diário da Prima 150

05 Maio 2011 15:17 #136 por ever.o.f
Respondido por ever.o.f no tópico diário da Prima 150
ta aqui sem adaptar

em funcionamento, nota-se que ao parar o motor continua num
perfeito funcionamento

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Maio 2011 16:41 #137 por Led Zeppelin
Respondido por Led Zeppelin no tópico diário da Prima 150
Motor bom é motor amaciado no pau... hehehe
esta com duzentos e poucos Km...

Serio.. nunca amaciei um motor como pede no manual, existe
varias teses, tanto para motores preparados quanto para
originais de fabrica, que o melhor amaciamento é o que usa
todo o range de RPM e Carga variadamente...
Esse negocio de nao poder acelerar é medo do fabricante de
estragar o motor muito cedo...hehe

Falow

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Maio 2011 17:47 #138 por marcosp1974
Respondido por marcosp1974 no tópico diário da Prima 150
hahaha já ouví isso tb Led

mas eu só esguelei a minha depois dos 500km... só por garantia ;-)

vou ver se consigo fazer o celular (c/ GPS) registrar a máxima real, a minha no velocímetro chegou no máximo à 100km/h

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Maio 2011 19:09 #139 por gustavo82
Respondido por gustavo82 no tópico diário da Prima 150
pois é, tenho essa dúvida tb: pra amaciar a prima, então tem que ser na manha mesmo? vcs estão abastecendo com qual gasolina? enchi o tanque com normal (ipiranga) e a moto, mesmo pela manhã, está ligando mais fácil, com uma pequena acelerada e manutenção na torcida, senão, morre logo depois. e quanto ao tanque/marcador, rodei quase 30 km com o marcador abaixo do mínimo, e na hora de abastecer, 6,10 lts; não tô achando mto preciso, a de vcs tá assim tb? abraços (kct, tô adorando a moto! de carro pro trabalho: 35' a 40'; de scooter: 15' - sem extremos)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Maio 2011 19:34 #140 por marcosp1974
Respondido por marcosp1974 no tópico diário da Prima 150
então Gustavo

Pra encher o tanque o frentista tem q ficar de olho no cano até ver a gasolina, já me liguei q é + facil fazer isso de dia.

Do pouco q eu conheço de mecânica, amaciar é colocar o motor pra se "acostumar" com o regime de trabalho. É quando as peças do conjunto (motor, transmissão e até pneus) "aparam as arestas", a fricção delas faz o ajuste fino.

Mas há situações em q uma forçada "libera" mais a rotação do motor. É um tipo de "truque" para soltar um motor + preso. Acho q tem q dar um tempo pra fazer isso, no meu caso esperei 500km até experimentar a potência máxima

putz cara eu tb tô fissurado na moto... to trampando até mais animado :-P kkkk

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Maio 2011 20:20 #141 por marcosp1974
Respondido por marcosp1974 no tópico diário da Prima 150
ah eu estou usando gasolina premium (v-power principalmente)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2011 06:17 #142 por Led Zeppelin
Respondido por Led Zeppelin no tópico diário da Prima 150
Eu sempre usei aditivada em todas as minhas motos...
Por isso nunca precisei limpar carburador...

Na CC o cara falow para eu usar comum, so falei "ta bom
ta bom" para nao estender o papo...

Quando ao amaciamento:
Motor novo tem as pecas moveis mais justas, isso gera
maior aquecimentos.
Mais justo nao quer dizer bem casado.
Motor que nao leva carga nem giro carboniza.
O ideal é usar todo range de carga e giro assim vc nao
assa o motor pois dara algumas folgas e nao deixa
carbonizar.
Em plena carga e alto giro vc adianta o amaciamento.
Motor carbonizado durante amaciamento pode ovalizar
camisa e assim o anel nao vedara perfeitamente a
compressao.
Carbonizacao gera pre-ignicao e diminui o fluxo.

Quando der 500km eu troco o oleo...

Todos os carros que tenho, inclusive o da namorada,
sempre meto uma grassinha no motor, sempre tem cabecote
feito, e quando nao é turbina é aumento de cilindrada e
taxa... sempre amacio assim... troco oleo depois de 250km
depois com 1000km, depois 5000km, 10mil, 15mil e assim
vai...

Falow

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2011 06:46 #143 por renato_furnas
Respondido por renato_furnas no tópico diário da Prima 150

Led Zeppelin escreveu: Motor bom é motor amaciado no
pau... hehehe
esta com duzentos e poucos Km...


Bom pra quem nao tem intenção rodar muitos KM com o
veiculo antes de vender ou mexer no motor e nao quer
saber de economia de gasolina, realmente fica mais agil,
esperta, corre mais, etc, mas desse jeito vc só esta
antecipando o amaciamento do motor de uma forma mais
agressiva.

Com certeza o motor de uma moto amaciada conforme o
fabricante pede vai durar muuuito mais sem precisar mexer
no motor.

Motor bom é o motor amaciado conforme o fabricante
recomenda, ou vc acha que entende mais sobre esse motor
que tem toda uma equipe de engenharia que estudou,
trabalho no projeto que o desenvolveu?renato_furnas40669.4119791667

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2011 08:25 #144 por Led Zeppelin
Respondido por Led Zeppelin no tópico diário da Prima 150
Mesmo eu tb tendo estudado (oficialmente) mecanica por 3
anos e somado meus mais de 12 anos como hobbista em
preparacao de motores, Sei muito bem que qualquer equipe
de engenheiros, seja eles Chineses, alemaes ou
argentinos, sabem mais que eu...
E todos nos sabemos que existe os malandros espertos e os malandros agulha, sabemos tb que existe pessoas que nao
merece nem andar de bicicleta, pois nao sabe nem calibrar
o pnew da mesma, ja outros tem uma oficina em casa que
motorizam até o triciclo de plastico do filho apoiado em
todas as teorias possíveis da engenharia...
Misture todo esse povo e faça uma media... resultado...
"até o amaciamento completo do motor de seu veiculo,
nunca acelere mais que 50% nem passe de 60km/h"

Nao so eu, como muita gente no mundo da mecanica, amaciam
seus motores assim...
Sabendo o como é e o pq das coisas, tudo acontece da
melhor forma...

Falow

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2011 09:58 #145 por guatura
Respondido por guatura no tópico diário da Prima 150
Ufa, li as 15 paginas do topico que existem ate agora....


Vou acompanhar o diario de perto, apenas como curioso pois nao irei comprar a prima, mas sou entusiasta das scooters... Minha primeira moto foi uma Burgman 125 (2007), depois comprei uma Titan (2009) e agora Tenere (2011), tem um topico "Diario de uma tenere 250", pra quem tiver curiosidade ou interesse....


vamos ao que interessa....

Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2011 10:05 #146 por guatura
Respondido por guatura no tópico diário da Prima 150
Vi a Prima de perto na Kasinski local, minhas primeiras impressoes:


A moto de uma forma geral tem uma construcao que impressiona positivamente, tomaram cuidado em (quase) todos detalhes de acabamento da moto... tudo eh firma, bem encaixado, e alguns parecem ser ate super-dimensionados pra moto, que nao irao quebrar nem se judiar da moto indo alem da proposta dela...


Gostei muito da chave, parece chave de carro (por falar nisso, esse topico ta deixando a desejar em todos, so tem texto!! kd as fotos pessoal?). O sistema de abertura do banco e tanque funciona muito bem, sem folgas, os cliques sao "precisos", coisa que nem sempre acontecia na burgman mesmo com o ajuste da tensao do cabo. O posicionamento do bocal do tanque eh excelente, mas imagina derramar gasolina ali no painel, se nao dissolver akele caramelo vai no minimo manchar hehe.. com certeza as Primas com km maior vao ter uma manchinha ali... Vi no topico que elogiaram o local da Lead, mas acho pessimo pra abastecer.. prefiro o da prima, falta apenas um espaco pra escoar a gasolina sem escorrer no painel....


O tapete achei bom por sair assim como o da burgman, mas eh melhor encaixado e dificil de tirar, da burgman era facilimo de roubar...


Quando vi aqueles detalhes prateados no painel achei feio, tipo MP4 chines vagabundo, mas de perto a impressao foi outra, o acabamento eh otimo e dao um ar sofisticado..


O farol, ao contrario do que pensei, nao eh biparabola... a parte de baixo eh apenas farolete (lampada pingo), e a parte superior eh uma lampada H4 (alto e baixo juntos)

Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2011 10:18 #147 por guatura
Respondido por guatura no tópico diário da Prima 150
como nem tudo eh perfeito... o que sao aqueles botoes de seta, ligar farol, e alternar entre farol baixo e alto? Sao pessimos de acionar, parece que estao sempre travados, e aparentam ser muito frageis.. eh sem duvidas o ponto mais fraco da moto, sofrivel mesmo, qualidade ching ling.. nota zero! E isso com a moto nova, imaginem com o tempo quando comecar a oxidar... A kasinski tinha que rever isso com urgencia, e de preferencia fazer um "recall branco" trocando esse componente de quem ja esta com a moto em uma revisao....





Achei o espaco sob o banco otimo (mas da lead melhor....). Pra quem nao teve oportunidade de evr de perto, aquele carpete eh duro, e moldado exatamente no formato do porta-objetos, e fica "solto" (claro q nao vai sair sozinho, apenas se virar a moto de ponta cabeca, e ele fica preso pelo banco, nao tem como roubar). Nota 10! Nas motos que tinha aqui na concessionaria, quando eu tirei em TODAS tinha um buraco e dava pra ver a bateria, mas vi aqui no topico que existe uma capinha ali, pelo menos nao entra agua e poeira (que voaria direto do pneu traseiro) e ia deixar o carpete podre rapidinho....


tenho uma duvida, o porta-objeto tem luz?





outra coisa, nisso que vi a bateria, tambem vi o chao, ou seja, dah pra ter acesso a bateria pela roda traseira.. assim fica facil cortar os fios pra desativar o alarme e roubar a moto (nao que da burgman seja melhor, pois ali no chao e presa soh com 1 parafuso era mais facil ainda).. achei bem posicionada, mas o acesso deveria ser apenas por dentro.





Mas de tudo, o grande erro eh ser carburada, nao custava nada ser injetada, ou melhor, custava, mas por esse preco estaria pago. Uma moto lancada em 2011 que teve o lancamento adiado para fazerem melhorias, o minimo que se espera eh injecao eletronica.. Smart, Burgman, Lead, todas tem.. e a Lead ainda tem algumas vantagens como freio de mao, porta capacete duplo, motor refrigerado a agua (incrivel pra uma moto de baixa cilindrada, jah que no br ainda temos varias motos carburadas e refrigeradas a ar)... etc





Vou acompanhando aqui o diario, por favor postem mais fotos, facam videos, senaum fica chato!

Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2011 09:10 #148 por marcosp1974
Respondido por marcosp1974 no tópico diário da Prima 150
E ai Guatura blz?

Bom concordo com quase tudo q vc disse. E principalmente fico super atento ao frentista na hora de abastecer pra não cair aquela gotinha de gasolina no painel. Mas é praticamente inevitável q uma hora ou outra aconteça... como poderia ser uma proteção ali? quem sabe eu coloque a minha própria... mas registre-se que com a tampa aberta da pra ver q o bocal tem um "ladrão", ou seja, se transbordar não cai no painel.

Sobre a botoeira, a minha já passou dos 600km, uso muito mesmo a seta, farol, buzina... até agora tá tudo ok... vamos ver até qdo aguentam

Não há luz de cortesia no compartimento sob o assento.

Acho importante contextualizar as coisas... então, entre as opções de scooters que temos por aqui, por hora não parece que a Prima 150 deixe à desejar em relação às outras. Se por um lado ela não tem IE, por outro tem rodas dianteiras e trazeiras 13 pol... e por aí vai

Olha a diversidade de scooters à que tem acesso os italianos: http://citycom300.blogspot.com )

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2011 10:34 #149 por guatura
Respondido por guatura no tópico diário da Prima 150

MarcoSP1974 escreveu: E ai Guatura blz?

Bom concordo com quase tudo q vc disse. E principalmente fico super atento ao frentista na hora de abastecer pra não cair aquela gotinha de gasolina no painel. Mas é praticamente inevitável q uma hora ou outra aconteça... como poderia ser uma proteção ali? quem sabe eu coloque a minha própria... mas registre-se que com a tampa aberta da pra ver q o bocal tem um "ladrão", ou seja, se transbordar não cai no painel.

Sobre a botoeira, a minha já passou dos 600km, uso muito mesmo a seta, farol, buzina... até agora tá tudo ok... vamos ver até qdo aguentam

Não há luz de cortesia no compartimento sob o assento.

Acho importante contextualizar as coisas... então, entre as opções de scooters que temos por aqui, por hora não parece que a Prima 150 deixe à desejar em relação às outras. Se por um lado ela não tem IE, por outro tem rodas dianteiras e trazeiras 13 pol... e por aí vai

Olha a diversidade de scooters à que tem acesso os italianos: http://citycom300.blogspot.com )



O negocio vai ser deixar esgotar o tanque e mandar colocar 10, 15 reais.... e nao mandar completar. Mesmo assim eh capaz de derrubarem.. eu gostaria muito que fosse self-service, assim como nos eua.. daria pra abastecer com calma e tomariamos o maximo de cuidado, bem diferente do que os frentistas fazem.


Lah eh outro mercado, quem dera se aqui tivesse metade das opcoes... e olha que compramos um numero infinitamente maior de motos que eles... mas o principal problema eh a ignorancia, enquanto la eles usam scooter pra entrega, trabalho, empresa, aqui acham que o bom eh usar uma fan com escape esportivo, sair chutando retrovisor e cortando giro (isso quando nao tem um farol de falcon)..


quem teve uma scooter sabe que a praticidade eh bem maior que uma moto street... a unica parte que concordo eh que pro nosso asfalto terrivel as trail sao melhores.

Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2011 12:08 #150 por marcosp1974
Respondido por marcosp1974 no tópico diário da Prima 150
no catálogo italiano tem várias scooters com motorização desde 50cc e roda 16 pol ou maiores... seria bem + facil encarar a buraqueira com estas opções... ja q por aqui vc precisa subir pra uma Citycom pra ter roda 16 (to falando de scooter e não de CUB tipo a Neo)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.231 segundos