Macete do tubo - TUTORIAL

19 Jun 2007 07:17 #16 por Mixa
Respondido por Mixa no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Olá JD!!! Sensacional este tutorial! Parabéns!


Então, eu imprimi todos os passos do macete do tubo, bem como todas as regulagens; a minha é uma intruder 2003,e eu, vendo as quilometragens que vocês fazem com um litro, tenho tentado alguns ajustes pra poder chegar "menos longe" de vocês: a minha faz 23km/l... agora aqui acima vi vc respondendo pro Eddy, que o que vale pras nossas "jovens senhoras" é o macete não a regulagem do carburador, certo? Efetivamente, o consumo vai ser otimizado com este procedimento? Já li "trocentas" vezes sobre o macete, mas daí pintou esta dúvida sobre a minha moto: por ser mais velha, ela era gastona assim mesmo? (Eu peguei ela agora em Março deste ano - eu sei, eu sei, devia ter comprado uma zero ao invés de pegar uma 2003, mas a negociação foi favorável (eu achava) e achei vocês aqui só em Abril...) Me dá uma luz aí, grande mago! rsrsrsr...


Grande abraço!

O melhor despertador do mundo é o Sol refletindo nos cromados...

Jundiaí - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2007 12:34 #17 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
opa, Mixa...


o consumo depende de um conjunto de coisas e de procedimentos... entre eles, está obrigatóriamente um sistema de alimentação bem acertado. Um exímio condutor (putz, que velharia... hahahahahha) fará um consumo claramente melhor na moto bem acertada do que na mesma moto sem estar assim, para o mesmo tipo de condução... isso é meio óbvio, né?


Então, indepentente do condutor está o sistema de alimentação. O macete visa corrigir parte da mistura que o carburador produz. Nessa correção, já há um desempenho melhorado, em algum aspecto, simplesmente pelo fato de eliminar um excesso nessa mistura. No caso da Intruder com carburador a vácuo, o principal circuito afetado pela configuração do tubo, é o da alta, o circuito onde a agulha do pistonete atua (no caso do carburador mecânico, é o circuito da baixa, o do giclê piloto).


É depois disso que entra a mão do bom condutor, que vai aproveitar melhor o acerto do motor, tanto para obter mais rendimento quando precisar, como obter menor consumo quando desejar...


Então, respondendo: o macete deve realmente diminuir o consumo da sua moto... não dá para afirmar "quanto", pq há muita variação no comportamento das motos... a ex- do Elio, por exemplo fazia médias acima dos 40... a do Thales, no entanto, permanece nos 30 e alguma coisinha. Sei que ambos tinham uma tocada diferente, um do outro... as duas estavam com os acertos praticamente iguais (eu os fiz). Mas a exemplo do que tenho visto nas Yes e Intruder (novas), até mesmo um único milímetro a mais ou a menos no afastamento do tubo condutor, produz diferenças...


Mandaaa...


* opis, abraço também!...
Jduarte39252,6493171296

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2007 17:53 #18 por Mixa
Respondido por Mixa no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Valeu JD, vamos "dar uma afastadinha" do tubo então e fazer essa jovem senhora render mais; obrigado pelas dicas mais uma vez! Ah! Eu não posso deixar passar...e antes que o Kuila pergunte, a tocada tem sido em média na faixa dos 60km/h à 5000rpm...rsrsrsr...(abraço Kuila!) Grande abraço pra você também, JD! Mais uma vez, muito obrigado!

O melhor despertador do mundo é o Sol refletindo nos cromados...

Jundiaí - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jul 2007 16:47 #19 por panda_steel
Respondido por panda_steel no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
E ai kulia preciosas informacoes essas sobre melhoras no carbura.oce tem alguma receita de veneno pra fazer a yes andar uma cara a mais.O todo da moto me agrada mas o desempenho tem judiado tenho um modelo 2007 e nao me emporto com o consumo se piorar se tiver manda ai valeu!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jul 2007 22:37 #20 por Rgosilva
Respondido por Rgosilva no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Jduarte, talvez vc esteja careca de tanta pergunta sobre esse famoso afastamento de tubo, mas pra mim essa história eh novidade: Tenho uma intruder 07/07, 2000km rodados, e ela vai bem, obrigado. Pelo menos ate a primeira revisao, q depois caiu um pokinho o desempenho dela (vai entender esses "representantes" da Jtoledo...)


Mas ai vai a pergunta: No que isso muda na moto? Aumenta desempenho? Reduz consumo? Os dois? Nenhum dos dois? Tudo ao contrário? Tenho um interesse danado de fazer na minha moto, mas keria mais informações... Plz, me da uma luz!


(Ps: Se vc for careca mesmo, foi mal... não era minha intenção... )

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jul 2007 19:50 #21 por Dubas
Respondido por Dubas no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Oii Jduarte

Bem fiz tb uma cópia para mim do Macete do Tubo, pena que o descobri tarde demais, pois semana passada levei minha Yes para revisão dos 3000Km, e novamente reclamei do problema dos dias frios, acredito que devam ter mexido no carburador, pois o primeiro sinal foi hoje de manhã, pois quando a ligo com o afogador ela ficava perto dos 4000 RPM, agora não passa dos 2000RPM e fica quadrada, dai morreu e deu o q falar para faze-la pegar. Depois rodando durante o dia, me deu a impressão de estar de melhor para andar, e levantei a lentapara 1500RPM. Hoje já comprei a mangueira transparente, e este fim de semana vou espalhar o carburado em cima da mesa. Nesse primeiro tiro não irei fazer 100% o macete, farei só a regulagem conforme indicado, também não vou alterar a agulha do pistonete, farei os testes para ver o q ganho.

Obrigado por partilhas suas descobertas conosco


Sem querer ser chato, mais não entendi muito bem no que influência o levantamento da agulha do pistonete, qual a relação entre consumo e desempenho??

Um abraço
João Tadeu39294,964525463

YES Preta 07/07

Curitiba

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jul 2007 21:21 #22 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
JDuarte mais uma dúvida, não teria como colocar os glicês da Yes na Intruder para aumentar um pouco o desempenho?? ou isso é besteira e só iria aumentar o consumo e causar problemas???

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Jul 2007 17:43 #23 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Guilherme, os dois motores têm várias diferenças. Se tiver a oportunidade de olhar a cabeça do pistão de ambas (retirando a vela e girando o motor lentamente, e com uma lanterna), verá que são diferentes. E, pelo que sei, os dutos de admissão e de escape, no cabeçote, também são.


O giclê da Intruder nova é 97,5... o da Yes é 100. Vc até pode tentar esse giclê, mas já estará enriquecendo a mistura, permitindo maior passagem de gasolina, mas sem o correspondente aumendo de ar.


Entratanto, há outra coisa que pode ser experimentada: o CDI da Yes.


As curvas de avanço das duas são razoavelmente diferentes.


** falha minha!... :


Dubas, não percebí seus posts, mas vou respondê-los depois, fiquei atrasado novamente.
Jduarte39283,8656134259

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jul 2007 12:54 #24 por wilcox
Respondido por wilcox no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
fiz esse macete do tubo e minha yes esta com mais velocidade final mas a aceleração diminuiu muito

"Coragem é a sua de ver a vida passar dentro de casa!"(José Albano)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jul 2007 10:39 #25 por rvcezar
Respondido por rvcezar no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
porque esse tópico não pode ficar fixo?????

e seria legal ter outros tutoriais fixos também para iniciantes...

tipo, fazer um tutorial de como regular a embreagem... ou de como regular o freio... coisas desse tipo que no final virão básicas.... tá certo que tem no manual mas aquele manual é muito ruim...

ou um tutorial sobre limpeza e manutenção da intruder especificamente... e outro da YES especificamente... coisas assim...

sinto falta desses tutoriais e fixos no site também...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jul 2007 13:27 #26 por LordFusion
Respondido por LordFusion no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
JDuarte, fiquei curioso com um fato, vc disse que os caras da Suzuki deve ficar p. da vida por vc fazer esse macete e não mostra a eles por nada e ainda mais depois do que aconteceu quando vc tentou mostrar pessoalmente.


O que aconteceu??? Fiquei curioso!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jul 2007 14:57 #27 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Lord, a pergunta ficou meio confusa...


Mas comento a situação assim: comprei uma Yes 2005, saindo de uma YBR 2004/2005... a Yes não tinha força, não desenvolvia bem nem em descida, e gastava bastante para uma 125, mesmo em amaciamento ainda!!. Com a experiência que tenho nisso, foi rápido perceber que o motor trabalhava com um baita excesso. Depois de alguns meses é que fiz o macete. E o resultado foi tão bom, que ingenuamente eu quis informar a montadora sobre isso, achando que eles se beneficiariam bastante dele, já que a moto já tinha fama de beberrona e de não andar bem. Não me deram atenção alguma.


Aí mandei para 2 ou 3 sites na internet, e o Motonline foi o que publicou a dica.


A partir daí, houve uma barulheira danada, dos donos de Yes e Intruder experimentando a dica, e começando a reclamar com a montadora, já que essa coisa simples mudava bastante o comportamendo das motos, para melhor. Ao mesmo tempo, as concessionárias sempre tendo dificuldade de acertá-las. "Essas motos bebem sim, e são fraquinhas mesmo!"... é o que muitos ouviram nas oficinas autorizadas, inclusive eu, onde comprei a minha.


Mas ao invés de se aproveitarem desse novo conhecimento, puseram dois pseudo-engenheiros (só consigo designá-los assim) para desafiar e combatê-lo, um veio aqui me ofender na seção de cartas dos leitores, e o outro parece continuar desesperado, ainda, para que as pessoas não acreditem nesse benefício. Foi logo após essa carta de um engenheiro que eu tentei ser recebido pessoalmente na J.Toledo. Ficou tudo combinado com aquele que penso que era o tal engenheiro, e no dia em que fui lá, fui recebido por uma outra pessoa, visivelmente constrangida, no outro lado da rua!... eu não fui recebido na empresa.


E não houve evolução desde então. Mudaram algumas coisinhas no carburador, melhorando um pouco, trocaram o da Intruder, mas o tal tubo permanece lá, atrapalhando. E o macete continua prá todo lado, ajudando. Já tem Yes 2008 maceteada e melhorada, pessoal!... Como eu disse desde o início, é uma solução paliativa, que felizmente e infelizmente continua funcional. Felizmente porque funciona, e infelizmente porque já não deveria mais ser necessário.


Eu larguei mão de pensar que ia ajudar essa montadora, mas não larguei de ajudar os que querem experimentar a melhoria. Afinal, eu lhes oferecí isso, depois de ser recusado pela montadora.


O porquê dessa resistência deles?... eu não sei... mas queria muito saber.


Ah, e eu já mostrei esse macete em duas concessionárias.


hã... respondí o que vc queria?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jul 2007 15:31 #28 por LordFusion
Respondido por LordFusion no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Sim..sim..sim...


Respondeu e muito bem respondido. E como isso fica aquele velho pensamento de esse país poderia ser muito melhor se algumas pessoas não se importassem apenas com o próprio rabo. Acho incrível essa dedicação, e vejo isso por toda parte, tanto aqui num fórum de motos quanto nos fórum que falam sobre computadores (que é minha área). E quando aconteçe algo como você relatou temos empresas que simplesmente ignoram tais descobertos, conhecimentos, etc..etc...Quando uma coisa dessa poderia beneficiar e muito não só a empresa mas tudo que está relacionado a ela e a seu produto.


Mais uma vez parabéns, e esperamos que um dia a J. Toledo - Suzuki do Brasil, tenha visão de futuro e não de paternalismo que vive esse Brasilzão...


Abraços...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2007 18:48 #29 por wilcox
Respondido por wilcox no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Sera que existe alguem aqui em bh pra me ajudar com esse macete? Ta dificil pacas

"Coragem é a sua de ver a vida passar dentro de casa!"(José Albano)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2007 18:04 #30 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Wilcox,


já conseguiu acertar sua carburação?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.320 segundos