Macete do tubo - TUTORIAL

01 Maio 2008 13:43 #241 por Brasileiro
Respondido por Brasileiro no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Noiss se vc fizer...garanto que vc vai gostar e vai resolver a sua vida...

abço

Brasileiro- Fazer 2009/10 LE

Ex- Suzuki YES 2007/08

Tatuapé - São Paulo - Capital/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2008 12:07 #242 por duran
Respondido por duran no tópico Macete do tubo - TUTORIAL

duran escreveu: E ai galera...

desculpe o texto longo muita duvida rsrSeguinte li este topico inteiro rsrs... e fiz o macete do tubo na minha yes...comprei ela em setembro de 2007 agora ela já está perto dos 10 mil km a minha duvida é a seguinte...Ando em um misto 40 de ida e 40 de volta de estrada e cidade por dia e mantenho uma velocidade media na cidade de uns 60 e na estrada uns 100 110 no maximo, sou meio pesado kkk 90 kl...bom isso foi informação a duvida é o consumo.. ela esta fazendo em torno de 350 km por tanque (isso até chegar na reserva, ou seja uns 12 litros) e eu acho muito alto este consumo....Pra resumir a biblia, quando comprei a criança ela fazia uns 36 km, mesmo percurso mesma tocada....depois da segunda revisão começou a fazer 22 a 25 km por litro, voltei para reclamar e como sempre ouço um .." isso é o normal para uma 125" kkkk normal para uma twister isso sim...agora pra 125 era anormal....ai mudei a regulagem da agulha do ultimo corte para o 1, antes do macete era 29 km por litro depois do macete anda mais , mas ainda eh 29 por litro eu não consigo regular o parafuso do ar com perfeição como o JD ensinou...só a regulagem de ar pode fazer isso ??? (melhorar o consumo?)...ah a regulagem da boia está nos 20 mm e o nivel do combustivel na cuba esta em 5 mm..a regulagem do parafuso do ar esta proximo as 3 voltas... e o da marcha lenta esta mantendo 1.2 a 1.5 rpm oscila comforme a temperatura do motor....Já li bastante da questão da relação da moto,, a minha como fui cabaço acabei com ela antes dos 10 mil mais ainda não troquei...será que se eu mudar a relação ajuda em algo?Queria os 36 km por litro dinovo era bom quando andava quase 450 km por tanque.. JD valeu mesmo pela ajuda aqui no forum pra quem tem suzuki repasso a informação do macete e passo o site..kkk

E ai pessoal alguem pode me dar uma ajudinha por favor..

Existe um mundo melhor, mas é caríssimo.

Se você se acha mais forte que uma galinha... bote um ovo.



Não sabia como era bom até comprar uma...suzuki yes 2007/2008 AZUUULLLL PÔ...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2008 14:57 #243 por mr_fahrrad
Respondido por mr_fahrrad no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Duran, vou tentar responder suas dúvidas, mas antes de mais nada te digo que 29km/l andando alguns trechos a 100 - 110km/h me parece razoavel, uma 125cc andando nessa velocidade bebe pra caramba! 29km/l está até bom....

.só a regulagem de ar pode fazer isso ??? (melhorar o consumo?)


Sim, pode, uma lenta bem desregulada aumenta sim o consumo!

e o da marcha lenta esta mantendo 1.2 a 1.5 rpm oscila comforme a temperatura do motor.


O correto é mil rpm com o motor frio e 1500 com o quente, suspeito que a sua lenta está sim um pouco desregulada.

será que se eu mudar a relação ajuda em algo?


Se a relação estiver muito folgada/presa, gasta ou sem lubrificar, ajuda sim.


Mas é estranho você ter aumentando o consumo de 36km/l para 29km/l... certeza que está mantendo a mesma tocada?

Creio que seu carburador está um pouco desregulado (não muito) e sugiro algumas coisas a verificar.

1. Limpeza do filtro de ar (quando muito sujo, afeta o consumo)
2. ajuste da corrente e lubrificação
3. regulagem do carburador (a lenta ficar estável com aproximadamente 2,75voltas, com motor frio 1k rpm e quente 1.5k rpm)
4. limpeza do carburador (se sujo, afeta também)
5. Verificar se a altura da agulha está de acordo

É isso, uma série de fatores interferem no consumo, mas eu ainda acho que uma média de 29km/l nessa velocidade está boa!



mr_fahrrad39572,7491087963

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2008 21:56 #244 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
As Suzi's andando a 100-110 é isso ai mesmo, 28-29, quando muito 30...

E o engraçado é que não precisa andar o tempo todo a 100, se vc percorrer 20km por dia, e 5 km andar a 100-110(gas todo aberto) vc já compromete o consumo pro percurso inteiro...

tenho notado isso após 6 meses com a trudi...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2008 10:22 #245 por betotecno
Respondido por betotecno no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Galera devido a algumas coisas estranhas acontecendo na minha Yes, isto é, antes andando a 80km/h a minha rotação era 7k e acabou subindo com o tempo e estava chegando em 8k em 80km/h

Mexi no carburador pela primeira vez. Eitaaaaa!

Bom fiz como o JDuarte explicou (falar nisso cadê ele?), fechei o parafuso (foi todo pra dentro) e ai abri 1 volta. Regulei o parafuso da marcha-lenta (este não fechei e não abri, isto é, não fiz nada antes). Regulei e depois abri um pouco a mistura chegou aos 2k RPM. Aí vi que o ponteiro começou a ficar paradinho conforme mexia na mistura. Comecei a abaixar a lenta e parei nos 1500rpm.

O motor estava bem quente, agora vou ver com ficou. Ver o motor frio como se comporta e as acelerações.

Agora não sei perceber se está rica ou pobre. Tenho receio de ferrar ou deixar o cano do escape colorido.

Então... Quando fechei o parafuso da mistura, tinha dado umas 3 voltas até fechar e quando abri, para regular, só foram 1 volta e meia aproximadamente.

Espero que eu tenha feito certo! betotecno39578,5586342593

Carlos

Atuais: Yamaha Fazer 250 Preta 2010.

Anterior: Suzuki Yes 125 Preta 2007.

São Vicente - SP



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPRO PEÇAS USADAS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2008 10:50 #246 por Vitorsax
Respondido por Vitorsax no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Não cara... Uma volta e meia e pouco.

Segundo o JD tu tem que fechar tudo e depois abrir 2,75 de volta (quase tres voltas) Leia as msgs das paginas anteriores...

Abç

Macaé - RJ



Yes 08/08 Prata



Sonho de consumo: Fazer e Canhãozinho (Gs 500) Pretas

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2008 11:00 #247 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do tubo - TUTORIAL

Jduarte escreveu:

regulagem da mistura da marcha-lenta, e da marcha-lenta...
Estas regulagens deve ser feitas após o afastamento do tubo, e também após acerto no nível da gasolina, se ele for necessário (...)


(...) EDIÇÃO INCLUÍDA EM 10 de MAIO de 2008:


para simplificar a regulagem da mistura, pode-se adotar 2,75 voltas no parafuso de mistura da marcha-lenta (duas voltas e três quartos).



ae, pessoal...


fiz este edit na mensagem inicial do tópico... é baseado na informação do manual de serviços (2,5 voltas), e na experiência com a média de todas as Suzukinhas que mexí, incluíndo uma Katana 125, e visa simplificar de vez essa regulagem...



Jduarte39578,584525463

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2008 11:16 #248 por betotecno
Respondido por betotecno no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Opa Galera!

Eita então lá vou eu novamente ligar a motinho e aumentar e voltas e regular a lenta.

Ja volto...

Carlos

Atuais: Yamaha Fazer 250 Preta 2010.

Anterior: Suzuki Yes 125 Preta 2007.

São Vicente - SP



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPRO PEÇAS USADAS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Maio 2008 16:11 #249 por duran
Respondido por duran no tópico Macete do tubo - TUTORIAL

mr_fahrrad escreveu: Duran, vou tentar responder suas dúvidas, mas antes de mais nada te digo que 29km/l andando alguns trechos a 100 - 110km/h me parece razoavel, uma 125cc andando nessa velocidade bebe pra caramba! 29km/l está até bom....

.só a regulagem de ar pode fazer isso ??? (melhorar o consumo?)


Sim, pode, uma lenta bem desregulada aumenta sim o consumo!

e o da marcha lenta esta mantendo 1.2 a 1.5 rpm oscila comforme a temperatura do motor.


O correto é mil rpm com o motor frio e 1500 com o quente, suspeito que a sua lenta está sim um pouco desregulada.

será que se eu mudar a relação ajuda em algo?


Se a relação estiver muito folgada/presa, gasta ou sem lubrificar, ajuda sim.


Mas é estranho você ter aumentando o consumo de 36km/l para 29km/l... certeza que está mantendo a mesma tocada?

Creio que seu carburador está um pouco desregulado (não muito) e sugiro algumas coisas a verificar.

1. Limpeza do filtro de ar (quando muito sujo, afeta o consumo)
2. ajuste da corrente e lubrificação
3. regulagem do carburador (a lenta ficar estável com aproximadamente 2,75voltas, com motor frio 1k rpm e quente 1.5k rpm)
4. limpeza do carburador (se sujo, afeta também)
5. Verificar se a altura da agulha está de acordo

É isso, uma série de fatores interferem no consumo, mas eu ainda acho que uma média de 29km/l nessa velocidade está boa!


Obrigado pela ajuda pessoal,,, seguinte um colega meu regulou o ar . ela não fika com o ponteiro estavel nos 1500 fika com uma oscilação nervosa nos 1200 a 1500 tipo 1 segundo em cada posição ,,, agora a bichinha começou a fazer 32 por litro kkk quase to feliz, mas troquei a relação esta semana e quero ver se vai ajudar, por que a antiga tava nas ultimas.....agora tb pergunto a minha moto ta com uns 15 mil tenho que trocar a vela? a minha ainda eh a original.


respondendo as perguntas

1- eu geralmente faço como no manual coloca o filtro no oleo e tira o excesso..
2- troquei ela por uma VAZ mesmo tamanho só que a corrente tem retentor dessa vez.
3- depois que o meu amigo mexeu só fiz um teste ..agora que troquei a relação vou comfirmar, ai altero pra as 2,75 voltas
4- acabei de entrar em um novo emprego, só final de semana que vem que vou conseguir mecher com a limpesa.
5- a agulha ta na posição mais alta, me disseram que assim eh a posição mas economica..

Por enquanto ela ta fazendo 32, mesma tocada sempre dificil variar...

Agora um outra duvida a minha caixa de direção ficou calejada travando e deixando pesado o guidão, o cara da loja disse que apertaram demais por que a caixa de direção dura muito tempo e a minha já tive que trocar, eu acho que apertaram por que eu reclamava do barulho que fazia aquele back que parece fim de curso das bengalas...mas o fato eh que agora ele ficou dancando com muita facilidade,, tipo dou uma viradinha de leve no guidão e a traseira rebola...não sei se eh falta de costume....mas a de vcs eh assim tb???

Resaltando muito obrigado pessoal vcs tão ajudando muitooo

até depois

Existe um mundo melhor, mas é caríssimo.

Se você se acha mais forte que uma galinha... bote um ovo.



Não sabia como era bom até comprar uma...suzuki yes 2007/2008 AZUUULLLL PÔ...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Maio 2008 23:06 #250 por betotecno
Respondido por betotecno no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Bom, fiz o esquema das 2 voltas e meia, e aí regulei a lenta para 1500 RPM. Com o tempo ela começa a subir e aí regulei novamente a lenta para 1500 RPM.

Algumas dúvidas:

Quando acelero escuto um barulho de compressor, tipo assobrando. Parece muito com compressor de jato de tinta. Aqueles que pintam carro ou perfis de ferro.
Ele dá umas engasgadas e até chega a morrer.

Como sei que a mistura está mais rica ou pobre? Se abrir 3 ou 4 voltas fica mais rica é isso?

Agora tenho que abrir o afogador para fazê-la pegar e mesmo assim sofre viu?!

A última... a minha rotação em 5º marcha estava assim:

7K RPM = 80km/h

E com o tempo começou a subir mais o RPM e a velocidade permanecia a mesma. Isso sem mexer no carburador, isto é, foi sozinho.

Hoje está assim:

8K rpm = 80KM/H

O que tenho que ver para voltar ao normal? O carburador influência se estiver desregulado? Mesmo depois de mexer e fazer todo esquema, ele continua do mesmo jeito. Ou melhor, achei que deu uma leve melhorada. O ponteiro não chega perfeitamente nos 8K RPM a 80 km/h.

Alguém pode me auxiliar nessas "pequenas" questões? Afff

Abraços e obrigado.betotecno39581,1049421296

Carlos

Atuais: Yamaha Fazer 250 Preta 2010.

Anterior: Suzuki Yes 125 Preta 2007.

São Vicente - SP



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPRO PEÇAS USADAS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Maio 2008 23:31 #251 por betotecno
Respondido por betotecno no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Alguém?

Carlos

Atuais: Yamaha Fazer 250 Preta 2010.

Anterior: Suzuki Yes 125 Preta 2007.

São Vicente - SP



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPRO PEÇAS USADAS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Maio 2008 23:41 #252 por RaphaeL Recreio
Respondido por RaphaeL Recreio no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
eu queria ajudar mas não entendo muito bem disso não...

SuZuki EN125 YeS PreTa V8 GTi

Rodas 18" ConversiveL

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2008 04:30 #253 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Betotecno:

"O parafuso de cima nesta foto é o da marcha-lenta. E o de baixo, é o da mistura. Inicialmente, feche totalmente este parafuso (sem forçar no final), e depois abra uma volta. Uma ferramenta improvisada para isso está na foto seguinte. Como o parafuso está de ponta cabeça, visualize como se fosse uma torneira virada para cima também, para saber para que lado girar esse parafuso.
Deve-se funcionar o motor, até a temperatura normal de funcionamento.
Então, regule a rotação da marcha-lenta para 1500 rpm aproximadamente, com o farol desligado.
Vá abrindo, de meia em meia volta, o parafuso da mistura, esperando um pouco entre cada vez, e observe se a marcha-lenta começa a se elevar. No ponto onde a rotação não subir mais, volte 1/4 a meia volta. Se a rotação da lenta não diminuir, esse deve ser o ponto mais adequado da regulagem da mistura. Se ela diminuir alguma coisa, abra 1/4...
Depois disso, volte a regular a rotação da lenta em 1500 rpm, mas agora com o farol ligado. Isso é importante, porque quando ligado, o farol faz o magneto trabalhar mais, e este ofereçe resistência para o motor, que estando em marcha-lenta, perde um pouco de rotação. E regule nos 1500, sim, não menos! Uma rotação de marcha-lenta menor que isso antecipa o enfraquecimento da bateria.
Essa é uma regulagem meio "padrãozinha"... na prática, as regulagens que fiz recentemente acabaram ficando com aberturas entre 2 e 4 voltas, sendo que a mais corriqueira é 2 voltas e 3/4.
Sobre essa regulagem, uma abertura pequena do parafuso deixa a lenta instável e provoca aqueles pipoquinhos no escape, nas desacelerações.
Já uma abertura muito grande, suja a vela, aumenta o consumo e normalmente torna necessário apertar mais o parafuso da marcha lenta. Nesse caso, a própria lenta estaria trabalhando com "excesso"."
Post do JDuarte (lá na página 01)


mistura pobre ou rica?

e tem também uma foto da ela só que não consegui achar, se mais alguem puder ajudar!!!moisespatriarca39581,3136921296

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2008 08:45 #254 por betotecno
Respondido por betotecno no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Oi Moisés!

Então... esse processo todo do texto tenho impresso (retirado da biblia do Macete do Tubo by JDuarte). E fiz do jeito, mas ela pipoca demais e ao chegar no semáforo ela... pluf morre!

Antes de mexer, percebi que o parafuso da mistura estava um pouquinho para fora, quase imperceptivel e agora com duas, ou melhor 3 voltas (melhorou um pouquinho com três) ela ainda está lá dentro.
Quando fechei dei muitas voltas, não contei, mas foram mais que quatro!

Ainda acelero e parece que entra ar e ela morre.
É muito estranho, mas tentarei novamente. Agora não sei se o frio ajuda nessa meleca toda!

Mas agradeço vocês demais pela ajuda!

Abraços

Carlos

Atuais: Yamaha Fazer 250 Preta 2010.

Anterior: Suzuki Yes 125 Preta 2007.

São Vicente - SP



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPRO PEÇAS USADAS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2008 08:59 #255 por pjunior
Respondido por pjunior no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Olá Betotecno,

Faça o seguinte teste:

Se vc estiver andando (já com o motor quente) e ela começar a engasgar perto de parar acione o afogador. Se ela estabilizar é sinal de que sua mistura esta muito rica. Verifique se a vela esta encharcada(preta).

Limpe a vela para retirar os resíduos.Esta limpeza poderá ser feita através de raspagem com uma pequena escova de metal(retirado do motonline www.motonline.com.br/default.asp?cod=6978&categoria=2 &show=1)

Porém se vc estiver andando com ela normal (já com o motor aquecido) sem engasgar e acionar o afogador e aí ela começar a engasgar é sinal de que sua mistura esta melhorando, vc verá que a coloração da vela estará mais para perto do marrom claro que é o ideal.

Posta as fotos da vela para a gente ver.

[]'s e boa sorte.

Suzuki yes 2007 Preta.
Lander 2012 Preta

Curitiba - PR.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.283 segundos