Se a sua paixão é a Fat, vai tranquilo, as diferenças entre as motos existem, mas no fundo são todas muito próximas pois pertecem à mesma família ( Softail ).
2. Diniz
A postura do piloto na moto, ao contrário do que ocorre num carro, nunca é estática, já que o peso e posicionamento do piloto são de grande importância na dinâmica de condução do veículo.
Assim, uma determinada postura em estrada, na reta, certamente será muito diferente daquela mais adequada a uma manobra em baixa velocidade.
Se eu, por exemplo, estou em uma Rodovia dos Bandeirantes, posso me posicionar mais para trás no banco, esticando um pouco os braços, pois nessa situação, o movimento no guidão será, NO MÁXIMO, de centímetros para um lado ou outro.
Ao contrário, se eu estou saindo de um estacionamento e tenho que fazer várias curvas de 90 ou 180 graus, me posicionarei mais adiante no banco, mais próximo do tanque e do guidão, de maneira a ter um controle mais adequado àquela situação.
De igual maneira, a postura do piloto na moto em curva de alta velocidade ou de baixa velocidade não é igual, pois ele terá de fazer sua parte na configuração da moto.
Se vc. não conseguiu manter a mão direita na manopla ao virar o guidão inteiro para a esquerda certamente foi por estar em posição inadequada.
Tenho a acrescentar, que realmente existe sempre um periodo de adaptação às diversas motos.
Quando peguei a Sportster fiquei inseguro pois achei a posição perfeita, mas a moto pesada. Nunca tinha pilotado moto com mais de 180kg. Em 1 semana já amava aquela moto.
Agora com a Electra estou estranhando tudo. 100 kg a mais não é pouco. A posição de pilotagem não é ruim, porém me canso com as plataformas. Minhas pernas chegam a arder depois de algum tempo e recuo os pés pra uma posição mais "montada" onde porém não alcanço os comandos. Dada a diferença de ângulo de caster, o guidão parece muito mais "leve" que o da Sportster, porém a moto responde menos aos movimentos corporais e exige mais controle na rotação do motor e na embreagem.
A estrada é, sem duvida nenhuma, o habitat natural desta moto !
www.biduzido.com.br
Biduzido:
Motociclista acima da moto
Respeitando a paixão de cada um
A postura do piloto na moto, ao contrário do que ocorre num carro, nunca é estática, já que o peso e posicionamento do piloto são de grande importância na dinâmica de condução do veículo.
Assim, uma determinada postura em estrada, na reta, certamente será muito diferente daquela mais adequada a uma manobra em baixa velocidade.
Se eu, por exemplo, estou em uma Rodovia dos Bandeirantes, posso me posicionar mais para trás no banco, esticando um pouco os braços, pois nessa situação, o movimento no guidão será, NO MÁXIMO, de centímetros para um lado ou outro.
Ao contrário, se eu estou saindo de um estacionamento e tenho que fazer várias curvas de 90 ou 180 graus, me posicionarei mais adiante no banco, mais próximo do tanque e do guidão, de maneira a ter um controle mais adequado àquela situação.
De igual maneira, a postura do piloto na moto em curva de alta velocidade ou de baixa velocidade não é igual, pois ele terá de fazer sua parte na configuração da moto.
Se vc. não conseguiu manter a mão direita na manopla ao virar o guidão inteiro para a esquerda certamente foi por estar em posição inadequada.
Abraço
JF-GI
JF, muito obrigado por mais uma aula aqui no fórum. O que vc disse faz total sentido, tanto na teoria quanto aos meus olhos quando vejo alguém pilotando uma moto. Valeu!
Lembro que na ocasião chamei a atenção do Celesta e da Marcela sobre o lance do meu braço, mas, como sempre, eles disseram "Diniz, não é bem assim..." e começaram a me dar valiosas dicas para minimizar aquela distância que eu considerava como uma "marca" para um dia não ter uma Fat Boy. Uma delas, inclusive, foi sobre o posicionamento no banco da moto.
É sempre um prazer compartilhar experiências aqui no forum.
Assim que vc. tiver sua moto, verá que uma série de coisas que falamos é, na verdade, puramente instintiva, vc. fará sem sequer pensar, assim como faz, por exemplo, na sua bicicleta ou no seu carro.
Realmente já percebí as possibilidades que oferecem as plataformas. Creio que seja também uma questão de "descontração" que ainda me falte, para aumentar o conforto e como corolário o prazer na pilotagem desta moto famosa justamente por tais qualidades.
www.biduzido.com.br
Biduzido:
Motociclista acima da moto
Respeitando a paixão de cada um