Defletor de Calor do motor debaixo das pe

24 Jan 2011 21:37 #1 por Anibaldf
Encontrei uma peça, me pareceu ser de material acrílico, a ser fixada por debaixo do banco e que apresenta duas abas laterais, discretas, que têm o papel de canalizar o ar e dissipar o calor do motor na região imediatamente debaixo das pernas. Tem a sua utilidade, principalmente, quando se está em área urbana a baixas velocidades, assim me explicou o dono da loja, até porque, na estrada a velocidade proporciona ventilação suficiente. Segundo a informação surte excelente resultado e fica resolvida a questão do aquecimento nas pernas.

Alguém deste fórum tem instalado essa peça e que tem a dizer sobre o resultado de sua finalidade?

Peça sendo vendida, no valor de R$ 250,00, na Rodrigo Paschoal, Alameda Barão de Limeira, 99, Lj. 17/18 - Centro - SP, fone: 11 32217218

União e Solidariedade sobre Duas Rodas - Heritage Classic - Brasilia - DF

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2011 21:48 #2 por Diniz
ATENÇÃO!

Este senhor Anibal é do lado negro da força! Isso mesmo, ele é Suzuki, ex-M800!



Anibal, acompanho seus posts pela net. Parabéns pela aquisição da bela Heritage e não leve à mal a brincadeira - é que hoje eu estou meio soltinho mesmo .

Quanto ao defletor, bem, nem moto eu tenho, mas já ouvi/li por aí que o negócio não funciona muito bem não. Deixemos para os experts.

Seja bem-vindo e felicidades com a motoca!

São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2011 23:34 #3 por Anibaldf
rsrs ... Diniz, ainda tenho a M800 ... rs...e diga de passagem, uma excelente moto.


Costumo dizer que, se é moto, é boa. Tudo é uma questão de opção e gosto de cada um. Tem cara que só gosta de andar no mato e na lama, que loucura ...rs


Obrigado pelas boas vindas. Abs

União e Solidariedade sobre Duas Rodas - Heritage Classic - Brasilia - DF

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jan 2011 07:52 #4 por Anibaldf
Diniz, que moto vc tem? Pertence a algum motoclube e que se reunem semanalmente em algum local de BSB? Vamos se falar.

União e Solidariedade sobre Duas Rodas - Heritage Classic - Brasilia - DF

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jan 2011 08:11 #5 por Leoclima
O defletor de calor não costuma funcionar. É um item de perfumaria que mais serve para enfeitar . O calor vem mais do lado direito, do cilindro traseiro e não tem jeito: só melhora quando a HD anda e dissipa o mesmo.





Veja a excelente matéria do Paulo Couto sobre acessórios HD, onde ele cita o defletor :


http://www.Motonline.com.br/colunistas/paulo-couto/acess-har ley16mar08.html


Abraços.
Leoclima40568.4266782407

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jan 2011 10:05 #6 por LandoHD1600
Ainda bem que demorei a entrar por aqui. Ia dizer que era bom, sem ter experimentado. Agora, evito o gasto inútil.


Abçs.,

Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jan 2011 10:44 #7 por Anibaldf
Observo que as opiniões se diferenciam em prós e contra. O artigo recomendado, matéria do Paulo Couto, cita:

"Minha mais recente aquisição pode ser vista nessa foto e na foto a seguir, é o ‘protetor de coxas”, (Mid-Frame Air Deflectors é seu nome real). Um pequeno defletor de ar que reduz imensamente o calor gerado pelo cilindro traseiro em nossas parte intimas. Coisa de 70 dólares em média, e na minha opinião um acessório extremamente útil."


Leoclima, você fez o teste em situações diversas de uso da moto dentro da cidade, com e sem o defletor instalado?

União e Solidariedade sobre Duas Rodas - Heritage Classic - Brasilia - DF

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jan 2011 11:08 #8 por Leoclima
Essa opinião que postei (contra) é de algumas pessoas do fórum. O Paulo Couto é autoridade no assunto e a opinião dele pesa muito, com certeza. Mas, pense bem : Com a moto parada, o bafo quente vai subir de qualquer jeito e aquele defletor pequenininho não vai adiantar muito. É o mesmo caso da polêmica do radiador de óleo, que funciona mais quando a moto está em movimento. Por 70 dólares, não custa experimentar. Acho eu que ele vai diminuir um pouco, o quanto eu não sei. Na dúvida, compre e experimente. Não conheço ninguém que use esse negócio . Pode ser que funcione.


Dê uma olhada :


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-157792440-hd-defletor -de-calor-harley-davidson-softail-_JM


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-166830051-harley-defl etor-de-calor-fumespelhado-kuryakyn-_JM


Abraços.
Leoclima40568.5494444444

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jan 2011 21:38 #9 por Diniz

Anibaldf escreveu:

rsrs ... Diniz, ainda tenho a M800 ... rs...e diga de passagem, uma excelente moto.


Costumo dizer que, se é moto, é boa. Tudo é uma questão de opção e gosto de cada um. Tem cara que só gosta de andar no mato e na lama, que loucura ...rs


Obrigado pelas boas vindas. Abs




Anibal, ainda não tenho minha motoca. Outras prioris (e falta de dinheiro tb, lógico, rsrs) me fazem deixar isso para daqui um tempo.

Aqui em BSB o que eu sei é que todos os sábados muita gente se reúne lá no Sudoeste, na Rua das Motos, por volta de 10:30h/11h. O pico é mais ou menos 11h/12h.

Se topar podemos de marcar alguma coisa lá algum sábado desses, mas eu vou com os meus 4 pisantes mesmo.

São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jan 2011 22:11 #10 por Anibaldf
Leoclima, a sua manifestação foi tão afirmativa que transmitiu como se vc próprio tivesse a experiência do defletor. Tanto que o LandoHD1600 tomou como verdade, manifestando tratar-se de um gasto inútil.


Amigos, levem em conta que sou leigo nesse assunto de motor, daí me permitam e me corrijam caso escreva algum absurdo .....


Bem ... de toda sorte observa-se que o próprio fabricante tem instalado defletor nos modelos touring que me parece ser o mesmo motor de outros que não sejam touring. Pelo visto tal elemento, de certa forma, é um componente do projeto do próprio fabricante e parece ter a finalidade de amenizar os efeitos do calor sobre o motociclista.

A causa de um aquecimento, normalmente, é conseqência de um funcionamento inadequado da máquina, teria uma suposta causa proporcionando esse aquecimento. No caso da HD, me parece que o fabricante considera que o aquecimento da sua máquina é algo normal e adota a solução de um defletor. Senão, resolveria tecnicamente, por exemplo, agregando um enriquecedor como muitos fazem aqui no Brasil como busca dessa diminuição da emissão do calor.

Por outro lado, se a instalação de um enriquecedor é algo que pode ser necessário a se resolver o aquecimento do motor, pode ter como conseqência o aumento de consumo de combustível? Se esse aumento de consumo ocorrer, ao longo do primeiro ano já pode ser que essa solução possa estar sendo muito mais cara que os citados R$ 250,00 ou US$ 75,00, não?

E, por que será que o fabricante não resolve isso com enriquecedor?


Pelo que tenho lido opiniões divergem, mas se o fabricante instala e se instala é porque deve ser efetiva a sua função.

União e Solidariedade sobre Duas Rodas - Heritage Classic - Brasilia - DF

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jan 2011 05:34 #11 por Isaú
Acho que algum efeito o defletor produz, mas nada significante que o torna necessário ou indispensável. De qualquer forma, o calor só incomoda um pouco quando se está parado num sinaleiro, mas é perfeitamente tolerável.

Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jan 2011 05:54 #12 por wolfmann
Anibal, eu uso o defletor na minha Fat Boy há mais de dois anos e posso te dizer que o ganho é mínimo ainda mais se você usa um banco tipo sela que te mantem afastado do cilindro traseiro.

O defletor que o Paulo Couto usa é específico para as Tourings e não se encaixa nas softails.

O defletor para as softtails direciona o ar para o cilindro traseiro e não chega a proteger o piloto do calor dissipado no tanque de óleo.

quanto ao enriquecedor, não tenho opinião formada porque não o uso, mas eu reprogramei a minha ECU com o SERT (acessório original HD) deixando a mistura mais apropriada para a nossa gasolina (refiz a relação estaquiométrica) e a deixei mais rica para possibilitar melhor uso dos escapes e filtro de ar esportivos visando deixar a moto com performance mais próxima do projeto original que é extremamente restringido para atender normas de emissão de gases.

Com o remapeamento deixando a mistura mais rica e apropriada ao melhor uso do motor, ele esquenta menos (mas continua esquentando) e rende melhor tanto em aceleração (deixam de existir os buracos e a curva de aceleração passa a ser mais linear) quanto no uso urbano deixando a pilotagem mais prazeirosa. O aumento de consumo existe, mas não chega a ser considerável (minha moto passou de 14 km/l para 13 km/l na cidade e manteve a média de 20 km/l na estrada).

Abraço e seja bem vindo ao mundo HD.wolfmann40569.3319444444

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jan 2011 07:30 #13 por wbugno
Anibal, com relação à fábrica adotar ou não o enriquecedor você deve considerar que os motores da HD, consagrados, brutos, de baixa manutenção, etc e etc que fazem sucesso entre os entusiastas da marca é um motor de concepção antiga e para se enquadrar nas normas de emissão de poluentes acaba adotando soluções paliativas, até que seja obrigada a modificar o seu projeto.

Houve casos de motos tiradas de linha por que não se atinjia os níveis exijidos como a DL-1000. Muita gente tem discutido sobre o futuro dos motores da HD e alguns já especulam quanto a adoção do revolution 1340 ( o motor da Vrod com o 85 ).

Com relação ao defletor, eu acabei me acostumando com a "característica" da EG depois de tentar usar o pigster que acabei retirando no meio da estrada indo para Buenos Aires, no entanto conversando com o Pimenta ele me informou que o único modelo de defletor que realmente funciona é aquela sela instalada abaixo do banco que tem uma camada de amianto, não instalei na EG simplesmente por que é preta e na minha moto que é branca ficaria horrível, acho que este foi o unico caso que sacrifiquei o meu conforto pela estética.

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jan 2011 09:27 #14 por JF-HD/FAT
Caros,


O único jeito eficiente de dissipar o calor emanado do motor é manter a moto em movimento.


Fora isso, não há salvação...





Abç


JF

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jan 2011 11:41 #15 por Leoclima
Só pra exemplificar :


Meu motor tá standard e com 13250 Km, sem alteração alguma, só na gasolina comum e gasolina aditivada (alternando 2 X 1) , sem defletor, etc, e vai tudo muito bem. Muito motor pra pouca ciclística e eu não pretendo mexer em filtro de ar, mistura, etc, pois já acho tudo superdimensionado...Mas acho legal quem gosta de mexer, como o Wolff, que entende como ninguém de injeção.


Abraços.
Leoclima40569.5714930556

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.234 segundos