Devido ao formato do tubo de ar, fazendo esse afastamento irá facilitar a passagem do ar, fazendo com que o ar entre em uma proporção mais adequada, isso aumenta a potencia e diminui o consumo.
Pessoal, comprei uma Intruder 2008, e ontem peguei a 1° BR. A moto não têm nem 150KM rodados. Então eu consegui, de fato, testar a moto, e, resumindo a ópera: não gostei, achei a moto muito "amarrada", parecia que não andava.
Bom, sei que é nova; sei também sobre o amaciamento, etc. Mas com esse macete poderia a moto ser beneficiada, ficando mais "esperta"?
kolinus escreveu: Pessoal, comprei uma Intruder 2008, e ontem peguei a 1� BR. A moto n�o t�m nem 150KM rodados. Ent�o eu consegui, de fato, testar a moto, e, resumindo a �pera: n�o gostei, achei a moto muito "amarrada", parecia que n�o andava.
Bom, sei que � nova; sei tamb�m sobre o amaciamento, etc. Mas com esse macete poderia a moto ser beneficiada, ficando mais "esperta"?
Amigo kolinus, com certeza com essa kilometragem a Intruder vai ainda estar "amarrada"!
Mas, pra desamarrar, creio eu, temos que seguir as recomendações do amaciamento, assim estaremos "desamarrando" a mesma aos poucos.
Macetes como o do tubo eu julgo serem importantes serem postos à prova após o amaciamento.
eu sempre afirmo que o macete pode ser feito em qualquer momento (poderia sair da loja, assim). Mas é importante frisar que o próprio usuário deve cuidar do amaciamento, independente disso.
Se fizer o macete com ela 0 km, deverá amaciar o motor do mesmo jeito que se não fizesse. O macete vai influir positivamente na força do motor nessas rotações que são as indicadas para o amaciamento... isso, em geral, até facilita o uso da moto nesse período, pq ela se torna mais fiel ao que se comanda no acelerador.
Quanto ao tubo condutor, a configuração dele acaba provocando uma zona de ar meio rarefeito bem numa entrada de ar que há no carburador (a entrada de ar do circuito da baixa, no carburador mecânico -Yes, e Intruder a partir do mod. 2007). Quando se afasta o tubo, o ar ainda tem a tendencia de seguir colado no perfil da parede interna do tubo, e porisso consegue estar mais presente naquele ponto. Não é exatamente uma "restrição"... é uma interferência, ou influência do tubo.
Vou fazer isso assim que possível. Daí posto os resultados.
JDuarte, essas réguas fantásticas que tu tens comprastes onde?
[]s!
edit: tentei fazer, mas coloco tudo certinho e no final o tubo volta pro lugar de antes, sozinho. Aperto a maldita abraçadeira e não adianta nada
Meu ajudante quase se suicidou, junto comigo...
Pelo menos aproveitei tuas dicas para regular a lenta. Engraçado, quando deixava para a revisão pedia pra botar em 1500rpm e os caras insistiam em deixar em 1000rpm. Quando falei que no manual dizia 1500, fingiram que não ouviram! Regulei a lenta e a mistura, a motoca ficou mais esperta... e em 1500rpm certinho. Agora quero ver o consumo!
Ainda nem tirei minha carteira ainda e já to de olho no tutorial, me mordendo pra não sair desaparafusando tudo na trudinha...
minha dúvida é o seguinte, alguem poderia me explicar detalhadamente o que o macete do tubo melhora na moto, estou tentando explicar para uma amigo meu(quase mecânico) o pq de fazer o macete na moto dele.....(antes de fazer na minha, pra ver se dá certo hahahahah) e naum to conseguindo...
Concordo totalmente com a idéa dos tópicos fixos dos tutoriais básicos(regulagem da embreagem,freios,lubrificação)
ajundando quem passa o dia todo tentando aprender algo novo lendo o forum! ahhahaahhaa
João, a régua que vc se refere era do meu pai, eram muito populares na década de 60 e 70. Na sequência de fotos tem o "paquímetro", uma ferramenta de medição.
DaniEEl, heehehehe... valeu saber desse incentivo!
Em palavras simples, o formato do tubo condutor faz uma parte do carburador não conseguir trabalhar adequadamente, e porisso essa parte acaba produzindo uma mistura ar/gasolina em proporção errada, e isso se percebe através de uma falta de força nas baixas/médias rotações... saídas de esquinas por exemplo, e subidas, são pontos fracos das Yes e Intruder, que melhoram bastante depois de alterada a posição do tubo...