DRZ400 na estrada

19 Dez 2013 06:34 #901 por davi.silva1
Respondido por davi.silva1 no tópico DRZ400 na estrada
Wow ... obrigado pelas respostas pessoal!

Aleks, quando fui verificar a relação, constatei o pinhão 13 ... Mas as guias não pareciam danificadas.

Nardo, já o pinhão 16 me pareceu a solução mais rápida para essa viagem. Peguei a moto semana passada e já caio na estrada nessa segunda. Já tinha lido que o pinhão 16 não "cabe" mas vou tentar adaptar assim mesmo.
Assim que der verifico e mando foto das montagens para vocês.

Eduuu, com certeza vão me fazer falta o sub frame e o tanque maior ... pelo menos esse ano vou ter que parar mais para abastecer e carregar minhas tralhas na mochila.
Mas a propósito alguém sabe de algum frame e tanque maior a venda?

Abraços!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Dez 2013 12:34 - 19 Dez 2013 12:46 #902 por CAVAZZA
Respondido por CAVAZZA no tópico DRZ400 na estrada
:sick: :sick: :sick: :sick: :sick: :sick: :sick: :sick: :sick: :sick: :sick: :sick: :sick: :sick:

PESSOAL O Fórum M. tá todo detonado por aq. no meu PC :angry: :angry: :angry: (3X já detonou meu Texto !!!!)

De Novo.............

EDUUU

To tentando "raspar " o guidão no chaõ agora !!! KKK! mas como ñ uso macacão c/ Slider 95% das vezes uso o PÉlider ( se a Traseira for "passear" ñ destruo o joelho...) :blink: :blink: KKK!

davi.silva1 ( The .silva Family....) :cheer:

Legal teu irmão participar Tbm... Seguinte: achei q. se poderia comprar as peças Vaz por unidade na Net... :angry: :sick:
Bom... quanto ao pinhão 16 só destruindo o protetor sobre o pinhão ( ñ cabe, tem de deixar só os espaçadores dos parafusos do protetor externo de plástico... :dry: Como já tive 2motos ( trilha 2T) com as carcaças quebradas/furadas pela corrente pela falta desta proteção.... e lembre-se q. no caso da "Z" elas são de Magnésio ( Caras, Leves, e quebram com qquer pancada-muitos casos por aq...) estão pense no risco antes de fazer, Ok! :)

aleks (se for Alexandre... Blz, "xará " ! ) ;)

P.S. Seguinte, se Vc ñ parar de falar que é velho, eu não te conto q. sou de 1966 (faz a conta... :P )

Se Vc gosta dos sites " gringos " além do Tumper Talk Veja o "Supermoto Jumkie" e o"Kawasaki Foruns" ( este pela KLX 400 q. é a mesma moto DRZ 400 KKKK! ) também tem muita coisa interessante... Há !..Tem Tbm o "Supermoto Portugal " q eu e o EDUUU fazemos parte ( Bem Fraquinho na parte Técnica...) :angry:

Abrçs á Todos.......

PUXA !!!! nem EDITANDO FUNCIONA direito !!!!!!!!!!!!!!!!! :angry: :angry: :angry: :angry: :angry:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Dez 2013 13:08 #903 por aleks
Respondido por aleks no tópico DRZ400 na estrada
Cavazza, eu em 1966 estava no 1º ano da faculdade, rsss. Aleks é na realidade abreviação do meu enorme sobrenome.

Mas voltando a aquele assunto do pinhão, mais umas coisas que esqueci de falar. Tem que limpar bem a fresa do eixo e do pinhão antes de aplicar o Loctite. Eu usei desengraxante e uma caixa inteira de cotonete até sair limpinho. Depois, muito cuidado para não colocar excesso que possa entrar no retentor.. O meu já estava solto para minha surpresa, sendo a moto pouco rodada, por isso passei a acreditar em tudo o mais que os gringos recomendam fazer.

Agora, volto a dizer, se seu pinhão está firme, a porca bem apertada, e nunca deu de soltar, deixe como está. Mas, se já ficou solta uma vez, é bom ficar atento.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Dez 2013 16:38 - 19 Dez 2013 16:39 #904 por CAVAZZA
Respondido por CAVAZZA no tópico DRZ400 na estrada
aleks:

Cavazza, eu em 1966 estava no 1º ano da faculdade, rsss. Aleks é na realidade abreviação do meu enorme sobrenome.
Nossa !!!!!! Meus Parabéns !!!! , Meu pai, (italianão q. já inclusive correu de moto, andou até os 73/74 anos...) dizia q. a "paixão" pode até ficar oculta ( parou por uns tempos por exigência da minha Mãe...) mas estará sempre presente, enquanto conseguisse ( parou por medo do Trânsito da época (andava forte e sofreu 2 pequenos acidentes... :( ), mas os olhos "brilhavam" sempre pelas motos em casa (minha e de meu irmão ).
Quanto ao sobrenome , é Russo? , bem , de qualquer forma é um prazer...parabéns pela moto e o conhecimento sobre ela :) !!!!


Abrçs...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Dez 2013 19:04 - 19 Dez 2013 19:14 #905 por aleks
Respondido por aleks no tópico DRZ400 na estrada
Cavazza: Grazie tante per le vostre parole. - realmente a gente envelhece por duas coisas : o descaso com a saúde e a perda da esperança e dos sonhos. É com a chegada da idade que devemos redobrar o cuidado com a alimentação e jamais parar de fazer exercício. Eu ando muito de bicicleta, distancias de 60 km não são problema para mim, e acho que isso não tem nada de mais, exemplos não faltam de atletas idosos, veja aquela mulher que tem a minha idade e atravessou a nado de Cuba a Florida. Dá para se manter muito bem até a idade que fôr, é só se cuidar. Nunca vou a médico nem tomo nenhum remédio. Quanto a andar de moto, realmente vou ter que parar, essa é a minha ultima, não por mim, mas porque o transito está perigoso demais, não há uma vez que saio sem que aconteça alguma fechada ou que tais. E não quero ir parar numa cadeira de rodas. Ainda bem que a DR ronca bem.

E por voltar ao assunto nosso, eu tenho duas coisas que juro que não entendo : como é que uma moto mais leve que a tornado e com o dobro da potencia não é vendida normalmente, injetada que fosse - ia bombar, quem experimenta essa moto fica doido por ela. E outra - se é por motivos ambientais, como é que ela continua sendo vendida lá fora, carburada e tudo.

Sim, o sobrenome : é polonês.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: CAVAZZA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Dez 2013 22:03 #906 por davi.silva1
Respondido por davi.silva1 no tópico DRZ400 na estrada
É senhores ... Vou acatar p conselho de vcs e do mecânico e vou desistir do pinhão 16 dentes ...

Para a viagem de semana que vem vou de coroa adaptada ...
Ano que vem compro uma relação bacana na gringa ... Abraços!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Dez 2013 13:20 #907 por CAVAZZA
Respondido por CAVAZZA no tópico DRZ400 na estrada
davi.silva

Sensato ! , desejo á Vc uma Boa Viajem ! Divirta-se bastante com a "Z" !!!

aleks

Me Surpreendeu!!! Seu Italiano é melhor q. o meu (leio , compreendo, mas infelizmente "apanho" para falar e não escrevo 1 linha... :( ) KKKK!
Ótima Lição de vida, e uma grande RECEITA Tbem ! Estimo poder seguir.... ;) .
Gosto Demais da minha Tornado ( transformada desde Zero em "XR 300F"- se conseguir...posto foto aqui) e tenho lido seus comentários sobre... :cheer: .
As leis ambientais são diferenciadas entre Estados ( E.U.A ) países (Europa) etc.. e é estranho mas como no caso da DR 650SE (tive 2 98 e 99... moto fantástica!!!) foi sempre um sucesso lá fora com diversos "clubes" e resistiu por Anos sem alterações e deixou de ser fabricada por q. o motor já não se adequava ás novas Leis em diversos países ( nem tentaram a injeção... :blink: )
Citando o q. fizeram c/ a Tornado ( a " D. Honda" transformou naquela monstruosidade da XRE 300 que mata até hoje os donos de Raiva pelos inúmeros problemas mecânicos :angry: :angry: ) adaptando ( mal e porcamente !) uma injeção á um motor de concepção antiga (e Boa...) q. ñ foi projetado para isso ( como exemplo, o motor da Y. Fazer 250-muito boa moto-foi projetado para ser injetado !!! ) existem motores/motos q. simplesmente "deixam de existir" por incompatibilidade mecânica e/ou inviabilidade de "custos" para uma intervenção séria pelos Fabricantes.... :angry: :angry:
Como nas "Terras Brasilis" somos reféns de Fabricantes (HON...) sem concorrentes para incomodar e "importadores/montadores" estranhos como o "seu" J.Toledo... fica meio difícil de, no caso da DRZ, saber se ele teria interesse em importar as versões "civis" da DRZ ( S, sm...) pois se ele conseguiu o impossível ( emplacar a DRZ-400E :blink: :blink: ,mesmo por pouco tempo) ,talvez devesse ao menos tentar experimentar o mercado :dry: :dry: ...regras do Promot-3 parecem ñ ser o problema ,não é ??


Vou tentar ( este Forum me Mata de raiva....) postar a foto ... Abrçs


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Dez 2013 13:50 #908 por CAVAZZA
Respondido por CAVAZZA no tópico DRZ400 na estrada
:angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry:

Continuandooooo! Ele agora ñ me deixou reeditar o Tópíco pra arrumar Grrrrrrrrrrrr!!!!

Após 4/5 meses de trabalho( a moto foi desmontada zero...) o resultado:

Peso : 138 kg (orig.) para 125kg +- á Seco
Potência : 18 cv na roda (orig.) para 29cv na roda ( medido á alguns meses atrás...)
Na prática , faz um barulho danado,. anda muito, roda pouco ( 4600Km orig.) e bebe igual Dodge Velho ( só Pódium ) :angry:
Mora debaixo de uma capa, quase impossível de usar no dia-á - dia :S
A brincadeira ficou cara ( $$$$ ) e ñ parei para pensar se compensou :pinch: :pinch: !

P.S: Andando , com ela se "esquece" destes "detalhes" KKKKKKKKKKKK!!!!!

Abrçs.... :blush:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Dez 2013 15:14 - 20 Dez 2013 20:02 #909 por aleks
Respondido por aleks no tópico DRZ400 na estrada
Pois é, dada a penúria em que vivemos em termos de oferta de modelos, quem quer uma moto de verdade sofre. Eu venho há tempos quicando feito bola daquele joguinho, na busca de algo que me desse um mínimo de satisfação. Para citar as mais recentes, duas XT600 (umas bombas), uma tenere 660 (pesadona, não anda nada, com o tanque cheio é lata d'agua na cabeça lá vai Maria, cheia de problemas de garantia que a Yama c#*ou e andou para mim), uma NC700 que só aguentei ficar com ela duas semanas...a única que ficou mais tempo foi a Tornado, que mal ou bem anida sustentava a herança das saudosas XL. Mas eu sempre procurava uma solução melhor, já ia comprando uma 350 velha, e foi quando apareceu esta DR, fiquei doido com ela. Um canhão com corpo de Tornado, uma suspensão de guerra, chassi espetacular que dá aquela sensação de firmeza, motor a toda prova. Mas como moto usada é moto usada, estou desde então, com o precioso auxílio do TT, passando pente fino nela. Segundo eles lá existem alguns pontos fracos que precisam ser vistos sob pena de problemas sérios. O caso do pinhão já cobri, agora vamos ver a questão das porcas dos eixos primário e do contrabalanceiro, que costumam afrouxar.

Para tanto, é preciso remover as tampas laterais dos dois lados, a do magneto do lado esquerdo e a da embreagem do lado direito. Deve-se escoar o fluido de refrigeraçaõ e o óleo. Eu não gosto, mas se quiser pode recolher para reaproveitar. A junta do magneto é perfeitamente reutilizável, já a da embreagem não, nem tanto pela junta em si mas pela vedação dos dutos de óleo e do refrigerante que até poderia ser refeita com silicone, mas não é recomendável pois podem soltar-se fragmentos que irão entupir dutos de lubrificação. Tem que ser junta original, a paralela obriga ao uso de silicone. Essa foto é da junta usada, se vê a vedação achatada pelo calor e pela compressão, não vai vedar de novo.



Bom, ao abrir a tampa direira, isto é o que se vê :




A esquerda o eixo primário e à direita o do balanceiro. O que acontece com os dois : as porcas se soltam e a chaveta do eixo vai comendo o eixo e a engrenagem. No caso do balanceiro, o mesmo vai saindo do ponto até começar a bater no vira, e aí já era. Veja a qui as fotos de um caso desses :

www.thumpertalk.com/topic/766999-seconds-from-kaboom/

A solução é aplicar loctite, que vou detalhar em outro post, mas desde já é preciso frisar que o loctite é medida preventiva apenas, se já existem danos infelizmente vai ter qie abrir o motor e substituir os eixos e as engrenagens.

Graças ao bom Deus, as minhas estavam assim, as chavetas no seu lugar sem sinal de dano :

Eixo primário :




Eixo do balanceiro :



A engrenagem do balanceiro tem que deslizar para fora, se estiver presa é mau sinal, aqui a minha como deve estar :



E uma foto de comparação entre o eixo danificado e o bom.:

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Nardo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Dez 2013 17:30 #910 por EDUUU
Respondido por EDUUU no tópico DRZ400 na estrada
Davi.Silva,
Irmão como você disse que vai fazer uma grande viagem e vai pegar terra então esquece isso de pinhão 16 que não compensa, eu vi que vc falou algo que adaptar a coroa, e recomendo você não mexer com isso brother, vc vai andar na terra forçar, então tente comprar um coroa própria para DRZ, assim evita riscos desnecessários.
Referente ao Sub-frame, você so acha lá fora, eu vou dar uma olhada para você no ebay, se achar algo eu te aviso. ( tem q importar mesmo não tem jeito)

Cavazza,
E meu amigo, fico feliz que vc esta conseguindo andar direto com a DRZ e pegou gosto...rsrsrs nossa moto e show e com a suspensão bem regulada, da vontade mesmo de tentar chegar no limite, Lembra que eu te falei sobre que eu sentia a frente da moto leve na curva?? Eu já achei o motivo disso, eu tenho um XR200 ano 1999, e uso diariamente essa moto, para ir para o trabalho ou qualquer lugar que precise, na XR o banco dela, tem como eu chamo uma buraco,rsrsrs onde qualquer um se encaixa certinho, como ando todos os dias nessa moto eu fico com a manha dela, e qndo vou para um dar voltar ou role com a DRZ eu estranho muito no começo (normal), Pq estou falando isso, e que na DRZ o Banco e reto, sendo assim você pode se posicionar de varias formas na moto, sendo isso muito bom ao mesmo tempo ruim, pois se vc manja pilotar vc pode fazer varias técnicas de pilotagem na nossa DRZ ( speed, motocross e etc), mas ao mesmo tempo se vacilar ele também e um vilão, pois se vacilar e fácil se posicionar errado, e ai reparei que qndo eu sinto a frente leve da DRZ e porque eu estou posicionado errado na moto, outra coisa que ajuda nisso e que a moto e leve e potente, outra coisa que influencia e o projeto da moto, você pode reparar que a frente da DRZ e mais alta, sendo assim o centro gravidade e o peso da moto fica sempre para traz.
Daí agora eu entendi o que as vezes sinto a frente leve da moto nas curvas.
Algum irmão já reparou isso??? o que acham??? Por favor comentem...

Aleks,
Respondendo a sua pergunta do PQ a DRZ não vendo no Brasil igual água como e la fora, uma resposta sucinta e simples, e J. TOLEDO. Como a maioria já sabe ele tem todos os direitos autorais da Suzuki no Brasil, ele que manda, faz o que quer, a Suzuki, depois que viu a cagada que fez tentou comprar de volta, porem ele pediu um preço inimaginável para tal, assim nossa amiga Suzuki desistiu e continuamos nessa beleza, uma montadora com ótimas motos que e muito mau administrada no nosso pais. ( único lado bom disso, como tem pouco DRZ de rua, moto não conhecida, sendo assim não tem mercado, não e visada, apesar que hoje em dia não tem mais essa, mês passado roubaram KTM e Triumph Tiger de conhecidos, ou seja estamos fudidos e viramos reféns), Voltando ao assunto, para alguns entenderem um pouco da historia da DRZ emplacada, nosso amigo J. Toledo, lançou nossa DRZ aqui no Brasil, moto importada ou seja moto cara pra burro, quando ele viu o preço que teria que vender, viu que ia se fuder, sendo assim pensou tenho que dar um jeito, e o jeito foi colocar RENAVAM nas motos, pois assim conseguiria financiamento nas motos, e ai seria mais fácil vender, sendo assim foi o que fez, deu o seu jeitinho e conseguiu RENAVAM para as DRZ, no intuito de ajudar nas vendas e não de vender como moto de rua, tanto e que qndo um doido viu que podia emplacar e foi na Suzuki e pediu uma de rua, nosso amigo, não tinha e ai montou uma, com as ótimas peças da Suzuki Yes.... e vendeu algumas para os doidos que pediram... mas ai nosso DEtran viu que se tratava de uma moto de competição e tratou de avisar, ou arruma ela para leis ambientei ou vende sem RENAVAM, então como nosso amigo não quis gastar, pq ai teria que fazer como a sua S ou SM, parou de se vender com RENAVAM e as ultimas que saíram com documento são 2009.

Mudando de assunto referente a esse problemas que você falou eu sabia apenas o do pinhão, os outros que você comentou eu desconhecia, mas sua ajudar e experiência e muito bem vinda, obrigado pelas dicas e continue nos ajudando...rsrs... quando você terminar as dicas desses problemas eu vou imprimir tudo e ir no mecânico providenciar...rsrsrs

Grande abraço a todos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Dez 2013 19:42 - 20 Dez 2013 22:02 #911 por aleks
Respondido por aleks no tópico DRZ400 na estrada
Pois é, Eduuu, mas isso não explica porque ele não trouxe a S que é um sucesso enorme lá fora. Eu aqui com meus botões acho que foi coisa da poderosa, que viu que não ia vender mais nenhuma XRE nem Falcon nem CB se a DRZ S viesse.

Mas voltando à vaca fria. Bom gente, só quero esclarecer que não quero tirar o sono de ninguém, esses problemas da DR é como eles dizem lá no TT, não afetam todas as motos, depende muito da mão, da manutenção, da quilometragem. Se a sua moto está andando bem, sem ruidos estranhos, não precisa correr a desmontar tudo, leve como informação. Mas é como eles dizem, são precauções simples e rápidas que podem evitar despesas e aborrecimentos pesados mais adiante.

E, eu também não entendo porque a Suzuki não deu um jeito nesses problemas. Mas exemplos disso não faltam, basta ver por exemplo a XT 660 arrebentando corrente, queimando ECU, quebrando a engrenagem de 3ª , injeção falhando, e a Yama nem aí.

Quando falo em loctite é o 271 alto torque.

Bom, aqui está o magneto.



Ele possui a porca de fixação e abaixo dela o encaixe para segurar o eixo primário com uma estria ou soquete de 26 de modo a poder soltar a porca DO OUTRO LADO. É muito difícil fazer isso sózinho, procure alguém para ajudar. No meu caso, estava ainda super apertado.Tirei a porca DO OUTRO LADO, examinei o eixo, passei loctite e reapertei. De novo, limpar super bem com desengraxante se não o loctite não cola. Em especial a rosca da porca que é mais difícil de limpar. . E MUITA ATENÇÃO - A ROSCA DO PRIMÁRIO É ESQUERDA !!!!! Já houve caso de quebrar a ponta do eixo por causa disso. O torque é de respeito, 110 N.m . Não faça isso sem torquímetro. ROSCA ESQUERDA ROSCA ESQUERDA ROSCA ESQUERDA.

Já a porca do balanceiro deu razão a quem recomendou, não estava solta mas pouco faltava. Olhe esse video onde ela foi encontrada soltinha :



Mas, para meu alívio, ainda estava tudo ok como mostrei acima. Infelizmente, como já dito, se a chaveta já tiver comido o eixo (a engrenagem não sai na mão) só abrindo o motor.

Então, limpeza, loctite na rosca e reaperto (essa é só 50 N.m, rosca direita normal).

Só que ainda havia uma surpresa; reparem no desalinhamento dos pontos das duas engrenagens (essa foto foi tirada antes de sacar a engrenagem, ou seja, estava montada assim) .



Para um perfeito sincronismo entre o balanceiro e o virabrequim, estes pontos devem estar alinhados como abaixo :



Engraçado que achei um relato da mesma coisa em outra moto.

Corrigido o problema colocar a junta nova (original Suzuki, uns 100 pilas mas tem que ser) e fechar tudo de volta. Um detalhe importante : antes de tirar qualquer uma das tampas, faça um desenho aproximado numa cartolina e vá espetando os parafusos à medida que for os sacando, para depois na hora de montar não se deparar com duas duzias de parafusos de tamanhos diferentes e sem saber o que vai onde. E por falar em montar, muita sensibilidade na hora do aperto, para não espanar as roscas da carcaça. E também mergulhar a cabeça de cada parafuso em óleo antes de montar..

Deixe a tampa do magneto aberta pois tem loctite por lá também no proximo capitulo.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Nardo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Dez 2013 14:41 #912 por CAVAZZA
Respondido por CAVAZZA no tópico DRZ400 na estrada
Bom pessoal...só descubro novos Posts aq. quando entro !!! Grrrrrrrrrrrrrrrrr!

aleks

Puxa !! Seus posts são muito explicativos e ilustrados, obrigado e Parabéns pela iniciativa :woohoo: :woohoo: !
Apesar de "morrer de medo " por alguma coisa q. possa ter acontecido ...depois vou ver se animo e dou uma geral na "Z" .
P.S. no meu computador o seu texto está cortado,acredito ser pelo tamanho das fotos...este Forum só fica mais "certo " com fotos de no máximo 700 p. de largura -e já tem de ser baixada "editada" do provedor :angry: :angry: :angry: :angry: .................

EDUUU

Legal cara... no meu caso como coloquei um gel acima do banco original pra melhorar um pouco o conforto do "toco de pau" daquele banco da "z", ele como tem o atiderrapante na parte de cima "criou " um "buraco-KKK- com cola" KKKK! que ás vezes até atrapalha na hora de deslizar :angry: :angry: quando é preciso ser rápido no posicionamento... :S A kawa ,apesar do banco duro Tbm, é muito mais fácil de se encaixotar no ponto certo... :whistle: .


Á TODOS , APROVEITO E DEIXO , DESDE JÁ , OS MEUS SINCEROS VOTOS DE UM FELIZ NATAL E UM 2014 REPLETO DE REALIZAÇÕES....... :woohoo: :woohoo: :woohoo: :woohoo: :woohoo: :woohoo: :woohoo: :woohoo: :woohoo:



Abraçs...e Boas Festas !!!!!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Dez 2013 18:21 #913 por aleks
Respondido por aleks no tópico DRZ400 na estrada
Cavazza : Uma observação ainda sobre o material da ultima mensagem : A possibilidade daquele desgaste causado pela chaveta, pelo menos no eixo primário, vai ser maior quanto mais longa a relação de transmissão, ou seja quanto menos dentes a coroa tiver. A falta de um flange de coroa com amortecedores de borracha, com a coroa diretamente parafusada no cubo, também não melhora as coisas.

Bom, vou copiar o texto da ultima mensagem para você ver se está faltando alguma coisa. Aqui para mim está legal. Mas é porque uso Linux :evil: .




Pois é, Eduuu, mas isso não explica porque ele não trouxe a S que é um sucesso enorme lá fora. Eu aqui com meus botões acho que foi coisa da poderosa, que viu que não ia vender mais nenhuma XRE nem Falcon nem CB se a DRZ S viesse.

Mas voltando à vaca fria. Bom gente, só quero esclarecer que não quero tirar o sono de ninguém, esses problemas da DR é como eles dizem lá no TT, não afetam todas as motos, depende muito da mão, da manutenção, da quilometragem. Se a sua moto está andando bem, sem ruidos estranhos, não precisa correr a desmontar tudo, leve como informação. Mas é como eles dizem, são precauções simples e rápidas que podem evitar despesas e aborrecimentos pesados mais adiante.

E, eu também não entendo porque a Suzuki não deu um jeito nesses problemas. Mas exemplos disso não faltam, basta ver por exemplo a XT 660 arrebentando corrente, queimando ECU, quebrando a engrenagem de 3ª , injeção falhando, e a Yama nem aí.

Quando falo em loctite é o 271 alto torque.

Bom, aqui está o magneto.

Ele possui a porca de fixação e abaixo dela o encaixe para segurar o eixo primário com uma estria ou soquete de 26 de modo a poder soltar a porca DO OUTRO LADO. É muito difícil fazer isso sózinho, procure alguém para ajudar. No meu caso, estava ainda super apertado.Tirei a porca DO OUTRO LADO, examinei o eixo, passei loctite e reapertei. De novo, limpar super bem com desengraxante se não o loctite não cola. Em especial a rosca da porca que é mais difícil de limpar. . E MUITA ATENÇÃO - A ROSCA DO PRIMÁRIO É ESQUERDA !!!!! Já houve caso de quebrar a ponta do eixo por causa disso. O torque é de respeito, 110 N.m . Não faça isso sem torquímetro. ROSCA ESQUERDA ROSCA ESQUERDA ROSCA ESQUERDA.

Já a porca do balanceiro deu razão a quem recomendou, não estava solta mas pouco faltava. Olhe esse video onde ela foi encontrada soltinha :

Mas, para meu alívio, ainda estava tudo ok como mostrei acima. Infelizmente, como já dito, se a chaveta já tiver comido o eixo (a engrenagem não sai na mão) só abrindo o motor.

Então, limpeza, loctite na rosca e reaperto (essa é só 50 N.m, rosca direita normal).

Só que ainda havia uma surpresa; reparem no desalinhamento dos pontos das duas engrenagens (essa foto foi tirada antes de sacar a engrenagem, ou seja, estava montada assim) .

Para um perfeito sincronismo entre o balanceiro e o virabrequim, estes pontos devem estar alinhados como abaixo :

Engraçado que achei um relato da mesma coisa em outra moto.

Corrigido o problema colocar a junta nova (original Suzuki, uns 100 pilas mas tem que ser) e fechar tudo de volta. Um detalhe importante : antes de tirar qualquer uma das tampas, faça um desenho aproximado numa cartolina e vá espetando os parafusos à medida que for os sacando, para depois na hora de montar não se deparar com duas duzias de parafusos de tamanhos diferentes e sem saber o que vai onde. E por falar em montar, muita sensibilidade na hora do aperto, para não espanar as roscas da carcaça. E também mergulhar a cabeça de cada parafuso em óleo antes de montar..

Deixe a tampa do magneto aberta pois tem loctite por lá também no proximo capitulo.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: CAVAZZA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Dez 2013 20:16 - 30 Dez 2013 20:34 #914 por aleks
Respondido por aleks no tópico DRZ400 na estrada
Bom, faltando apenas a loucura coletiva dos fogos para voltarmos ao normal, vou completando o assunto das manutenções preventivas das DRZ segundo o que é recomendado no Thumper Talk. O pior já foi coberto. Agora falta o lado esquerdo, os parafusos do estator e da placa de partida. Eles dizem lá que não foi nem um nem dois estatores destruídos pela soltura destes parafusos.

A tampa deve ser retirada com todo o cuidado, pois haverá uma certa resistencia devida ao magnetismo (claro que quem fez a manutenção do lado direito já tirou a tampa). O que deve ser feito é retirar, limpar muito bem, aplicar o Loctite e reapertar os parafusos que se pode ver nas fotos do link abaixo :

www.thumpertalk.com/topic/548456-stator-...clutch-loctite-fix/#

Notar que os parafusos philips da tampinha redonda devem ser sacados com o uso (leve e cuidadoso) de uma chave de impacto. Se tentar tirar com chave de fenda não vai conseguir e vai espanar a cabeça do parafuso. Outra coisa, tenha um oring novo para essa tampa, pois por um motivo inexplicável ele dilata depois da tampa retirada e não dá para recolocar.

Os parafusos do estator levam trava rosca de médio torque, não precisa ser o 271.

Já os parafusos da placa de partida (fotos no mesmo link) levam loctite 271.

O torque nesse caso, como é baixo, eu pelo menos prefiro ir no tato, pois é fácil um torquímetro defeituoso dar uma leitura errada e espanar uma rosca.

Não tem mistério. Eu preferi não desconectar nada e deixar a tampa presa na fiação e apoiada em alguma coisa.

Massss, comigo aconteceu uma coisa horrível.

Eles recomendam a seguinte disposição dos espaçadores da engrenagem de partida, ou seja um de cada lado da arruela trava. No manual de peças está diferente. Eu então tirei a dita engrenagem para verificar e realmente os espaçadores estavam corretamente instalados, mas um dos espaçadores caiu dentro do buraco da segunda foto ! Isto aconteceu em parte porque a moto estava inclinada para a direita de modo a não perder o óleo.






Pode-se ver aí que o magneto já havia sido sacado (comprei o extrator da GALMAR ), levei duas semanas de desespero diante da perspectiva de ter que abrir o motor todo para recuperar esse espaçador. Cheguei até a jogar a toalha e anunciar a moto para venda de peças avulsas !!!Finalmente, depois de muito analisar fotos de carcaças à venda no Ebay percebi que o espaçador devia estar no estreito espaço entre a peneira do carter e o fundo do mesmo. E consegui pescar o dito com um arame (terceira foto ) . Nem preciso dizer do alíviio !!!

.

Bom, mas sanado esse contratempo, recoloquei a tampa ( a junta nesse caso é reaproveitável) e dei por encerrada essa parte da manutenção.

Mais adiante vou falar de mais coisas que fiz na moto.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: CAVAZZA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jan 2014 22:42 #915 por caio332
Respondido por caio332 no tópico DRZ400 na estrada
Galera, comprei uma KTM muito barata e estou vendendo minha DRZ que acabei de finalizar.

www.moto.com.br/anunciosv2/anuncio/moto_...rz_400_e-710534.html


Abços

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.314 segundos