Caros,
Sinceramente eu acho que nós não devemos nos preocupar muito com a idéia que as pessoas fazem acerca de coisas que não entendem bem.
Normalmente, as pessoas que mais são contrárias a motocicletas são exatamente as pessoas que não possuem a menor noção acerca do veículo, categoria na qual usualmente se incluem em primeiro lugar a ala feminina de qualquer família: mães, tias, sogras, cunhadas, primas, esposa etc.
O segundo grupo, normalmente um pouco menos ignorante acerca de motocicletas, é representado por parcela da ala masculina: pai, tio, avô, cunhado, primo, etc.
Em relação ao primeiro grupo, normalmente se deve esquecer qualquer tipo de atividade persuasória, não há sequer como iniciar uma conversa porque a idéia pré-concebida é muito forte e argumentos racionais não vão funcionar.
Em relação ao segundo grupo, muito embora não seja diferente do primeiro, eventualmente haverá a possibilidade de discutir com base em critérios mais racionais, o que, se não convencerá tal ala ou elementos dessa ala, pelos menos serve para reduzir um pouco a tensão.
O fato concreto:
Moto é um veículo que, em caso de acidente, costuma maltratar mais o condutor e o eventual passageiro.
Em caso de colisão, por exemplo, usualmente as consequências serão graves mesmo.
Em caso de queda, as consequências variarão muito conforme a condição.
Cair devagar em uma estrada vazia costuma ferir mais o ego do que qualquer outra coisa ( estou pressupondo o uso de todos os equipamentos de segurança).
Cair numa estrada movimentada pode significar morte por atropelamento.
O que fazer para não entrar nas estatísticas?
Eu faço o seguinte:
Corredor entre os automóveis é algo que somente pode ser usado se os carros estiverem parados.
Passar entre dois carros em movimento é tentativa de suicídio.
Alcool é zero. Sequer um chopinho antes do almoço. Zero.
Curvas. Nunca realizá-las no limite.
De preferência, fazer as curvas bem abaixo do limite.
Máxima atenção ao trânsito para evitar freadas bruscas, pois o risco de colisão traseira sempre existe, cabendo considerar, ainda, que evita o risco de bater na traseira de alguém ou, ainda, ser prensado entre 2 carros.
Manter distância de caminhões e ônibus, por todos os motivos do mundo, especialmente em estradas com muito movimento.
Nunca cruzar uma rua sem se certificar se alguém vem na transversal, ainda que vc. esteja na maior preferencial da cidade e o semáforo esteja aberto para vc.
Há muitos anos um conhecido meu se acidentou no cruzamento da Rua da Consolação com a R. Maria Antonia, perto do Mackenzie.
Meu conhecido vinha pela Consolação e o semáforo estava aberto para ele, o que não impediu que um carro furasse o farol bem na frente dele.
Resultado: 2 meses de hospital.
Detalhe para quem não é de S.Paulo: no ponto da batida, a Rua da Consolação tem 5 faixas de rolamento em cada sentido. a R. maria Antonia mal comporta 2 carros lado a lado...
Máxima atenção para buracos, defeitos na pista, óleo, areia etc.
Evitar andar à noite.
Consultar o retrovisor de forma incessante e dar passagem para todo e qualquer maluco que esteja a pressionar, seja carro, moto, caminhão, ônibus, patinete etc.
Ufa...
Que eu me lembre agora é só.
Abraço
JF-GI