Lord, a pergunta ficou meio confusa...
Mas comento a situação assim: comprei uma Yes 2005, saindo de uma YBR 2004/2005... a Yes não tinha força, não desenvolvia bem nem em descida, e gastava bastante para uma 125, mesmo em amaciamento ainda!!. Com a experiência que tenho nisso, foi rápido perceber que o motor trabalhava com um baita excesso. Depois de alguns meses é que fiz o macete. E o resultado foi tão bom, que ingenuamente eu quis informar a montadora sobre isso, achando que eles se beneficiariam bastante dele, já que a moto já tinha fama de beberrona e de não andar bem. Não me deram atenção alguma.
Aí mandei para 2 ou 3 sites na internet, e o Motonline foi o que publicou a dica.
A partir daí, houve uma barulheira danada, dos donos de Yes e Intruder experimentando a dica, e começando a reclamar com a montadora, já que essa coisa simples mudava bastante o comportamendo das motos, para melhor. Ao mesmo tempo, as concessionárias sempre tendo dificuldade de acertá-las. "Essas motos bebem sim, e são fraquinhas mesmo!"... é o que muitos ouviram nas oficinas autorizadas, inclusive eu, onde comprei a minha.
Mas ao invés de se aproveitarem desse novo conhecimento, puseram dois pseudo-engenheiros (só consigo designá-los assim) para desafiar e combatê-lo, um veio aqui me ofender na seção de cartas dos leitores, e o outro parece continuar desesperado, ainda, para que as pessoas não acreditem nesse benefício. Foi logo após essa carta de um engenheiro que eu tentei ser recebido pessoalmente na J.Toledo. Ficou tudo combinado com aquele que penso que era o tal engenheiro, e no dia em que fui lá, fui recebido por uma outra pessoa, visivelmente constrangida, no outro lado da rua!... eu não fui recebido na empresa.
E não houve evolução desde então. Mudaram algumas coisinhas no carburador, melhorando um pouco, trocaram o da Intruder, mas o tal tubo permanece lá, atrapalhando. E o macete continua prá todo lado, ajudando. Já tem Yes 2008 maceteada e melhorada, pessoal!... Como eu disse desde o início, é uma solução paliativa, que felizmente e infelizmente continua funcional. Felizmente porque funciona, e infelizmente porque já não deveria mais ser necessário.
Eu larguei mão de pensar que ia ajudar essa montadora, mas não larguei de ajudar os que querem experimentar a melhoria. Afinal, eu lhes oferecí isso, depois de ser recusado pela montadora.
O porquê dessa resistência deles?... eu não sei... mas queria muito saber.
Ah, e eu já mostrei esse macete em duas concessionárias.
hã... respondí o que vc queria?