Macete do tubo - TUTORIAL

28 Maio 2009 13:46 #436 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
sobre o Ibira Motopoint, o horário mais cedo que já saí de lá nesse mais de ano em que tenho a felicidade de poder usar aquele espaço, foi 22:45 hs, aproximadamente... normalmente saio de lá depois de fecharem o portão... sempre passa das 23 hs...


Esse "gelado" junto ao carburador, é uma coisa bem conhecida dos proprietários de Fuscas e Brasilias de carburação simples, porque o coletor de admissão ficava bem à mostra, bem visível, e percebia-se essa característica facilmente...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Maio 2009 10:03 #437 por blaugusto
Respondido por blaugusto no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Bem colegas.

Completei 800Km com o Top Turbo. Antes dele eu usava Havoline SL.

Com o Top eu senti o motor um pouco seco, mas a vibração diminuiu bastante.
Partida de manhã continuou igual. Na minha Yes é bater o botão no start e ela liga sem problemas.
A embreagem ficou um poouco seca e com o outro oleo ficava mais macio.

Fiz a revisão de 20.000km e optei por utilizar novamente o Havoline para tentar comparar melhor.

Conclusão? No MEU caso não serviu. Não me satisfez tanto quanto o Havoline 20w50.

Mas Farei novamente o teste daqui 2.000Km

Grande abraço a todos.

________________________

Se eu tô na estrada eu quero mais é que demore!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Maio 2009 19:17 #438 por dassantiago
Respondido por dassantiago no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
caros amigos realizei com sucesso o macete do tubo( quer dizer ensinei a um mecanico brother ) brincadeiras a parte ele viu os videos que baixei sobreo macete e leu o livro que fiz( detalhe eu imprimi o tutorial e encadernei deu umas 50 paginas ficou parecendo um livro na capa coloquei macete do tubo e bem abaixo na esquerda coloquei by JD ) mas ai a moto esta super hiper mega blaster master plus advanced ilimited bem mais melhor de bom de forte é isso ai o ronco do motor mudou um pouquinho esta mais bonito a moto ta mais forte nas arrancadas e na retomada de velocidade e so ta angasgando um pouquinho quando acelero de vez mas creio que deva ser a mistura( ele regulou como manda o tutorial) mas pode ser a mistura sei la so que inventou o macete pra solucionar esse problema

Diego Santiago

suzuki yes azul ou zuleica

Salvador BA

nao patrocino o crime só compro pecas em lojas e com nota fiscal

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Maio 2009 22:45 #439 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
hehehehehe....... a turma tá se superando...


Legal, Diego...


Sobre a engasgada, praticamente todos os carburadores "não vácuo" fazem isso. Ao abrir rapidamente o acelerador, o motor acaba puxando combustível a mais no ar admitido... e não consegue queimar esse pequeno excesso. A solução é identica ao que acontece no carburador a vácuo: não subir rápido o pistonete.


blaugusto, repita o seu post lá no tópico do Xamã... pode ser que você venha a ser massacrado , mas o relato é válido...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Maio 2009 05:24 #440 por dassantiago
Respondido por dassantiago no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
desculpa jd mas ainda sou leigo nesse assunto seja um pouquinho mais claro pois nao entendi

Diego Santiago

suzuki yes azul ou zuleica

Salvador BA

nao patrocino o crime só compro pecas em lojas e com nota fiscal

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Maio 2009 05:27 #441 por dassantiago
Respondido por dassantiago no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
ha sim se alguem em ssa nao fez ainda o macete entrem em contaco comigo pois tenho um mecanico aqui que ja sabe fazer acho que o primeiro mecanico aqui de ssa ba que sabe fazer o macete do tubo pois é ele aprendeu gracas aos videos e a esse tutorial que o nosso deus das suzuki(JD) ensinou

Diego Santiago

suzuki yes azul ou zuleica

Salvador BA

nao patrocino o crime só compro pecas em lojas e com nota fiscal

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2009 00:29 #442 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL

dassantiago escreveu: desculpa jd mas ainda sou leigo nesse assunto seja um pouquinho mais claro pois nao entendi



bão...


nas motos com o carburador VM22 (que é de acionamento mecânico), ao girar o acelerador estamos puxando o pistonete (para cima) lá no carburador, através do cabo. Esse pistonete é a válvula de controle do tanto de ar que o motor poderá admitir... e com esse ar, que varia muito de volume conforme os giros do motor e a abertura do acelerador, vai um volume proporcional de gasolina (no nosso caso).


No carburador de acionamento a vácuo (como o das Intruder 125 anteriores ao modelo 2007), ao girar o acelerador, o cabo faz uma borboleta abrir a passagem de ar... neste caso, é essa borboleta que é a válvula de controle. Esse carburador também tem um pistonete, mas quem controla o tanto que ele deve subir é o próprio volume de ar que estiver passando por ele, na sua base. A passagem desse ar na base do pistonete produz uma depressão (vácuo) dentro dele, através de um giclê, um furo de comunicação com o interior do pistonete e a câmara do diafragma logo acima dele...


Em ambos os casos, o pistonete tem uma agulha cônica, a "agulha do pistonete"... ela é presa nele, e acompanha o seu "subir / descer". E é essa agulha que controla aquele volume proporcional de gasolina pulverizada que deve ser misturado ao ar a partir de uma certa abertura do acelerador (antes disso, quem fornece a gasolina é o circuito da baixa, onde atua o giclê piloto).


Então, o que acontece quando abrimos repentinamente o acelerador:


no carburador mecânico, o pistonete abre imediatamente toda a passagem de ar possível. Com um aumento súbito de volume de ar sendo puxado, uma "golfada" de combustível é levada junto... essas golfadas que acontecem nos primeiros ciclos de adminssão após essa abertura repentina do acelerador "afogam" o motor, porque sai mais combustível do que deveria nesse momento. Se o motor estiver em baixa rotação, ele simplesmente "apaga"... e se estiver em rotações médias ou altas, pode ainda dar um tranco, também devido ao excesso que não consegue queimar, mas neste caso como está em funcionamento acelerado, não chega a morrer...


já no carburador a vácuo, o pistonete só sobe quando o volume de ar admitido conseguir criar aquela condição de depressão dentro dele... as primeiras "golpeadas" (digamos assim) do ar nos primeiros ciclos de admissão depois do acelerador acionado não provocarão sua subida tão imediatamente quanto no carburador mecânico. Com isso, a agulha do pistonete também não permitirá que um volume de combustível maior seja liberado, mantendo muito mais sob controle a proporção do combustível em relação ao ar admitido.


clareou um pouquinho?


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2009 08:55 #443 por Rmachado
Respondido por Rmachado no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Primeiro olá a todos, legal este assunto, e tenho uma pergunta para p JD.. eu deixei a minha na Sinal Suzuki para fazer a revisão dos 1.000 km e até a revisão a moto pegava na primeira partida, mesmo fria não "engasgava" e andava bem comigo e minha esposa... agora... pega na 4 ou 5 partida o afogador tá mais que afogando.. tipo tá matando mesmo.. e mesmo acelerando de leve até os 3.000 rpm fica "afogando" e chega a desligar o motor... a marcha lenta tá no primeiro tracinho.. sem força para arrancar... como corrigir isso???


Ja tive outra 125cc e uma 400cc, e estou contente com a minha yes, quero agradecer todos aqui do motonline, pois foram discuções como essa que fizeram comprar e minha...





valeu





Rmachado

Atual yes 08-09..

Ex CB II 400...

Ex Hunter 125.. UFA!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2009 15:28 #444 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Suzuki Sinal, aqui em Sampa?... olha... não se assuste... fique calmo... sério:





vai no Ibira Motopoint terça-feira que vem, que tem um cara lá que corrige essas coisinhas


Não!, péraí: o que eu disse que é sério, é que tem mesmo um cara que faço isso lá no Ibira, ok?


Bão, mas assuntando: se o motor funcionava bem antes, já estava com mistura rica "na baixa". Os mecânicos devem ter feito uma coisa que é padrão deles, que é levantar mais a agulha do pistonete, o que dá mistura rica na média e alta aceleração... e o tubo de ar deve estar beeem "atochado" no carburador... além disso, não descarto algo que ví recentemente, que é a capa do cabo do afogador estar desencaixada, fazendo o mesmo ficar parcialmente acionado...


Isso que eu estou comentando não é exagero, é observação de diversas motos com histórico semelhante ao que você contou, moto que estava relativamente boa, mas que após uma única revisão fica ruim... e as descrições que fiz, são as que encontro na maioria das vezes (notadamente a de subir a agulha do pistonete, que é coisa dos mecânicos à antiga, sem bom entendimento e observação do funcionamento da carburação...)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2009 16:45 #445 por Rmachado
Respondido por Rmachado no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Valeu a dica JD, so para constar foi na sinal de santo amaro.. mas beleza.. tó ai no Ibira terça..(se não chover) hehehe...


fui...

Atual yes 08-09..

Ex CB II 400...

Ex Hunter 125.. UFA!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jun 2009 07:16 #446 por AgnaldoPS
Respondido por AgnaldoPS no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Imprimi o tópico e segui as instruções pra fazer o maceto do tubo e com meu sogro ralhando por ter que me ajudar a fazer os procedimentos no meio do jogo de futebol de domingo dele, afastei o tubo, meti a serra no tal restritor e dei aquela ajustada no carburador como segue no tutorial, que por sinal é muito didático! Doutor JDuarte arrebentou a boca do balão hehehe

Só que o fato de eu ser um fuçadô talvez (veja bem, talvez ) tenha influenciado um tiquico de nada.

Vamos lá ao problema: Antes de fazer o macete, me meti a regular as válvulas da Dorotéia. Já havia feito isso antes depois de ter levado num mexânico e suspeitar que o bicho tinha deixado as válvulas sem folga (e realmente tinha). Vou descrever o processo para os entendidos julgarem se fiz alguma cagada:

Com o motor frio, fui lá, arrenquei o tanque, o catalisador, o cabo de vela e vela, a espia do magneto, aquela tampinha allen, aquelas duas tampas pra regulagem de válvula, coloquei no PMS (duas valvulas levantadas, pistão em cima e marca da tampa do magneto batendo). Meti a chave 10 na haste do balancim (é isso mesmo?), soltei um pouco com a fenda, coloquei entre a haste da válvula e a haste do balancim (isso mesmo?) uma lâmina com 0,10 e apertei o parafuso até sentir uma resistência, depois apertei a contraporca novamente. Fiz o mesmo processo com a válvula de admissão. Depois de apertar os parafusos novamente (meio "a olho", pois ainda não tenho um torquímetro), chamei o sogrão e ele xingando, foi lá e me ajudou a afastar o tubo, serrar o restritor do filtro de ar e a regular o carbura.

Notei que a moto não estã rendendo legal. Qualquer subidinha ela já dá uma arriada, pedindo marcha. ESTE PROBLEMA NÃO ESTÁ RELACIONADO AO MACETE DO TUBO. Ela começou a fazer isso depois de voltar da última revisão na concessionária e se manteve assim mesmo após revisão com mexânico particular.

A parte interna da vela (cerâmica) está bem branca de um lado e marrom-claro do outro. Não troquei ela conforme manda o manual.

Estou notando que o óleo está ficando escuro muito rápido, e ontem, como iria efetuar a troca mesmo, fiz um teste que me surpreendeu: Como havia trocado o filtro na última troca de óleo, não troquei nessa. Com o cárter aberto, mandei óleo pelo receptáculo (gastei o portuguêis hehe) com o meu funil bem limpo e deixei o óleo escorrer num potinho de Qualy igualmente limpo. O óleo saiu sujo, com uma espécie de "foligem" (aparentemente um pó preto finíssimo), o que poderia estar causando isso????

Acho que o subdesempenho está relacionado a regulagens do carburador (suspeito da mistura em alta rotação). Agora como se faz pra resolver isso, eu já não tenho a mínima idéia . Até fiz um teste, deixando a lenta em 1500 e o parafuso da mistura com 2,5 voltas, a moto ficou muito boa! Só que o consumo foi lá em cima, então decidi deixar do jeito que tava mesmo.

Acho que vou ter de me acostumar a deixar a moto nas mãos dos mexânicos mesmo

Desculpa pela enxorrada de questões e se alguém aí (algum cara gente boa ) puder dar uma forcinha, nóis agradece!

...and hugs for all!



She's my pride and joy

Ouro Fino / Itapeva - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jun 2009 07:55 #447 por dassantiago
Respondido por dassantiago no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
galera apos fazer o macete do tubo a zuyleica na bebendo mais foi feito tudo como manda o manual a regulagem da agulha o afastamento do tubo a regulagem da mistura e ai antes eu chegava em meio tanque a exatos 200km depois do macete eu cheguei em meio tanque a exatos 189km o que pode ser

Diego Santiago

suzuki yes azul ou zuleica

Salvador BA

nao patrocino o crime só compro pecas em lojas e com nota fiscal

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jun 2009 08:07 #448 por blaugusto
Respondido por blaugusto no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
hahahahahaha...

Pô pessoal. Desculpem pela postagem anterior. Só agora que eu percebi: Postei no tópico errado.

________________________

Se eu tô na estrada eu quero mais é que demore!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jun 2009 10:06 #449 por dassantiago
Respondido por dassantiago no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
me ajudem

Diego Santiago

suzuki yes azul ou zuleica

Salvador BA

nao patrocino o crime só compro pecas em lojas e com nota fiscal

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jun 2009 10:10 #450 por dassantiago
Respondido por dassantiago no tópico Macete do tubo - TUTORIAL

dassantiago escreveu:
galera apos fazer o macete do tubo a zuyleica na bebendo mais foi feito tudo como manda o manual a regulagem da agulha o afastamento do tubo a regulagem da mistura e ai antes eu chegava em meio tanque a exatos 200km depois do macete eu cheguei em meio tanque a exatos 189km o que pode ser

me ajudem

Diego Santiago

suzuki yes azul ou zuleica

Salvador BA

nao patrocino o crime só compro pecas em lojas e com nota fiscal

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.283 segundos