Minha opinião da garupa da 883 é anterior às minhas jamantas... já andei de garupa de Teneré (consegue ser pior que a 883), de ML 125, de Shadow 600, de Virago 535... com certeza ela é melhor do que as pequenas pela estabilidade da moto, mas perde para todas as outras... para viagens curtas, 100 km até dá para encarar... chegar até Jaguariuna já é sofrido... rodar 400 km... nem pensar...
O q na teoria faria a Dyna ter um desempenho superior ao da elevtra, o q e verdade até uma certa velocidade, mas em velocidades maiores a aerodinamica conta muito e pode ser a a bolha da electra compense essa diferença.
Pois é.
E será por que que a relação da sexta marcha da Dyna é mais longa que a da electra (2,79 contra 2,875) ?
PS: A Electra tem uma área frontal infinitamente maior que a da dyna, o que causa uma resistência aerodinâmica bem maior.
O que eu quero dizer é que obviamente a dyna vai acelerar muito mais e ter uma velocidade final bem maior que a eletra (ou as leis da física caíram por terra, para arrepio de George Cayley e outros mestres)
Abraços.
PS2 : Dyna e Electra com motor TC - 96. Como TC 103 ou 110 pol³ Leoclima2011-09-14 19:14:31
A Dyna é uma moto muito divertida de pilotar...acho que nela você realmente sente o torque do Big Twin.
A Dyna é outra filosofia das softails ou tourings...não entro no mérito de qual é melhor ou pior, apenas digo que ela é diferente e muito customizável.
Brinco que a FXD é uma Sportster 1600. A minha está com seca de 6" da street bob, comando avançado e banco solo, ou seja, vento na cara e no peito...em uma reta longa já cheguei a encostar o ponteiro nos 200km/h mas não foi feita para andar nessa velocidade.
Digo que ela é 60/40...60% cidade e 40% estrada...eu particularmente acho que ela não é legal para garupa, se for viagem curta, rolezinho na cidade ok. Para melhorar o conforto pode-se colocar um banco melhor, plataformas traseiras e encosto, mas a suspensão vai judiar...dizem que melhora colocando o amortecedor a ar da Road King.
Para garupa e conforto na pilotagem é melhor já pensar em uma Softail que eu considero 50/50 boa para pilotar na cidade e na estrada...menos a Fat Boy, pois, não foi feita para ter bolha, alforge e nem encosto...por isso existe a Heritage, imagina o Wolverine ou o Schwarzenegger pilotando uma Fat com bolha, encosto e alforge?kkkk (a galera vai me matar..rsrsrs)
As Sportsters considero 70/30..70% cidade e 30% estrada, ou seja, é um T pra quem pilota ela na cidade, mas na estrada fica devendo um pouco se comprada as Big Twin.
Já as tourings são 30/70...30% cidade e 70% estrada...moto para quem roda na estrada sempre e não anda muito na cidade...outro mundo!
Essa é apenas a minha opinião tentando simplificar para quem não conhece muito as HD's...desculpem as brincadeiras...hehehe
Agora é torcer para ser o dono do lance vencedor na assembléia do consórcio, e se isso ocorrer, muito provavelmente semana que vem já estarei com a danada
E ai poderei postar as primeiras impressões sobre a moto, e as impressões da patroa sobre a garupa hehehe
É isso aí!! a próxima Original está no meu nome e pode ser no seca suvaco !! Bacana o site!! passei em frente milhares de vezes e nunca vi esse lugar !! Várias pessoas no trabalho (que não curtem rock nem moto) passaram em frente, viram e comentaram comigo!! kkkk
Eu vou normalmente no Le Macchinari, que é o que comentei que fica no 26 da Raposo.
Mas demorou!! Agora que está para vir a 883 do Guto é mais um motivo pra tomarmos uma !!!
Sab. a tarde vou estar por alí, que vou levar a shadow pro primeiro interessado... então já da pra emendar e molhar a garganta no seca suvaco!! Bora???
Ah...Mandei um email pro cara da Heritage 2006 vamos ver o que rola da conversa...
Um abraço pessoal !!
Leoclima escreveu: Pois é.
E será por que que a relação da sexta marcha da Dyna é mais longa que a da electra (2,79 contra 2,875) ?
PS: A Electra tem uma área frontal infinitamente maior que a da dyna, o que causa uma resistência aerodinâmica bem maior.
O que eu quero dizer é que obviamente a dyna vai acelerar muito mais e ter uma velocidade final bem maior que a eletra (ou as leis da física caíram por terra, para arrepio de George Cayley e outros mestres)
Abraços.
PS2 : Dyna e Electra com motor TC - 96. Como TC 103 ou 110 pol³
Vc saberia dizer qual o cx das duas?
Nem sempre um maior volume representa uma maior área frontal, o formato da bolha pode direcionar melhor o vento e acabar tendo um cx similar ao do vento batendo direto no peito do piloto.
Eu não sei se foi teste em pista ou em dinamometro, mas esse mes tem um comparativo entre ultra electra, k1600 gtl e gl1800 e nos dados de velocidade máxima a electra supera os 230 Km/h
Já comentei isso em outro post, acho que quem quer andar em velocidades tão elevadas e reclama das H-D
ou das custons em geral, precisa rever os conceitos e partir para uma bike.
Edu3d, a sua também está quase, é só cruzar ros dedos para conseguir vendê-la logo!
calma pessoal.. eu não quis dizer q era pra andar a 230Km/h na electra..
na verdade tb acho q não se deva andar nessa velocidade em moto nenhuma.. nem em carros..
só postei os dados q estavam no comparativo.. pelas informações a Electra tem capacidade de atingir essa velocidade.. mas acho bem dificil alguem realmente andar assim fora de uma pista de provas ou um autodromo e por um periodo muito curto de tempo..
e precisaria saber como eles chegaram nesses valores.. pois na mesma revista a uns meses atrás tinha o comparativo das custons nacionais.. Dyna - 883 - Shadow - Mid - Vulcan - mirage 650
e no grafico de velocidades por marcha, mostrava q a Dyna chegaria a 243 Km/h em sexta marcha... mas na tabela de velocidades máximas.. a Dyna atingiu 173Km/h reais..
uma coisa é fazer apenas cálculos matematicos com a rotação de máxima potência e a relação de transmissão e dizer q a moto atinge 243Km/h na ultima marcha na rotação de máxima potencia.. outra é por a moto na estrada e ver o que ela realmente é capaz de fazer.. pois no papel não tem peso do piloto e nem vento contra pra segurar a moto..
no dinamometro é capaz da moto atingir os 243Km/h.. mas na estrada não vai chegar nem perto disso.
mas no resumo do resumo.. pra mim qualquer velocidade acima de 120Km/h é exagero.. pois já não dá pra apreciar a paisagem da estrada.