A busca pelo óleo ideal continua...

07 Set 2010 07:30 #1966 por Xamã

Xing Ling escreveu: Mas não sei se é por causa de meu motor aquecer muito,
dizem que meu motor deveria vir com radiador de óleo ( as
STX 125cc agora tem) senti que em um dia muito quente
minha moto ficou estranha, parecia que o motor aumentou o
barulho, ficou ruidoso, acabei ficando cismado por ter
acabado de trocar pelo Top Turbo e voltei para o
yamalube, será que por ser 15W40 naquele dia não aguentou
a temperatura? Minha moto esquenta até a perna em dias
quentes, aquece bem mais que minha 125cc!!


Caro Xing Ling (nome sugestivo, hein!?!) ,

o Top Turbo não apresenta problemas em climas mais severos. Sob altas temperaturas, é normal que o ruído de um motor refrigerado a ar aumente um pouco, sobretudo na altura do cabeçote, onde há a movimentação dos balancins e o contato destes com os tuchos mecânicos dos motores.
Qual o porquê disto?
Bem, o óleo fica menos viscoso à medida que a temperatura aumenta e, com isso, reduz a sua capacidade de amortecimento. No entanto, tal fato não quer dizer que o óleo não esteja cumprindo a sua função.
O grande problema é que se está comparando um óleo 20W - 50 com um óleo 15W - 40 e o 20W - 50, inicialmente, apresenta realmente maior viscosidade sob altas temperaturas. Com isso, a propagação de ruídos naturalmente é menor no interior do motor.
Só que também há um outro problema na comparação que é feita: como a viscosidade do óleo 15W - 40 é menor, ele circula com muito mais rapidez pelo motor, realizando maior número de trocas térmicas e também mais rápidas trocas térmicas, que é o que acaba causando a sensação de que o motor está mais quente, quando, na verdade, está exalando mais calor em um menor espaço de tempo.
Fique sossegado!
A Miza não dará problemas.
A STX também não dará problemas.
Há ganho real no volume de óleo que chega às partes altas do motor, de modo que não estão ocorrendo desgastes precoces na máquina.
Uma outra questão é a ser suscitada é saber o histórico do motor, Xing Ling.
Como está a máquina? Quanto ela rodou com outros tipos de óleo? Qual a quilometragem total? Há depósitos já sedimentados no interior do motor? Que tipo de óleo era usado anteriormente (já sei que era o Yamalube)?
Particularmente, jamais faria uma troca, rodaria um pouco e voltaria para o Yamalube.
Eu trocaria o óleo pelo Top Turbo, rodaria um pequeno período, submetendo o motor a uma limpeza interna e, depois, faria uma nova troca, para aí sim ter o óleo em um ambiente descontaminado pela presença de resquícios de lubrificante antigo.
A troca do filtro de óleo e a limpeza de sua sede são fundamentais, OK!?!.
Sabe, a aditivação de óleos anteriores pode sim influir no bom desempenho de um óleo adicionado posteriormente e que tem alta carga de aditivos como o Top Turbo.

Um abraço,
Xamã

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
07 Set 2010 08:03 #1967 por Xamã

Gogeta escreveu: Levei a motoca pra uma revisao geral (ta com 25.000km) e qdo o mecanico abriu o motor ele de cara perguntou se eu ja tinha feito algum serviço no motor pq ele disse q o motor tava "novo" pra ta com 25k, eu disse q nunca tinha feito nada no motor, ae ele pergunto qual oleo usava e de qto em qto tempo eu trocava, ae eu disse q desde os 3k +/- q uso o top turbo e troco a cada 2,5k... ele ficou surpreso com as duas informaçoes, primeiro se "espantou" com o intervalo de troca e depois resmungou: "mas esse oleo é pra motor diesel nao é?!" eu disse q sim, é um oleo de frota mista e pode ser usado em motores a alcool/gasosa... ae ele insistiu: "serio mesmo q vc usa esse oleo a tanto tempo?!"... no fim ele chamou outro mecanico pra mostrar o motor e falar q eu usava "oleo de caminhao" na moto, o outro disse q ja tinha ouvido falar a respeito mas nunca tinha visto o estado de um motor com esse tipo de uso depois de tanto tempo de uso e tb achou o motor muito conservado para a kilometragem, e isso pq nao disse q ando praticamente em BR o tempo todo a pelo menos 9k rpm...


Enfim, pra mim o top turbo foi definitivamente aprovado, afinal a unica coisa q eu nao estava 100% convencido era exatamente o efeito no motor a longo prazo e agora nao tenho mais essa duvida. Ja sao mais de 20k rodando com o top turbo e motor e cambio em excelente estado de conservaçao...


Caro Gogeta,

a "Mulata" já completou 80.000 quilômetros.
Está rodando uma média de cerca de 3.000 quilômetros por mês, o que considero alto para uma motocicleta 125 e que já apresenta tal quilometragem.
Mas mudei de residência e passei a ter de rodar muito mais para chegar ao local de trabalho...
Resolvi, por conta disso, dar uma geral na motoca.
O carburador foi trocado por um VM 22 zerado. O original de fábrica perdera há muito o revestimento interno protetivo e já desregulava com frequência, fato que vinha me irritando.
A espuma do filtro de ar também foi trocada.
Adotei velas de Iridium, mais eficientes nas partidas a frio e mais duráveis.
As válvulas se encontravam algo ruidosas, o que me levou a abrir as tampas de ajuste, no cabeçote. Curiosamente, o mecânico que fez o ajuste me chamou para conversar e perguntou a quanto tempo havia sido feita a retífica do propulsor.
Respondi que nunca havia refeito a máquina. Que só havia mexido nela para as manutenções periódicas. Ouvi do sujeito que o motor estava limpísimo e que as peças estavam em excelente estado. A compressão do cilindro foi medida e estava ainda dentro do esperado para um motor em bom estado de conservação.
Pelo que pude perceber, pois meti a cara para ver, o estado geral das peças móveis realmente era muito bom. Resta ver as medidas exatas com os equipamentos de precisão, o que farei quando o motor completar os 100.000 quilômetros.
De fato, a moto continua rendendo o que sempre rendeu e sem problemas.
O câmbio funciona a contento, macio, e as embreagens ainda são as originais de fábrica. A longevidade das mesmas parece ser explicada pelo uso mais constante da moto em rodovias, grande parte do tempo em 5ª marcha e sem a necessidade de muitas trocas ou reduções.
O consumo médio se mantém na casa dos 32 km/l.
A gasolina utilizada "full time" é a Podium, da BR. É melhor elaborada e menos poluente.
Sobre o estado geral do chassis, a "Mulata" recebeu aos 75.000 quilômetros um quadro móvel totalmente novo, com novas buchas (estava com folgas horríveis... ) e dois amortecedores novinhos em folha. O disco dianteiro também foi trocado, juntamente com as pastilhas e lonas traseiras e o óleo das bengalas foi renovado.
A moto, como se pode observar, vai bem de saúde.
Muito bom o teu relato, Gogeta, e se coaduna com o meu.

Um abraço a todos,
Xamã

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
07 Set 2010 12:12 #1968 por mdorigon
Xamã, vc anda a que média horaria com sua intruder ? Achei meio alto seu consumo. Em fim, numa experiencia que fiz andando a 90 por hora, com um tanque de vpower (87 octanas) shell minha moto fez 35,1 por litro...fiz a mesma experiencia depois com a pódium, basicamente mesmo trajeto, e andei uns 50 km a mais no total de percurso a 90 por hora sempre...a media subiu para 36,4. Isso contando com vela de iridium, escape esportivo, filtro esportivo e relação original. Mas fico feliz em saber que sua moto ta indo bem, dizem que 80 mil km era muito para motores 125cc, mas eu sempre achei que se bem cuidado eles aguentam muito mais que isso. A unica coisa que não gosto qdo uso pódium na minha yes é que o carburador não desalera as vezes, solto o acelerador mas ele continua acionado e isso sempre depois de usar 2 tanques seguidos, e ja testei pódium de 3 postos diferentes. Bem, voltei a usar a vpower racing mesmo e a minha média no ultimo tanque foi de 37,1, nada mal e sai mais em conta que a pódium (2,899 x 3,099).
Na minha yes comecei a usar esse fim de semana o oleo sintetico da ipiranga, moto gp api sm 10w40. Vou manter o pessoal informado, mais a principio só senti que ele deixa o motor um pouco mais solto que o elf 10w40 que usei até agora (que ja deixava bem mais solto que o gp lubrax). Como vc disse ao xing ling (participa la do pn) realmente parece que o motor fica um pouco mais barulhento sim, mas nada que assuste. Me lembro que qdo usava o 20w50 gp lubrax, ao parar realmente subia um calor da parte de cima do motor, que até deixava o tanque da trudi quente, com o uso do 10w40 nela nunca mais senti, e creio que seja pelo que vc disse, oleos menos viscosos trocam melhor o calor com as peças do motor.

No mais, foi dificil tirar o preço do frentista do posto qdo ele viu que eu tava de yes...tive que repetir 3 vezes a pergunta. O cara não aceita que se pode usar esse oleo nessas motos. Até inventou uma lorota que um cliente tinha fundido uma titan mix que eles tinham colocado esse oleo, e deu a maior dor de cabeça para eles...o cara andou 3 horas com a moto e voltou la quebrando o pau. Em fim, quando disse que usava a 4 anos oleos com aquela viscosidade em motos 125cc ele ficou de boca aberta.

Estou procurando a ficha tecnica deste oleo, que a ipiranga fez o favor de não colocar no site. Se alguem tiver me avise por favor. Até mais galera.



mdorigon40428,6349421296

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
O tópico foi trancado.
07 Set 2010 14:44 #1969 por Xamã
mdorigon,

a razão para o consumo mais alto é simples: CABO ENROLADO!

A "Mulata" se acostumou a rodar a coisa de 100 km/h e 110 km/h na estrada, sempre que a pista está livre. É coisa de 7.000 a 8.000 rpm o tempo todo, no que entra a função especial do Top Turbo, que é a de proteger o motor.

O bom disso para o motor fica no quesito refrigeração, eis que há sempre muito ar frio passando pelas aletas do cilindro e do cabeçote.

Daí o consumo alto.

Já fiz médias de 36 a 39 km/l quando o tempo me permitia rodar mais devagar (média de 80 km/h). Com a carburação antiga, já com problemas, a média estava em 29 km/l quando o acelerador ficava a maior parte do tempo aberto.

Só em trocar a peça (coloquei um Mikuni original), a média melhorou e acho que se "aliviar" um pouco no peso da mão, consigo coisa de 35 ou 36 km/l.

Para a quilometragem do motor, seriam resultados excelentes.

O combustível utilizado é a BR Pódium, como eu já disse.

Um abração,
Xamã Xamã40428,7400694444

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
07 Set 2010 17:45 #1970 por mdorigon
100 por hora na intruder eu não lembro qtos rpm ele ta...mas na yes ja passou dos 8500 rpm que é o momento de potencia maxima a tempos...é não tem jeito, colocamos esse motores 125cc pra girar eles vão beber mesmo, mas se for a 100, 110 que nem vc disse ta muito boa a média de 32 sim.
Acabei de voltar de uma volta rapida aqui pela cidade e achei o oleo que paguei 30 reais o litro por 24... . Ja sei aonde vou trocar daki a 3000 km.
Agora preciso trabalhar minha curva de escape...pintei ela esse fim de semana, depois de lixar ela inteirinha, pintar com tres mãos de colorgin preto de alta temperatura e deixar secar boa parte do tempo no sol, num total de 24 horas, ela ja descascou...
Vou abrir um tópico no fórum agora pedindo ideias...fui pessoal. Boa noite a todos e uma ótima semana.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
O tópico foi trancado.
07 Set 2010 18:24 #1971 por Xing Ling
Caro Xing Ling (nome sugestivo, hein!?!) ,

o Top Turbo não apresenta problemas em climas mais
severos. Sob altas temperaturas, é normal que o ruído de
um motor refrigerado a ar aumente um pouco, sobretudo na
altura do cabeçote, onde há a movimentação dos balancins
e o contato destes com os tuchos mecânicos dos motores.
Qual o porquê disto?
Bem, o óleo fica menos viscoso à medida que a temperatura
aumenta e, com isso, reduz a sua capacidade de
amortecimento. No entanto, tal fato não quer dizer que o
óleo não esteja cumprindo a sua função.
O grande problema é que se está comparando um óleo 20W -
50 com um óleo 15W - 40 e o 20W - 50, inicialmente,
apresenta realmente maior viscosidade sob altas
temperaturas. Com isso, a propagação de ruídos
naturalmente é menor no interior do motor.
Só que também há um outro problema na comparação que é
feita: como a viscosidade do óleo 15W - 40 é menor, ele
circula com muito mais rapidez pelo motor, realizando
maior número de trocas térmicas e também mais rápidas
trocas térmicas, que é o que acaba causando a sensação de
que o motor está mais quente, quando, na verdade, está
exalando mais calor em um menor espaço de tempo.
Fique sossegado!
A Miza não dará problemas.
A STX também não dará problemas.
Há ganho real no volume de óleo que chega às partes altas
do motor, de modo que não estão ocorrendo desgastes
precoces na máquina.
Uma outra questão é a ser suscitada é saber o histórico
do motor, Xing Ling.
Como está a máquina? Quanto ela rodou com outros tipos de
óleo? Qual a quilometragem total? Há depósitos já
sedimentados no interior do motor? Que tipo de óleo era
usado anteriormente (já sei que era o Yamalube)?
Particularmente, jamais faria uma troca, rodaria um pouco
e voltaria para o Yamalube.
Eu trocaria o óleo pelo Top Turbo, rodaria um pequeno
período, submetendo o motor a uma limpeza interna e,
depois, faria uma nova troca, para aí sim ter o óleo em
um ambiente descontaminado pela presença de resquícios de
lubrificante antigo.
A troca do filtro de óleo e a limpeza de sua sede são
fundamentais, OK!?!.
Sabe, a aditivação de óleos anteriores pode sim influir
no bom desempenho de um óleo adicionado posteriormente e
que tem alta carga de aditivos como o Top Turbo.

Um abraço,
Xamã [/QUOTE]

Hehe, Xing Ling por minhas 2 motos serem chinesas, uma
chama Luojia LJ125-6 é uma cópia identica a Cg Bolinha 82
por aí, e a outra a maioria conhece é a Sundown Stx 200
Trial!!

Na realidade a Stx 200 07/07 comprei em um leilão de
motos em 2008 e paguei uns 50% do valor total da moto,
ela estava com 7.000km rodados, então não tenho o
histórico da moto mas depois que levei ela em casa
percebi que foi utilizada em trilhas mesmo a aparencia
estando em estado de zero Km, seu pneu já estava com 80%
rodado +ou- e a moto estava com 7.000km, quando troquei o
óleo saiu uns 600,700ml só, então deu para ver que não
tratavam muito bem dela, e não sei se trocavam na
kilometragem certa o óleo!!!!

Concordo com vc que retirei o top Turbo muito cedo e não
dei uma chance para ele, vou ver se volto a utilizá-lo!!!

Agora a Miza comprei zero Km e sempre usei Yamalube
(rodou até os 1.000km com o óleo de fábrica só), sempre
troquei com 1.000km mesmo porque rodo muito pouco e
estava em fase de amaciamento, agora ela está com 7.000km
em 3 anos de uso indo para 4 anos já, rodo no máximo 10km
por dia nela e as vezes fico 1 semana sem andar, as vezes
rodo todo dia da semana mais rodo só 3km por dia, só
trajetos pequenos, se bem que as vezes rodo a trabalho
uns 60km de bandeirantes,rodoanel com garupa e bagagem
totalizando 190kg e ando acima dos 90,100 km/h uns 80% do
trajeto e ela roda bem, só que 2 vezes em cada 30 dias no
máximo,isso desde os 1.000km!!

Como rodo muito pouco (chego a rodar 1.000km em 8
meses)não consegui amaciar bem ela, tive que utilizá-la
quando preciso para trabalho e foi muito difícil antes
dos 2.000km ficar abaixo dos 7.000km,8.000km, mesmo
porque demorei mais de 1 ano para chegar nos 2.000km, na
revisão dos 1.000km fui com 200 km rodados só, não tinha
habilitação ainda de moto!!

Vou rodar uns 6 meses com este óleo mesmo que não atinja
1.500km,2.000km e ver como se comporta,mas tenho certeza
que estou colocando um óleo melhor na motoca!!

Ps: vou ver se consigo andar um pouco mais com a motoca
hehe!!!
O tópico foi trancado.
08 Set 2010 06:24 #1972 por Xamã
Pessoal,

só tenho motivos para comemorar.

O tópico caminha para as 200.000 visualizações.

Tudo de bom!!!

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
14 Set 2010 08:31 #1973 por JohnPaul
Será que é o tópico mais recheado do fórum? eu não
passava por aqui deve fazer mais de ano, e vejo que o top
turbo continua fazendo polêmica!!

A minha yes mesmo completou a pouco 24.000km e destes,
cerca de 10.000 usando o famigerado óleo. Minhas
impressões vão ao encontro das já aqui apresentadas pelos
amigos: a moto parece ter mais fôlego e subir de giro
mais facilmente, o câmbio apresenta engates mais macios e
precisos.

O que acontece é que no manual a suzuki recomenda um óleo
20w 50, enquanto o top turbo é 15w 40, "mais fino". Essa
questão também já foi discutida aqui, na realidade o óleo
menos viscoso flui melhor pelo motor, lubrificando e
trocando calor com maior eficiência.

Porém, logo na primeira ou segunda troca pelo referido
lubrificante, notei que vazava alguma quantidade do mesmo
pela tampa do filtro e pelo "bujão", a viscosidade do
óleo logicamente baseia-se na folgas do sistema, e um
óleo menos viscoso passa por folgas que o mais viscoso
não passava. as fotos explicam o caso:

http://img208.imageshack.us/i/foto0027h.jpg/

http://img256.imageshack.us/i/foto0026b.jpg/


Conversando com amigos, me sujeriram que passasse graxa
em torno do o'ring que veda a tampa do óleo, pra ajudar
na vedação. fiz isso mas depois de algum tempo o óleo
tornou a aparecer. também poderia trocar o o'ring, mas o
que fazer com o parafuso que drena o óleo?

Certamente não sou o primeiro a enfrentar este problema,
que solução os colegas encontraram?

Suzuki yes 2008 prata em Poa-RS



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS USADAS!!
O tópico foi trancado.
14 Set 2010 08:34 #1974 por JohnPaul
As fotos não apareceram. seguem os links.

img256.imageshack.us/i/foto0026b.jpg/
http://img256.imageshack.us/i/foto0026b.jpg/

img208.imageshack.us/i/foto0027h.jpg/
http://img208.imageshack.us/i/foto0027h.jpg/

Suzuki yes 2008 prata em Poa-RS



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS USADAS!!
O tópico foi trancado.
14 Set 2010 08:38 #1975 por mdorigon
A minha yes sempre vaza na tampa do filtro de oleo qdo troco ele, mas depois de um dou dois dias ela para...não sei pq. Minha intruder nunca vazou...e uso oleo 10w40. Alias, os motores suzuki 125cc foram sim feitos para essas viscosidades...um 15w40 se encaixa bem tb. Creio que não seja esse o problema...pelo menos nos suzukis. O manual da jtoledo recomenda o 20w50...pois aquele manual foi editado para o Brasil com certeza. Em outro topico sugeriram usar cola de junta da 3m...eu to pensando nisso.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
O tópico foi trancado.
19 Set 2010 04:35 #1976 por moret
caro xama dos oleos


tenho uma duvida sou revendedor de oleos e possuo ma cb 300 e sempre q pergunto sobre a utilizaçao de oleos de 15w 40 em motos pra alguem do ramo recebo sempre a mesma resposta de nao é indicado muito menos aconselhavel pois as condiçoes de trabalho sao muito diferentes mais lendo o topico confesso q gostaria de ter chegado aki por ler todas as 198 paginas mas qdo chegou na 18 eu desisti e pulei ,mas qto ao uso do lubrax top turbo vc aconselha pra uma honda q anda com punho colado boa parte do tempo


utilizo o havoline 4T premiu SL q possui qualidade superior ao sf a moto chegou agora aos 7.000 KMS

cb 300R de que adiantar escolher se o queremos nem sempre eo q podemos
O tópico foi trancado.
19 Set 2010 07:24 #1977 por Core
Coloquei na moto o Lubrax Sintetico 5W40. Rodei pouco desde entao, mas aparentemente tudo certo. Como eu uso a moto em trajetos curtos na cidade achei interessante colocar um oleo que sobe mais rapido com a moto fria.

mars
O tópico foi trancado.
20 Set 2010 19:53 #1978 por Xamã

moret escreveu: caro xama dos oleos


tenho uma duvida sou revendedor de oleos e possuo ma cb 300 e sempre q pergunto sobre a utilizaçao de oleos de 15w 40 em motos pra alguem do ramo recebo sempre a mesma resposta de nao é indicado muito menos aconselhavel pois as condiçoes de trabalho sao muito diferentes mais lendo o topico confesso q gostaria de ter chegado aki por ler todas as 198 paginas mas qdo chegou na 18 eu desisti e pulei ,mas qto ao uso do lubrax top turbo vc aconselha pra uma honda q anda com punho colado boa parte do tempo


utilizo o havoline 4T premiu SL q possui qualidade superior ao sf a moto chegou agora aos 7.000 KMS


Moret,

o Top Turbo pode ser utilizado em uma CB 300 tranquilamente.
Não haverá problemas. A estabilidade química deste lubrificante só será benéfica à motoca.
Mas aconselho uma 1ª utilização curta, por coisa de, no máximo, 500 quilômetros antes de uma nova troca.
Tal procedimento tem como objetivo descontaminar o sistema de lubrificação.
Vai com fé!
O óleo tem se saído muito bem nas Twister e Tornado.
E o motor da CB tem características análogas.

Um abraço,
Xamã

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
21 Set 2010 06:09 #1979 por Mapelu12
Alguém aí já misturou com o óleo o militec-1 para experimentar?

O que você acha Xamã?

CB 300 C-ABS 10/10

Motul 300V Factory Line 5W/40

NGK iridium/Pódium

Rio Grande do Sul

O tópico foi trancado.
21 Set 2010 16:45 #1980 por Jekitibá
Já faz bastante tempo que eu estou usando o GP Lubrax.

Pelo preço e pela qualidade, até agora não vi motivos que me convencem a mudar.

Deus é Fiel
O tópico foi trancado.
Tempo para a criação da página:0.385 segundos