diário da Prima 150

27 Abr 2011 10:36 #106 por weandrade
Respondido por weandrade no tópico diário da Prima 150
Isso aí Sr. Zeppelin,

Tive uma Burgman por 3 anos. Nunca tive problemas sérios também. A moto me serviu que foi uma beleza. Muito boa de curva e super confiável.
Acho que a Prima por ser maior que a Burgman perde um pouco a mobilidade.
Quando o pessoal comentou esse lance do pedal de partida que não saiu de fato na Prima, lembrei-me de algo parecido com a Burgman. A minha era 05/06, foi das primeiras. Eu tinha um folder dela, onde a propaganda falava que ela tinha um sensor no descanso lateral, pra evitar que a moto fosse ligada com o descanso abaixado, o que de fato ela nunca teve.

Abraço

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Abr 2011 20:35 #107 por Atlan
Respondido por Atlan no tópico diário da Prima 150
Ola amigos do forum. Como estou considerando realmente a aquisição de uma scooter prima eu lembrei-me nunca tive scooter e nem tenho amigos ou amigas que tenham uma. Desse modo resolvi perguntar aos amigos que tem scooter (não necessariamente a prima) como é a manutenção regular de uma scooter? e do cambio CVT? até hoje só tive e andei em motos "convencionais" com cambio e transmissão por corrente.
Como fica a manutenção continua e diária de uma scooter e quais as principais diferenças para uma moto "comum" como minha suzuki yes por exemplo?

Suzuki YES Vermelha 2011!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Abr 2011 04:38 #108 por Carlos HP Mello
Respondido por Carlos HP Mello no tópico diário da Prima 150

Atlan escreveu: Ola amigos do forum. Como estou considerando realmente a aquisição de uma scooter prima eu lembrei-me nunca tive scooter e nem tenho amigos ou amigas que tenham uma. Desse modo resolvi perguntar aos amigos que tem scooter (não necessariamente a prima) como é a manutenção regular de uma scooter? e do cambio CVT? até hoje só tive e andei em motos "convencionais" com cambio e transmissão por corrente.
Como fica a manutenção continua e diária de uma scooter e quais as principais diferenças para uma moto "comum" como minha suzuki yes por exemplo?



Olá Amigo!


Eu tenho uma Neo da Yamaha há 4 anos, minha primeira moto. Ela está com 50 mil km rodados e nesse tempo só mexi duas vezes no cambio CVT, para a troca das peças, que deve ser feita a cada 25 mil km. O custo foi de cerca de R$ 120,00 cada vez, na CC. E sinceramente, se for para trocar, só se for por outra scooter. Estava pesquisando sobre a Prima, quase fechando a compra, mas alguns detalhes me fizeram dar um tempo, como por exemplo, a falta de um pedal de partida (além da partida elétrica). Mas nesses dias estive observando as scooters pelas ruas e vi que várias delas não tem esse pedal, como a Lead, Iros e até a Citycom 300i.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Abr 2011 04:52 #109 por weandrade
Respondido por weandrade no tópico diário da Prima 150
Olá Atlan,

Eu tive motocicletas por muitos anos, até mesmo por que na época não havia scooters no Brasil. A minha primeira scooter foi uma Burgman 125 em 2005. Achei o melhor dos mundos. Nada daquela trocação de marchas, marcando e estragando sapatos e tênis, na chuva os pés vão protegidos e não se molham ou sujam. Praticidade, com baú debaixo do banco e porta-luvas sob o painel.
Mas tudo depende do uso que você fará do scooter. Se vai rodar muito, do tipo de terreno. Tem gente por exemplo que de vez em quando tem que passar numa estrada de terra. Aí já não aconselho. E é bom que você faça um test-drive e veja por você mesmo. Quando eu fiz me apaixonei. Hoje não cogito mais ter uma moto convencional, pelo menos não pra rodar diariamente.
Quanto à manutenção eu rodei 15 mil km com a Burgman e vendi-a. Só fiz manutenção de rotina; óleo, filtro, velas e pneus. Uma grande vantagem da correia é que não precisa de lubrificação, como as correntes. Já vi relatos que as correias duram de 15 a 20 mil km e de que a manutenção do CVT em si só depois do 30 mil km.


Boa sorte,

Wander

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Abr 2011 05:26 #110 por Led Zeppelin
Respondido por Led Zeppelin no tópico diário da Prima 150
Eu tive uma Biz 100, depois uma GS500 e uma Burgman 125...
Andei mais ou menos 20mil km com cada uma, e a burgman é a
que teve manutenção mais barata...
Nunca tive que fazer manutenção alguma no CVT, mas o que me
irrita nela é a durabilidade da bateria...

Se a Prima aguentar o tranco = a burgman esta perfeito...

Falow

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Abr 2011 10:44 #111 por Atlan
Respondido por Atlan no tópico diário da Prima 150
Boa tarde amigos do forum.
Obrigado pelas repostas. e quem desejar falar algo sinta-se a vontade.
Gostei das repostas.
Venho pensando na scooter especificamente por:
1 - meu uso da moto ser exclusivamente urbano. mesmo na BR ainda ando dentro dos limites da cidade e o limite de velocidade é entre 60 a 80km/h. assim a scooter me atenderia bem.
2 - a praticidade do compartimento sob o banco pra levar algumas coisas. especialmente notebook ou coisa do tipo, pois trabalho com informática e estando sob o banco alguns equipamentos ficariam tanto mais protegidos do tempo/clima como mais protegidos e ocultos de olhares indesejados.
3 - a proteção que o escudo frontal da contra lama, poeira e outras coisas que costumam sujar minhas roupas. vou trabalhar de roupa mais social ou na linha esporte fino e as vezes alguma sujeira acaba marcando as calças e/ou sapatos.
4 - ando até pouco. minha yes vai fazer dois anos em junho e esta com 16mil km. o trabalho fica a uns 5km de distancia. oque mal da 10km em uma ida e volta normal. a faculdade e o bairros principais da cidade ficam distantes uns 14km. dessa forma acho que não ando tanto assim considerando uma grande cidade.

Suzuki YES Vermelha 2011!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Abr 2011 15:14 #112 por Led Zeppelin
Respondido por Led Zeppelin no tópico diário da Prima 150
Atlan, mesmo a minha Prima 150 com 100 Km de uso ter
apresentado problema no painel, ainda recomendo, pois o seu
uso é muito parecido com o meu... e a prima é a melhor
scooter do mercado...
Aqui no trabalho, muita gente que trabalha perto vem de
scooter, a maioria homens de terno, as vezes tem até
meninas de vestido... e quer saber, ninguem pensa em
trocar... Gente de grana, que pode ter uma moto grande e
cara, nao larga a scooterzinha nem em dias nublados...

Falow

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Abr 2011 19:16 #113 por marcosp1974
Respondido por marcosp1974 no tópico diário da Prima 150
Salve!

Nova medição do consumo: 420km rodados, 29,3 Km/L - mesmo depois de adiantar o ponto morto, o que resolveu a maioria das situações em que a moto morria. Estou surpreso com o consumo, uma vez q o desempenho é muito bom.

As Scooters tem tudo à ver com deslocamento urbano, um transporte individual inteligente, mais seguro e mais conveniente que as motocicletas tradicionais. Na Europa, italianos e espanhóis sabem disso faz tempo. Aqui no Brasil foi moda na década de 60, sumiu, voltou graças à AN125 Burgman por volta de 2006 - e com certeza vamos ver uma explosão na oferta de modelos, pq tem um baita mercado aí pra ser explorado, principalmente devido ao trânsito trancado pelo excesso de veículos nas grandes cidades brasileiras. O q f0d3 é a qualidade das vias... scooter não tem vocação pra enduro.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2011 17:37 #114 por RuffBA
Respondido por RuffBA no tópico diário da Prima 150
Acompanhando o post aqui!!
Ja tive uma burgman, que comprei usada, mas nao me atendia
no que eu queria, ja que andava muito por estradas e ainda
morava em um sitio... Em resumo, era boa pela praticidade
do cambio CVT, apesar de dar umas vaciladas em subidas,
freios nao eram exatamente exemplo, e com toda a certeza,
nao servem para estrada... Posso ate estar enganado, mas
estrada com elas nao rola, é muito perigoso.

Antecessoras:
Biz C100 ES
Burgman AN 125

CRZ 150 SM chegando em breve :D
Camamu - BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2011 17:39 #115 por RuffBA
Respondido por RuffBA no tópico diário da Prima 150
Por esse motivo to querendo pegar uma CRZ, andar no asfalto
de minha cidade com uma moto mais baixo que a biz e pedir
para de mes em mes dar uma olhada no assoalho da moto pra
ver se nao soltou nada

Antecessoras:
Biz C100 ES
Burgman AN 125

CRZ 150 SM chegando em breve :D
Camamu - BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2011 22:45 #116 por ever.o.f
Respondido por ever.o.f no tópico diário da Prima 150
pessoal, sobre scooters em geral e a prima!

da pra andar em baixa velocidade sem trancos, pois o
pessoal falou que só sai a 4000 rpm!!!

e a lead por IE anda melhor em menos giros???

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2011 11:52 #117 por marcosp1974
Respondido por marcosp1974 no tópico diário da Prima 150
Ever, esse papo dos giros e "trancos", transmissão automática CVT não apresenta "trancos". Todas elas (Prima, Lead, Burgman, e todas as GY6) usam CVT. Usando CVT fica meio sem sentido falar em andar melhor em mais ou menos giros... é o conjunto motor+CVT que dá a característica de velocidade X giros X torque.

Na prática, melhor é aquela que responde rápido com mais torque qdo vc acelera. Não pilotei a Lead, mas da Prima posso falar: ela responde bem qdo vc "dá no cabo".

Pra ver em qtos giros trabalha a Lead na prática precisaria instalar um conta giros nela, ou monitorar o módulo de injeção. Não conheço ninguém que tenha feito isso.

Honestamente não sei se o conta-giros faz muito sentido junto com transmissão automática CVT.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2011 21:32 #118 por ever.o.f
Respondido por ever.o.f no tópico diário da Prima 150
MArcos, estou para comprar a Prima, mas para o mês que
vem (quando terei a cat. A), queria saber qual a
velocidade minima que da pra manter a moto acelerada, sem
que isso represente corte entre o sistema cvt e motor...
sei que existe uma folga... (nao quero sempre estar
torcendo o cabo para acelerar pouco)

o Ex-dono da Burgman pode responder com um comparativo
pois eu já andei nela (burg)... e nao gostei de como ela
se comportou, nao dava pra manter baixa velocidade sem
que fique dando pulsos no acelerador.

A prima é pior? ou melhor? nesta característica??

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2011 21:46 #119 por RuffBA
Respondido por RuffBA no tópico diário da Prima 150
Quando eu andava de burgman o cambio me irritava
bastante...Parecia que ele era meio ''burro''.Tinha vezes
que eu chegava na metade da ladeira em marca de força, e
ele mudava fazendo a moto perder muita potencia e
velocidade, depois voltava e como eu tava com cabo no talo
ja o motor gritva chegando a assustar.
Depois tive a oportunidade de pegar uma Neo... Mas como em
minha cidade tem muitas ladeiras, acho que o cambio manual
me da mais segurança apesar de ser menos pratico e
confortavel...

Antecessoras:
Biz C100 ES
Burgman AN 125

CRZ 150 SM chegando em breve :D
Camamu - BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Maio 2011 18:45 #120 por marcosp1974
Respondido por marcosp1974 no tópico diário da Prima 150
então nunca pilotei a Burgman, mas da Prima não tenho essas reclamações q vcs citam ai não... claro, se vc tá "quase parando", tipo "guardinha em ronda" vc tem q ficar acelera-solta-acelera-solta...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.235 segundos