Caro Jduarte,
minha Intruder, com quase 8.000 kms, terá de passar por uma revisão geral na carburação, o que me obrigará a repetir todo o macete do tubo.
Atualmente, a moto está com um rebaixamento de agulha de 0,3 mm e vinha apresentando (até começar a dar os problemas de carburador...
) um consumo muito bom, de cerca de 36 km/l na estrada, com velocidades variando entre 80 e 90 km/h. O torque também melhorou muito, sendo nítida a melhor disposição do motor nas retomadas e nas ladeiras.
Perguntei ao amigo Moisés Patriarca qual a regulagem que ele optu por utilizar e o mesmo foi muito claro em me explicar que está usando um rebaixamento maior, de 0,8 mm, juntamente com uma relação mais curta, o que deixou a moto dele muito mais esperta em saídas e ultrapassagens.
O que tenho a perguntar, então, é o seguinte: como estou usando a relação original das Intruder 2008, mais longa, haveria melhora ainda maior no consumo acaso eu seguisse a receita que o amigo utilizou na moto do Moisés ou a escolha, no caso dele, se deveu à relação mais curta, que mantém o motor mais "cheio" o tempo todo? Eu teria, caso opte por rebaixar ainda mais a agulha, alguma vantagem muito maior do que mantendo a altura em 0,3 mm?
Sei que estas devem ser perguntas corriqueiras no tópico, mas gostei muito do resultado do macete e queria saber, hoje, se há algo mais, dentro do mesmo, que eu possa fazer para melhorar ainda mais a performance da motoca.
Pelas explicações do Moisés, vi que o conumo está ótimo (até 33 m/l...
) para uma relação final de transmissão encurtada e que deixa a moto mais esperta, mas utilizo a minha moto predominantemente em estradas e, para mim, torque em retomadas e consumo baixo são fundamentais.
Por isso recorro a um especialista!