Não é obrigatório, isso eu sei, mas lendo você descobre que motos com motores carburados não conseguirão atender o Promot de 2009:
www.restartmotos.com.br/entrara-em-vigor-em-2009
"
Mas, podemos adiantar que em 1º de janeiro de 2009,
todas as motos e similares terão que ter a injeção de combustível,
seguindo norma de antipoluição . O carburador será definitivamente
extinto no Brasil. Assim, não é só a Honda, mas todas a fábricas estão
se mexendo pela injeção eletrônica, obrigatória em 2009". fonte:
www.jacaremoto.com.br/colunas/col_230606.htm
:
Na revista Quatro Rodas Especial Moto (04/07/07) que tem uma Hayabusa
vermelha na capa há uma matéria técnica interessante sobre injeção
eletrônica, às páginas 68-73:
Os sistemas de injeção eletrônica de combustível chegam às motocicletas
produzidas no Brasil com quase duas décadas de atraso em relação aos
automóveis. A evolução técnica traz vantagens à dirigibilidade, ao
consumo de combustível e, principalmente, à redução de emissões
poluentes, além de ser o único sistema de alimentação de combustível
capaz de permitir a utilização de motores "flex". O gerenciamento
eletrônico de motores já faz parte do dia-a-dia dos motoristas
brasileiros e não demora a chegar ao mundo das duas rodas.
Como nos carros, a adoção de maior peso em eletrônica embarcada nas
motocicletas está sendo impulsionada pela lei. No caso, o Promot,
versão em duas rodas do Proconve (Programa de Controle de Emissões
Veiculares). Hoje, uma motocicleta nova polui quase três vezes mais que
um carro também zero. Ela pode despejar no ar até 5,5 gramas de
monóxido de carbono (CO) a cada quilômetro percorrido, enquanto um
carro novo deve atender ao limite legal de 2g/km em suas emissões de
CO. Entretanto, a partir de 2009, todas as motos novas se equipararão a
esse limite. Para isso, deverão usar injeção eletrônica de motor - mais
catalisador no escapamento, filtro cânister para reter combustível não
queimado, sonda lambda para averiguar o estado da queima etc.
(...)
Em termos de desempenho, o estágio de tecnologia atualmente
empregado nas Yamaha avaliadas é o mais interessante. A injeção só está
presente como um balão de ensaio para a montadora avaliar a reação do
consumidor à sua adoção, além de ser um diferencial de marketing. O
passo seguinte, necessário para atender aos limites estabelecidos pelo
Promot, é - embora ecologicamente corretíssimo - constritor de
potência. O catalisador, uma colméia cerâmica pesada, "abafa" o sistema
de escape e quase invariavelmente causa a perda de alguns cavalos. O
cânister - um filtro de carvão ativado - também representa peso a mais
para as motos mais pequenas. E por aí vai. As motos da Yamaha ainda não
atendem o limite do Promot 2009 de emissões (2 gramas de CO por
quilômetro), embora se mantenham com folga dentro dos atuais 5,5g/km."
Agora, se alguém tiver algum embasamento que mostre que REALMENTE que a Honda ATENDE ao Promot de 2009 sem injenção, por favor poste a referência aqui.
Pelo o que eu vi (e li) até agora, que está comprando moto carburada agora vai ficar com um mico na mão quando sairem esses novos motores com redução de poluentes. Ou o preço vai baixar muito, paga 9 mil numa Bros zero hoje e não vende nem por 6 depois.
Por favor, postem opniões a respeito.