Problema no motor da Ninja 250R

30 Dez 2010 20:05 #31 por JulioCDomingues
Eu concordo plenamente com o Comandante... Não tem
segredo em mecânica. Um motor, quanto mais gira, mas se
desgasta.
Se você anda a 8000 rpm, o motor terá um determinado
desgaste com o passar do tempo. Se neste mesmo período
outra moto igual só andar a 11000 rpm, o desgaste vai ser
maior. Simples assim.
A faixa útil representa um espaço de rotação onde o
motor PODE trabalhar sem ocasionar quebra ... Mas dizer
que o desgaste do motor é o mesmo para usos diferentes de
rotação é errado. Na empresa que trabalhava existiam
vários veículos disponibilizados aos funcionários, onde
era comprovado que motoristas mais cuidadosos com o motor
faziam durar mais o carro. Já vi Gol 1.6 comprados
juntos onde o motor que era constantemente exigido durava
80.000 km. E vi mesmo modelo de Gol que rodando mais
tranquilo o motor durou 160.000 km.
Façam a conta: em um motor que gira direto a 8000 rpm
e o outro que gira direto 11000 rpm, existe um diferença
de 3000 rpm por minuto. Isso que dizer que o pistão em
apenas 1 minuto girou 3000 vezes mais na camisa do pistão
do que no outro motor que funcionou mais suave. Faça a
conta ao longo do tempo e verá que isso refletirá na
durabilidade do motor, pois o que quebra o mesmo na
maioria das vezes é seu desgaste por uso ...
No caso do nosso amigo parece ser problema de
fabricação mesmo, mas muitas motos que existem por aí no
mercado são verdadeiras bombas relógios esperando o
segundo proprietário da moto. Aqueles proprietários que
instalam módulos na injeção do motor para eliminarem o
corte de giro só estão providenciando um baita "presente"
para os proprietários posteriores, pois eles mesmos
retiram a moto nova, e com 30.000 km já estão vendendo a
moto, portanto, não pegarão a bomba ....JulioCDomingues40542.9242592593

Atual: Lander 2008 - Paixão de moto !!!

Campinas / SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Dez 2010 01:34 #32 por Comandante
Respondido por Comandante no tópico Problema no motor da Ninja 250R

soueu escreveu: O ideal é o motor trabalhar (girando/rpm) entre o torque

máximo e a potência máxima.



no caso

Potência máxima 33 CV / 11.000 rpm

Torque máximo 2,24 kgf•m / 8.200 rpm


bem...
isso que você está dizendo é a pura verdade, mas só quando você quer extrair do motor o máximo de desempenho que ele pode proporcionar....e a regra para isso é manter as trocas de marcha entre a rotação de maior torque e maior potencia...

como estamos falando de durabilidade, lembre-se de que ela é inversamente proporcional ao desempenho ou seja (quanto mais se exige do motor, menos ele dura)....



e olha que o nosso amigo Domingues que postou aí acima,explicou um bocado, mas ainda assim foi bondoso com os calculos e colocou tudo como se fosse uma proporção direta...
e na verdade, não é assim..... , a relacão entre aceleração, desaceleracao e as forcas internas de um pistao e das pecas móveis de um motor, sofrem um esforço quatro vezes maior para cada vez que dobramos as rotações do mesmo...

os valores podem ser confirmados pela velha formulazinha que aprendemos no 2º grau (nas aulinhas de física), sobre a quantidade de energia necessária para acelerar e desacelerar as massas...... e que também determinam as forças que as pecas internas do motor devem suportar....dadas por:

F= 1/2 MV(2) .... Força é igual a metade da massa multiplicado pelo quadrado da velocidade.

por esse motivo, a faixa util de um motor, para que ele tenha durabilidade razoável, está de 50% a 75% dos giros máximos permitidos pela faixa branca do tacometro....

quando se está no final da faixa branca ou no início da faixa vermelha do tacometro, já é um aviso de quebra eminente, onde a durabilidade do motor é mínima.... a cor da faixa do tacometro não é um botão de liga e desliga não...se tiver na branca pode e se tiver na vermelha não pode....não é assim que as coisas funcionam...
portanto, se seu motor trabalha na faixa branca (mas perto da vermelha), ele vai durar pouco.

ei, vocês que duvidam de tudo....!!!

vocês acham que virei comandante indo pro buteco beber cachaça, é?

eu estudei muito na minha vida...eu paguei TODAS as cadeiras de calculo, fisica, geometria analítica, vetorial, mecanica técnica, analise estrutural, resistencia de materiais e muitas outras importantes que tem dentro da universidade federal, me formei com mérito e depois dei muitas aulas disso.... numa época em que não tinha calculadora e nem comp**ador não...não era esse monte de retardado que se vê hoje em dia dentro das universidades...que não sabem nada vindo dessas escolas do Lula, pra depois passarem no vestibular dentro dessas tais cotas ......e fazer esses cursos superiores porcarias de hoje que não valem nada...a maioria sai sem saber nada...não sabem nem fazer a letra "o" usando o bico de uma garrafa..

eu tenho tanta certeza sobre o que eu disse, que vocês podem perguntar pro bitenca, pro tite, pros engenheiros, pro Papa e até pra Deus se quiserem....pois foi ele quem criou o universo e as leis da física junto.....

então, quem souber da verdade, vai confirmar o que eu disse...


Comandante40543.1968634259

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Dez 2010 07:13 #33 por MANDRUVADOIDAO
Eu penso que faixa útil é quando vc tá em cima da moto e ela tem motor pra te levar onde vc quiser ir. Um motor pode te levar a uma velocidade de 350km/h, mas se ele só rodar com vc 20km, vc tá a pé. Se meu motor só der 120km/h mas me levar do Oiapoque ao Xuí, isso é a faixa útil dele.


"O pior cego é aquele que não quer ver."


Com esse problema todo, até agora ninguém falou mal da KAWA. Se ele estivesse em uma GTR, todo mundo ao invés de discutir faixa útil estava malhando a KASINSKI. Uma vez a KAWA deixou os clientes na mão aqui no Brasil, agora vai deixar na estrada com as contas para os clientes pagarem.


Acorda povo. Onde está a assistência 24 horas?

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Dez 2010 10:47 #34 por MANDRUVADOIDAO



Deixem o trabalho com os engenheiros e vão se divertir seus rabugentos.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Dez 2010 14:43 #35 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Problema no motor da Ninja 250R
Sequinte, a opinião do Camandante é perfeita, o que são
imperfeitos são os cérebros equacionando emoções e levando
toda essa "vontade" para a mão direita

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Dez 2010 20:19 #36 por Comandante
Respondido por Comandante no tópico Problema no motor da Ninja 250R
tá bom..
já disse até mais do que deveria....
como disse no primeiro post, cada faz o que quer...

[style="color: rgb(255, 0, 0);"]feliz ano novo pra vocês.[/style]

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Dez 2010 20:23 #37 por Comandante
Respondido por Comandante no tópico Problema no motor da Ninja 250R

hugo_fabricio escreveu: Caro Comandante


Concordo com vc em tudo que disse é com a maioria das explicações aqui do fórum sobre rotações e desgaste, realmente não existe milagre quanto mais gira mais desgasta.


tb sei da capacidade da ninjinha e os 185km/h foi ladeira a abaixo e no painel . Trabalho com calculo e lógica todos os dias quando estou andando de moto não quero nem saber sobre cálculos ou lei da física, quero é curtir sair da rotina e aquela faixa vermelha é suficiente para me informar que estou forçando d+ a motoca. Acho que foi esta a idéia do engenheiro que fez desta forma !


tá bom...

mas mesmo se divertindo de moto, mesmo sem querer lembrar delas, se não respeitar as leis da física, vai pro chao....elas nunca nos abandonam....

feliz ano novo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jan 2011 06:54 #38 por MANDRUVADOIDAO
O Comandante amoleceu. Relamente, ano novo vida nova.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jan 2011 11:08 #39 por Comandante
Respondido por Comandante no tópico Problema no motor da Ninja 250R

MANDRUVADOIDAO escreveu: O Comandante amoleceu. Relamente, ano novo vida nova.

ah...

amoleci mesmo mandruva...
não vou discutir o obvio....
deixa ele sentar a mamona na motoquinha de 250cc e achar que o motor vai durar.. ..que a velocidade de cruzeiro é de "140 até 180 km/h nas pirambeiras"
a moto é dele.....
qualquer coisa , depois ele abre um novo tópico, dizendo que o motor tem uns barulhinhos..assim e assado, perguntando se alguém sabe o que é !!! ...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jan 2011 17:06 #40 por hugo_fabricio
rs, pó sacanagem lembrar das leis da fisica sobre tombo não vale esta vc nunca pode esquecer! Não te perdoa


mas vamos curtir a moto, pois o mais importante para todos nos é a saude o resto corremos a traz e se estragar tem conserto


Desejo a todos do forum Saude, paz e varios km


Feliz ano novo !

CB300 ->Ninja 250 Black



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jan 2011 07:24 #41 por MANDRUVADOIDAO
E a moto? Cadê as notícias?

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jan 2011 08:22 #42 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Problema no motor da Ninja 250R

MANDRUVADOIDAO escreveu: E a moto? Cadê as notícias?

é mêmô !... KD ?

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jan 2011 19:33 #43 por MANDRUVADOIDAO

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jan 2011 01:09 #44 por Comandante
Respondido por Comandante no tópico Problema no motor da Ninja 250R
parou....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jan 2011 10:25 #45 por MANDRUVADOIDAO
Safadagem sua Comandante. Agora vc vai dizer:


_ Num falei? Num falei ? Num falei?

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.223 segundos