Olá meus amados Motonliners,
Tenho uma experiência bem legal usando o TT.
Logo depois de comprar minha moto, depois da segunda revisão, passei a usar o Yamalube, que na época era um óleo mais avançado que o Mobil, recomendado pelo fabricante.
Com o Yamalube, minha moto rodava muito bem até os 1000 Km e depois até os 1500, que era a quilometragem em que eu fazia a troca, começava a endurecer muito a troca de marchas. Quando tirava, o óleo outrora viscoso, tornava-se extremamente fluído, "ralo", e muito preto, muito sujo.
Lendo os relatos dos Motonliners aqui no fórum, troquei para o TT.
Usei o TT durante quase 30.000 Km, rodando no transito pesado da cidade, cerca de 100 a 120 Km por dia e fazendo viagens em torno de 300 e 400 Km, mesclando asfalto com barro, pedra e areia.
O óleo sempre se manteve fiel, com as engrenagens macias até os 2000 Km pois comecei trocando com 1500 e já no final, trocava aos 4000 Km. Em todas as trocas, exceto nas primeiras, o óleo saia bem claro e mantinha as mesmas condições de maciez na troca de marchas. Eu ia para trocas a cada 5.000 Km, mas não cheguei a fazer a experiência.
Em todas as revisões que fiz na moto e que o mecânico observou, o sistema de embreagem estava muito bem conservado, e a única coisa que tive que fazer na moto até hoje, foi regular as válvulas uma única vez.
O único inconveniente que vejo no TT é que em climas muito quentes como é o nosso aqui, com temperaturas na casa dos 40º C, pelo fato do mesmo ser bastante fino, pode aparecer um barulhinho ou outro quando se força muito o motor após os 2500 Km de uso do óleo. Porém, em climas frios, ele é nota 10, em qualquer quilometragem.
Já estou com quase 50.000 Km rodados na minha moto e atualmente estou usando o Francês da Motul, que os mecânicos garantem 3000 Km para ele, mas que o representante me afiançou que o limite confiável é de 2.500 Km.
Troquei para experimentar pois diziam que o óleo era "um maná" para a moto. O óleo é muito bom, já estou na segunda troca. Ele é o óleo aprovado pela HD e segundo as especificações, pode fazer milagres em motores em meia vida como é o meu caso.
Só tenho elogios para o TT, se trocado em torno dos 2500 a 3000 Km no máximo. E o custo também é ótimo, por aqui nas auto-peças eu compro a R$ 9,80 o litro e o Motul é custa R$ 17,00 na moto-peças.
Importante, eu, eu mesmo,
sempre troquei o óleo da minha moto, pois sigo rigorosamente o procedimento para troca e deixo derramar até a última gota, com a moto devidamente aquecida e nivelada, e ainda balanço depois para ver se não tem nem uma "raspinha", antes de repor com óleo novo.
Grande abraço moçada.