontade de usar na proxima troca da motoca, porque oleo com essa especificação só o motul sintético que custa mais de R$30,00.

xamã, voce disse que colocou um oleo 15w40 na motoca, ele é SL?, e quantos km já rodou com ele?

xt 225 sem destino
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01 Jul 2008 07:58 #26 por Xamã
Sevla,

tô usando o Lubrax Top Turbo, que é um óleo que repete as características do Shell Rotella T americano, ou seja, é um mineral 15W - 40 API CI - 4/SL multiuso, para uso severo em frota mista diesel/gasolina.
Já rodei 400 kms desde a última troca e não senti nada de diferente na motoca. Antes, rodei 3.000 kms com o Valvoline Durablend Synthetic, que é 10W - 40 e API - SM.
Até agora, tudo igual.
Paguei R$ 7,00 pelo litro do Lubrax.
Dentre os óleos que o amigo citou, eu ia de Lubrax Tecno.
Parce bom e barato, pois atende à ACEA A3/98 e é API - SL.
Deve rodar 2.000 kms com tranquilidade. Se quiser dar uma olhada no óleo que estou usando, verá que também é um bom produto. É usado até em trator!

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01 Jul 2008 16:23 #27 por Jonatas
Xamã, gostaria que você indicasse para o pessoal interessado no assunto, o melhor óleo na sua opinião(o que você usa atualmente), o preço e quantos KM podemos rodar com ele.
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01 Jul 2008 16:43 #28 por Xamã
Jonatas,

o óleo que considero o melhor, para as Suzukis, é o Motul 300v Factory Line, que é um produto cuja base é de éster (pertence ao grupo V), com gradação 5W - 40, API - SL, JASO MA.
O custo do óleo é de, aproximadamente, R$ 60,00 o litro.
Trata-se de um produto que tende a ser imbatível na redução de desgastes e na capacidade de manter inalteradas as suas propriedades físico-químicas, pois, devido à própria formulação, não necessita de aditivos melhoradores de índice de viscosidade e só contém aditivos de alto nível, de modo a suportar um faixa extensa de exigências.
Mas é caro e difícil de encontrar.
Daí, depois de muito pesquisa, eu ter encontrado o Shell Rotella T norte-americano, que vem desempenhando muito bem o seu papel lá no hemisfério norte.
Aí, pensei: "Bom, se eu conseguir um óleo qe repita as características do Shell Rotella T, deverei estar muito bem servido."
E foi isso que fiz.
Encontrei o Lubrax Top Turbo, um óleo mineral com gradação 15W - 40, API CI - 4/SL e que tem durabilidade de até 45.000 kms (uso rodoviário) em motores diesel que utilizem diesel com, no máximo, 0,5 ppm de enxofre.
Ou seja, é um óleo para frota mista (atende API - SL...) e que foi dimensionado para agüentar bastante esforço.
A minha dica é a seguinte: óleo 100% sintético é sempre melhor, desde que seja realmente sintético, ou seja, desde que pertença ao grupo de bases IV (polialfaolefinas) e V (ésteres). Assim, quem conseguir encontrar um óleo multiuso, para frota mista, com base 100% sintética, 15W - 40, 10W - 40 ou 5W - 40, com API - CI - 4/SL ou API - CJ - 4/SM, estará muito bem servido.
Eu estou usando o Top Turbo.
Há o Tec Turbo que parece ser muito bom, mas é um pouco menos avançado que o Top Turbo (ainda é CH - 4), apesar de ter aditivação sintética.
Os preços variam muito. Achei o Top Turbo por R$ 7,00 e o Tec Turbo por R$ 19,00, ms há quem consiga o óleo por coisa de R$ 6,00.
Veja bem: os óleos indicados não podem ser específicos para motor diesel. Devem ser de uso misto, para frotas com motor diesel e, também, a gasolina.
Óleo somente para motor diesel não serve!
OK!?!

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01 Jul 2008 20:19 #29 por BSM
Galera, pesquisando pela net achei um tópico bem interessante. Para quem pretende colocar o Top Turbo na moto vale a pena dar uma lida nas 4 págs.

Top Turbo - 4x4 Brasil

Vou procurar esse Top Turbo, se encontrar vai ser o próximo óleo que a Suzy vai experimentar.

B12 / Factor 125
BH / MG
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01 Jul 2008 20:43 #30 por Sevla
Xamã, esse top turbo por R$7,00 voce achou onde? em postos ou autopeças?

Estava olhando as caracteristicas tecnicas dele, é bem parecidos com o lubrax tecno, será a mesma coisa?

A única diferença que percebi é que o tecno é de base sintética e o top turbo é 100% mineral.

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