Olá a todos. Já voltei do salão e vi a danada pessoalmente. E como ela é bonita! É muito impactante realmente, como todo o stand da Honda. É do tamanho da minha Fazer, pelo menos até o tanque. Depois a frente é maior, lógico. E para mim, não é concorrente da Ninja, e muito menos da Comet GTR. É muito superior em aparência e acabamento. E falo isso apenas sentando nela, e sem dúvida que o conforto também é. Posição de pilotagem parecida com a CB 300 e a Fazer. Como também parece ser o caso da CBR 600F em relação a todos os concorrentes dela também. É outro nível de moto. A Kawasaki teria que melhorar muito para chegar naquela CBR 250R ou da sua irmã maior. A Kasinski então, nem se fala. Vejam bem, não estou falando de desempenho. Claramente quem comprar aquela moto pouco vai se importar com isso. É outro patamar de moto. Não dá para comparar com Fazer e CB 300, nem com Ninja e Comet, ou as patéticas 250 da Dafra, que por sinal achei muito chinesas, muito "chinfrins". Essa Honda é outro mundo. Também concordo, como o colega disse acima que o preço que será praticado dificilmente ficará abaixo de R$ 15.000,00. Segundo fonte segura de dentro da fábrica de Manaus, que me arranjou os ingressos para entrar lá no salão, ela não será fabricada aqui. Será importada e vendida apenas nas lojas que tiverem os novos espaços "Premium". Não vão ser todas as concessionárias que receberão ela. Portanto a própria Honda já começa a fazer uma separação entre o mercado popular, que compete com os chineses, e o segmento premium, que aceita pagar mais por um produto melhor. E realmente não dá para comparar com o monte de porcarias chinesas que tem no salão. Tem pelo menos umas 20 marcas diferentes de motos com linhas completas de motos de 50 a 200 cc para todos os bolsos. Não sei como aquele monte de chineses vão vender, porque tem mais chinês que brasileiros expondo no salão. Principalmente em peças. É impressionante. Não sei porque nenhum site especializado tocou nesse assunto ainda. Nem aqui no Motonline. Tirando as quatro grandes japonesas e a Dafra, só dava chinês.
Se aquele é o nosso futuro, de motos utilitárias e baratas como estão expostas lá, a Honda tá certa em focar no segmento premium. E pra mim fica clara a estratégia da Suzuki, que também critiquei aqui antes, mas agora começo a rever meus conceitos. O stand da Suzuki era o mais cheio depois do da Honda. Também o da BMW e da Harley. O da Yamaha parecia perdido no meio desses mundos, sem saber para que lado ir. Todo stand que tinha muita gente perguntando era de motos top que com certeza garantem uma margem muito melhor, tanto para a fábrica quanto para o logista revendedor. Ou outros estavam às moscas. Nem as modelos animavam o pessoal a ficar neles. Vamos ter dois mundos, com certeza. Porque todas as tentativas de motos maiores chinesas até agora e que tinham no salão eram patéticas. Isso para a gente que curte moto como eu, mas com certeza não para quem precisa de uma moto como meio de transporte. Eu não tenho coragem de encarar nenhuma daquelas, mas duvido que não vão vender também, porque eram opções demais, facilidades demais e os preços muito baratos.
Mas podem ter certeza que dificilmente quem comprar aquela CBR 250R vai encarar uma Ninja 250 na pista. Só quem vai fazer isso é reporter de revista ou sites para tentar vender mais. E podem ter certeza de que quando ela chegar nas tuas, ela vai abalar. Pelo seu visual e pelo seu acabamento. Você provavelmente vai querer andar bem devagar para todo mundo ficar admirando ela. Enquanto as Ninjas e Comets da vida se esquelam sumindo lá na frente. Essa não é a praia dela. Por isso acho que quem pensa em desempenho puro jamais compraria ela. Só ficam criticando porque não era como eles imaginavam que deveria ser uma Honda "esportiva". Só que ela não é assim. Não foi construída para isso. Ela é realmente "Sport Touring". Assim como a irmã maior, a CBR 600F (só que aí com desempenho espetacular, e vai dominar a categoria rapidamente pois é linda e fortíssima). Só vendo ela pessoalmente para entender o que eu estou dizendo, sem dúvida. Dá água na boca, mesmo sabendo do desempenho mais contido dela. Que deve realmente ser atingido de maneira magistral, tanto nas cidades, que será o seu habitat natural, quanto em passeios na estrada, que mesmo com os máximos 150 km/h de painel que ela provavelmente vai atingir, serão com certeza muito prazerosos. Quem quer desempenho puro, que procure uma moto maior e não perca tempo com 10 ou 15 km/h a mais das concorrentes 250 cc oferecem, e que nem de longe tem o charme e o conforto dessa Honda. E para aqueles que vão desdenhar dela por causa do desempenho, é mais ou menos o mesmo que está ocorrendo com a Transalp. Mesmo tendo desempenho menor, e a gente sabe disso, e muitas outras vantagens dos concorrentes, você ainda quer ter aquela moto, com certeza. E isso não tem nada a ver com o "Honda é Honda". Nas outras grandes japonesas, nas motos grandes, a sensação é a mesma transmitida por essa Hondinha. Ela pertence a outro nível, coisa que infelizmente a Ninja e a Comet não pertencem. Não tem aquele algo mais que justifique colocá-las em outra categoria com seus 250 cc, que mesmo sendo ditas esportivas, com semi guidões e posição esportiva, atingem apenas 160 km/h reais. Isso é ser esportiva? Eu prefiro a CBR com certeza, que apesar do nome CBR, é uma ótima moto para viajar e curtir no dia a dia, com certeza. Post longo, mas de alma lavada depois de vê-la pessoalmente.