Bom, sem novidades na DRZ.... A Kawa (D-Tracker..) é q. ganhou um "rabinho " novo ( o original ,muito feio, pesado e Grande ) e novas setas.. além de estar testando alguns "conceitos " p/ melhorar o desempenho da menina.... Vamos ver se funciona ( cara ! ...como eu ODEIO injeção eletrônica em moto !!!! ) !
Eduuu, outro dia, após encostar na ponteira do escape da DRZ, notei que a fuligem estava " oleosa ", apesar de a moto não apresentar fumaça " branca" ( queima de óleo... ) á não ser quando fica muito tempo parada ( quando liga, após semana...) e é só na hora, depois não mais.
Como passei á usar gás. V-Power ( com detergentes q. a Pódium ñ tem....) será alguma "limpeza" em curso? Minha moto anda muito "Rica" daí o consumo Ruim e a "negritude" da fuligem ( estou vendo se acerto primeiro o tipo de gasolina para afinar o Bura corretamente pois a Pódium q. sempre uso é um problema de achar fora da Capital ) .
Seria interessante ouvir opiniões á respeito...Valeu !
Instalei o pneu traseiro 140/80-18 Enduro 3 da Metzeler.
Vou fazer um passeio de aproximadamente 600km (on/off) nesse FDS pra fazer o teste.
Não mexi na relação (15/42) pois já pude sentir uma pequena diferença.
Depois posta aqui meu relato.
Hoje tive uma surpresa desagravel, mas ao mesmo tempo boa....kkkk vou explicar o pq, Sabado agora dia 15 eu vou fazer um curso off road com a DRZ, vou fazer com ela motard mesmo...kkkkk... sendo assim hoje resolvi trocar a coroa traseira de 38 para 40, para poder aproveitar melhor o curso, ai fui a casa do meu mecânico, para trocamos e qndo desmontamos e fomos olhar o pinhão, o mesmo estava com 3 dentes quebrados....kkkk... na hora fiquei sem palavras... mas ao mesmo tempo aliviado, pois estava correndo perigo e podia me ferrar a qualquer hora, mas graças a deus descobri a tempo dai corri em casa peguei um pinhão 15 zero e trocamos..... fiquei feliz por descobrir... e trocar e não descobrir depois de uma forma ruim.... mas ao mesmo tempo refletimos sobre isso e talvez isso aconteceu, ou por causa do tempo mesmo... pois uso essa relação a 2 anos, ou por causa da coroa 38 com que faz forçar mais.... não sei se foi isso mesmo... mas serve de lição.... agora eu estou com a relação 15/40.
Cavazza,
Meu amigo, isso ai que relatou não e um bom sinal, pois gerar fuligem e normal, porem tem que ser seca, e não oleosa, isso diz que tem algo errado, pode ser, algo no carburador que não esta bom, rica demais e não esta queimando tudo, ou o pior alguma coisa com os anéis e ai queimando óleo, verifica o nível se esta baixando.... pra sabermos e depois mexe no carburador pra ver se para....
Meu escape tb esta assim irmão... vou investigar e vamos nos falando...
Nardo,
Legal irmão, depois posta ai sua impressão, o que achou e como foi ok...
KKKKK! Rachei de rir com o "curso off-road " com pneus slick !!!!!!!!!!!!!!
Já escutei muita coisa , mas NÃO estava preparado p/ isso... Agora , sério, já tive q. cruzar uns pastos e umas trilhinhas com a DT por causa daquele cara da outra "Z" q. cismou de "cortar caminho " aq. perto de BH ( só q. a "Z" dele tava c/ rodas/pneus originais), e te digo q. foi "tenso" o que fizemos ( tá...eu sei q. ele fez de "sacanagem"- fomos companheiros de trilha, eu parei e ele ainda roda até hj...)mas vai ser um "Samba do Criolo Doido" , prepare-se !!!
O pinhão q. Vc estava usando estava MUITO gasto? Já perdi dente de pinhão mas a moto era um DT 180 ( fuçada...) mas tava pedindo outra relação ( comprei mas ñ troquei e achei q. aquela aguentava mais uma trilhinha.... e quase deu CACA !
Que bom q. Vc viu isso á tempo !
Vou checar a minha depois, por VDDúvidas.....
Valeu pelo comentário do óleo na ponteira...Vou observar o q. comentou...!
CUIDADO NO CURSO... E DEPOIS COMENTE COMO FOI, ok ! Abrçs.....
"pois uso essa relação a 2 anos, ou por causa da coroa 38 com que faz forçar mais."
Continuo batendo na mesma tecla, acho que ficou bem claro aí que essa relação estava longa demais e estressou a mecânica. A caixa da DR é muito forte, o fato de ter sobrado para o pinhão comprova isso.
Saiu esta foto hoje no ThumperTalk de um estator que soltou os parafusos, coisa feia :
Olá Eduuu e demais diaristas (horrível essa) .
De novidade, troquei a vela iridium grau térmico 8 que estava na moto por uma 9 e ficou muito melhor, mais vrum do que tatata. Já faz tempo um entendido na área me disse que a vela de iridium deve sempre ser um grau mais fria que a vela comum. Se tem fundamento não sei, mas que a azulona gostou, isso gostou.
Outra coisa, instalei o tensionador manual da corrente de comando. Os gringos recomendam porque dizem que o tensionador automático tem uma mola forte demais e ela causa desgaste prematuro na corrente, cames, e etc. Mas ajustar na tensão correta é uma arte.
E ultima novidade, a Suzuki tirou a DR do site, ela ficava lá no finalzinho da aba "modelos" e agora desapareceu.
Ah, mais uma coisa que esqueci - mais um caso no Thumper Talk de um estator detonado por parafusos que se soltaram lá dentro:
Cara, estou meio de molho pois machuquei o pé na bike ( lama demais e sapatilha ñ soltou do clipe do pedal...bela torção )
Passei o carnaval quieto ,sambando "só c/ os dedinhos " das mãos KKKK!... Idade é fod@@@@ !!
Sem novidades....BUÁÁÁ !!!
aleks ...Blz !
Bom...Essa do grau térmico da vela de Irídium EU nunca tinha ouvido falar... Até onde sei o grau termico seria uma opção para se corrigir os problemas de queima, dependendo da forma de pilotagem e exigências de pista ( velas comuns ou especiais..) mas posso estar bem desatualizado quanto á isso... .
Aquele site ás vezes dá medo, KKKK ! É excelente !!! , mas de tanta Cac@ ( muito mais DR`s , rodando muito mais q. as nossas..) ás vezes, se pensar muito, a gente até desanima de por pra "tirar suco" com medo de quebrar .
Todas as vezes q. ligo ou vou parar o motor da "Z" e ela faz aquele barulho horrível de peças sendo destroçadas (ás vezes acontece...) eu me lembro de todas estas coisas - Nôôô....agora FU... tudo lá dentro , e eu juro q. me lembro de tudo o q. lí . Espero q. ñ aconteça......
Eu nunca tive coragem de usar aquelas sapatilhas, me dá medo de acontecer exatamente isso que aconteceu contigo.
Bem, o que eles dizem lá no TT é que a DR é uma máquina a prova de bala, aguenta qualquer tranco, só tem que atentar para aqueles pontos fracos que se revelaram ao longo desses anos todos de uso por multidões de motociclistas admiradores da mesma. Não é dizer que vá acontecer com a sua moto, não acontece com todas, mas acontece com muitas, então porque não reservar um sabado à tarde com uns amigos, com pizza e coca-cola, e fazer essas manutenções que são fáceis para quem tem um pouco de conhecimento e algumas ferramentas.
Quanto ao barulho, eu sempre vejo este video de uma moto zero, cujo dono quis registrar para comparações futuras. É barulhenta mesmo, não tem jeito. O que não quer dizer que não se deva estar atento a ruidos anormais, não é.
Bom...já corri com speed (há séculos atrás...) e infelizmente só consigo pedalar eficazmente usando a os pedais nos dois sentidos...
Precisa é lembrar de fazer a regulagem da pressão do clipe de acordo com o terreno ANTES de andar .
Parabéns pelo video ( e pela DRZ 400"S" Blue ) pois deu para ver com detalhes as diferenças c/ as nossas "E" (e é a primeira vez q. vejo este modelo aq. no Brasil !!! Muito legal !
Realmente, o barulho delas funcionando é pavoroso..e a minha , como descrevi acima, ás vezes faz um barulho de ter "quebrado Tudo" quando desligo ou ligo o motor... KKK!
Sua moto, parece ser bem mais silenciosa, graças (tbm... ) ao outro tipo de ponteira ,diferente da q. a "E" utiliza.
Cavazza : Engraçado, eu ando bem forte, muita subida e descida em terreno acidentado, e nunca me ocorreu ser necessário aumentar a força fornecida pelas pernas através do aproveitamento do tempo de subida do pedal com o uso dos grampos. Não aumenta o cansaço, será ?
Quanto à azulona, quais são essas diferenças que você pôde observar ? Eu pensei que fosse só os instrumentos. Tem também o sub quadro que é um pouco diferente, mas esse nem se vê. O escape pensei também que fosse igual.
O barulho que ela faz creio que é também pelo uso de materiais como alumínio e magnésio, e também a pouca espessura das paredes, tudo para diminuir o peso, mas com este efeito de ficar mais sonoro.
Achei engraçado outro dia um cara lá no TT respondendo a um que achou a moto barulhenta : "Se você ouvisse a minha, a sua ia lhe parecer um Cadillac cheio de travesseiros" kkk
Não, pelo contrário, qdo Vc se condiciona á usar os 2 grupos( musculares..) , a "pedalada" fica bem mais leve (óbvio q. Vc tem de ter preparo para " puxar" o pedal...) e depois de acostumar fica estranho pedalar sem.... a sensação é semelhante á Vc "perder " um dos pedais da bike ( tá...exagerei !! ) volta e meia seu pé "decola involuntariamente" do pedal KKK !
Bom, quanto a DRZ ,entre a "E" e a "S", as diferenças de motor, CDI, carburador e suspensões, Vc já sabe.... visualmente dá p/ se ver o seguinte: Todos os controles ( punhos, manetes, manicotos, guidão) tanque ( de metal com chave na tampa,formato e ancoragem de aletas -scoop dos radiadores-) para-lamas traseiro e suporte de placa ( a sua ñ está com o original..) ,banco (maior e no formato) Sub- frame ( maior, trava de capacete e suporte de pedaleiras do garupa, idem ) balança traseira (com todos os suportes) protetor de coroa (inferior ), escapamento/ponteira ( maior, BEM mais silenciosa/pesada mas com a mesma estética) e outras mil e uma coisinhas.....
São motos distintas ( a "S" e a "E" ) quanto ao tipo de uso...uma destinada ao uso "diário" e civilidade (conforto piloto/garupa) e a outra destinada á competições ( se arranca tudo o q. se pode para eliminar peso (fica só o BÁSICO ) e se extrai o máximo de desempenho do motor (sem comprometer demais, claro...) onde só o piloto anda (quase sempre em pé nas pedaleiras) e o q.importa...... é o desempenho do conjunto.
As "S" e " SM" são a mesma moto com rodas e freio dianteiro diferentes e a "E" tem várias diferenças entre elas
Olha eu tambem fiquei varias vezes encanado com o barulho do motor....kkkkk mas agora vendo os dois videos que o aleks colocou ( obrigado) vi que e normal..... ufa...kkkkkk
Aleks,
Essa de mexer no grau terminico da vela de iridium eu nao sabia... vivendo e aprendendo, isso e bom...kkkk
Irmão esta vendendo a moto? vi um anuncio no moto . com que parece ser sua moto.... vende não rapaz.... faz isso nao...rsrsrs
Cavazza,
Melhoras ai irmão, e a moto como esta? o escape parou com a fuligem oleosa?
Cavazza
Que olho o seu ! Eu pensava que a diferença era só no carburador e no painel.
Quanto à bike, me parece que seja qual for o esquema do pedal, ao fim do dia quem trabalhou para ir de A a B foi o velho corpo mesmo e esse trabalho terá sido de X joules, X correspondendo à força necessária vezes o deslocamento realizado. O que pode mudar é o tempo em que este trabalho ocorreu, e aí certamente utilizando os dois tempos do pedal esse tempo será menor, portanto maior potencia (trabalho dividido pelo tempo em que este trabalho foi realizado). Só que aí haja preparo.
Me lembrou o DKW do papai que tinha 3=6 no painel, o que queria dizer que os tres cilindros equivaliam a 6 pois era motor dois tempos. Uma verdadeira bomba aquele carro, não no sentido de ser ruim, pelo contrário, mas pelo barulho, fumaça, e tremedeira. Inesquecível.
Eduu, estou vendendo sim. Espero com isto dar um fim nessa doença de que sofro, qual seja a de me apaixonar por máquinas. E com isso, procurando a "amada" ideal, gastar tempo, dinheiros e energias que em função da idade escasseiam a cada dia e que preciso administrar melhor. Aquele preço na realidade é uma auto-sabotagem, é mais para não aparecer ninguém mesmo, rsss. Assim adia a inevitável e dolorosa separação. Pra você ver como a coisa é complicada.