Macete do tubo - TUTORIAL

24 Maio 2009 19:09 #421 por dassantiago
Respondido por dassantiago no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
caros amigos tem alguem de ssa ba que ja fez o macete? onde fez? por favor me informem pois nao tem nehum mecanico aqui de ssa que saiba desse macete e eu nao tenho coragem de fazer pois tenho medo de danificar alguma coisa

Diego Santiago

suzuki yes azul ou zuleica

Salvador BA

nao patrocino o crime só compro pecas em lojas e com nota fiscal

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2009 19:44 #422 por haru
Respondido por haru no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
tem 3 videos no youtube onde está bem explicado...assiste lah e cria coragem...ou mostra pro mecânico!

uma dúvida, no video, o JD não faz aquela "parada" do nivel da gasolina na mangueira, isso é um "tira teima" pra ver se as voltas do parafuso foram bem reguladas?

Butantã, São Paulo/SP.



NÃO COMPRE PEÇAS ROUBADAS!!!



Intruder 08/09 - "Naomi" (Campbell)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2009 19:58 #423 por dassantiago
Respondido por dassantiago no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
baixei os videos e converti os mesmos pro celular vou mosttrar pra algum mecanico pra ver belz.. obrigado pela dica

Diego Santiago

suzuki yes azul ou zuleica

Salvador BA

nao patrocino o crime só compro pecas em lojas e com nota fiscal

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2009 20:51 #424 por haru
Respondido por haru no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
disponha! tem que fazer o corte do "sei lah o que" que ele nao mostrou tbm, imprima o tutorial e leve tbm.
(manjo nada de moto! to começando a aprender)

Butantã, São Paulo/SP.



NÃO COMPRE PEÇAS ROUBADAS!!!



Intruder 08/09 - "Naomi" (Campbell)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2009 21:09 #425 por haru
Respondido por haru no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
retentor!! hahaha....vi agora revendo o tuto. Ele fica abaixo do banco, atras lo logo "intruder" (na trudy, é claro)???

Butantã, São Paulo/SP.



NÃO COMPRE PEÇAS ROUBADAS!!!



Intruder 08/09 - "Naomi" (Campbell)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Maio 2009 16:20 #426 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
"restritor de ruído"...


Quase sempre eu só confiro o nível da gasolina dentro da cuba (com a mangueira transparente) apenas se suspeitar que ele esteja com erro considerável, depois de observar o estado da parte interna da vela em conjunto com as regulagens que estavam nesse carburador antes de mexer nele... não tenho feito essa verificação ultimamente (se não me engano fiz apenas uma, recentemente, lá no Ibira).




Markley escreveu:

Grande JD


Nesse fim de semana, instalei um escape protork V pro na minha YES, e realmente percebi um pequeno ganho de torque, mas ao usar o freio motor, ou simplesmente soltar o acelerador o escape comeca a pipocar, creio que seja o sinal de uma mistura pobre devido a instalacao do escape + aberto.... e como minha moto tem o macete do tubo a regulagem da mistura está com 2,75 voltas mas eu alterei e deixei com 4 voltas, mesmo assim continuo com o escape pipocando. Será que posso abrir + voltas e deixar essa mistura + rica, ou existe um ajuste no pistonete ou gicles pra ter um bom resultado e sem esses pipocos chatos....




abs



opa, Markley...


uma possibilidade é que a junta do escapamento não tenha sido bem colocada... abrir o parafuso de mistura só vai prejudicar a lenta e dar consumo mais elevado, além de sujar a vela...


outra possibilidade é regulagem da folga da válvula de escape... mexeu nela? ela não pode ficar com pouca folga.


A sua tem o sisteminha PAIR, né?... se tiver, dê uma checada nas mangueiras dele também, com atenção maior para a fina que sai do coletor de admissão.




Acidwar escreveu: Opa galera

Sou novo no forum também mas já li as matérias e quase
todos os comentarios sobre as modificações da yes.

Fiz ontem todas as modificações, regulagem da boia,
afastamento do tubo, corte do tubo do filtro, e
regulagem da mistura.

Não tive oportunidade de andar para sentir as
diferenças, mas notei o barulho da moto mais "aberto"
isso seria normal, ou fiz alguma besteira?

vlw



opa... belê?


o macete já produz um ruído de funcionamento do motor um pouco mais forte, e o corte no restritor de ruído dá um pouco de som grave na aspiração...


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2009 18:01 #427 por lirowjp
Respondido por lirowjp no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Ola JD !

Fiz o macete no sabado, só a parte de acertar a bóia que não fiz e o afastamento esta em 2mm(coloquei aqueles enforca gato de 2mm em volta da entrada do carburador), mas percebi um probleminha:

com ela fria, qualquer aceleradinha que dou percebo que ela engasga, chega a morrer dependendo como acelera.
só depois de esquentar BEM que normaliza.
se acelerar devagarzinho e passar de 3000 rpm+/- ai tbm fica normal, mas se cair disso engasga, quer dizer, o problema é na lenta . . .
por isso, estou ligando com afogador, e andando alguns quarteiroes com ele acionado pra nao morrer. . .
e mesmo com ela BEM quente, se acelero de uma vez ela engasga e as vezes morre.

como vc ja se deparou com inúmeros casos desses, pode me indicar uma causa(muito provável) para isto ?

testei a mistura em 2,75 / 3 / 3,5 voltas e todas estão iguais.
percebi que o ponto que fica mais acelerado é em 3,5/4 voltas. . .

antes do macete ela fazia uma boa média de 33km/l(média de 5 meses seguidos). andando a maior parte do tempo a 90km/h e não passando muito disso. . .
ao estar BEM quente, podia acelerar do jeito q fosse q não morria . . .

estou evitando abrir o carburador, pois vc tem dito ultimamente realizar apenas o afastamento, acerto da agulha e marcha lenta.

sera q por ter serrado o restritor, o acerto do nível da bóia se tornou imprescindível ?


minha Yes é 2008/2008.

Muito obrigado !


lirowjp39959,8886342593

Lir0W

Yamaha YS 250 Fazer (Preta) -"Darth Fazer"
Ex.Suzuki EN125 Yes (Prata) - "Tonka"
Ex.Sundown Web 100 (Azul) - "Tonkinha"
São Paulo/SP - interlagos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Maio 2009 07:16 #428 por Acidwar
Respondido por Acidwar no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Opa,


Como quando deixei a outra mensagem ainda nao tinha tido oportunidade de testar a moto apenas falei em relação ao barulho dela.


Mas estou com um "problema" parecido com o do lirowjp:


logo quando ligo a moto ela fica com a rotação muito baixa, não sei dizer precisamente pois estou com o cabo do conta-giros partido. mas após andar bastante com a moto e paro, a rotação fica alta, mais alta do que deveria.


Nunca tinha acontecido isso antes das modificações que fiz, será que é questão de regulagem?


Vou conferir a vela depois para ver como ficou a regulagem da mistura, já que não posso fazer uma afinação pela falta do conta-giros.





abraços

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Maio 2009 08:22 #429 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL

lirowjp escreveu: Ola JD !

Fiz o macete no sabado, só a parte de acertar a bóia que não fiz e o afastamento esta em 2mm(coloquei aqueles enforca gato de 2mm em volta da entrada do carburador), mas percebi um probleminha:

com ela fria, qualquer aceleradinha que dou percebo que ela engasga, chega a morrer dependendo como acelera.
só depois de esquentar BEM que normaliza.
se acelerar devagarzinho e passar de 3000 rpm+/- ai tbm fica normal, mas se cair disso engasga, quer dizer, o problema é na lenta . . .
por isso, estou ligando com afogador, e andando alguns quarteiroes com ele acionado pra nao morrer. . .
e mesmo com ela BEM quente, se acelero de uma vez ela engasga e as vezes morre.

como vc ja se deparou com inúmeros casos desses, pode me indicar uma causa(muito provável) para isto ?

testei a mistura em 2,75 / 3 / 3,5 voltas e todas estão iguais.
percebi que o ponto que fica mais acelerado é em 3,5/4 voltas. . .

antes do macete ela fazia uma boa média de 33km/l(média de 5 meses seguidos). andando a maior parte do tempo a 90km/h e não passando muito disso. . .
ao estar BEM quente, podia acelerar do jeito q fosse q não morria . . .

estou evitando abrir o carburador, pois vc tem dito ultimamente realizar apenas o afastamento, acerto da agulha e marcha lenta.

sera q por ter serrado o restritor, o acerto do nível da bóia se tornou imprescindível ?

minha Yes é 2008/2008.

Muito obrigado !



opa, Lirowjp...


o afastamento em 2 mm (distância entre a ponta da borracha e aquele ressalto do carburador) já funciona, mas não é tão eficiente quanto 3 mm. Nos motores a partir da modelo 2007, esse é o melhor afastamento.


Ele de fato traz uma pequena dificuldade inicial no funcionamento quando o motor ainda está frio... isso é devido ao fato de o circuito da baixa passar a funcionar efetivamente, e nesse funcionamento ocorre uma coisa meio curiosa: durante a pulverização da gasolina, ela perde calor. Com isso, uma parte do carburador, onde está o giclê piloto, fica mais fria (às vezes é possível ver aquelas gotículas de água como numa latinha de refri gelado , ou de cerveja... ), "atrasando" então a temperatura ideal NO CARBURADOR. Sobre isso não tem muito o que fazer, a não ser deixar o afogador acionado, mas 1 minuto já basta, e depois segurar a rotação da marcha-lenta no acelerador mesmo, se for necessário parar a moto, num semáforo por exemplo.


Quando às acelerações, principalmente ainda frio, esse carburador tem a tendência de provocar afogamento se acionado repentinamente em baixa rpm.


Não entendí bem se você baixou a agulha do pistonete (trava em cima e arruela para baixo dela)...


Sobre a regulagem do parafuso de mistura, esqueça a técnica do ponto onde fica mais acelerado. Coloque as 2,75 voltas, ou no máximo 3... e acerte depois disso a rotação da lenta, com o motor quente e farol ligado, nos 1500 rpm. Se seu motor não conseguir uma lenta estável com essa regulagem, alguma coisa estará interferindo no funcionamento desse circuito da baixa. Entenda que o fabricante dimensionou todos os dutos internos e giclês para que funcione corretamente com 2,5 voltas (essa é a informação oficial... eu pratico as 2,75 voltas para compensar um pouco variações da gasolina, apenas). Então, se com essa regulagem o motor não fica estável, deve-se procurar uma causa... isso pode ser provocado até mesmo por regulagem errada de folga de válvulas, além de qualquer sujeirinha nessa parte do carburador.


A título de curiosidade, nos Ibira Motopoint já fiz regulagens que ficaram instáveis... procurando as causas, identifique que uma delas era por causa da gasolina Pódium (!); outra foi por causa do cabo do afogador (das modernas, com afogador no punho), cuja capa estava solta lá no carburador, e isso mantinha o pistãozinho do afogador ligeiramente aberto; outra foi devido a regulagem da válvula de admissão errada (sem folga)... e mais algumas que eram causadas por gasolina ruim, onde o uso da técnica de "limpeza parcial" ajudava. Essa técnica é simples, mas envolve o cuidado de não deixar cair a mola e a arruela do parafuso de mistura: com o motor funcionando, retira-se o parafuso de mistura (a mola e a arruela de metal devem descer junto... provavelmente um pequeno anél de borracha fique lá dentro mesmo... o motor perderá força, sendo necessário acelerar... nessas aceleradas, tampa-se e destampa-se o buraco do parafuso de mistura... numa acelerada para giros mais altos, ao soltar o acelerador repete-se esse tampa-destampa (na desaceleração ocorre a maior sucção possível no circuito da baixa). Isso normalmente faz alguma sujeira ou gosma que estiver nesse circuito ser sugada e engolida pelo motor. Depois recoloca-se e regula-se novamente o parafuso de mistura.


Para quem ainda não tem essa habilidade, abrir bastante o parafuso de mistura sem tirá-lo do lugar (deixando aparecer umas 4 ~ 5 voltas da rosca, para fora), também ajuda, porque a passagem dele fica bem livre também.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Maio 2009 11:00 #430 por blaugusto
Respondido por blaugusto no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Alguém leu o que um colega disse algumas páginas atras com relação ao coletor de admissão??


1-A entrada da mistura no motor está na diagonal,ou seja,perfeita a posição.Se você tirar o carburador e o coletor e admisão,verá com uma régua,que fica uma linha quase reta entre a entrada no motor e o bocal da caixa do filtro,entendem,na diagonal,mas quase reto.

2-O que faz então o bocal do carburador não coincidir com o bocal da caixa do filtro,já que a entrada no motor fica "apontada" para a caixa do filtro?

3-Respondo,o COLETOR DE ADMISÃO!!!ESte NÃO é RETO,faz uma pequena curva,"levando" o bocal do carburador a ficar mais para o meio da moto,desviando da entrada da caixa do filtro!Ou seja,com esse coletor,os "caras" entortaram o que era para ser reto!!E daí tem de corrigir com aquela aberração de curva do bocal do carbura para o bocal do filtro.

4-Se o coletor fosse reto,daria reto no bocal do filtro,eliminando a curva de borracha.

5-pergunto:seria possivel inverter o coletor de admisão,colocar ele de cabeça para baixo,ou seja,apontando o carburador para o bocal do filtro?

Será que um coletor reto não faria a correção do problema?

________________________

Se eu tô na estrada eu quero mais é que demore!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Maio 2009 11:21 #431 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
acho que eu comí bola, porque lembro que eu ia responder sobre isso...


Bom, o coletor tem esse formato porque há aquele tubão do chassi, por baixo do tanque de gasolina.


Como o carburador VM22 é acionado por cabo, e ele entra por cima, torna-se inviável fazer isso... e na Intruder é a mesma coisa. Até mesmo na retirada do pistonete, para se mexer nele, dá um pouco de trabalho por causa disso.


Uma pequena curvatura no coletor de admissão, que apontasse o carburador para a boca da caixa do filtro de ar, não afetaria o desempenho do motor... e a idéia talvez seja aplicável se for utilizado o carburador a vácuo da Intruder... vou dar uma olhada nas duas motos, e mais tarde comento.


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Maio 2009 15:13 #432 por lirowjp
Respondido por lirowjp no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Fui mexer em time que estava ganhando . . .
vou tentar voltar a configuração antiga e ver no que dá . . .
se normalizar, maravilha !

senão, realmente foi algo que estraguei(a mais).


ah sim !
a agulha foi a que ficou mais fiel ! hehehee
ranhura de cima com a arruela embaixo . . .
acho q ai nao tem como errar . . .
tem mais chance de ta errado afastamento/ corte do restritor do que ajuste da agulha . . .

mas valeu mesmo assim . . .

vc ainda vai no ibira moto point ?
vamos marcar pra nos encontrar por la ?

valeu !


lirowjp39960,7618055556

Lir0W

Yamaha YS 250 Fazer (Preta) -"Darth Fazer"
Ex.Suzuki EN125 Yes (Prata) - "Tonka"
Ex.Sundown Web 100 (Azul) - "Tonkinha"
São Paulo/SP - interlagos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Maio 2009 16:21 #433 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
não se preocupe com o corte no restritor, isso não é um estrago.


terça que vem estarei lá, sim... chego antes de abrirem o portão

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Maio 2009 20:39 #434 por lirowjp
Respondido por lirowjp no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
até que horas vc fica por la ?
é q tenho faculdade, e consigo chegar la pelas 21h. . .
ou antes das 19:30

Lir0W

Yamaha YS 250 Fazer (Preta) -"Darth Fazer"
Ex.Suzuki EN125 Yes (Prata) - "Tonka"
Ex.Sundown Web 100 (Azul) - "Tonkinha"
São Paulo/SP - interlagos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Maio 2009 13:23 #435 por lirowjp
Respondido por lirowjp no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
aquele negócio de ficar igual latinha gelada eu percebi tbm !
bem na parte do carburador com o coletor que vai pro motor fica tudo com gotinhas de água !
então acho q está normal . . .

preferia antes, ligava no afogador, deixava alguns segundos e ja podia sair de boa . . .
vou esperar o tanque esvaziar um pouco pra ver consumo . . .
se nao mudar nada vou voltar ao que era mesmo . . .

valeu !

Lir0W

Yamaha YS 250 Fazer (Preta) -"Darth Fazer"
Ex.Suzuki EN125 Yes (Prata) - "Tonka"
Ex.Sundown Web 100 (Azul) - "Tonkinha"
São Paulo/SP - interlagos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.304 segundos