Valeu Diniz! Eu moro em Aracaju-SE. E por aqui custom são raras. Se aparecem são japonesas. As nakeds ou esportivas são maioria. Eu praticamente, estou remando contra a correnteza.
Se tivesse no mercado brasileiro eu iria de Dyna Wide Glide, pela posição de pilotagem. As pernas parecem ficar mais esticadas. A Blackline aparenta proporcionar a mesma posição, mas acho o banco dela muito cavado. Já na Dyna ficam mais dobradas. Tenho 1,83m, não sei como eu ficaria nela.
Li a resenha do Walves, postada pelo Diniz, e fiquei em dúvida em relação ao comportamento da moto. A Dyna, pelo que entendi, parece ser mais "agressiva" em termos de resposta de motor e som.
Mas como o Wolfmann disse, ainda tenho que sentar nelas e ver qual "veste melhor".
"Você não vê motos no estacionamento de um terapeuta."
Inicialmente, agradeço a ajuda de todos. Em razão da leitura das respostas, fui em busca de alguns mínimos testes iniciais.
Moto grande e pesada (HD Softail Classic) para um inexperiente. Pois bem... recebi a indicação de começar por uma BMW G 650GS e, depois de acostumado com uma moto mais fácil de pilotar, entrar para o mundo da Harley. Fui à concessionária da BMW aqui em Porto Alegre. Tive, na BMW, uma desagradável surpresa. Sou baixinho, tenho 1,60. Ao parar uma BMW G 650 GS numa sinaleira (farol/semáforo), não conseguirei firmar os meus pés no chão, a não ser inclinando a moto para um lado, coisa que não me inspira segurança, principalmente numa subida ou descida. Esse problema eu não tive com a Switchback, que o vendedor disse que teria praticamente a mesma altura da HD Classic em relação ao chão. Firmei bem os pés e senti segurança para não cair da moto. Tudo bem, ela é mais pesada que a BMW, e tem uma bolha maior (Classic), o que não sei se não traria mais instabilidade no guidão numa estrada em função da maior área de atrito com o vento. Mas firmar os pés no chão eu acredito que seja um requisito fundamental de segurança para parar, subir e descer de uma moto. Desisti da BMW. A vendedora disse até que poderia verificar uma possibilidade de rebaixar a moto, mas acho que isso seria mexer numa geometria cuidadosamente planejada. Então tive uma segunda idéia. Fazer um curso de pilotagem, após tirar a habilitação para moto e ficar com uma carteira AB. Depois, pegar uma grande e pesada Harley de cara mesmo. Acho que a altura da BMW significaria um meio de morte e não um meio de transporte e de diversão. Como quero viajar, preciso de espaço. Os alforges de couro não são seguros (qualquer um abre). Que alforges podem ser usados ali, nas laterais, com boa capacidade de carga (litragem) com uma fechadura segura? E qual seria a capacidade máxima? E o que é grande o suficiente para colocar atrás do banco do carona? O Wolfmann, no blog, disse que, para viagem, ainda seria necessário trocar punhos e pedaleiras. Por quê? E o que é a churrasqueira? Terei, ainda, que trocar as rodas para ter um pneu sem câmara? O folder que recebi na loja cita a moto com pneu com câmara. E quanto custariam todas essas alterações? Puxa... a Heritagem Softail Classic, sem mudar nada, já é bem cara...
Espero não estar torrando a sua paciência com perguntas tão básicas, mas, definitivamente não me senti seguro ao montar numa G 650GS. Wolfmann, vou dar uma olhada na outra Harley que você indicou. Mas... creio que a suspensão não é do tipo "rabo de peixe", horizontal. Estou certo? Por isso que você disse que precisaria verificar a suspensão para as viagens?
Obrigado a todos pela ajuda.
Se indicarem outra moto OU algum possível rebaixamento, com segurança, SEM MEXER NA GEOMETRIA/CICLÍSTICA da BMW 650 GS, para não começar com uma Harley grande e pesada, agradecerei a dica e visitarei as concessionárias.
A Rt é mais alta do que a 650gs, resolvi o problema com o banco mais baixo, voce opção do original da bmw, ou procure o Pedrinho que ele resolve isto com facilidade, o Alfredo tem uma GS não é muito alto e se vira na boa.
A grelha é aquela grade instalada sobre a mala traseira que na hd chamam de tourpak e na bmw de topcase.
Tive várias motos com bolsas de couro, a ultima foi a road king, fiz longas viagens e posso dizer que nunca vi muita necessidade de chaves, nunca mexeram, se tive melhor, mas não leve este quesito como fator de decisão na compra.
Capacidade? nem idéia, para homens sobram espaço, com mulher sempre vai faltar... a unica que vai ficar mais confortável neste quesito vai ser a EG, embora ela oerca feio para a RT.
Não entedi exatamente o tal "rabo de peixe" e mesmo raiada que eu me lembre a rk era sem camera, nunca me preocupei muito com isto.
abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
B.Pinho escreveu: Valeu Diniz! Eu moro em Aracaju-SE. E por aqui custom são raras. Se aparecem são japonesas. As nakeds ou esportivas são maioria. Eu praticamente, estou remando contra a correnteza.
Se tivesse no mercado brasileiro eu iria de Dyna Wide Glide, pela posição de pilotagem. As pernas parecem ficar mais esticadas. A Blackline aparenta proporcionar a mesma posição, mas acho o banco dela muito cavado. Já na Dyna ficam mais dobradas. Tenho 1,83m, não sei como eu ficaria nela.
Li a resenha do Walves, postada pelo Diniz, e fiquei em dúvida em relação ao comportamento da moto. A Dyna, pelo que entendi, parece ser mais "agressiva" em termos de resposta de motor e som.
Mas como o Wolfmann disse, ainda tenho que sentar nelas e ver qual "veste melhor".
se a Wide Glide te "emociona", coloque a Fat Bob na lista.
Lá no blog, você cita um custo de R$ 0,46 por km rodado. É isso mesmo que eu entendi? Na sua HD, se rodar 10.000km num ano, você gasta R$ 4.600,00 em manutenção? Acho que entendi errado. Seria um alto custo anual, considerando 10.000km rodados nesse período. Mas... aguardo.... Bom... estou curioso para ver a Heritage Custom chegar na concessionária em Porto Alegre. Verei mais atentamente as outras que você comentou lá no blog.
Abraço. Mais uma vez, MUITO OBRIGADO.
Uma vez, disseram que a suspensão da Heritage Classic era do tipo "rabo de peixe", horizontal. A explicação que recebi é que esse tipo de suspensão é mais macia e melhor do que a comum, fator que aparece mais ainda em viagens. Mas, sobre a 650GS, achei muito bonita a moto. Acredito que seja ótima mesmo... manoplas aquecidas, protetores para as mãos, freios ABS (segurança diferenciada) e boa capacidade para carga com carona e tudo. Vi bauletos da GIVI em alumínio, intercambiáveis, que ficam um show. A questão é a altura do solo mesmo. Quem é o Pedrinho de quem você falou? Você e ele são de Porto Alegre?
Gostaria de ir à oficina dele para conversar sobre a questão do banco, a altura do solo e outros pontos. Quem sabe a minha frustração com a 650 pode ser superada....
Sorry thiago, não havia visto que você é do RS, o Pedrinho Bancos que fica em SP desenvolve alguns produtos ou faz ajustes no seu próprio banco, se preferir no momento certo combine com o filho dele o Kenny como fazer para acertar isto.
A BMW tem o banco mais baixo, se for como o da RT abaixa 4cms, parece pouco, mas não é, dá para plantar bem o pé, tendo mais saco você pode trazer o banco da sargent ou da Corbin, que inclusive uso na minha.
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
thiago, nunca ouvi falar deste termo "rabo de peixe" deve ser mais regional, o termo correto é softail que indica a familia de motos que tem um unico amortecdor traseiro no centro e abaixo do paralama geralmente. Esta é a configuração mais macia acho que só perde ou se equipara aos amortecdores a ar das touring....
abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Amortecedor na horizontal?Não conheço por esse nome rabo de peixe, mas o exemplo que eu lembro é o amortecedor da MT-03, que fica deitado e deslocado pra direita.
Mas nas Softails ele não é tão deitado daquele jeito, e é centralizado.
De qualquer forma, amortecedor pra que?Com comandos no meio dá pra subir nas pedaleiras igual motocross.
A BMW G650 GS já é bem baixa e o banco original é estreito, não sei se a BMW tem banco rebaixado para ela.
Se ficou interessado, sugiro que visite a marca BMW aqui do motonline, onde tem vários comentários sobre essa ótima mota. Aqui, a maioria da turma é anti-BMW, e mais ainda anti-G650GS, por ser montada na Dafra e ter motor chinês. Mas eu continuo recomendando!
Abs.
Alfredo
Harley Fat Boy preta 2008
BMW G-650GS branca 2011
São Paulo
wbugno escreveu: thiago, nunca ouvi falar deste termo "rabo de peixe" deve ser mais regional, o termo correto é softail que indica a familia de motos que tem um unico amortecdor traseiro no centro e abaixo do paralama geralmente. Esta é a configuração mais macia acho que só perde ou se equipara aos amortecdores a ar das touring....
abrx
Uma pequena correção: a suspensão softail da harley possui 2 amortecedores, posicionados abaixo do bloco do motor.
Abç
JF
Lá no blog, você cita um custo de R$ 0,46 por km rodado. É isso mesmo que eu entendi? Na sua HD, se rodar 10.000km num ano, você gasta R$ 4.600,00 em manutenção? Acho que entendi errado. Seria um alto custo anual, considerando 10.000km rodados nesse período. Mas... aguardo.... Bom... estou curioso para ver a Heritage Custom chegar na concessionária em Porto Alegre. Verei mais atentamente as outras que você comentou lá no blog.
Abraço. Mais uma vez, MUITO OBRIGADO.
TIAGO
Tiago, hoje o meu custo de uso é de R$0,46/km rodado. Esse custo está incluindo todas as modificações que fiz na moto, além das manutenções. Minha Fat ao longo desses seis anos trocou escape, filtro de ar, comprei um SERT (versão antiga do SEPST) para regular a injeção conforme o meu jeito de pilotar e para adequar ao Stage I (ponteira e filtro esportivo), já trocou pneus (atualmente está no terceiro dianteiro e segundo traseiro), fez manutenção preventiva da troca de tensores da corrente de comando, além de um novo banco, sissy bar, highway pegs, nova capa de farol e faróis auxiliares.
Se formos computar apenas o gasto com manutenções esse valor cai muito. Por exemplo, na última revisão gastei cerca de R$1200,00 com a troca da linha de freio, o que deixa a moto com custo de manutenção de R$ 0,16 para os últimos 8000 kms. Para rodar os 8000 kms entre os 16000 e 24000 kms, a revisão custou menos da metade (R$520,00 salvo engano), o que deixa o custo de manutenção em R$ 0,07/km rodado.
Cada 8000 kms é uma estória diferente e achei válido apropriar o valor das modificações que fiz para deixar a moto do jeito que eu uso.
Comprando a sua moto, te garanto que você vai encontrar alguma coisa para modificar e agregar ao valor das manutenções. Do mesmo jeito, não aproprio o custo de propriedade (IPVA e seguro), nem a depreciação anual. É apenas um indicador porque muitos consideram a manutenção das HDs cara, mas consegue ser mais barata que diversas marcas premium que rodam por aí.