Sehores, depois de dias lendo os tópicos, inclusive os citados em outros fóruns como o 4x4, em relação ao melhor tipo de óleo minha cabeça deu um nó e passei a fazer terapia (andar mais de moto).
Bem, pergunto ao amigo Xamã e a quem mais puder. Quando ví os posts destes fóruns, ví que não havia consenso até mesmo pra quem usa veculo diesel, alegando sobre a deposição de cinzas etc. no cárter de veículos a gazolina.
Então baseado na minha experiência pessoal e no colocado nos posts cheguei a algumas conclusões e dúvidas.
Bem, tive caminhão mercedez benz 1313, 1513, 1518; Ford Cargo Motor Ford 2218 1618T e motor Cummins 4030, usei muito tempo S10 maxxion s4t, L200, Troller MWM e Hillux MWM. Tive moto MZ250 (lembra dela?) agrale 27.5, XLX 250, DT180 e agora tenho uma Kawazaki D tracker X 250.
Bem, nos mercedes eu usava o MD 400 monovicoso e trocava com 5000, nos ford eu usava o Top Turbo multi e quando abri o primeiro motor ford já tinha mais de 1 milhão cento e cinquenta mil (óleo bom, motor trabalhando no máximo 2700RPM) o 4030 vendí sem abrir motor e saí do ramo.
Eu usava nos carros a gasolina e nas motos o mesmo top turbo com excessão das mais antigas (o óleo não existia ainda e da DT) e nunca tive problemas.
Hoje uso no carro o tecno 15w40 SM ou Castrol semi 10w40 SL (obs o carro ficou mais solo com castrol, mas voltei pro tecno por ser SM e pelo preço R$ 14,00 em SSA.
Na DTRACKER X 250, troquei o óleo na primera revisão da CC 1000km e eles colocaram o Motul 3000 20W50 mineral, quando o manual recomenda 10W40, não gostei do resultado parece que a moto ficou mais amarrada, com mais 2700 km substituí por conta e risco pelo ELF 15W50 SJ MA2 semi-sintético e não notei muita diferença, tirei 50ml e coloquei 50ml de militec, a embreagem não patinou e se o motor ficou mais solto é imperceptível.
Adquirí 6 litros do Motul 5100 10W50 por R$30 o litro
(minha esposa é francesa e o primo dela mandou, até hj não sei se vai valer a pena, pois só vou colocar no motor na revisão de 6mil na cc pra manter a garantia)
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No carro coloquei Molykote ñ Militec e ele ficou mais solto e econômico, não tive coragem de colocar na moto por causa da embreagem.
Na moto misturei 20ml do Molykote com 1lt óleo 140 e fiz um gambitech do clube XT600. A moto ficou mais solta e econômica de 27km/l cidade passou a 30,5km/l pois diminuiu o atrito na corrente.
Quando verificar o resultado do motul 5100 eu posto. O Motul 3000 com 2500km saiu imundo e bem fluído (guardo ele para comparar depois com o ELF). Ele fez o trabalho dele, limpou o motor. Se minha moto fosse tetra e pegasse mais óleo deixava por mais tempo. O Motul não baixou uma gota. O ELF com 1400km tá numa boa.
Quando a moto sair da garantia e o ELF e Motul 5100ester acabar vou usar top turbo e trocar de 3 em 3k no máximo.
Lembro que a moto é refrigerada a água e SSA venta muito, a ventoinha do motor só liga se eu deixar a moto funcionando em local fechado e demora pra subir a temp.
Concordo com Xamã quando ele diz moto gsta de óleo novo e limpo e acrescento, não só moto mas qq motor.
Hj eu prefiro comprar um óleo semi 10W40 Top Turbo por RS10 e trocar com a cada 1500 do que colocar um óleo mais caro e trocar com 6000 conforme a cc.
Aqui em SSA que a temperatura é amena qq óleo serve desde que limpe bem.
Mais uma dica coloquei imãs de neodímio no bujão de dreno de óleo e no filtro (não na válvula de segurança) pois no caminhão tinha e o bujão ficava com limalha, pouca coisa mas tinha.
Vou verificar se fica no bjão da moto depois.
Acho que é uma forma de prevenção o que não mata fortalece
UFA 205pg depois, escreví e lí pra caramba e ainda tenho muitas dúvidas