Peças de reposição

20 Ago 2011 04:20 #16 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Peças de reposição
Nessa revolta do Cezário existem vários pontos para serem separados: a marca, a moto, o proprietário, a fábrica e o dealer.

A marca se sobrepõe a qualquer realidade, é o sonho de muitos desde criança e a melhor tradução do que significa a marca é o Live by it que o Leo postou antes. A realidade do que fazem com a marca é outra coisa.

A moto é antiga, tem muita coisa que pode ser melhorada, mas é robusta, confiável e de manutenção muito simples. Eu gosto da minha Fat apesar dos problemas em relação à motos de projeto mais desenvolvido exatamente porque ela é ótima dentro da utilização que foi prevista e aceita com facilidade algumas estripulias como as que são feitas no Brasil ao andar em estrada de terra, passar por terrenos acidentados e aguentar o transito diário carioca e paulista. Se o meu perfil mudar para um perfil de alta utilização esportiva ou deseje motocross, é lógico que terei de mudar de moto porque a Fat não vai conseguir frear dentro da curva e corrigir trajetória como uma esportiva, assim como não vai conseguir andar rápido em um piso cheio de imperfeições por conta do curso pequeno das supensões. Sem falar no peso que é contraproducente para as duas situações.

O proprietário você pode dividir em várias categorias, mas gostam muito de dividir em "malvadões" e "coxas". Dois extremos da tabela. O nosso perfil médio é o piloto de fim de semana, que roda um pouco na estrada pelo menos uma vez no mês, gosta de cuidar da moto e conforme cuida se interessa por ela a fim de resolver os problemas que aparecem e que as concessionárias não conseguem ou não tiveram o treinamento adequado para resolver. Os dois extremos da tabela: o coxa e o malvadão se transformaram em xingamento e elogio, mas posso garantir para vocês que tem muito coxa do HOG que roda mais que o malvadão de MC tradicional que só sai de casa com sua HD para reunião semanal e faz uma viagem longa até Sturgis anualmente. Portanto o estereótipo é no mínimo perda de tempo. Segregar pelo colete ou ausêmncia dele, assim como pela limpeza e quantidade de acessórios é perder oportunidade de conversar com alguém que pode agregar algo.

O dealer sofre no Brasil com a má fama do dealer anterior, e deve afirmar a bem da verdade que a minha experiência com o dealer nunca foi ruim... demora na chegada de peças pedidas em garantia, mas resolveu todos os problemas que tive em garantia e o serviço sempre foi bem executado nas revisões sem nehum efeito colateral. Os dealers atuais estão tentando fazer um bom serviço e são poucos como o Renato que assumem publicamente isso. A maioria usa os serviços, vê que não tem nada a reclamar e não elogia, já aqueles que usam o serviço e por um acaso tem problemas se aproveitam da péssima fama deixada pelo Izzo para dizer que continua a mesma coisa. Não continua! O serviço vem melhorando, mesmo mantendo muitos ex-empregados porque a gerência mudou e exige um nível de acerto maior. Falta peças? Falta acessório? Sim, isso se mantém, mas não é culpa do dealer (acredito que quem quer prestar bom serviço também tem interesse em vender). Os preços são altos? Sim, mas quem marca os preços no atacado é a fábrica e o revendedor precisa arcar com os custos de uma loja aberta (impostos, aluguel, empregados) e tentar ganhar dinheiro... nem relógio de pulso trabalha de graça hoje em dia: tem de trocar a bateria. Portanto, eu estou dando voto de confiança aos dealers e indo à loja, procurando preço e fazendo críticas como foi na última visita a loja carioca, que funciona de modo precário ainda, quando disse que a loja é longe (73 kms de viagem ida e volta... para deixar a moto e ir trabalhar se perde a manhã). Acho que quem tiver interesse em aprimorar os serviços deles deve fazer o mesmo.

E finalmente a fábrica. Essa decepciona, e muito. A transição amadora que leva tempo demais, o sac mais interessado em atualizar cadastro do que resolver alguma coisa ou oferecer alguma solução, o Centro de Distribuição que não existe ainda, o centro de treinamento idem, as políticas que inviabilizam a manutenção e já vem apresentando os resultados no aumento de roubo de motos para canibalização e revenda em bocas de peças roubadas (só esta semana foram relatados três casos de roubo de motos... para assaltos é que não foram). Por tudo isso partilho a decepção com o Cezário. Penso seriamente em uma troca de marca, porque é impossível trocar de fábrica sem trocar de marca, mas única e exclusivamente por conta dos desmandos que a atual direção vem fazendo em relação aos proprietários e dealers em todo o mundo.

Não vou tirar o símbolo da minha Fat, nem virá-lo de ponta-cabeça, os acessórios originais merecem a fama e os equipamentos de segurança também (são os melhores em acabamento, peso e projeto que já usei), mas bons produtos não justificam péssima administração, ainda mais em um mercado que está sendo retomado de um administrador independente.

Hoje em dia a administração HDMC não apresenta melhora em relação ao Izzo e em termos mundiais, apresenta piora em relação à administração anterior da própria HDMC em termo de satisfação de clientes pois está sendo obrigada a adotar soluções mais modernas em seus projetos e a transição disso também vem sendo amadora, pelo menos na minha opinião.

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20 Ago 2011 07:16 #17 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Peças de reposição
Caro Wolf,Isso é post que se escreva?Vou ter que ler umas três vezes, pensar bastante e aí formar um juízo completo sobre o que vc. escreveu.Por agora arrico apenas uns pitacos sem ter ainda digerido de forma adequada sua manifestação.Mesmo nos EUA em grandes concessionárias em centros igualmente grandes ( Orlando, Los Angeles, Las Vegas, Daytona, etc), nem sempre é possível encontrar em estoque a peça ou acessório procurado.Em relação às motorclothes acontece o mesmo.O que é diferente nos EUA é que a estrutura de distribuição montada ( fruto de décadas de trabalho e de uma logística nacional infinitamente melhor que a nossa) permite na maioria das vezes atender ao cliente dentro de prazos razoáveis.Também estou descontente com o atual estado das coisas nesta nossa terra tupiniquim, quer em relação às concessionárias ( cuja instalação anda em passo de tartaruga), quer em relação à atual oferta de peças e acessórios.Mas acredito que o problema é de "timing" e não de direção, i,e., ou seja, o ritmo está errado mas as decisões estão corretas ( salvo esse absurdo de pribir vendas para consumidores de outros países, pois somente se justificaria se houvesse oferta adequada para aquele que não poderá fazer a compra)Well, vou pensar mais acerca de suas ponderações.AbçJF

ABRAÇO

JF-GI

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20 Ago 2011 07:53 #18 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Peças de reposição
Jota, a idéia é digerir aos poucos... foi mais desabafo do que análise (embora pareça muito uma análise... hehehehehe).

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20 Ago 2011 11:11 #19 por Isaú
Respondido por Isaú no tópico Peças de reposição
Só sei que minha RK está há mais de 2 meses na concessionária harley de Curitiba aguardando uma peça do ABS (central de não sei o que), que deve ser trocada na garantia, e eles não sabem quando chega tal peça. Pra mim é uma demora inexplicável.

Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009

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20 Ago 2011 15:47 #20 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Peças de reposição
também acho inexplicável, mas a demora em atender a garantia é fator em comum entre a nova administração e antiga administração do estoque de peças. Infelizmente.

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20 Ago 2011 17:25 #21 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Peças de reposição
Das autorizadas nada digo, pois nunca utilizei e sempre ouço os amigos mais falarem mal do que bem.....ou pelo serviço ou pela falta de peças....

Passados alguns anos com minha Electra e com a 883 da Marcela, sempre tendo ao lado delas outra marca (Honda, Yamaha, Suzuki, BMW), fico pensando.....

Atualmente, uso no dia a dia uma maravilhosa BMW K 1200 LT....com certeza, uma das melhores motos que ja utilizei, apesar dos 10 anos de vida e 100.000 km rodados....

Moto de desempenho invejável, linear, aceita andar desde 1.000 até 8.000 giros na mesma marcha, sem trancos nem barulhos, economica.

Conforto bem acima da média, com aquecedores de bancos, manoplas, som de excelente qualidade, para brisas regulável, bolsas para apetrechos....

Ciclistica extremamente favorecida pelos inumeros ajustes de suspensao dianteira e traseira, pedaleiras regulaveis, endurecimento dos comandos à seu bel prazer.....

Segurança extremamente vigiada, com ABS que te ajuda a compensar erros de frenanges, atuando na dianteira e traseira, controle de tração para corrigir as bobagens em saídas de curva....

Enfim, um pacote exemplar.....e todo dia que chego em casa, seja depois de voltar do trabalho ou de uma longa e gratificante viagem, paro a menina na minha garagem e digo sempre.....

COMO É BOM ANDAR DE HARLEY DAVIDSON!!!!

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

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21 Ago 2011 09:06 #22 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Peças de reposição
Resumindo - se o Celestino permitir - : A perfeição é como a água: insípida, inodora e incolor. O bom da Harley é que ela é ruim, heheheheheheheh. AbçJF p.s. Lamento pela demora no envio de peças para sua moto, Isaú. É revoltante e mostra que a estruturação de um estoque adequado está longe de ser obtido.
JF-HD/FAT2011-08-21 12:07:10

ABRAÇO

JF-GI

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21 Ago 2011 09:58 #23 por Isaú
Respondido por Isaú no tópico Peças de reposição
Obigado JF. A além do atraso injustificável, a H-D conseguiu atrapalhar meu programa de férias. Saio agora no início de setembro, de férias, e, pela primeira vez, iria curtir minhas férias passeando só de harley, mas já sei que não vão me entregar a moto a tempo de eu viajar com ela. Acho que essas promessas de foco no pós-venda é só promessa mesmo.

Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009

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21 Ago 2011 15:00 #24 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Peças de reposição

JF-HD/FAT escreveu:

Resumindo - se o Celestino permitir - : A perfeição é como a água: insípida, inodora e incolor. O bom da Harley é que ela é ruim, heheheheheheheh. AbçJF 




Não iria aos extremos, mas nada dá o prazer que qualquer HD proporciona.....o que eu quis dizer é que muitas vezes outras motos teriam qualidades para nos fazer esquecer da HD....mas nao conseguem.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
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motociclistas2.nafoto.net

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21 Ago 2011 15:19 #25 por claudio correa
Respondido por claudio correa no tópico Peças de reposição
boa noite pessoal! estou acompanhando há alguns dias todas criticas, elogios e comentário de tds; parabens aos novos amigos pela fraternidade a que se tratam.
iniciei esta pesquisa em foruns para tentar entender o cotidiano do mundo HD e outras minucias, ando de moto há muito tempo e vejo que estou completamente fora de td, mas não deixo de ser um apaixonado pelas duas rodas.
como estou vendo neste forum o problema da vez é o q a HD esta fazendo com nós consumidores e como vamos nos comportar com essa situação.
imaginem a minha situação: fazendo pesquisas para ver qual maravilha compro; Dyna, m800 ou b650.
sei q são propostas diferentes, mas a beleza das mesmas estão me deixando louco.
obrigado e boa noite. quem puder me orientar ou discutir...

A VIDA SOBRE DUAS RODAS É MARAVILHA PURA! cb500; virago 535; lander; mt660; vstrom; falcon; b650.

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21 Ago 2011 17:38 #26 por cezariomaia
Respondido por cezariomaia no tópico Peças de reposição
Pessoal, desculpem passar todos esses dias sem postar. Estava viajando, na Electra ...
Mas vamos ver se me faço entender:
A Electra (especificamente), foi o meu sonho de moto desde os 15 anos. Sou de um tempo em que me babava ao ver as fotos do playboy brasileiro Baby Pigatari (Francisco "Baby" Matarazzo Pignatari) montado em uma possante HD desfilando em Copacabana com garotas belissimas na garupa.
Passou o tempo e a vontade continuou, como um vírus encubado, até que finalmente pude comprar uma.
Aí vieram as decepções: com a qualidade, com a ciclistica, dificuldade de peças originais, mau atendimento (ou nenhum atendimento) por parte dos concessionários, falta de tudo e principalmente de boa vontade de cativar o cliente que é a razão primeira da existência de qualquer empreendimento. Andar numa BMW e até nas Kawasaki e Suzuki custom, com sua leveza, rapidez, dirigibilidade e principalmente confiabilidade e manutenção muito além de uma HD nos deixa tristes. Para completar, esta absurda proibição de venda de peças e acessórios por dealers americanos para o Brasil a partir deste mês e a partir de janeiro ficam os dealers americanos proibidos de venderem até pelo Ebay para dentro dos Estados Unidos! Os dealers poderão continuar vendendo pela internet (Sem ser via Ebay) para dentro dos EUA.
Não consigo entender esta política da HD, que quer escravizar ou fidelizar seus clientes na marra. Recuso-me a comprar de agora em diante qualquer coisa que tenha a marca HD, de peças de reposição a camisetas, casacos etc. Se quizerem que eu ande com um casaco com o logotipo HD vão ter que "alugar" o espaço no meu casaco!
Continuarei com a Electra, já estou com 62 anos e não sei se ao completar 70 ainda estarei andando de moto, afinal só faltam 8 anos. É a minha última moto. É o meu último amor, é aquela que quiz ter durante a vida quase toda e não me separarei dela. Já rachou o escape, os instrumentos estão empoeirados por dentro, quando o tempo esfria ou chove ficam embaçados e é a única (junto com a Ultra e a Road Glide) que você compra e ela vem pronta, não precisa comprar mais nada. Os outros modelos, compra-se na verdade meia moto: tem que comprar para-brisa, pedaleira, bagageiro, alforges, o escambau!
Vou ficando com minha Electra, adoro andar nela, está "cantando" maviosamente com os Vance&Hines que coloquei, em suma, feliz com a minha companheira. Mas jamais a levarei a uma revenda da marca para fazer o que quer que seja.
Desculpem o desabafo, mas HD nunca mais verá um centavo do meu dinheiro.
Um abraço a todos. cezariomaia2011-08-22 08:20:07

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

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21 Ago 2011 18:38 #27 por Vander
Respondido por Vander no tópico Peças de reposição
Pessoal,
Não quero defender Harley, nem dealer, nem nada, longe disso, mas às vezes faço uma comparação com concessionárias de carros brasileiros (ou melhor, carros fabricados no Brasil), apenas para ter uma referência do tamanho do problema.
Não sei se é muito simplista minha comparação, mas comigo funciona para dar o devido valor ao problema.

Quem tem um carro Ford, GM, Volks, Fiat, etc, com certeza, pelo menos uma vez, já usou a concessionria da marca pra qualquer coisa (incluindo comprar o carro). E certamente muita gente tem uma história triste pra contar: demora pra entregar o carro (um carro FABRICADO mesmo aqui, não é CKD), peça que demora 60 dias pra chegar (repito, peça fabricada, usinada e montada aqui no Brasil), prazo não cumprido, peças com preços absurdos, falta de treinamento dos mecânicos, etc, etc, etc. Eu já vivi algumas, e conheço amigos que viveram outras.

Não acho que seja um conformismo da minha parte, mas mesmo se tratando de uma moto diferenciada (uma Harley!), não consigo imaginar que um dia teremos um seviço de venda ou pós venda melhor do que o das marcas de carros nacionais. Podem ficar iguais, mas não melhores. E não imagino isso nem pra BMW, Ducati, ou qualquer outra marca. São todas marcas importadas, e o que acontece com elas na Zona Franca de Manaus é puramente pra reduzir o imposto de venda da moto, mas todas as peças que as compõem continuam sendo fabricadas em outro país.

Muitas vezes, quando sofro com os dealers da Harley, comparo com estes serviços que citei acima para os carros. Está muito fora do que as concessionárias de carro fazem hoje? Se não está muito fora, não fico matutando muito e vou tentar resolver o problema com um mecânico de confiança, como faço com meu carro. Ou talvez trocando a marca, quem sabe?

Sei lá, pra mim funciona. Cada um sabe com o que deve se preocupar.

Vander

Heritage Softail Classic

Taubaté - SP

"Não preciso saber pra onde eu vou, só preciso saber onde estou"

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21 Ago 2011 19:45 #28 por Renato696
Respondido por Renato696 no tópico Peças de reposição
Pessoal, com relação as motos paradas, ainda na garantia, aguardando peças, me pergunto: porque ainda não acionaram o art. 18 do Codigo de Defesa do Consumidor? Não foi o caso da minha Fat, mas sim com meu carro. Ele teve problemas no rádio, o concessionario disse que eu teria que esperar pela peça importada por tempo X... acionei o art. 18 e disse que, se em 30 dias, eles não me dessem o rádio novo, teriam que dar outro igual ou melhor (eu até ja estava de olho numa central multimidia que eles tinham para vender hehehe....). mas não deu, quando estava para estourar os 30 dias, correram e arrumaram um radio novo... =P De qualquer forma, para aqueles que estão aguardando peças de reposição e as motos se encontram na garantia, sugiro ler o art. 18 e aplicá-lo! ah, é sempre bom registar tudo e fazer todas as comunicações por email para deixar tudo registrado. Com relação aos acessórios: acho dificil eles terem todos a disposição para pronta entrega. Se notarem, o catalogo de peças e acessorios (disponivel para download no site da HD EUA) tem mais de 800 páginas!!! Vão ter um ou outro (os mais procurados) e o resto por encomenda. Até nos EUA é assim! Tem muita opção... É economicamente inviável... Todas as vezes que compramos acessorios nos EUA, sempre mandamos um pedido antes para eles pedirem a HDMC e nos entregarem nos dias em que estamos lá. O que me deixa chateado é o preço das peças de manutenção, não porque as vendem pelo mesmo preço do antigo dealer, mas sim porque prometeram preços menores e não cumpriram... faz parte da estrategia deles: baixar os preços das motos, mas cobrar caro pela manutenção (diferente da Hyundai, que cobra agio pelos carros, mas a manutenção é barata). Contudo, somos livres para usar os serviços do dealer ou levar em oficinas particulares. Por fim, gosto da minha moto. A cada dia que passa, vejo que escolhi a moto certa. Já andei em speed, naked, big trail... mas nenhuma delas vem com um extra package que me diverte tanto chamado "way of Harley" =P

Renato6962011-08-21 22:47:21

Harley Davidson - Fatboy

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21 Ago 2011 20:40 #29 por Diniz
Respondido por Diniz no tópico Peças de reposição
Tô de cara com o post do Cesário.

Não porque fez críticas à HD (infelizmente nada mais natural do que isso), preços ou peças de reposição, mas pelas críticas à Electra e, o que me deixou ainda mais surpreso, por estas críticas estarem relacionadas a pontos favoráveis em motos de outras marcas.

Sem essa de super fidelidade porque, embora eu ache bonitinho, na prática pode ser bem diferente. Mas para mim a sua relação, Cesário, com a sua moto, era ainda uma lua de mel independente do vexame que a HD vem anunciando nos últimos tempos - muito embora eu ainda ache um pouco cedo para decretar a incompetência dos caras.

Finalizando, certo está o Renato no conselho do uso dos seus direitos. Evidente que todo mundo quer um bom atendimento com bons preços, mas na ausência de um destes dois reclamar somente jamais adiantará. Ou os caras tiram do bolso ou, como vem acontecendo, continuarão colocando no bolso, pois continuam vendendo horrores.

São Paulo

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22 Ago 2011 05:41 #30 por cezariomaia
Respondido por cezariomaia no tópico Peças de reposição
Diniz, nós, proprietários de HD, estamos muito parecidos com côrno convencido: sabemos que a danada é vagabunda, cheia de "vontades", não tem jogo de cintura, só usa "roupas" caras, nos obriga a comprar casacos que custam os olhos da cara, tem TPM, passam semanas, as vezes meses, emburradas a espera de alguma coisa que as façam sair de casa, recusam-se a andar em pavimento ruim, nunca lhe perdoam e por qualquer coisa lhe jogam ao chão, estão sempre acima do peso, tem uma "família" que não vale nada e não ajuda em coisa nenhuma e ainda lhe toma dinheiro e por aí vai a lista de reclamações. Mas continuamos loucos por ela. É isso aí, somos todos masoquistas, como eu já disse em outro post. cezariomaia2011-08-22 08:43:30

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

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