Cavazza : Uma observação ainda sobre o material da ultima mensagem : A possibilidade daquele desgaste causado pela chaveta, pelo menos no eixo primário, vai ser maior quanto mais longa a relação de transmissão, ou seja quanto menos dentes a coroa tiver. A falta de um flange de coroa com amortecedores de borracha, com a coroa diretamente parafusada no cubo, também não melhora as coisas.
Bom, vou copiar o texto da ultima mensagem para você ver se está faltando alguma coisa. Aqui para mim está legal. Mas é porque uso Linux
.
Pois é, Eduuu, mas isso não explica porque ele não trouxe a S que é um sucesso enorme lá fora. Eu aqui com meus botões acho que foi coisa da poderosa, que viu que não ia vender mais nenhuma XRE nem Falcon nem CB se a DRZ S viesse.
Mas voltando à vaca fria. Bom gente, só quero esclarecer que não quero tirar o sono de ninguém, esses problemas da DR é como eles dizem lá no TT, não afetam todas as motos, depende muito da mão, da manutenção, da quilometragem. Se a sua moto está andando bem, sem ruidos estranhos, não precisa correr a desmontar tudo, leve como informação. Mas é como eles dizem, são precauções simples e rápidas que podem evitar despesas e aborrecimentos pesados mais adiante.
E, eu também não entendo porque a Suzuki não deu um jeito nesses problemas. Mas exemplos disso não faltam, basta ver por exemplo a XT 660 arrebentando corrente, queimando ECU, quebrando a engrenagem de 3ª , injeção falhando, e a Yama nem aí.
Quando falo em loctite é o 271 alto torque.
Bom, aqui está o magneto.
Ele possui a porca de fixação e abaixo dela o encaixe para segurar o eixo primário com uma estria ou soquete de 26 de modo a poder soltar a porca DO OUTRO LADO. É muito difícil fazer isso sózinho, procure alguém para ajudar. No meu caso, estava ainda super apertado.Tirei a porca DO OUTRO LADO, examinei o eixo, passei loctite e reapertei. De novo, limpar super bem com desengraxante se não o loctite não cola. Em especial a rosca da porca que é mais difícil de limpar. . E MUITA ATENÇÃO - A ROSCA DO PRIMÁRIO É ESQUERDA !!!!! Já houve caso de quebrar a ponta do eixo por causa disso. O torque é de respeito, 110 N.m . Não faça isso sem torquímetro. ROSCA ESQUERDA ROSCA ESQUERDA ROSCA ESQUERDA.
Já a porca do balanceiro deu razão a quem recomendou, não estava solta mas pouco faltava. Olhe esse video onde ela foi encontrada soltinha :
Mas, para meu alívio, ainda estava tudo ok como mostrei acima. Infelizmente, como já dito, se a chaveta já tiver comido o eixo (a engrenagem não sai na mão) só abrindo o motor.
Então, limpeza, loctite na rosca e reaperto (essa é só 50 N.m, rosca direita normal).
Só que ainda havia uma surpresa; reparem no desalinhamento dos pontos das duas engrenagens (essa foto foi tirada antes de sacar a engrenagem, ou seja, estava montada assim) .
Para um perfeito sincronismo entre o balanceiro e o virabrequim, estes pontos devem estar alinhados como abaixo :
Engraçado que achei um relato da mesma coisa em outra moto.
Corrigido o problema colocar a junta nova (original Suzuki, uns 100 pilas mas tem que ser) e fechar tudo de volta. Um detalhe importante : antes de tirar qualquer uma das tampas, faça um desenho aproximado numa cartolina e vá espetando os parafusos à medida que for os sacando, para depois na hora de montar não se deparar com duas duzias de parafusos de tamanhos diferentes e sem saber o que vai onde. E por falar em montar, muita sensibilidade na hora do aperto, para não espanar as roscas da carcaça. E também mergulhar a cabeça de cada parafuso em óleo antes de montar..
Deixe a tampa do magneto aberta pois tem loctite por lá também no proximo capitulo.