Imprimi o tópico e segui as instruções pra fazer o maceto do tubo e com meu sogro ralhando por ter que me ajudar a fazer os procedimentos no meio do jogo de futebol de domingo dele, afastei o tubo, meti a serra no tal restritor e dei aquela ajustada no carburador como segue no tutorial, que por sinal é muito didático! Doutor JDuarte arrebentou a boca do balão hehehe
Só que o fato de eu ser um fuçadô talvez (veja bem, talvez
) tenha influenciado um tiquico de nada.
Vamos lá ao problema: Antes de fazer o macete, me meti a regular as válvulas da Dorotéia. Já havia feito isso antes depois de ter levado num mexânico e suspeitar que o bicho tinha deixado as válvulas sem folga (e realmente tinha). Vou descrever o processo para os entendidos julgarem se fiz alguma cagada:
Com o motor frio, fui lá, arrenquei o tanque, o catalisador, o cabo de vela e vela, a espia do magneto, aquela tampinha allen, aquelas duas tampas pra regulagem de válvula, coloquei no PMS (duas valvulas levantadas, pistão em cima e marca da tampa do magneto batendo). Meti a chave 10 na haste do balancim (é isso mesmo?), soltei um pouco com a fenda, coloquei entre a haste da válvula e a haste do balancim (isso mesmo?) uma lâmina com 0,10 e apertei o parafuso até sentir uma resistência, depois apertei a contraporca novamente. Fiz o mesmo processo com a válvula de admissão. Depois de apertar os parafusos novamente (meio "a olho", pois ainda não tenho um torquímetro), chamei o sogrão e ele xingando, foi lá e me ajudou a afastar o tubo, serrar o restritor do filtro de ar e a regular o carbura.
Notei que a moto não estã rendendo legal. Qualquer subidinha ela já dá uma arriada, pedindo marcha. ESTE PROBLEMA NÃO ESTÁ RELACIONADO AO MACETE DO TUBO. Ela começou a fazer isso depois de voltar da última revisão na concessionária e se manteve assim mesmo após revisão com mexânico particular.
A parte interna da vela (cerâmica) está bem branca de um lado e marrom-claro do outro. Não troquei ela conforme manda o manual.
Estou notando que o óleo está ficando escuro muito rápido, e ontem, como iria efetuar a troca mesmo, fiz um teste que me surpreendeu: Como havia trocado o filtro na última troca de óleo, não troquei nessa. Com o cárter aberto, mandei óleo pelo receptáculo (gastei o portuguêis hehe) com o meu funil bem limpo e deixei o óleo escorrer num potinho de Qualy igualmente limpo. O óleo saiu sujo, com uma espécie de "foligem" (aparentemente um pó preto finíssimo), o que poderia estar causando isso????
Acho que o subdesempenho está relacionado a regulagens do carburador (suspeito da mistura em alta rotação). Agora como se faz pra resolver isso, eu já não tenho a mínima idéia
. Até fiz um teste, deixando a lenta em 1500 e o parafuso da mistura com 2,5 voltas, a moto ficou muito boa! Só que o consumo foi lá em cima, então decidi deixar do jeito que tava mesmo.
Acho que vou ter de me acostumar a deixar a moto nas mãos dos mexânicos mesmo
Desculpa pela enxorrada de questões e se alguém aí (algum cara gente boa
) puder dar uma forcinha, nóis agradece!
...and hugs for all!