DRZ400 na estrada

23 Maio 2014 11:15 #991 por CAVAZZA
Respondido por CAVAZZA no tópico DRZ400 na estrada
E aí pessoal.... Tópico "Bombando" , até assustei KKKK ! chique ! .... :cheer:

aleks...

Concordo...Após a "enxurrada" de monstros ( q. eram apelidadas, Tbm de "big single" nos EUA ) causadas pelo PARIS-DAKAR :kiss: :kiss: :kiss: as motos foram divergindo cada vez mais p/ "estradeiras" :angry: , pouco restando( ou sendo.... "utilizável" ) de alguma característica OFF ROAD :angry: :angry: :angry: daqueles tempos...saudades :( :( !

Sim as MTB 29" são bem interessantes mas pela minha "baixa estatura" seria um problema nas trilhas ( estou tentando voltar e levar meu filho junto...pra aprender a usar a q. comprei p/ ele - aro 21" KHS ) pela menor agilidade. Mas para andar, a 29" é bem melhor. :)

KDK

Parabéns pelo gosto...e comentários q. postou sobre as motos :woohoo: , o TT ( Thumper Talk , se entendí :P ) é um site mto. bom... Já naveguei algumas vezes nele é foi BEM útil...
Seguinte , aq. em BH. o pessoal usa o Athena nas manutenções das DRZ -E de trilhas, e como não descuidam do óleo ( M 5100)
estão trocando constantemente ( usam pelo custo) o filtro... Ñ tem reclamações s/ a marca ..... :dry:

EDUUU

Blz !!!, Tava sumido hein ! Bom q. Vc apareceu "adoçando " a gente com a venda desta bomba de freio dianteira ! Legal !

Gostaria de saber: Qual é este modelo da Brembo ? A tampa e o suporte do reservatório originais Vc tem ? Quanto pede ?

Novidades infelizmente nenhuma ( com a "Z" :( ) . Estou esperando "chegar" o painel ( 3 MESES já :angry: :angry: ) deve estar na África ainda ou foi Roubado aq. no Brasil .... Puts !!!

Abrçs á TODOS !!! ;)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2014 12:30 #992 por aleks
Respondido por aleks no tópico DRZ400 na estrada
KDK

É, isto do CE foi bem discutido lá no TT. Existem duas possibilidades, ou bem fazer a ligação direta, e então é como se o CE não existisse, não ocorre o fechamento do ar para enriquecer a mistura na deceleração, ou então plugar e aí é como se o CE estivesse sempre on. É uma maneira de enriquecer a mistura para compensar outros problemas. Eu não usei o FCR, mas me parece que se o carburador foi projetado assim, não há porque eliminar o recurso, nem que seja porque essas explosões não são nada saudáveis para a máquina.

Quanto a carb vs injeção, o abandono do carburador me parece ter ocorrido por fatores outros que os técnicos, quais sejam, economicos e ambientais. O carburador é uma obra-prima da engenharia, e quem conhece um pouco de seu funcionamento não pode deixar de ficar maravilhado com a simplicidade e principalmente, como ocorre com tantas coisas aparentemente simples depois de prontas, com o tremendo esforço de pesquisa e desenvolvimento que está por trás daquelas pequenas jóias. Hoje estamos acostumados a torcer o nariz para o que é "velho", viciados que estamos no "novo !", sem o qual desde o sabão em pó até o celular não vendem. Sem querer negar o progresso, exemplos não faltam de máquinas, equipamentos, e demais produtos que pioraram com a inovação. Além do que muitas vezes são criadas novas necessidades e recursos que ao fim e ao cabo acabam por não resultar em real benefício para os consumidores. Exemplo disso, o carburador, com seu desaparecimento o dono de um veículo perdeu a possibilidade de fazer sua manutenção em casa, e isso para mim é uma perda enorme, e que não é levada em conta. O que você vai responder ao mecânico que lhe apresenta o diagnóstico eletronico segundo o qual a sensor y ou o módulo x precisam ser substituidos ? No thanks, aí eu prefiro pedalar.

Mas obviamente isso é coisa de engenheiro idoso, o futuro está em transformarmo-nos todos em robôs escravizados pela inteligencia artificial. Outro dia li umas previsões assustadoras, segundo as quais as máquinas vão tomar o poder daqui a poucas décadas.

Cavazza

Não sei com relação a altura, mas fora isso a 29" é realmente outra coisa. Aqui o que mais tem é calçamento de paralelepípedo, e a diferença é muito grande no conforto. Acredito que nos passeios mais longos isso vai se refletir também, pulsos, ombros e pescoço ficarão bem menos estressados. Fora que dá uma sensação bem mais encorpada, transmite mais firmeza e segurança.

Eduuu

Faço minhas as perguntas do Cavazza, quanto queres pelos freios ?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2014 13:28 - 23 Maio 2014 14:47 #993 por KDK
Respondido por KDK no tópico DRZ400 na estrada
Grande Cavazza...estamos aí, vida longa as DRZ's!
Seguinte, comprei um athena pra analisar, e nao é q ele seja ruim, mas em comparacao com o original a qualidade, peca.
Me diz aí como anda sua "colecao" de motocas!?

Aleks

O caso do CE é isso mesmo q vc disse, das duas possibilidades.O detalhe é que, com a moto perfeitamente "rejet" ,ele passa a ser "dispensavel", inclusive, com o tempo ele vai criando instabilidades no funcionamento do motor, devido ao ressecamento da borracha do diafragma, perda da pressao da mola, etc.

Sobre o "carb", pra mim é uma obra prima da engenharia, mas chega uma hora que é preciso evoluir!
Nao tenho problemas com o "velho"(nem poderia, pois tb o sou,rs)mas, sou fascinado por tecnologia!
Veja o exemplo dos carros, a FI se tornou mais confiavel q o carburador.Contimuo fazendo a "manutencao" do meu carro FI em casa, como fazia com os carburados, alias, faço so a preventiva, pois a FI simplesmente nao incomoda.
É normal, temos uma aversao natural ao novo, pois tira nos, um certo controle da situacao.
A FI nao tem nada de complicado, é so questao de costume!
Nao tomemos como exemplo, a XTR660 e sua malfadada FI !rsrs

Sobre as "big single", penso q seu declinio comecou com a super tenere 750(uma obra prima da yamaha).
Me lembro de assistir o Peterhansel, e sua super azul aterrorizando a concorrencia no dakar!
bons tempos....

[]'s

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2014 18:40 - 23 Maio 2014 18:41 #994 por aleks
Respondido por aleks no tópico DRZ400 na estrada
KDK

Bem, isto de com o tempo, ressecamento, mola etc vale também para os outros componentes do carburador, e desde que o mesmo seja objeto de uma manutenção periódica correta, não vejo aí motivo para retirar o CE. Não sei se entendo bem o que queres dizer com "rejet" enquanto medida de eliminação dos estouros na deceleração. Será um enriquecimento da mistura ?

A FI nos carros é uma coisa, nas motos outra, em função da maior exposição, neste ultimo caso, dos componentes eletronicos a principalmente vibrações, mas também a água, poeira, impactos. Se eu fosse atravessar um deserto, iria de carburada, não esquecendo de levar uma chave de fenda...

Googleie (neologismo por minha conta) "a moto morreu de repente", rsss.

"tira nos, um certo controle da situacao" - não, tira-nos completamente o controle da situação !

Quanto à Super, mais de ano que suspiro por esta aqui, se fosse mais perto estaria na garagem há muito tempo. Ou melhor, na sala !

www.moto.com.br/anunciosv2/anuncio/moto_...r_tenere-547003.html

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2014 19:34 #995 por CAVAZZA
Respondido por CAVAZZA no tópico DRZ400 na estrada
KDK

E aí, tudo Blz...!
Com relação ás motos, tô desmanchando a maior parte delas... Vai virar tudo sucata ( ñ vale a pena vender por causa de documentos e o Ódio com pessoas q. ñ dão o menor valor aquilo q. se faz nelas..) Já tem uma montanha de peças, e no final devem ficar umas 5 ou 6 q. vou mexendo... Pra ñ perder o hábito,KKKK !
Infelizmente eu compartilho meus sentimentos c/ o aleks, pois apesar dos carros aq. serem todos injetados, há muito tempo "perdi o Tesão " de "mexer" neles ( opalas fuscas Mavericks...Saudades do Tempo...) mas nas motos....morro de ódio das i.e. (PRINCIPALMENTE das enduros importadas ) no meio do mato :angry: apagam/morrem...enfim QUEIMAM como um "fusível" e Vc fica com cara de idiota no meio do nada :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: É FODA !!!!!!

Gosto Tbm de tecnologia.... Mas o sentimento, em várias situações, é o de TOTAL impotência :( :( :( .

aleks

Sim, c/ relação ás Bikes 29" é o q. disse... oconforto ao rodar é bem maior...sem dúvida !

As " Super Teneré " Marcaram época... :cheer: :cheer: e Tbm. considero a versão "civil " bem interessante ( mais q. a DR 800...) , apesar da 750 ter praticamente o peso (próximo ) da 800, é bem mais equilibrada , anda "um horror" e é mais "fácil" de conviver .


Abrçs ....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2014 20:13 #996 por EDUUU
Respondido por EDUUU no tópico DRZ400 na estrada
Cavazza e Aleks, meus amigos.

Esse burrinho e original brembo 16mm, ideal para uma pinça de 4 pistôes, esta em ótimo estado como podem ver nas foto, o funcionamento é excelente, só troquei porque coloquei um radial de competição...rsrsrs
Junto com o burrinho vou mandar , sensor de freio + um manete reserva que personalizei
Esse modelo e usado na husqvarna, KTM, o modelo dele e esse numero da foto abaixo.





Vou mandar pra vocês o valor por MP.

Grande abraço.
Edu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2014 21:03 #997 por KDK
Respondido por KDK no tópico DRZ400 na estrada
Que pena ter que desmanchar as motocas, hein Cavazza!?Mas pelo menos esta se divertindo não é!?rsrs

Na minha humilde opinião, a super foi o melhor projeto da yamaha na categoria!
Me decepcionei quando a mesma a descontinuou, e tentou empurrar goela abaixo a TDM850, não q TDM não seja uma boa moto.
Uma XTZ 660 tenéné, com o motor da TDM900, seria uma bela moto.

Sobre o “rejet” Aleks, seria trocar os giglês para o funcionamento perfeito do motor, levando em conta parâmetros com altitude, temperatura ambiente, etc, diminuindo assim o estouros na desaceleração.
Sobre a eliminação do CE, é unanimidade no TT a sua retirada.
Penso q pelo fato, de sua moto usar o BSR36, tu não tenha idéia, de quão critico é o FCR 39.A suzuki optou pelo BSR36, nos modelos S/SM não foi atoa!Rsrs

Me permitam discordar, mas não há diferença entre FI de carros e motos no que tange a exposição.Todos os componentes/módulos, são blindados para cada uso.Peguemos como exemplo, motos de enduro/motocross, hoje em sua grande maioria são todas FI.
Se feita as devidas manutenções, a chance de dar problema , tende a zero.
Um belo exemplo de uma ótima moto FI, é a KTM 690!
Uma vantagem indiscutível da FI, é se “auto adaptar”, ao local onde se usa a motocicleta.
Por exemplo; sair do nível do mar, e ir ate grandes altitudes, sem o motor “reclamar”.

Que belo exemplar de super, hein Aleks!? Realmente a tentação de compra - lá é grande!
Sempre achei a super na cor vinho, a mais bonita, mas essa branca....

[]”s

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2014 22:16 #998 por aleks
Respondido por aleks no tópico DRZ400 na estrada
É, essa super acho que é a ultima oportunidade. Mas se eu comprasse, não seria para andar, só o prazer de ter um objeto desses, uma obra de arte.

KDK : Acho que não fui muito claro quanto ao rejet. O que entendi do que você disse seria que para compensar a retirada do CE, provavelmente então se usaria um giclê maior. Onde então não vejo muito sentido. Andar com mistura rica para evitar os estouros quando se pode conseguir isso com o CE...

"Se feita as devidas manutenções, a chance de dar problema , tende a zero."

Aí é que está. Se você ler e reler o manual de uma moto injetada, além de levar um tremendo susto com o esquema eletronico, aqueles sensores todos, não achará nada sobre manutenção dos mesmos, testes preventivos, e muito menos vida útil esperada. Só que quando ligar seu computador que desligou perfeito na vespera e não acontecer nada, tudo bem, você está em casa, mas no meio de lugar nenhum...é só pesquisar que historias de terror sobre isso não faltam.

Puxa, ainda bem que não instalei o FCR então...mas explica melhor porque ele é assim tão crítico - pelo que vi é um carburador normal, só que mecanico, o que deveria trazer uma resposta mais precisa, só isso. O unico complicador ali poderia ser o injetor, aquilo pode entupir por ser alimentado do fundo da cuba, ou então o curso do seu diafragma ficar comprometido pela ovalização do furo do bracinho atuador...não vejo o que mais. Acho que o problema lá no TT é que cada um tem uma idéia diferente de como jetar, que agulha usar. A unica coisa que me assustou foi um relato de quebra daquela placa preta e os pedaços foram parar nas válvulas :ohmy:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2014 23:34 #999 por Nardo
Respondido por Nardo no tópico DRZ400 na estrada
Esse tópico é do cacete. Nem preciso estudar sobre a DR, basta abrir o tópico e me deliciar com as discussões.

Só vou deixar aqui um relato sobre as tecnológicas.
Em um passeio desses, uma BMW não quis pegar. O jeito foi chamar o guincho e levá-la para a CC. Depois fiquei sabendo que fora a "Centralina" que queimou. Chegamos, paramos e depois não ligou mais, simples assim.

Um videozinho de um rolê Off pra descontrair.

Nardo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2014 11:25 - 24 Maio 2014 15:37 #1000 por aleks
Respondido por aleks no tópico DRZ400 na estrada
Nardo, muito legal o video. A minha, nem uma poerinha, agua nem pensar, rsss.

Pois é, mais um caso aí. Existe uma diferença entre a moto e o carro neste ponto, uma pane de moto é bem mais grave por uma série de motivos, pelo risco de vida, pelo fato de que a moto vai a lugares bem mais remotos e difíceis, pelo risco bem maior de abandoná-la pra ir buscar socorro. A maior confiabilidade e facilidade de reparo do carburador pesa muito aí na minha opinião.

E tem outra coisa. Sem entrar numa análise sociológica do declínio (ou pelo menos da mudança) do papel do macho da espécie nos ultimos tempos, a procura cada vez maior pelas asas da liberdade e pela idéia de poder, independencia, possibilidade de andar mais depressa que os problemas (infelizmente também que o anjo da guarda) a elas associada parece indicar que esta mudança não foi totalmente para melhor. A moto se tornou uma valvula de escape, um refugio, onde ainda se pode ter, ainda que por algumas horas, o controle, a liberdade e a auto-determinação. Nesse sentido, ser independente em relação à manutenção, montar e desmontar o brinquedo, fazer mil mods e ajustes, ter na sua garagem aquele espaço onde é possível esquecer da vida e dedicar-se à "amada" é algo que desaparece à medida que tudo se automatiza, que só os softwares plugados nas concessionárias tem acesso às entranhas da máquina, que qualquer mexida por parte do dono é registrada eletronicamente e anula a garantia...não me toque que eu grito.

Desde que o carro passou a me dar menos tesão que uma máquina de lavar, foi no hobby do motociclismo que encontrei a satisfação perdida de ouvir o estalinho do platinado do fusca, de regular suas válvulas ou de trocar uma ponteira da suspensão. Por isto é que moto com sensor para ajuste automático da pressão dos pneus ou do mapa de injeção, recheada de eletronica descartável, obrigado mas vou continuar na minha transição para a bicicleta.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: EDUUU

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2014 13:17 #1001 por EDUUU
Respondido por EDUUU no tópico DRZ400 na estrada
Aleks,

Essa sua última postagem disse tudo meu amigo, Parabéns :silly: :silly: :silly:

Agora falando da nossa amada DRZ.

Ela tem duas coisas que são chata de fazer, um e medir o oleo...kkk

Outra e regular o carburador...rsrsrs pois ele foi feito para trilha, usar no modo 8 ou 80....rsrsrs

Como esta a regulagem do de vocês??? gicles?? agulha??? parafuso de ar?

A minha eu estou usando: gicle de baixa 58, de alta 165, agulha toda levantada, e parafuso de ar,com regulagem manual, aquele que tem numero de 1 a 5 para facilitar, so não lembro com quantas voltas esta...

Eu decidi, vou colocar um amortecedor de direção, na DRZ viu acredito que vai melhorar muito.

Abraço,

Edu.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2014 15:52 #1002 por aleks
Respondido por aleks no tópico DRZ400 na estrada
Ô Eduu, brigado !


Meus dados de carburador não interessam muito, pois devo ser o único aqui a usar o MIkuni BSR 36, mas o giclê principal é 145, o de baixa 25, o do afogador 65 e o parafuso de gasolina (não é de ar) , 2.45 voltas. A agulha na posição 4 . Não esquecendo que essas medidas são diferentes para o Mikuni e o Keihin, ou seja um giclê 145 Mikuni não é o mesmo diametro que um 145 Keihin, tem uma tabela de correspondencia.

A medição do nível do óleo tem tres possibilidades, a simples, intermediária e a complicada.

A simples é desde que algum tempo depois de desligar o motor a vareta indicar algum nivel, não fuma nem vaza, está bom.

A intermediária é para quem já teve XT600, deixar o motor ligado por um minuto ao chegar e ler o nível logo após.

A complicada é a do manual, com o motor frio aquecer ligeiramente e sair por alguns minutos, voltar pra garagem, deixar o motor ligado um tempinho, desligar e medir. Dizem eles que é para não dar tempo ao óleo para aquecer demais, o que daria uma leitura falsa por causa da dilatação.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Maio 2014 00:07 #1003 por CAVAZZA
Respondido por CAVAZZA no tópico DRZ400 na estrada
"aleks" say`s :

A medição do nível do óleo tem tres possibilidades, a simples, intermediária e a complicada.

A simples é desde que algum tempo depois de desligar o motor a vareta indicar algum nivel, não fuma nem vaza, está bom.

A intermediária é para quem já teve XT600, deixar o motor ligado por um minuto ao chegar e ler o nível logo após.

A complicada é a do manual, com o motor frio aquecer ligeiramente e sair por alguns minutos, voltar pra garagem, deixar o motor ligado um tempinho, desligar e medir. Dizem eles que é para não dar tempo ao óleo para aquecer demais, o que daria uma leitura falsa por causa da dilatação.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!!! :lol: :lol: :lol:

Caramba ! Rí demais disso ......

EDUUU !

Vleu pela "MP" do Burrinho...Qquer coisa te digo ;) !
Quanto ao amortecedor de direção, já usei um tempo nas KTM / Husk por problemas de "shimmy" , mas se sua moto ñ tem, é um "porre" ficar desativando ( no seu caso no tráfego pesado...) pois dependendo da regulagem, te dá alguma dor nos braços quando Vc tem de ficar "esterçando" em baixa velocidade.... :( , mas elimina "golpes" ( na trilha) e acaba com o shimmy de vez :cheer: .

Nardo

Cara, show o video ! Vleu :)

Vc deve ter tido uma "idéia" :angry: :angry: do q. é ficar "á pé" com com uma "MOTO I.E." queimada....

P.S : se Vc "quisesse" as XT nem chegavam perto na terra ! E DÁ- LHE DR !!! KKKK!

Abrçs á Todos ....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2014 16:17 #1004 por KDK
Respondido por KDK no tópico DRZ400 na estrada
Aleks, com a retirada do CE, a mistura tende a ficar levemente mais rica, não sendo necessário um “rejet”.Estouros no escape são normais usando o FCR.
Por ser um carburador voltado pra uso em competições, onde é preciso extrair o máximo de potencia, o torna crítico.O Eduu resumiu bem: “8 ou 80”.
Pra você ter uma idéia, é possível perceber as mudanças no funcionamento do motor, com a alteração do clima(inverno/verão) umidade do ar.Outra; a “giglagem” que é ideal pra uma DRZ que roda no nível do mar, já não serve pra quem as usa em regiões montanhosas.

A haste de acionamento do injetor, realmente tem uma folga, que com o uso só piora.
Ainda não li nada sobre a quebra da “placa preta”.
Realmente o fato do injetor ficar no fundo da cuba, pode causar problemas.

Um agravante para o FCR aqui no Brasil, é o álcool contido na gasolina.A corrosão o ataca muito.

A própria suzuki, ao equipar os modelos S/SM com os BSR 36, já prova o quão critico é o FCR39,rs.

Salvo engano, pra você ter a mesma “cavalaria” das E’s, além do FCR, terias que trocar o comando de válvulas e o tubo coletor de escapamento.

Um ponto a ser observado nas DRZ, é o eixo da balança, que deve ser retirado e engraxado, pois tende a enferrujar com o tempo, na parte que passa pela carcaça do motor, e dependendo do grau da ferrugem, poderá danificar a mesma .

Ri demais dos métodos de medição de óleo, aleks!

Eu adoto o método de: se não vaza, não fuma, está no nível!Rsrs

Nardo, que belas imagens!Parabéns

[]”s

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2014 22:20 #1005 por aleks
Respondido por aleks no tópico DRZ400 na estrada
Realmente, o eixo da balança se não for retirado de vez em quando enferruja e solda, e aí para tirar...o que pode contribuir para isso são as graxeiras da suspensão das E, que podem fazer esquecer do eixo. Já numa suspensão sem graxeiras como a da S, que obriga a que se desmonte tudo periódicamente, isto fica menos provável de acontecer. Também não sei se essa ausencia de graxeiras é diferença entre E e S ou se essa modificação afetou os dois modelos a partir de determinado ano.

Cada vez mais fico feliz em não ter instalado o FCR, coisa que se encontrava no meu programa. Na revisão que fiz, o bracinho de plástico preto que atua o injetor estava bastante alargado seu furo, de modo que quase não funcionava. Quando penso na grana que deixei na seção de peças da Suzuki para o restaurar...

Eu uso há anos o Motul 800 na proporção de 2ml por litro de "gasolina", para proteger contra a corrosão e o ressecamento.

Isso da placa se quebrar e acabar nas válvulas foi um relato lá no TT, mas foi só um caso que eu tenha visto.

Há duas coisas a considerar por lá : primeiro, quem aparece por lá é porque teve problemas, o que não quer dizer que esses problemas afetem a todos, antes muito pelo contrário, e segundo, esses problemas provávelnente se devem a essa moto ser relativamente barata por lá, e portanto em muitos casos submetida a um uso abusivo. Quem cuidar bem dela terá moto para muitas décadas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.317 segundos