Macete do tubo - TUTORIAL

29 Out 2008 22:13 #331 por duhyes
Respondido por duhyes no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
como eu sei se a moto está regulada certinhu nos 1500rpm???


como vejo issoo??

Novato no fórum... :)

Suzuki Yes 2006 Azul.



guarulhos-sp

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2008 06:27 #332 por R4F4
Respondido por R4F4 no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
amigo no painel com a moto ligada do lado do velocimetro tem o painel que marca os rpm entre o 1 e o 2 é 1500

O chão é o começo.

Fazer 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2008 12:07 #333 por SmOkEr_RJ
Respondido por SmOkEr_RJ no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Boa !!!

SmOkEr_RJ®

Bandit 125 Yes 05/05 - Encarnada
Next - ???

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Nov 2008 10:27 #334 por TAMI
Respondido por TAMI no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Consegui! consegui!
Ufa!!!!!!!!
Tem que ter muita, muita paciencia para futucar a motinha.
A única coisa que ainda falta acertar são os parafusos da lenta e da mistura....já mexi neles, mas acho que ainda falta mexer um pouco na mistura, coisa boba...
A má notícia é que tive que trocar o kit de relação e colequei o pinhão de 14 dentes ao invés do de 15....pq aqui na minha cidade não achei o de 15....e não estou gostando muito da experiencia não.....vou rodar mais um pouco com esse de 14 enquanto não compro o de 15...
No mais só felicidades!!!!!

JequiéBA

Princesinha do Gordonline!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Nov 2008 06:29 #335 por R4F4
Respondido por R4F4 no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
o da yes por padrão ja é o de 14.

O chão é o começo.

Fazer 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Nov 2008 10:03 #336 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Rafa a moto dela é uma intruder!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Nov 2008 11:23 #337 por R4F4
Respondido por R4F4 no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
é eu to ligado, é que fui para trocar o meu e o cara falo que o meu ja era de 14, dai nem adiantaria troca, foi qaundo pessoal falo que se trocar ela tem mais arrancada.

O chão é o começo.

Fazer 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Nov 2008 08:43 #338 por m4teus
Respondido por m4teus no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Fiz o macete completo nesse final de semana, regulei mistura, lenta e nível da bóia...

Porém fiz besteira no nível da bóia, remontei o carburador utilizando como referencia a medição do nível de gasolina com o motor desligado


Agora o nível de gasolina está assim:
motor desligado > 4mm
motor ligado > 11mm

engraçado que quando entortei a presilha da boia e remontei o carburador, medi os 20mm como aparece nas fotos do tutorial.



O que fiz de errado? Era para eu ter conseguido medir 5mm de nível com o motor ligado e quente, certo?

Abraços![/b]

Yes azul 08/08 amaciando

Biguaçu/SC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Nov 2008 10:11 #339 por kalunga_1
Respondido por kalunga_1 no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
[font="Arial, Helvetica, sans-serif"]olá há todos.[/font]


sou um novato aqui, porém com algumas dúvidas, meu fiz todo esse esquema e ainda não obtive uma perfeita mistura.


já cortei o restritor, regulei o ar/gas, afastei o tubo bem etc...


o que eu pude perceber é que sem o restritor ontem fui embora do trabalho, e a suzi yes / 08 ficou um canhão só que achei que esquentou um pouco tá com 1600km e to amaciando no gás já que não existe amaciamento de motor Ok.


a minha pergunta é a seguinte posso andar sem o restritor ?


quantas voltas de ar / gas devo deixar ? de mistura já que estou a fim de andar sem o restritor vejá bem o filtro vai continuar na caixa Ok.


por que achei que esquentou de mais ?


acaba com a motoca ?


desde já agradeço as colaborações vindas e parabens a todos os forristas de plantão só podemos contar entre nós, pois a Suzuki tá pouco se lixando para estes tipos de problemas o meu veio depois da revisão de mil como brinde a moto tá um lixo.


Att: Carlos Eduardo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Nov 2008 13:13 #340 por TAMI
Respondido por TAMI no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
m4teus: Era pra vc ter medido a gasolina com o motor funcionando e quente(no normal da moto mesmo). Se sua moto estiver com o nível de gasolina com 11mm (motor ligado), aí você vai precisar mexer na boia novamente. Ah...eu também acho que vc já regulou os parafusos da mistura e da lenta....não é?

JequiéBA

Princesinha do Gordonline!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Nov 2008 13:22 #341 por TAMI
Respondido por TAMI no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Kalunga:
01 Quando vc afasta o tubo e corta o restritor o ar circulada de forma mais correta/perfeita e então a moto fica mais redonda/ o rpm não cai tão rápido. Andar sem o filtro de ar nem pensar. Andar sem o restritor....se o caminho que o ar faz é igual na intrudere na yes...aí eu não andaria sem o restritor, eu o cortaria.
02 Primeiro regula o parafuso da mistura e depois regula o parafuso da lenta...
03 Esquentou demais porque a mistura de ar e gasolina não está correta...ou porque a moto está acelerada demais...
04 Andar com a motoca desregulada não ajuda né?! Mas o macete do tubo não acaba com a motoca não.

JequiéBA

Princesinha do Gordonline!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Nov 2008 13:38 #342 por TAMI
Respondido por TAMI no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
O parafuso de cima nesta foto é o da marcha-lenta. E o de baixo, é o da mistura. Inicialmente, feche totalmente este parafuso (sem forçar no final), e depois abra uma volta ( o parafuso citado é o da mistura). Uma ferramenta improvisada para isso está na foto seguinte. Como o parafuso está de ponta cabeça, visualize como se fosse uma torneira virada para cima também, para saber para que lado girar esse parafuso.
Deve-se funcionar o motor, até a temperatura normal de funcionamento.
Então, regule a rotação da marcha-lenta para 1500 rpm aproximadamente, com o farol desligado.
Vá abrindo, de meia em meia volta, o parafuso da mistura, esperando um pouco entre cada vez, e observe se a marcha-lenta começa a se elevar. No ponto onde a rotação não subir mais, volte 1/4 a meia volta. Se a rotação da lenta não diminuir, esse deve ser o ponto mais adequado da regulagem da mistura. Se ela diminuir alguma coisa, abra 1/4...
Depois disso, volte a regular a rotação da lenta em 1500 rpm, mas agora com o farol ligado. Isso é importante, porque quando ligado, o farol faz o magneto trabalhar mais, e este ofereçe resistência para o motor, que estando em marcha-lenta, perde um pouco de rotação. E regule nos 1500, sim, não menos! Uma rotação de marcha-lenta menor que isso antecipa o enfraquecimento da bateria.
Essa é uma regulagem meio "padrãozinha"... na prática, as regulagens que fiz recentemente acabaram ficando com aberturas entre 2 e 4 voltas, sendo que a mais corriqueira é 2 voltas e 3/4.
Sobre essa regulagem, uma abertura pequena do parafuso deixa a lenta instável e provoca aqueles pipoquinhos no escape, nas desacelerações.
Já uma abertura muito grande, suja a vela, aumenta o consumo e normalmente torna necessário apertar mais o parafuso da marcha lenta. Nesse caso, a própria lenta estaria trabalhando com "excesso".

EDIÇÃO INCLUÍDA EM 10 de MAIO de 2008:

para simplificar a regulagem da mistura, pode-se adotar 2,75 voltas no parafuso de mistura da marcha-lenta (duas voltas e três quartos).

Simples como o JD ja havia falado....só relembrando as palavras dele.......

JequiéBA

Princesinha do Gordonline!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Nov 2008 22:09 #343 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Kalunga:

Primeiramente seja bem-vindo

Segundo:

Minha moto tb está sem o restritor de ruído (essa é a unica função daquilo) e realmente além de o barulho ficar muito legal, ela tem mais pique mesmo, visivelmente agente nota...

Ela esquentou demais por 2 motivos: 1° a mistura empobreceu e isso faz com que a refrigeração fique prejudicada 2ª Vc quis dar uma esticada maior pra ver o desempenho e ela consequentemente esquentou...

PRa acertar a mistura para o novo setup no sistema de ar, vc tem que subir a agulha um nivel no pistonete (o primeiro de baixo pra cima) ou passar a arruela calço para baixo da arruela trava de modo que a agulha fique erguida 0,5mm, deixando a mistura mais rica para compensar a entrada maior de ar...


PS: A retirada do restritor não causa nenhum dano ao motor, desde que a mistura fique acertada corretamente, já que o filtro continua lá exercendo seu papel...


Outra coisa, amaciamento de motor existe sim, ou vc acha muita coincidencia que todas as montadoras de carros, motos, caminhões, tratores, aviões, barcos etc recomendem um uso "leve" nos primeiros mil 2 mil km do motor...

Aqui no fórum teve um rapaz que amaciou esticando as marchas sua fan 125 e com 3 mil km ela começou a fumar... Por sorte a honda trocou na garantia o conjunto todo...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Nov 2008 07:47 #344 por kalunga_1
Respondido por kalunga_1 no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
[font="Arial, Helvetica, sans-serif"]Obrigado pela recepção[/font]
  • [font="Arial, Helvetica, sans-serif"]Sim notei uma puta diferença.[/font]
  • Isso mesmo, como a bichinha andava quis ver quais os limetes dela, e olha fiquei surpreso.
  • Bom então andarei sem o restritor, e regularei um novo setup para o carburador, mantendo o filtro e aquela tela no local.
  • Fico feliz em saber que não criara nenhum tipo de dano ao motorzinho.
  • Na questão "amaciamento" desculpe - me mais terei que descordar de você caro colega, pois á algum tempo atrás um amigo que trabalhava em uma oficína mecânica que só mechia com os carros da igreja dos "Mórmons" me disse que tinha um velho mecânico lá que as pessoas lhe perguntavam Sr: Luis e agora como amacio este motor ? tenho que andar devagar ? E o mesmo dizia: pode ir daqui até a Bahia se der alguma pipa me liga vou busca - lo aonde você estiver e tudo será responsabilidade da oficina, ai eu pergunto a todos aqui isso é uma lenda ? ou uma verdade estamos falando de uma pessoa com muita experiência no assunto Ok.
  • Para finalizar e sem mais delongas quantas voltas eu deixo no parafuso de mistura ar / gas eu deixo ?
  • E no pistonete deixo em qual posição das três ranhuras eu deixo a trava 1ª, 2ª ou 3ª isto sem a tampa do restritor Ok.
  • Desde já agradeço a todos pela ajuda e um bom fim de semana para todos e bons passeios com suas motocas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Nov 2008 08:27 #345 por Sergio
Respondido por Sergio no tópico Macete do tubo - TUTORIAL

kalunga_1 escreveu:
Na questão "amaciamento" desculpe - me mais terei que descordar de você caro colega, pois á algum tempo atrás um amigo que trabalhava em uma oficína mecânica que só mechia com os carros da igreja dos "Mórmons" me disse que tinha um velho mecânico lá que as pessoas lhe perguntavam Sr: Luis e agora como amacio este motor ? tenho que andar devagar ? E o mesmo dizia: pode ir daqui até a Bahia se der alguma pipa me liga vou busca - lo aonde você estiver e tudo será responsabilidade da oficina, ai eu pergunto a todos aqui isso é uma lenda ? ou uma verdade estamos falando de uma pessoa com muita experiência no assunto Ok.



Bom dia Kalunga


Eu acho que vc não entendeu o que seu mecanico mormom falou. Ele disse que vc pode ir viajar sim, e ninguem aqui disse que não. Até porque na velocidade de 120 km/h, um carro hoje tem o giro muito abaixo do limite de segurança do motor. Ele não falou que vc pode sair da retifica e entrar em uma pista e andar durante 500 km com o giro no red line. Assim como ele tambem tenho muita experiencia com motores (durante muito tempo meu hobby foi corrida de carros e barcos com motores de pontiac, corvette e outros do mesmo naipe). Amaciamento de motores existe sim, e deve ser respeitada dentro de certos limites. A fabrica indica uma situação padrão para que motoristas com pouca experiencia amaciem o motor sem maiores problemas. O amaciamento serve para que voce aumente a vida util do motor. Um motor retificado com folgas dentro das especificadas pela fabrica (deve ser o que este mecanico fazia), pode sair da oficina e andar em uma longa viagem sem problemas. E com certeza, não vai quebrar, mas a vida util com certeza será afetada caso não se troque o oleo e filtro dentro dos primeiros quilometros para eliminar-se as rebarbas e sujidades de montagem do oleo e/ou se ultrapasse os limites de segurança de giros sem os devidos assentamentos de aneis e bronzinas. O motor do seu amigo mecanico ia para a Bahia com certeza, mas se vc quiser ir para a Bahia com um motor novo a 180 km/h, é bem provavel que vc volte em uma carreta. Em uma 125, as velocidades recomendads estão dentro de faixas de giros que não nos permitem altas velocidades. se a moto em 5 marcha da 110 km/h a 10000 rpm, andar a 5000 rpm representa uma velocidade de apenas 55 km/h. É um saco , mas é a real. Em um carro que daria 220 km/h em 5 a 7000 rpm, voce viajando a 110 km/h, estara a 3500 rpm, ou seja dentro da faixa de amaciamento recomendada pela fabrica e que permite que vc va para o mexico e volte sem ter problemas.

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.482 segundos