Defletor de Calor do motor debaixo das pe

03 Maio 2012 13:00 #91 por Leoclima
Lando, na moral :

Se vc mora ou transita em lugar quente, ou usa a HD com frequencia em transito pesado, em engarrafamentos travados, etc, tá na hora de trocar de moto.
Por exemplo, hoje eu andei na estrada, com frio de 12° C e achei que a dyna tava fria até demais. Vc tem que pegar uma moto refrigerada a agua.
Abraços.

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Maio 2012 13:03 #92 por LandoHD1600

Leoclima escreveu: Lando, na moral :

Se vc mora ou transita em lugar quente, ou usa a HD com frequencia em transito pesado, em engarrafamentos travados, etc, tá na hora de trocar de moto.
Por exemplo, hoje eu andei na estrada, com frio de 12° C e achei que a dyna tava fria até demais. Vc tem que pegar uma moto refrigerada a agua.
Abraços.


Pode até ser Leo, mas não quero acreditar que não haja solução. Até porque a moto é feita para viajar(ultra) por qualquer clima e precisa necessariamente passar(pelo menos eventualmente) por trânsito pesado. Então, quero crer que exista meio de se minorar a característica e suas consequências, se assim preferem chamar o excesso de calor.
Abç.,
LandoHD16002012-05-03 16:05:25

Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Maio 2012 14:39 #93 por JF-HD/FAT

wbugno escreveu: rsrsrs ... é mais ou menos por ai mesmo, na BMW, pelo menos na RT são cinco módulos independentes, acho que o mais caro é o do ABS que é perto dos 6k...

quanto ao módulo da HD também não é nada barato e já vi 2 casos de módulos queimados em Ultra 2012, a vantagem é que é um módulo só eu acho, pode ser que tenha um independente para o ABS não sei...

Abrx

Outro dia, num Fórum sobre desenvolvimento da indústria automobilística, um cara - ex-GM - e atualmente consultor, disse que um módulo de ABS e controle de tração para automóveis implicaria em uns R$ 50,00 a mais por unidade ( acho que saiu no Blog Autoinforme, do UOL).Eu disse R$ 50,00 ( cinquenta reais)...Mesmo que um módulo para moto custasse dez vezes mais, quer por falta de escala, quer pela tecnologia empregada, quer por ambas as coisas, daria uns R$ 500,00 no máximo de custo para o fabricante...Coisa de louco...AbçJF

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Maio 2012 14:42 #94 por JF-HD/FAT

LandoHD1600 escreveu: Então vamos ver se entendi:
- Defletor de calor, não funciona, mas ajuda(???);
- Radiador de óleo, não funciona com ela parada ou em baixa velocidade(que é quando realmente esquenta);
- Radiador de óleo com ventoinha, pode funcionar, mas ninguém usou ainda para ter certeza. Tbm pode não funcionar;
- Remapeamento, funciona(até certo ponto), mas para fazer tenho que ir a Sampa ou ao Rio.
- Retirar as "cortinas" da ultra pode ajudar; e
- Defletores de ar(no morcegão) móveis, pode ajudar!
A coisa tá me parecendo quase sem solução. Estou começando a me desesperar(no sentido de perder a esperança mesmo). Se fosse um conjunto de ações, quais seriam as mais indicadas?
Abç.,

Pô, LANDO!!!Compra logo a tal CUECA DE AMIANTO e resolve o problema, ó Pá. AbçJF
JF-HD/FAT2012-05-03 17:44:37

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Maio 2012 17:08 #95 por drpj

Abs, Paulo

São Paulo - SP
Ainda endireitamos Lisarb!!???

FLHRSi

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Maio 2012 17:09 #96 por drpj
Calça tipo ceroula em nomex, resistente ao fogo, homologada de acordo com a norma FIA 8856-2000, orgão máximo do automobilismo mundial. Acessório obrigatório em diversas categorias de nível mundial e nacional. Disponível nos tamanhos P,M,G e GG, na cor branca.

Abs, Paulo

São Paulo - SP
Ainda endireitamos Lisarb!!???

FLHRSi

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Maio 2012 17:24 #97 por Leoclima
Eu medi :

A distancia entre o saco e a tampa do cabeçote do cilindro traseiro é de 6 cm. Imagine em caso de calço hidráulico o estrago que seria.

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Maio 2012 17:33 #98 por aeroboero

Leoclima escreveu: Eu medi :

A distancia entre o saco e a tampa do cabeçote do cilindro traseiro é de 6 cm. Imagine em caso de calço hidráulico o estrago que seria.



Azuleide! - Heritage Classic 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Maio 2012 17:34 #99 por drpj
Depende do quão rendido esta o cidadão...

Abs, Paulo

São Paulo - SP
Ainda endireitamos Lisarb!!???

FLHRSi

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Maio 2012 17:37 #100 por Patriarca
Esses "senhores"...entrando na andropausa e botando a culpa na moto....

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Maio 2012 17:38 #101 por Patriarca

drpj escreveu: Depende do quão rendido esta o cidadão...


Pronto, agora isso vira tese em doutorado!!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Maio 2012 17:49 #102 por REG
Meus camaradas,

vocês ja tiveram outras motos ( japas ), por exemplo, hayabusa, bandit, MT 01, etc... etc... entre muitas outras, refrigeradas a agua ????? no transito do Rio de Janeiro, verao, 42 graus............me digam qual e o sentimento......

Grande abraco a todos,

Ya360 72/Ka350 73/Ya350 74/Su 380 75/Su550 76/Su750 77/Su185 78/YaXT500 78/Ya250 80/Ho250 82e84/Ya600 89/Ya350 90/Hon 350 91e92e94/Su500 97/Su900 98/Ya600 00e02e04e06/HD1200 06/STROM 1000 09/DYNA10

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Maio 2012 17:56 #103 por gjaques
Refrigeradas à água já tive XJ6 (duas) e XT660 (atualmente com a segunda). Esquentam, mas refrigeram bem rápido. Pouco se nota o calor embaixo das pernas.À ar tive Fat Boy e a atual é a MT-01. Ambas muito parecidas neste ponto. A MT-01 diria que esquenta quase tanto quanto a Fat. Também vibra igual a Fat. Lembrando que moro em Porto Alegre, cujo verão é tão ou mais quente que o do Rio ou do Nordeste.

gjaques2012-05-03 20:59:01

JAQUES
SUPER TENERÉ 1200 - 2013
XT 660R - 2012
XL883R - 2008
Porto Alegre - RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2012 04:03 #104 por wolfmann
A gente trabalha, crianças....

Lando, não existe solução para uma HD rodar com o motor frio. O melhor que existe é o motor EVO 1340, que parou de ser fabricado em 1999. Esse motor rendia menos e dissipava menos calor, por isso era mais frio.

Os Twin Cam rendem bem mais, estão muito mais amarrados pelas normas antipoluentes e por conta disso dissipam muito calor.

O que pode ser feito para melhorar a situação nas Ultras é o conjunto todo e mesmo assiim vai esquentar quando estiver parado no trânsito.

A retirada das perneiras e manter as escotilhas abertas te garante maior fluxo de ar, em conjunto com o radiador de óleo vai permitir rapidez na dissipação de calor.

O uso de um gerenciador da ECU (pode escolher) vai te permitir deixar o motor agir como foi projetado: rendendo mais e por conta disso tendo menos calor para ser dissipado.

Mas pode ter certeza que ficar parado no trânsito de uma grande cidade como Rio ou São Paulo por mais de cinco minutos sem haver ventilação, esse motor vai dissipar calor e muito. A temperatura de serviço, antes da ECU baixar a marcha lenta por motivo de segurança vai atingir facilmente 120/130ºC e o calor vai subir pelas pernas.

E isso não é privilégio das HDs. Qualquer carro, quando está parado começa a mostrar a subida da temperatura. Ventoinhas e vaso de expansão melhoram, mas mesmo assim qualquer engarrafamento com mais de 10 min de retenção vai mostrar o ponteiro seguindo em direção à faixa vermelha.

A Ultra nasceu para a estrada... anda-se facilmente 5.000 kms, mas andar de 5 em 5 metros é um tormento: é pesada, tem CG alto e o confinamento do motor é um pepino.

sobre as motos com refrigeração líquida: a última que andei foi uma Hayabusa do meu cunhado. A ventoinha dissipa todo o calor em cima do piloto através de exaustão e parado no transito não deve nada à uma HD.

Quer uma moto que não esquenta (muito): compra qualquer uma com motor abaixo de 500 cc. A última 500 que tive (uma CB500) não me traz recordação de problemas de aquecimento. Já a Drag 650 que tive depois dela, esquentava bastante no transito pesado (muito menos em relação às HDs).

Uma coisa que o Artur, o Head Road Captain do Chapter RJ, usa é um pelego no banco. Isola bem o calor dissipado, mas não sei o que isso pode representar para a vida útil do motor.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2012 05:27 #105 por Celestino Gomez
Depois de medirem a distancia do saco até o motor....acho que nao existe mais estudos a serem feitos.....

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.239 segundos