Macete do tubo - TUTORIAL

28 Maio 2008 00:14 #271 por betotecno
Respondido por betotecno no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Oi Guilherme.

Minha moto fez 12k e vou trocar agora. Inclusive vou leva-la na revisão.
Eu vi alguém relatando algo também, mas não sei quem foi.

Na verdade eu sempre coloco o 100ml que falta quando trocamos. E me parece que na hora fica tudo normal, tipo, no nível certo. Mas com o tempo parece que ultrapassa o nível.

Mas enfim, vou dar uma verificada nisso, pode ser mesmo um problema que eu não havia pensado.

Obrigado Guilherme pela dica.

Carlos

Atuais: Yamaha Fazer 250 Preta 2010.

Anterior: Suzuki Yes 125 Preta 2007.

São Vicente - SP



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPRO PEÇAS USADAS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Maio 2008 05:55 #272 por gwaraujo
Respondido por gwaraujo no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Opa, alguém sabe se dá algum rolo levar a moto pra revisão com o macete do tubo feito (somente afastamento e regulagem da mistura/lenta)??? Será q vale a pena desfazer pra nao dar rolo?

vlw

Suzuki Yes 07/08 Preta - Nome: Uki!!!

Curitiba - PR

"Em todo tempo, louvarei ao Senhor..."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Maio 2008 11:09 #273 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
pODE LEVAR QUE ELES NEM VÃO NOTAR NADA, NA REVISÃO DE 3K ELES NEM SEQUER MECHEM NO CARBURADOR, A NÃO SER QUE VC IMPLORE UMAS MIL VEZES...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2008 17:18 #274 por mndbm
Respondido por mndbm no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
GW...
Pode levar tranquilo, a minha foi pra revisão de 1k, 3k e 6k e ninguem comentou (nem mexeu)nada.

JD.... por favor, um auxílio ao seu "anfitrião" atrasado de Curitiba (recorda-se?)

Veja minha triste história... minha motoca vinha muito bem com o macete feito por você, mas durante/depois de uma pequena viagem (1070 km) ela ficou doente. Sempre abasteço com Podium e como sabia que no interior de SC não encontraria esse tipo de gasolina, instalei um filtro de combustível antes da viagem, bem como foi feita revisão de 6k (vou acreditar que limparam o filtro de ar como manda o script).
Acontece que em duas paradas, abasteci com um combustível beeem sem-vergonha (outra moto que abasteceu junto comigo também apresentou problema de carburação nos mesmos trechos) e a moto tava bem ruizinha, falhando em alta, etc... Mesmo agora depois de um tanque de gasolina Podium (sempre do mesmo posto) e sem o filtro de combustível ela permanece ruim: pra ligar só com afogador (mesmo em dias quentes); preciso manter o afogador acionado durante muito mais tempo que antes; sem afogador a lenta fica oscilando e bem abaixo dos 1500 rpm; caso eu tente acelerar rapidamente ela morre e custa a pegar denovo...
Estou pensando seriamente em fazer uma limpeza no carburador (mesmo achando que não deveria entrar sujeira pelo filtro de ar "teoricamente limpo depois da revisão" e nem pelo carburador "com filtro") depois dessa limpeza, macete completo denovo? Pode entrar sujeira pelo cabo do afogador (YES)? aquele tubinho metálico que guia o cabo do afogador insiste em desencaixar do carburador....

Tenta analisar esse desabafo todo e me vende uns conselhos aí...rs

Forte abraço,

Jean - Curitiba/PR

ex: CG 125/1988

atual: CB 400/1983; EN125 YES/2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2008 17:38 #275 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
claro que lembro, Jean...


Acredito que a gasolina ruim tenha deixado alguma "borra" no circuito da baixa... o afogador NÃO está ligado a ele, mas provavelmente por causa dessa obstrução é que vc tenha que mantê-lo aberto mais tempo.


Menciono essa borra, pq aparentemente algumas das combinações das nhacas que os postos colocam na gasolina (aqueles que as adulteram), acabam provocando uma espécie de "bolha", uma substância qualquer que parece ficar parada em algum ponto do circuito, interferindo no fluxo...


Tente aquela "limpeza parcial", que consiste em abrir todo o parafuso de mistura, aquele chatinho lá, por baixo do carburador, devendo até tirá-lo do lugar, com cuidado pq há "coisas" que vão cair de lá, e tudo isso com o motor funcionando... dê umas aceleradas mais fortes, tampando e destampando o buraco do parafuso... isso fará uma bela sucção através do circuito da baixa... em geral consegue estabilizá-lo. E depois feche novamente o parafuso, regulando nas 2,75 voltas aproximadamente.


Mas aproveite (antes ou depois), para retirar a vela, e fazer uma limpeza nela, tirando as carbonizações, e verificar o ajuste da folga do eletrodo (o,8 mm)...


Quanto ao filtro de ar, retire o restritor de ruído, para olhar por dentro, se ele aparenta estar muito impregnado de sujeira. Observe a parte esquerda do filtro, pq é por alí que o ar passa. Se estiver muito diferente do lado direito da espuma, então retire-o para uma limpeza.


Talvez isso evite de vc ter que retirar o carburador para uma limpeza completa.


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2008 17:41 #276 por mndbm
Respondido por mndbm no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Opa!...
As dicas do J, sempre facilitando a vida da gente....
Blz... faço isso amanhã logo que volto do trabalho e posto as novidades!



abraço.

Jean - Curitiba/PR

ex: CG 125/1988

atual: CB 400/1983; EN125 YES/2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Ago 2008 17:48 #277 por mndbm
Respondido por mndbm no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Não deu certo JD.
Acho que sexta-feira volto mais cedo do trabalho e faço uma limpeza completa e decente no bura e emendo com o macete (dessa vez completo, com direito a corte no restritor e tudo mais....)ehhehehe.


Abraço a todos!

Jean - Curitiba/PR

ex: CG 125/1988

atual: CB 400/1983; EN125 YES/2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Ago 2008 19:32 #278 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
uMA MEDIDA paliativa (lê-se coisa de preguiça mesmo) sobre o fato de a espuma do lado esquerdo (onde o aar passa) ficar mais suja é a cada 1000km mudar ela de posição no tubo que é encaixada (só girar) ai se estará usando sempre uma parte limpinha do filtro, ai lá pelos 6-7mil km o kra tira e lava ele de vez e continua usando assim...

Tenho feito assim na trudi e a moto tá sempre esperta e a lenta mais estável que muito motor com I.E...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2008 07:03 #279 por mndbm
Respondido por mndbm no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Opa Guilherme,

Boa sugestão. Assim dá pra "saturar" mais o filtro de ar e adia um pouco a melequeira na hora de limpar o filtro e ensopar de óleo...rsrss

Abraço

Jean - Curitiba/PR

ex: CG 125/1988

atual: CB 400/1983; EN125 YES/2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2008 10:22 #280 por JohnPaul
Respondido por JohnPaul no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
já tem algum tempo que afastei o tubo e cortei o restritor como ensina o tutorial, ae essa semana me animei em mudar a posição da agulha e rever a mistura.

botei a agulha na posição mais baixa possivel e regulei a mistura, tudo certinho como tá ensinado ali, e aconteceu o seguinte:

com o motor já aquecido a motoca roda serena, ao contrário das minha espectativas, o giro sobe mais rápido que antes, o consumo ainda não medi pq não rodei o suficiente.

o problema é quando a moto esfria: é só ficar mais de 2 horas parada na rua(anda friozinho aqui em poa) que a motoca não liga sozinha de jeito nenhum, invariavelmente tenho que acionar o afogador e esperar dar aquela aquecida e aí sim sair, caso contrário n tem jeito, não liga. antes de mecher na agulha, afogador só demanha qdo tava muito frio ou com o tempo muito húmido.

será que só dar uma revisada na mistura resolve o meu problema?? ou vou ter de subir aquela arruelinha (mod. 2008) pra deixar a agulha um pouco mais alta??

no aguardo de um help dos irmãos motonliners.

Suzuki yes 2008 prata em Poa-RS



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS USADAS!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2008 11:35 #281 por mndbm
Respondido por mndbm no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
John,
Pelo que eu lembro o fato de necessitar do uso do afogador não chega a ser um problema. Verifica pela vela como está a mistura, se não estiver muito pobre (vela esbranquiçada) vai fundo e aproveite a economia....

É isso mesmo? Alguem esclareça se eu estiver errado, por favor!

Abraços.

Jean - Curitiba/PR

ex: CG 125/1988

atual: CB 400/1983; EN125 YES/2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2008 13:01 #282 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL

JohnPaul escreveu: já tem algum tempo que afastei o tubo e cortei o restritor como ensina o tutorial, ae essa semana me animei em mudar a posição da agulha e rever a mistura.

botei a agulha na posição mais baixa possivel e regulei a mistura, tudo certinho como tá ensinado ali, e aconteceu o seguinte:

com o motor já aquecido a motoca roda serena, ao contrário das minha espectativas, o giro sobe mais rápido que antes, o consumo ainda não medi pq não rodei o suficiente.

o problema é quando a moto esfria: é só ficar mais de 2 horas parada na rua(anda friozinho aqui em poa) que a motoca não liga sozinha de jeito nenhum, invariavelmente tenho que acionar o afogador e esperar dar aquela aquecida e aí sim sair, caso contrário n tem jeito, não liga. antes de mecher na agulha, afogador só demanha qdo tava muito frio ou com o tempo muito húmido.

será que só dar uma revisada na mistura resolve o meu problema?? ou vou ter de subir aquela arruelinha (mod. 2008) pra deixar a agulha um pouco mais alta??

no aguardo de um help dos irmãos motonliners.



oi John...


sempre que o motor está mais frio, a mistura rica funciona melhor, e até é necessária para o início do funcionamento. E é exatamente para isso (enriquecer a mistura, alterando a proporção entre ar e gasolina) que existe o afogador.


Entretanto, depois de 1 minuto ou menos de afogador ligado, use a moto normalmente, com o mesmo desligado, se necessário só segurando no acelerador quando parar em semáforos logo depois disso, por exemplo.


O uso do afogador é necessário, na partida inicial do motor (e isso pode valer para paradas até mesmo de pouco tempo, em que o motor esfrie rapidamente). Depois de meio minuto de funcionamento com afogador, pode-se desligá-lo e sair com a moto sem exagero nas rotações, que o motor já estará com a circulação do óleo devidamente funcional... depois de alguns km, a rotação em marcha-lenta numa parada estará satisfatória...


Esse acerto que montei, privilegia o funcionamento nas temperaturas normais do motor. Como o afogador é necessário apenas nas partidas sob frio, no restante do tempo de funcionamento, ele evita desperdícios no consumo...


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2008 17:29 #283 por roney bernardi
Respondido por roney bernardi no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Olá Jduarte !!


Eu estou com uma dúvida, vou pegar uma trudi esse mes e gostaria de saber se posso fazer esse macete assim q eu pegar ela, ou vc acha melhor eu amaciar o motor primeiro, ja vi q nas revisoes nao vai dar nada mas para o motor mesmo, vc acha bom fazer o macete pra amaciar ??


Desde já agradeço, Abraços !!

Atual: Intruder 125 verde 2008 "Vitória"

Próxima: CB300R !! VRUUMMMM!! FUI!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2008 18:38 #284 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
opa, Roney...


no amaciamento (para as pessoas que se importam em fazê-lo), o importante é respeitar o limite de rpm's, pelo menos dentro de uma margem normal... até uns 6.000 rpm, considero como um bom trato inicial. Claro que com o motor ainda frio, com poucos segundos de funcionamento, o ideal é bem menos que isso. Ao ligar a moto, com tudo frio, o ideal é ficar perto de 1 minuto com a rotação lá pelos 2.000 rpm.


Então eu te digo o seguinte:


o macete facilitará a sua pilotagem da moto nesse período inicial, porque ela obedecerá mais fiel e facilmente ao que vc fizer no acelerador dela. Ele realmente deixa a moto mais solta, se comparada a como ela é sem macete... ele não afeta o amaciamento, quem afeta é o piloto... é com ele controlar "até aonde a moto vai", com ou sem macete...


Honestamente, se eu tirasse uma das Suzuki 125 zero quilometro hoje em dia, já aplicaria o macete na loja mesmo, apresentando-o para o recepcionista da oficina e para os mecânicos, ainda mais que tenho a ferramenta para fazer isso em poucos minutinhos... ... mas, isso sou eu... sei os resultados disso e tenho pleno controle de um amaciamento normal...


Mas, se vc tiver qualquer receio nesse aspecto, deixe para fazer depois. Sinta-se à vontade em não fazer nada, porque afinal esse é o usual. A (única) vantagem é conheçer o comportamento "sem", para depois conhecer "com o macete"...


e bão divertimento cum ela, depois...


* ah, de qualquer maneira, se tiver condições de verificar o parafuso da mistura (aquele por baixo do carburador), faça-o... esse sim é bom checar, para evitar uma "morreção constante" que muitas motos 0 km apresentam, por causa de regulagem inadequada.
Jduarte39666,905462963

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2008 21:11 #285 por roney bernardi
Respondido por roney bernardi no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Jduarte muito obrigado pela explicaçao!!


Vou pegar ela e fazer o macete intao, vou fazer completo como esta no tuto, correçao da boia e regulagens necessarias.


O amaciamento vou fazer como manda o manual pra ter durabilidade, vou fazer em casa pq nao manjo nada de motor e sei q vou ficar horas pra conseguir fazer tudo certo


Agradecido pela explicaçao!!

Atual: Intruder 125 verde 2008 "Vitória"

Próxima: CB300R !! VRUUMMMM!! FUI!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.236 segundos