Coroa 45 na Yes, avaliações de usuários

10 Out 2011 06:55 #76 por piccoli
Tudo isso que estamos debatendo aqui, a Suzuki resolveu na nova GS 150.
A sexta marcha dessa motocicleta faz o trabalho do clássico "pinhão com um dente a mais" ou "coroa com 2 ou 3 dentes a menos". E as demais cinco marchas oferecem o escalonamento normal para se andar em trânsito urbano, ou para retomadas rápidas. Some a isso a linearidade e a boa resposta de um sistema de injeção comparado a um sistema de carburação, temos teoricamente uma moto de 150 cc perfeita em termos de motor/câmbio.
Eu disse: 150 cilindradas. Com toda a limitação de potência e torque.
E tem gente que acha que essa moto é um atraso só porque o tanque e o farol continuam redondinhos. Como se isso influenciasse no prazer de pilotar e no custo/ benefício. Ah! Sim! Tem a rabeta também que não tem design moderno! De fato, isso compromete seriamente o modelo!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Out 2011 09:01 #77 por JulianoPaes
sera q diminui a vibração?

Juliano Paes, opinião com credibilidade , sem fanatismo A Verdade e nada mais

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Out 2011 13:05 #78 por piccoli
Até agora a única publicação especializada que fez uma avaliação da nova GS 150 foi o site www.moto.com.br .
Assim como o nosso glorioso Motonline, eles são bem confiáveis.
Pois bem, o comentário deles é que a sexta marcha será útil quase que só em rodovias. Nessa última marcha, o motor gira em rotação mais baixa que a quinta da Yes 125. Além disso, pelo componente balanceador que existe no motor da GS 150 e pelo menor ruído, segundo eles, em marcha lenta ou em acelerações suaves, parece um motorzinho elétrico.
Eu acredito sim que a GS 150 tem um motor muito menos "vibrante" que os motores de Yes e Intruder 125.
Eu estou atualmnente direcionando meu foco para scooters, mas se continuar nas motos de baixa cilindrada, a GS 150 será minha escolha, já que a Yamaha nos brindou para 2012 com uma Factor ainda carburada. A Factor seria também uma opção, mas para mim é decisão tomada: minha atual Intruder será o último veículo de duas rodas carburado que terei, seja usado ou zero Km.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Abr 2012 23:46 #79 por michelrezende
Desenterrando hehehe, como agora comprei a Intruder do Michelsen estou sentindo falta da coroa 45T jájá vou encomendar outra!!!

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Abr 2012 06:19 #80 por Arthur_Caldeira

MichelRezende escreveu: Desenterrando hehehe, como agora comprei a Intruder do Michelsen estou sentindo falta da coroa 45T jájá vou encomendar outra!!!

Qual a coroa que você está usando??? na minha eu uso a relação 15/43 (original da intuder 2009/2010) eu tava querendo um pouco mais de final nela... na proxima relação to pensando em deixar 15/41 pra ter um pouquinho mais de final na estrada...

Moto: Intruder 125 09/10 (Soraya)

Santo André - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Abr 2012 10:27 #81 por michelrezende
Poisé Arthur, vc quer mais final e eu quero mais força hehehe eu uso 43, e encomendei uma 45... tinha na minha intruder anterior e era muito show, até na BR porquê final mesmo agente só consegue descendo, o que eu busco com a 45 e perder menos velocidade subindo. : )

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Abr 2012 11:01 #82 por Arthur_Caldeira

MichelRezende escreveu: Poisé Arthur, vc quer mais final e eu quero mais força hehehe eu uso 43, e encomendei uma 45... tinha na minha intruder anterior e era muito show, até na BR porquê final mesmo agente só consegue descendo, o que eu busco com a 45 e perder menos velocidade subindo. : )

ai é que tá... a minha num perde velocidade nas subidas... subi a Serra do Mar (em SP) pela Imigrantes nova a 100km/h e com minha namorada na garupa... isso sem enconstar o acelerador porque meu cunhado tava tentando me acompanha com uma Apache nas mesma condiçoes... eu só queria um pouco mais de final pro motor não ficar com giro tão alto quando eu to na estrada...

Moto: Intruder 125 09/10 (Soraya)

Santo André - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Abr 2012 15:13 #83 por michelrezende

Arthur_Caldeira escreveu:

MichelRezende escreveu: Poisé Arthur, vc quer mais final e eu quero mais força hehehe eu uso 43, e encomendei uma 45... tinha na minha intruder anterior e era muito show, até na BR porquê final mesmo agente só consegue descendo, o que eu busco com a 45 e perder menos velocidade subindo. : )

ai é que tá... a minha num perde velocidade nas subidas... subi a Serra do Mar (em SP) pela Imigrantes nova a 100km/h e com minha namorada na garupa... isso sem enconstar o acelerador porque meu cunhado tava tentando me acompanha com uma Apache nas mesma condiçoes... eu só queria um pouco mais de final pro motor não ficar com giro tão alto quando eu to na estrada...


Poisé Arthur, modificar relação é um jogo de perde e ganha, vc vai ganhar folga de giro e ter mais resultado na final, mas vai perder força nas subidas consequentemente, no meu caso que sou pesado e rodo 80% da cidade a redução vale muito, já comprovei. E até mesmo na BR eu curti a relação reduzida pois a moto fica muito mais ágil, e o que se perde de final, que é uma velocidade que não uso muito hehehehe eu ganho de montão nas subidas longas, onde o motor rende beeem mais!

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Abr 2012 07:25 #84 por piccoli
Relação alongada tem folga de giro mas na primeira subida ou vento forte, vai ter que puxar a quarta marcha. Eu uso relação 15 X 43 (original da Trudi 2006 é 14 X 43) e vejo vantagem para mim porque ando sempre sozinho e não peso tanto (75 Kg). No plano em última marcha o motor gira berrando menos. Mas ela sente quando surge algo que impeça o avanço como uma subidona ou vento.Mesmo assim ela continua valente, mesmo nas arrancadas em subidas. Apesar de muitos dizerem que a engenharia da fábrica estuda e faz muitos testes para chegar a uma relação ideal, eu acho válido a pessoa personalizar sua moto encurtando/alongando a relação desde que não haja exagero. Porque o fabricante procura um equilíbrio prevendo as várias condições de trafegabilidade (subida, descida, plano, vento, somente o piloto, piloto e carona, etc.). Entretanto, um dente a mais ou a menos no pinhão (ou o equivalente em dentes na coroa) é um limite de bom senso. Fora disso não é aconselhável que seja feito se o motor continuar na sua configuração original, porque a gente acaba submetendo o motor a uma carga para a qual ele não foi projetado (relação longa) ou compromete a refrigeração do motor por ele girar alto demais para a marcha/velocidade em que se está (relação muito curta).

Piccoli2012-04-23 10:32:27

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Abr 2012 07:44 #85 por Arthur_Caldeira
Concordo com o Piccolo... no meu caso, acho q 2 dente a menos na coroa vai ser suficiente para o que eu preciso, pois ando cerca de 80% do tempo sozinho (eu peso 80kg) e no restante ando com a minha namorada (ela pesa 46kg)...

to estudando realmente fazer isso...

agora uma duvida... qual a média de duração da relaçao de vcs???

Moto: Intruder 125 09/10 (Soraya)

Santo André - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Abr 2012 14:02 #86 por piccoli
Eu já testei coroa com 2 dentes a menos (relação 14 X 41). E pinhão com um dente a mais (relação 15 X 43). A coroa 41 fica mais adequada para quem leva garupa muito seguidamente. No caso da minha Trudi 2006, ela é um meio termo entre a relação original e uma mais alongada pela troca do pinhão.Minha moto está virando os 27 mil Km e com corrente e coroa originais, pinhão de 15 dentes colocado lá pelos 20 mil Km. As engrenagens estão em ótimo estado, sem desgaste aparente. A corrente está boa apesar de ter esticado a ponto de quase chegar ao limite de ajuste. Muito provavelmente pelos 30 mil Km rodados terei que trocar tudo por causa da corrente.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Abr 2012 14:46 #87 por michelrezende
Segundo o Jota Nunes disse, e as minhas leituras na internet confirmaram a alteração não causa malefício se não ultrapassar a margem de 10% No início do tópico discutimos a alteração assim...
14x43 = 3,07114x45 = 3,214
Se precisar encurtar mesmo tem a opção do pinhão 13...
13x43 = 3,307 Aí já fica demais né? A moto deve ficar cabritinha.

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Abr 2012 14:57 #88 por Arthur_Caldeira
Piccolo você roda bem pouco com sua Trudi hein... a minha 2009/2010 (mais comprei ela 0km no em Julho/2010) e já está com 30k km rodados... tive que trocar uma vez a relação por falta de informação minha na revisão dos 9k km e apartir dai não troquei mais e ainda está muito boa...

Michel... no meu caso o original é 15 x 43 (2,867) e eu to querendo mudar pra 15 x 41 (2,733)... acha q vai ficar muito longa pro peso minha trudinha carrega???

Moto: Intruder 125 09/10 (Soraya)

Santo André - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Abr 2012 23:10 #89 por michelrezende
Arthur, o encurtamento tá dentro da faixa de "segurança", parece que ficará longa sim, mas se você está achando que precisa vale o teste, relação não faz milagre, e não tem mágica não, é como uma balança daquelas antigas, tira um pesinho de cá, mexe de lá... pra minha necessidade acho o encurtamento mais interessante, como já disseram a engenharia faz a relação das motos na média, considerando as variadas cargas, modos de uso, e terreno que a moto possa passar, dessa forma pequenos ajustes são bem vindos e totalmente aceitáveis, se acha que ela tá girando demais em alta, alongue, eu sou daqueles que pensam que vale a pena testar, testei farol de brasilia e demorei pra acertar, testei várias formas de fixar faróis de milha, comprei marcas de pneu diferentes cada vez que troquei, heheh e comprei a coroa 45 e gostei, se não tivesse gostado colocava no mercadolivre hehehhehee

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Abr 2012 07:13 #90 por Arthur_Caldeira
Michel, você tem toda razão...

na proxima troca vou colocar a coroa 41 mesmo e ver como fica... acho q vai ficar bom... mas vou testar... se não ficar como eu espero volto pra coroa 43 mesmo...

valeu!!!

Moto: Intruder 125 09/10 (Soraya)

Santo André - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.155 segundos