diário da Prima 150

09 Maio 2011 12:26 #151 por sartore
Respondido por sartore no tópico diário da Prima 150
Pessoal,

Gostei muito da iniciativa de se criar um clube da Kasinski e, assim, poder trocar experiências e opiniões.

Comprei minha Prima 150 e retirei da concessionária na última sexta-feira (dia 06/maio/11). Até agora foram 120 km com ela mas já deu pra ter uma ótima impressão. A motinha é realmente boa na minha opinião.

Mas aí vem os detalhes. O atendimento na CC (Kajin - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro) não é dos melhores. Aliás, é ruim mesmo! E já li na internet que isso também acontece em outras concessionárias.

O vendedor atende 3 ao mesmo tempo pois a demanda pelas motos está alta.

A oficina tem apenas 3 postos de trabalho que servem para montar novas motos, consertar motos com problemas (batidas ou garantia) e atender as motos da revisão!!! Ou seja, muita moto para pouco espaço na oficina.

Acompanhei o processo de montagem da minha moto de perto pois os caras são bem abertos nesse ponto. Fiquei de pé ao lado da oficina vendo tudo. O oficina é nova e possui as ferramentas necessárias para o serviço. Falo isso pois sou engenheiro mecânico e conheço um pouco desse universo.

Os empregados da oficina realmente parecem conhecer de moto e são, aparentemente, bem treinados. Acontece que o volume de trabalho é tão grande que os caras não conseguem focar em nada. Aliás, isso é uma coisa séria, o mecânico fica igual à doido com tantas solicitações! Isso vai refletir na qualidade da montagem e, consequentemente, no retrabalho dos caras. Vai dar mais custo para a Kasinski e mais insatisfação para os clientes....

Pois bem. Eu senti que a moto rabeia muito quando mudo a rotação do motor, para mais ou para menos. Ou seja, a moto SAMBA quando o motor varia de rotação. Voltei na concessionária HOJE (dia 09/05/2011) para verificar este problema e o mecânico me falou que um lote de Prima 150 veio com buchas do eixo traseiro com diâmetros internos maiores que o normal. Segundo ele (não vou dizer o nome pois o cara foi muito legal e muito honesto e eu não fiquei fulo nem nada) o diâmetro interno das buchas que foram montadas nas minha moto e num monte de outras PRIMA 150 é 0,2mm maior que o normal, gerando folga no eixo traseiro, ocasionando essa SAMBADA na direção.

Resultado: Terei de telefonar para agendar um reparo (troca das buchas - 4 buchas no total) da moto e, segundo este mesmo mecânico, este serviço demora o dia inteiro... Por isso que tenho que agendar antes pois a moto vai ocupar 33% da oficina da concessionária por um dia todo já que eles tem somente 3 postos de trabalho na oficina de lá.

Então, quem tem a moto e quem está para comprar: PERGUNTE NA CONCESSIONÁRIA SOBRE A BUCHA DO EIXO TRASEIRO DE SUA MOTO (COMPRADA OU NÃO) PARA NÂO TER ESSE MESMO PROBLEMA QUE EU ou PARA RESOLVER UM PROBLEMA SÉRIO DE INSTABILIDADE NA DIREÇÃO.

Dafra Citycom 300i

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2011 13:23 #152 por marcosp1974
Respondido por marcosp1974 no tópico diário da Prima 150
opa Sartore, bem vindo ;-)

e já de cara forneceu uma informação bastante relevante, obrigado

logo terei q levar à minha para a 1a revisão, vou questionar a CC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2011 17:22 #153 por gustavo82
Respondido por gustavo82 no tópico diário da Prima 150
boa! vou voltar a abastecer com adivitada. na minha não
sinto essa sambada referente às buchas (questão lote). vcs
costumam calibrar (com quanto) os pneus de qto em qto
tempo? e uma coisa: qdo fui levar a minha na cc
(ibirapuera-sp) tinha um rapaz q tb tinha uma prima e ele
conseguiu abrir o banco por baixo da moto. e diz que usou
uma fita - que não lembro o nome - pra ajustar o cabo que
ativa a abertura e não ser possível abrir mais por baixo.
vcs sabem do que se trata? abraço - ps: é normal ficar
preocupado sempre com rua remendada (não esburacada), pois
mesmo passando devagar, a moto dá aquela chacoalhada. ela
tá pronta pra isso???

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2011 17:29 #154 por sartore
Respondido por sartore no tópico diário da Prima 150

MarcoSP1974 escreveu: opa Sartore, bem vindo ;-)e já de cara forneceu uma informação bastante relevante, obrigadologo terei q levar à minha para a 1a revisão, vou questionar a CC


Marco,
A sua dá uma sambada de traseira? Como está a estabilidade quando você acelera e solta o acelerador?

Dafra Citycom 300i

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2011 17:37 #155 por sartore
Respondido por sartore no tópico diário da Prima 150

gustavo82 escreveu: boa! vou voltar a abastecer com adivitada. na minha não
sinto essa sambada referente às buchas (questão lote). vcs
costumam calibrar (com quanto) os pneus de qto em qto
tempo? e uma coisa: qdo fui levar a minha na cc
(ibirapuera-sp) tinha um rapaz q tb tinha uma prima e ele
conseguiu abrir o banco por baixo da moto. e diz que usou
uma fita - que não lembro o nome - pra ajustar o cabo que
ativa a abertura e não ser possível abrir mais por baixo.
vcs sabem do que se trata? abraço - ps: é normal ficar
preocupado sempre com rua remendada (não esburacada), pois
mesmo passando devagar, a moto dá aquela chacoalhada. ela
tá pronta pra isso???


Vamos lá:
Vou calibrar toda semana. Não é como carro. Coloco 21 na frente e 23 atrás, 1 psi a menos que o recomendado.

Sim. Scooter tem roda pequena e sente-se mais as imperfeiçoes do asfalto com rodas pequenas. Veja se essa chacoalhada não é, na verdade, o problema que relatei acima, da bucha da balança da roda traseira.

Dafra Citycom 300i

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2011 18:02 #156 por algitec
Respondido por algitec no tópico diário da Prima 150
Olha, eu estou meio desanimado com a Kasinski! Comprei uma Comet 150 para um funcionário acreditando nas promessas de atendimento de qualidade, peças para reposição, etc. porem na pratica a coisa é bem diferente, ainda hoje continua uma situação difícil! No meu caso ( comet 150 ) parece que para ter os 3 anos de garantia é preciso levar a moto para revisão de 3 em 3 meses ou caso atinja a km especificada. Na 1ª revisão já estava vazando óleo, tinha queimado a metade dos LED's o estojo não travava mais a moto, sendo que os LED's e o Estojo eles não deram garantia! O capacete que ganha na compra levaram 3 meses para entregar... enfim ta feia a coisa!!!!!!!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2011 05:25 #157 por Led Zeppelin
Respondido por Led Zeppelin no tópico diário da Prima 150
Eu mesmo diagnostiquei o problema do meu conta giro
louco... quando segura o rpm alto por um tempo, o
regulador de tensao chega a mais de 15v e o contagiro
fica louco...

Estou achando a suspencao dianteira muito mole e com
pouco curso, se vc chegar freiando na lombada, assim que
entra nela da fim de curso, quando esta andando em dois
na motinha e da uma freada um pouco mais forte encima de
ondulacoes, tb da fim de curso...

Achei o motor muito bom para andar em dois... nao arrega
como a burgman...

Falow

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2011 06:58 #158 por renato_furnas
Respondido por renato_furnas no tópico diário da Prima 150
Caraca,

Os caras nem verificaram o regulador de tensão na tentativa
de diagnosticar o problema. Mais 15 volts é alto, exige a
substituição do regulador, antes que acabe queimando
lampada, CDI, etc.renato_furnas40673.4167476852

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2011 07:22 #159 por Led Zeppelin
Respondido por Led Zeppelin no tópico diário da Prima 150
15v é f*d*... por isso que eu achei o farol tao bom...
quando acertar para os 13,5 14v o farol ficara um pouco
mais fraco...

Quando o conta giros esta louco e acende a luz de freio, a
seta e/ou buzina, o conta giros volta ao normal...

Falow

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2011 07:24 #160 por Led Zeppelin
Respondido por Led Zeppelin no tópico diário da Prima 150
Alguem sabe como é o regulador de tensao ??
Nao connheco muito bem o sistema eletrico de motos...

Falow

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2011 09:44 #161 por messico
Respondido por messico no tópico diário da Prima 150
Gostaria de saber se mais alguem tem problemas com o conta giros, pois na minha o mesmo esta completamente maluco e ainda ja tive problemas com o guidão que soltou e agora o manete de freio trazeiro que ta solto!!!!!!


Acho que tao apertando os parafusos com a mão!!rsrsrsrsrsr

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2011 11:03 #162 por sartore
Respondido por sartore no tópico diário da Prima 150
Galera,

Vou corrigir o que eu disse anteriormente.

Fiquei em casa pensando e acabei por não concordar com o mecânico da concessionária. Afinal, 0,2mm de folga não dá pra sentir na mão, mesmo pilotando em alta velocidade.

Pois bem, liguei para a concessionária e falei com o responsável da oficina que, aliás, era um sujeito aparentemente idôneo e coerente.

O problema está na folga das buchas da BALANÇA da roda traseira e não no eixo da roda traseira como eu relatei anteriormente.

Ele não me confirmou o quanto de folga era mas, pela conversa, deve ser algo em torno de 2,0mm e não 0,2mm.

É algo mais ou menos assim (exemplo): as buchas têm que ter 5,0mm de diâmetro interno mas um lote veio com buchas com 7,0mm de diâmetro interno. Disse ele que poucas foram as motos que vieram com esse problema e que alguns mecânicos, na hora de montar a moto, não conseguem distinguir a bucha correta da errada só pelo olho.

Tá aí o problema da Kasinski. A minha volta pra oficnia só na segunda que vem e deve estar pronta na terça que vem... Ou seja, daqui à 1 semana....

Espero que fique boa de vez.

Dafra Citycom 300i

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2011 11:09 #163 por sartore
Respondido por sartore no tópico diário da Prima 150

messico escreveu: Gostaria de saber se mais alguem tem problemas com o conta giros, pois na minha o mesmo esta completamente maluco e ainda ja tive problemas com o guidão que soltou e agora o manete de freio trazeiro que ta solto!!!!!!


Acho que tao apertando os parafusos com a mão!!rsrsrsrsrsr


Messico,

Meu conta-giros tá OK. Não deu nenhum problema e nem aparenta ter problema. Pode ser mesmo o problema com regulador de voltagem. Liga pra oficina da tua concessionária.

Meu guidon tá com folga - pre frente e pra trás e para os lados. Vou zerar quando retornar minha moto para a CC na segunda próxima. Vão reparar o problema da balança da roda traseira que é muito sério (relatei acima) e fazer esses ajustes na direção tbm.

Dafra Citycom 300i

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2011 11:52 #164 por marcosp1974
Respondido por marcosp1974 no tópico diário da Prima 150
salve!

Sartore, em algumas situações muito específicas eu sentí uma certa instabilidade na suspensão traseira, mas nada que me sugerisse um problema como este que vc relatou. O q eu percebí foi um barulho q achei um pouco anormal qdo a suspensão traseira é muito exigida - com a moto apoiada no pedal, usando o peso do corpo pra forçar todo o curso da suspensão traseira. Mas fiquei achando q talvez eu estivesse atingindo o fim do curso do amortecedor... por isso o barulho... não sei se é a mesma coisa

Uma coisa é certa: em se confirmando o problema das buchas da balança, é coisa pra entrar com reclamação no Procon para que a Kasisnki promova o recall

Led, parabéns pela identificação do problema no regulador de tensão. Agora não tem mais como o mecânico te enrolar ;-) nem aos demais q acompanham o forum qdo seus tacômetros ficarem malucos. Lá no meu blog tem o manual de serviço da Fly 150, o sistema elétrico parece bem parecido com o da Prima... mas vc tem q se sentir seguro de mexer nisso, avalie direitinho pra não arriscar demais

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2011 14:14 #165 por sartore
Respondido por sartore no tópico diário da Prima 150

MarcoSP1974 escreveu: salve!Sartore, em algumas situações muito específicas eu sentí uma certa instabilidade na suspensão traseira, mas nada que me sugerisse um problema como este que vc relatou. O q eu percebí foi um barulho q achei um pouco anormal qdo a suspensão traseira é muito exigida - com a moto apoiada no pedal, usando o peso do corpo pra forçar todo o curso da suspensão traseira. Mas fiquei achando q talvez eu estivesse atingindo o fim do curso do amortecedor... por isso o barulho... não sei se é a mesma coisaUma coisa é certa: em se confirmando o problema das buchas da balança, é coisa pra entrar com reclamação no Procon para que a Kasisnki promova o recallLed, parabéns pela identificação do problema no regulador de tensão. Agora não tem mais como o mecânico te enrolar ;-) nem aos demais q acompanham o forum qdo seus tacômetros ficarem malucos. Lá no meu blog tem o manual de serviço da Fly 150, o sistema elétrico parece bem parecido com o da Prima... mas vc tem q se sentir seguro de mexer nisso, avalie direitinho pra não arriscar demais


Marcos,

A suspensão da Prima, NMHO, é muito simples. Conjunto mola-amortecedor com ajuste de força da mola.

O amortecedor é preso no "garfo" da roda traseira por um parafuso+rosca, o outro amortecedor prende no corpo do motor. O aço do amortecedor atrita com o aço do "garfo" e do "motor" o que pode gerar esses ruídos estranhos que você relata.

Para saber se sua roda traseira está com problemas na balança faça o seguinte teste. Coloque a moto no descanço central e segure a roda com a mão. Balance-a de um lado para o outro (direita - esquerda) e se estiver muito solta é porque está com folga na balança. Fizeram isso na CC e fiquei espantado com a minha...

Dafra Citycom 300i

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.271 segundos