A busca pelo óleo ideal continua...

15 Dez 2010 01:16 #2041 por john jr
estou ouvindo muito as pessoas falando sobre o Militec, o que vcs acham dele?

só colocaria no seu óleo?

MIRAGE 650 VINHO 2010/11
O tópico foi trancado.
20 Dez 2010 10:53 #2042 por rfnb
Pessoal, li a maioria dessas páginas e não encontrei nenhuma sobre este assunto que vou perguntar, peço desculpas caso tenha passado batido.


Este óleo Lubrax top turbo que vcs tem recomendado também seria mais benéfico em uma Burgman 400, que usa transmissão CVT (automática)?


Abraços!

Rafael

Suzuki Burgman 400

Salvador/BA
O tópico foi trancado.
20 Dez 2010 15:43 #2043 por wilson forps
Amigo este topico se não é o mlehor é um deles,

uma pergunta e o lubrax extra turbo sj tambem é bom ou não deve ser usado pois tem as mesmas caracteristicas do top turbo.

abrax a todos otimas semana !!!!!!!!!!!
O tópico foi trancado.
27 Dez 2010 13:49 #2044 por Paulo Motard
Sehores, depois de dias lendo os tópicos, inclusive os citados em outros fóruns como o 4x4, em relação ao melhor tipo de óleo minha cabeça deu um nó e passei a fazer terapia (andar mais de moto).
Bem, pergunto ao amigo Xamã e a quem mais puder. Quando ví os posts destes fóruns, ví que não havia consenso até mesmo pra quem usa veculo diesel, alegando sobre a deposição de cinzas etc. no cárter de veículos a gazolina.
Então baseado na minha experiência pessoal e no colocado nos posts cheguei a algumas conclusões e dúvidas.
Bem, tive caminhão mercedez benz 1313, 1513, 1518; Ford Cargo Motor Ford 2218 1618T e motor Cummins 4030, usei muito tempo S10 maxxion s4t, L200, Troller MWM e Hillux MWM. Tive moto MZ250 (lembra dela?) agrale 27.5, XLX 250, DT180 e agora tenho uma Kawazaki D tracker X 250.
Bem, nos mercedes eu usava o MD 400 monovicoso e trocava com 5000, nos ford eu usava o Top Turbo multi e quando abri o primeiro motor ford já tinha mais de 1 milhão cento e cinquenta mil (óleo bom, motor trabalhando no máximo 2700RPM) o 4030 vendí sem abrir motor e saí do ramo.
Eu usava nos carros a gasolina e nas motos o mesmo top turbo com excessão das mais antigas (o óleo não existia ainda e da DT) e nunca tive problemas.
Hoje uso no carro o tecno 15w40 SM ou Castrol semi 10w40 SL (obs o carro ficou mais solo com castrol, mas voltei pro tecno por ser SM e pelo preço R$ 14,00 em SSA.
Na DTRACKER X 250, troquei o óleo na primera revisão da CC 1000km e eles colocaram o Motul 3000 20W50 mineral, quando o manual recomenda 10W40, não gostei do resultado parece que a moto ficou mais amarrada, com mais 2700 km substituí por conta e risco pelo ELF 15W50 SJ MA2 semi-sintético e não notei muita diferença, tirei 50ml e coloquei 50ml de militec, a embreagem não patinou e se o motor ficou mais solto é imperceptível.
Adquirí 6 litros do Motul 5100 10W50 por R$30 o litro (minha esposa é francesa e o primo dela mandou, até hj não sei se vai valer a pena, pois só vou colocar no motor na revisão de 6mil na cc pra manter a garantia) .
No carro coloquei Molykote ñ Militec e ele ficou mais solto e econômico, não tive coragem de colocar na moto por causa da embreagem.
Na moto misturei 20ml do Molykote com 1lt óleo 140 e fiz um gambitech do clube XT600. A moto ficou mais solta e econômica de 27km/l cidade passou a 30,5km/l pois diminuiu o atrito na corrente.
Quando verificar o resultado do motul 5100 eu posto. O Motul 3000 com 2500km saiu imundo e bem fluído (guardo ele para comparar depois com o ELF). Ele fez o trabalho dele, limpou o motor. Se minha moto fosse tetra e pegasse mais óleo deixava por mais tempo. O Motul não baixou uma gota. O ELF com 1400km tá numa boa.
Quando a moto sair da garantia e o ELF e Motul 5100ester acabar vou usar top turbo e trocar de 3 em 3k no máximo.
Lembro que a moto é refrigerada a água e SSA venta muito, a ventoinha do motor só liga se eu deixar a moto funcionando em local fechado e demora pra subir a temp.
Concordo com Xamã quando ele diz moto gsta de óleo novo e limpo e acrescento, não só moto mas qq motor.
Hj eu prefiro comprar um óleo semi 10W40 Top Turbo por RS10 e trocar com a cada 1500 do que colocar um óleo mais caro e trocar com 6000 conforme a cc.
Aqui em SSA que a temperatura é amena qq óleo serve desde que limpe bem.
Mais uma dica coloquei imãs de neodímio no bujão de dreno de óleo e no filtro (não na válvula de segurança) pois no caminhão tinha e o bujão ficava com limalha, pouca coisa mas tinha.
Vou verificar se fica no bjão da moto depois.
Acho que é uma forma de prevenção o que não mata fortalece

UFA 205pg depois, escreví e lí pra caramba e ainda tenho muitas dúvidas

DTRACKER X 250 SÓ ALEGRIA
O tópico foi trancado.
27 Dez 2010 18:17 #2045 por zuga
Oi paulo legal você dividir suas experiências, mas enfim eu também faço uso de óleos de frota mista nas motos e nos carros e usando o lubrax tecno também senti o motor do carro mais amarrado e um pouco mais gastão, agora estou usando o lubrax tec turbo de base sintética 10w40 e o carro ta mais economico e mais solto, nas motos tentei usar esse óleo também mas devido a ele ter mais melhorador do índice de viscosidade na sua composição ele tendia e perder viscosidade antes do tempo, não que ele seja ruim mas quando eu dava pau na moto ele afinava demais a ponto de aumentar demais o barulho do motor, nada demais só que notava a diferença depois disso passei a usar o top turbo nas motos e parei neste aqui, que óleo bom... relação custo beneficio ótima, desempenho exemplar, aguenta pau sem afinar, deixa o motor solto, protege e limpa o motor e essa balela que falam de patinar a embreagem é só terrorismo pra gente pagar mais caro em óleos que não chegam nem no pé do top turbo.
Bom fazia tempo que eu não postava nada, mas to sempre lendo as atualizações, enfim continuem postando suas experièncias pessoal.

O próximo teste que eu vou fazer no carro é colocar molikote pra ver.
Acho que é isso, abraço a todos
O tópico foi trancado.
27 Dez 2010 21:55 #2046 por Paulo Motard
Boa Zuga
Molykote eu gostei muito, agora eu uso no motor, na caixa manual molyote FC e até nos rolamentos. Desmonta o cubo trazeiro e coloca graxa com bissufeto de molibdênio ou faz assim; Eu limpei a graxa velha do rolamento e do cubo verifiquei o estado dos roletes e do casquilho (bacia, mancal em cada estado o pessoal dá um nome diferente) ainda não apresentava sinais de fadiga ou perda da camada mais dura (tem gente que chama bixigado, aqueles furinhos). Coloquei uma gota de molykote e deixei melar tudo, fiz o rolamento trabalhar na mão, engraxei com graxa azul e montei de novo com o cuidado de não apertar demais, olha o Molykote diminui tanto o atrito que eu aconselho usar um torquimetro pra não apertar demais e não esmagar os roletes.
Antes de desmanchar
Verifica se existe desgaste no cubo, com a roda no lugar vc verifica se existe folga, balança lateralmente e de cima pra baixo, se tiver troca o cubo e o rolamento. Se tiver tudo ok mede a pressão da porca ou pinta a posição que tava pra servir de referência, pois com o molykote vc tende a apertar mais, se perdendo um pouco.
Se o rolamento tiver ruim, não adianta. Põe um novo e taca molykote.
Resultado: menos atrito = menos desgaste de rolamento, menos consumo, cubo mais frio, carro mais solto ainda, maior durabilidade do equipamento.
O Molykote é preventivo não corretivo, no máximo diminui o desgaste e posterga a troca, mas não tapa ferida. Isso vale pra motor, câmbio, rolamento etc.
Se a caixa for automática eu não sei como funciona, mas teria receio de colocar por causa do conversor de torque.
Também aconselho a colocar no motor apenas 50ml/lt oleo. Apesar de ser barato =/- R$16 o exesso vai sair na troca de óleo e vc perde produto.
QQ sugestão ou dúvida tamo aí
Felz ano novo

DTRACKER X 250 SÓ ALEGRIA
O tópico foi trancado.
11 Jan 2011 12:34 #2047 por feliperj
Bem, com esta notícia, acho que a Honda admitiu o que o 20W-50 pode ser substituído até por um 10W-30.


Alguém já viu ou sabe quanto está custando
este SAE 10W-30 - API SJ/JASO MA que a Honda está lançando?


http://www.honda.com.br/imprensa/noticias/Paginas/Hondalan%C 3%A7a%C3%B3leogenu%C3%ADnoparamotocicletas.aspx
feliperj40554.6087384259
O tópico foi trancado.
13 Jan 2011 17:28 #2048 por mdorigon
Bem, ouvindo muito sobre o top turbo aqui, me convenci que ele é bom, porem na motoca eu ainda sou mente fechada ...mas hoje coloquei no meu civic 1.6 16v. Comprei ele, coloquei o helix 5 15w50, o motor ficou mais leve na hora da partida, mas depois de quase 4 mil km, ele ja tinha baixado bem e estou achando que o carro esta consumindo de mais combustivel, comparando qdo troquei. E ele não ta fumando, vazando nem nada, o escape não ta melado. Resolvi antecipar, troquei o filtro e 3,3 litros de top turbo. Ja percebi que esta levemente mais leve na partida do que o helix 5. Pra constar, o manual dele pede 20w50 sj mineral, a honda mudou tb durante a decada passada o oleo dela para 10w30 mineral sl, extendendo pra toda linha, ambas as especificações recomenda-se trocar com 10 mil km . E to pensando nisso com o top turbo, se ele não consumir.

Na motoca to indo de ipiranga sintetico 10w40 sm mesmo.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
O tópico foi trancado.
13 Jan 2011 20:27 #2049 por Paulo Motard
mdorigon é importante você colocar óleo igual ou superior ao recomendado pelo fabricante. Ou seja: a vicosidade 10W40 não é melhor que a 20W50, tem que ver qual a viscosidade indicada no manual. O fato de ser SM implica que é superior ao SL e ao SJ e por ai vai, mas isso no nível de aditivação, capacidade do óleo não oxidar-se e detergência.
O fato do seu carro baixar um pouco de óleo a cada troca é normal até em carro novo (vide manual), se o seu carro não baixava com 20W50 e baixa com 15W40 significa que um pouco de óleo passa pelo anel raspador e queima junto com o combustível por ser mais fluido, mas a quantidade é tão pequena no momento que não aparece nem a fumaça branca. Eu prefiro usar um óleo mais fluído que baixe um pouco que um mais viscoso que não baixe pois o momento crítico é o da partida a frio e o óleo menos vscoso chega lá antes. Contudo reitero que o ideal é o recomendado no manual
Quanto a Honda recomendar trocar com 10000km isso é para serviço leve (estrada asfaltada velocidades constantes), se for pra uso na cidade com anda e pára ou em estradas poeirentas recomenda-se trocar na metade do prazo.
O óleo sintético mantém-se estável por mais tempo, esse ipiranga 10w40 sintético SM é muito bom, pode usar sem medo.
Uma opção ao helix S15W40 é o tecno 15W40 é SM, semi sintético e mais barato. Apesar de que, usei o castrol 10W40 semi-sintético e achei o carro mais solto, mas na época comprei a preço de tecno, hoje tá o dobro do preço e eu não compro mais.
Independente de ser semi sintético, sintético ou mineral qualquer motor precisa de óleo limpo e novo.

DTRACKER X 250 SÓ ALEGRIA
O tópico foi trancado.
13 Jan 2011 21:15 #2050 por mdorigon

Paulo Motard escreveu: mdorigon é importante você colocar óleo igual ou superior ao recomendado pelo fabricante. Ou seja: a vicosidade 10W40 não é melhor que a 20W50, tem que ver qual a viscosidade indicada no manual. O fato de ser SM implica que é superior ao SL e ao SJ e por ai vai, mas isso no nível de aditivação, capacidade do óleo não oxidar-se e detergência.
O fato do seu carro baixar um pouco de óleo a cada troca é normal até em carro novo (vide manual), se o seu carro não baixava com 20W50 e baixa com 15W40 significa que um pouco de óleo passa pelo anel raspador e queima junto com o combustível por ser mais fluido, mas a quantidade é tão pequena no momento que não aparece nem a fumaça branca. Eu prefiro usar um óleo mais fluído que baixe um pouco que um mais viscoso que não baixe pois o momento crítico é o da partida a frio e o óleo menos vscoso chega lá antes. Contudo reitero que o ideal é o recomendado no manual
Quanto a Honda recomendar trocar com 10000km isso é para serviço leve (estrada asfaltada velocidades constantes), se for pra uso na cidade com anda e pára ou em estradas poeirentas recomenda-se trocar na metade do prazo.
O óleo sintético mantém-se estável por mais tempo, esse ipiranga 10w40 sintético SM é muito bom, pode usar sem medo.
Uma opção ao helix S15W40 é o tecno 15W40 é SM, semi sintético e mais barato. Apesar de que, usei o castrol 10W40 semi-sintético e achei o carro mais solto, mas na época comprei a preço de tecno, hoje tá o dobro do preço e eu não compro mais.
Independente de ser semi sintético, sintético ou mineral qualquer motor precisa de óleo limpo e novo.


Paulo, calma rapaz. Vamos la, peguei o carro no fim de dezembro, não tenho a menor ideia de que oleo tava la, e usei o helix 15w50 sl. A propria honda mudou a especificação...no manual 20w50 sj mineral para 10w30 mineral sl, não vejo empecilho nisso. Com certeza esse motor trabalha la fora com esse lubrificante, e com certeza testaram aqui antes, mas não confio muito em cc. Ele ainda tinha nivel com o helix 15w50, mas não sei se iria chegar nos 5 mil km no nivel. Resolvi ir pro top turbo e ver como ele fica. Entedeu...isso no carro. E pretendo chegar nos 10 mil km com ele se tudo correr bem, pq sei que meu tipo de uso não é severo, coisa que o o helix não tava tendo coragem de fazer. Mas se a honda diz que com um oleo sj 20w50 aguenta 10 mil, com o top turbo deve aguentar.

Qto a moto, não se preocupe, ja uso 10w40 nela a muito tempo, digamos a mais de 35 mil km, e usava semi sintetico da elf, padrão sh, superior ao sg que a yes pede no manual. Passei pro ipiranga, por ser sm e sintetico e por achar ele por 24 reais o litro, geralmente o elf ta na faixa dos 28, mas andou subindo esse fim de ano. E assim como no civic, esse motor suzuki foi feito especificamente para viscosidade diferente da 20w50. Alias, os 20w50 que temos no mercado, mesmo o yamalube, não chegam perto dos 10w40 que costumo usar. Parece incrivel, mas não é. E garanto pra vc que o motor não vai pro espaço, mesmo andando horas e horas na pista. Alias minha antiga intruder, que vendi com 40 mil km tb rodou quase os 40 mil com o 10w40. e o motor tava otimo. Hj não sei com que oleo roda, até pq tem gente que torce o nariz de pagar 28 reais de um litro de oleo e andar os 3000 km sem se preocupar, sim 3000 km, sempre troco com 3000 km e não tenho problemas até hj. Bem espero que vc tenha entendido o meu relato. Sou a favor do top turbo nos carros, visto que ele tem todas as otimas propriedades ja descritas pelo Xamã, realmente é um otimo oleo mineral, considero ele melhor que o helix 15w50 (tem indice de iv maior que o top turbo, mas como ja dito aqui pra chegar nisso tem muito aditivo na composição, que no fim das contas não vai lubrificar, talvez por isso ele consumiu no meu carro) e a mesma calssificação api, sem falar que ele circula melhor pelo motor, isso considerando as informações da shell e da br. E paguei 14 o litro dele trocado, mas achei pra vender por 9 reais (pessoal de jundiaí, se quiser saber onde me mande uma mp). Na motoca, ja acho que ele pode ficar devendo por não ter a calssificação jaso. Mas no ponto de vista motor ele é melhro do que qq mineral 20w50 do mercado.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
O tópico foi trancado.
13 Jan 2011 21:16 #2051 por mdorigon
mdorigon40556.9718055556

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
O tópico foi trancado.
13 Jan 2011 22:33 #2052 por Paulo Motard
Concordo plenamente mas tenho uma dúvida. No caso do carro que a Honda mudou o óleo do manual é o mesmo motor de antes ou é um motor diferente? Pergunto isso porque na FIAT houve mudança de óleo mas algumas especificações internas mudaram também, apesar de externamente parecer o mesmo motor, por isso o motivo da minha singela dica anterior.
Agora uma dúvida pessoal o filtro de ar esportivo que vc colocou na yes dá muita diferença no rendimento e no consumo? E o escape esportivo muda o ronco apenas ou influencia no rendimento? pergunto pois um conhecido colocou escape sarachu fibra carbono na bandit 1250 e pagou mais de R$ 1000,00 e, já que ele não estica, não sabe dizer se a moto rende mais ou não, ele disse que colocou pela beleza, então queria sua opnião.
Desde á agradeço

DTRACKER X 250 SÓ ALEGRIA
O tópico foi trancado.
14 Jan 2011 06:44 #2053 por mdorigon
Opa Paulo, a honda mudou a especificação do oleo vendido nacionalmente para automoveis nas cc dela em 2003 ou depois. E conforme informações que recebi na cc e no civic forum, ela soltou circular recomendando a mudança para todos os modelos ja vendidos e para os que seriam fabricados. É o mesmo oleo pra toda linha, civic, city, fit e o que mais tiver la, e pra os civics de quinta, sexta e setima geração. Bem complicado né. E a honda motos ta no mesmo caminho se ela padronizar o 10w30 conforme as noticias que estão falando.

Qto a motoca, o filtro da um melhora leve mesmo. Não perdi consumo com ele na epoca, mas tem que ser afinado o carburador. Agora a diferença se deu qdo coloquei o sarachu. Sarachu e filtro, devidamentes equalizados, ai sim da uma melhora boa na yes. Mas é escape e ponteiras dimensionados. Tem gente que não troca a curva, e as vezes só a ponteira não da ganho. Bem, posso afirmar que se enrolar o cabo ela bebe, vai fazer 30 km litro pra baixo, não muito diferente dela original, mas andando bem mais. Na tocada do dia a dia, normal, pelo menos eu senti que abro menos o acelerador, logo gasto menos combustivel. E a moto sobe melhor o giro. Não sei a bandit do seu amigo, se foi só a ponteira, se ela é injetada, carburada, se foi feito ajuste na mistura. Em fim, tem uma regulagem fina sempre a ser feita qdo se mexe com escape e filtro de ar. E a injeção não faz isso sozinha se for o caso do seu amigo.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
O tópico foi trancado.
14 Jan 2011 09:50 #2054 por Xamã

mdorigon escreveu: Na motoca, ja acho que ele pode ficar devendo por não ter a calssificação jaso. Mas no ponto de vista motor ele é melhro do que qq mineral 20w50 do mercado.


Realmente, não tem a classificação JASO...

Mas, ao contrário do que o Senhor pensa - e isto já foi alvo de respostas neste tópico mais de uma vez -, atende a quase todos os requisitos para a obtenção da JASO MA.

E digo "quase" porque a BR não divulgou mais dados na ficha técnica do óleo que pudessem ser comparados aos demais padrões exigidos para a homologação pela JASO.

Por que será???

Já vi que daqui há pouco, até o amigo estará usando o Top Turbo na Yes incrementada...

Quanto aos questionamentos sobre a utilização do óleo em motocas com câmbio CVT, já vi Burgman e Lead 110 usando o Top Turbo sem quaisquer problemas.

Minha outra moto, a Hunter 125, está usando o óleo e vem apresentando um desempenho excelente também.

Um abraço a todos,
Xamã

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
14 Jan 2011 11:54 #2055 por mdorigon
Opa, um prazer velo nessa conversa Xamã. Quem sabe no futuro né . Falando nisso, achei oleos sinteticos 5w30 e 0w40 da menzelub, aqui em Louveira - SP, e dizem ter a especificação da Jaso. Só que não achei os maledetos aqui na região. E pra comprar, tem que ser uma caixa fechada com 12 frascos de 1 litro...a 22 reais cada um da viscosidade 5w30.
Agora mudando de veiculo...o que vc acha de rodar com top turbo no civic, 1.6 16v de 106 cv, motor em aluminio, que o painel diz ter 84 mil km ? O helix 15w50 sldeixou ele mais leve na partida, mas como disse, consumiu um pouco de mais na minha opinião, e saiu bem escuro ontem com 4000 km rodados. O que vc faria ? A proposito, vc participa do vectra clube ? Vi um Xamã la, comentando de topturbo, e mora no ES...

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
O tópico foi trancado.
Tempo para a criação da página:0.387 segundos