Coroa 45 na Yes, avaliações de usuários

15 Ago 2011 20:58 #61 por Arthur_Caldeira
e ae pessoal....
estava olhando no site da Vaz para ver as coroas e pinhoes (ta certo isso??? hehehe) e achei 2 itens interessantes... a coroa de 41 dentes e o pinhão de 16 dentes... calma q eu não pretendo usar os 2 junto... é pra fazer o teste 16x43 e 15x41... mas me sugiu 3 duvidas...
1ª - Preciso troca a corrente junto com a coroa e o pinhão??2ª - Como saber se "serve" para a intruder 2009/2010 (site da Vaz diz ser compativel com intruder de 2001 a 2003)??3ª - Alguem tem um tutorial de como trocar a relação da intruder??? (até hoje só troquei oleo e lampadas... hehehe)
valeu...

Moto: Intruder 125 09/10 (Soraya)

Santo André - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2011 21:56 #62 por michelrezende
Arthur, se a sua relação já estiver bem gasta a corrente poderá prejudicar a vida útil dos novos componentes, pois não irá se encaixar perfeitamente nos dentes causando atrito e desgaste prematuros, além é claro do risco que uma corrente velha tem de arrebentar. Se for este o caso compre uma corrente nova.

Quanto ao ano, serve em todas as intruders 125, pode comprar... a coroa comprei no site, depois de testar a relação comprei o pinhão e a corrente em uma motopeças, na caixinha do pinhão diz ( Intruder 125 - todos os modelos ).

A troca da relação é bem simples, é mais fácil de trocar que uma relação de bicicleta que precisa de ferramentas especiais, aconselho você a levar em um mecânico que vai cobrar baratinho pra fazer a troca, aí você observa todo o serviço e as ferramentas utilizadas pra ver se você tem disposição pra fazer em casa, te adianto que nunca terá tanta graxa e sujeira nas mãos. Relação é um item fácil de trocar, mas que tem que ser feito com muita responsabilidade e atenção, um parafuso bambo pode por tudo a perder.

Estou usando Coroa 45 e pinhão 14 (VAZ) e corrente com retentores da KMC. A relação está bem silenciosa.

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Ago 2011 04:01 #63 por Arthur_Caldeira
E ae Michel blz???

Acredito q ferramentas eu tenho todas... Meu pai e um mecânico de carros por hobby... O problema mesmo é saber como fazer...

Quanto ao desgaste da corrente.... A minha esta com + ou - 9k km de uso lubrificada a cada 500km com um spray próprio para correntes... Existe algum sinal da corrente desgastada???

Valeu

Moto: Intruder 125 09/10 (Soraya)

Santo André - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Ago 2011 04:19 #64 por JulianoPaes
e pra economizar sem levar em conta desempenho



qual melhor combinação coroa/pinhão pra trud?

Juliano Paes, opinião com credibilidade , sem fanatismo A Verdade e nada mais

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Ago 2011 17:08 #65 por Ferreira1917

JulianoPaes escreveu: e pra economizar sem levar em conta desempenho



qual melhor combinação coroa/pinhão pra trud?


Aí depende do terreno. Em cidade, com semáforos e ladeiras, o torque maior exige menor puxada no acelerador. Eu estou comprovando essa economia com a 15x45. Se for aumentar o torque com o pinhão, aí já da uma mudança brusca, exigindo maior puxada no acelerador pra aumentar o giro alcançando o torque necessário. Aí não adianta, só queima gasosa.
Sobre o uso em rodovia, eu ainda não sei dizer.


Ferreira19172011-08-20 13:24:54

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Ago 2011 14:36 #66 por odio

MichelRezende escreveu: Estou usando Coroa 45 e pinhão 14 (VAZ) e corrente com retentores da KMC. A relação está bem silenciosa.



Fale mais sobre a corrente com retentores. Onde comprou, quanto pagou?

assassinatura

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Ago 2011 15:02 #67 por ARSilva

ódio escreveu:

MichelRezende escreveu: Estou usando Coroa 45 e pinhão 14 (VAZ) e corrente com retentores da KMC. A relação está bem silenciosa.



Fale mais sobre a corrente com retentores. Onde comprou, quanto pagou?

Eu já usei corrente com retentor. Realmente fica muito silencioso mas não tem durabilidade maior do q a normal não (o q seria a maior vantagem). A gde vantagem desse modelo com retentor, além do menor barulho, é que ele segura mais a graxa, o q ajuda na lubricação da corrente, mesmo depois de tomar chuva.
Custa cerca de 50dilmas a mais q a corrente normal, em média.

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Ago 2011 20:53 #68 por michelrezende
Ódio não tenho o valor certinho, pois perdi a notinha tenho quase certeza que foi R$55,00 se não foi, foi algo entre R$50 e R$60,00.

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Set 2011 00:12 #69 por ARSilva
Galera estou ressuscitando este tópico para atestar o que o Ferreira1917
disse. Realmente, há uma estranha contradição! Acha-se que aumentando a rotação
aumenta-se o consumo mas, no meu caso com a Yes aconteceu exatamente o
contrário! No geral, andando na cidade, ela ficou mais econômica do q na
época q estava com coroa 43! Tem andado até 3Km a mais por
litro (de 30Km/l para 33Km/l na cidade) e justamente pelo q nosso amigo disse! O motor rede mais, com mais
força, subida suave de torque mesmo em rotação maior (não muito assim),
com o detalhe q eu enrolo bem menos o acelerador, principalmente nas subidas, para que o motor desenvolva.
No final das contas, vc precisa ficar com o acelerador bem menos enrolado para manter força / velocidade com a relação c/p maior (acima da original) se comparado à relação c/p menor (abaixo da original), onde. pra manter a mesma força / velocidade, é necessário enrolar mais o acelerador, liberando mais gasolina do q deveria, para manter o motor cheio.
Isso desmistifca, na prática, o que dizem sobre qto maior a rotação, maior o consumo! A verdade é q, fazendo o motor girar mais, com a menor qtde possível de gasolina liberada, há uma queima mais eficiente e com melhor aproveitamento do combustível, resultando e mais economia!
Por esse mesmo motivo é q, na estrada, em uso mais extremo, o consumo foi praticamente igual da época q usava coroa 43. O giro aumenta mas o acelerador foi menos exigido.
ARSilva2011-09-15 03:33:38

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Set 2011 00:36 #70 por ARSilva
Ah... e na última viagem o q eu deixei de Titan pra trás na rodovia foi humilhante... mesmo em subida! Antes com a c43 não era tanto assim...

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Set 2011 06:38 #71 por Arthur_Caldeira
eu acredito sim nos seus resultados ARSilva, mas acho que isso vaira conforma o uso da moto... por exemplo no meu caso se eu trocar a coroa da minha intruder de 43 para 45 terei problemas com a velocidade final pois quando estou em estrada (pego a Via Anchieta em SP todos os dias) chego com o contagiros em 9.5k RPM (115 ~ 120km/h no velocimetro) e se eu almentar para 45 dentes vou entrar na faixa vermelha do contagiros para manter a mesma velocidade... concordo q ela ficaria mais forte em saida e eu teria que enrolar menos o acelerado para andar na cidade mas em estrada eu estaria judiando mais do motor quando eu estivesse em estrada...

por isso acho que isso vai variar de cada tipo de uso para cada moto...

Moto: Intruder 125 09/10 (Soraya)

Santo André - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Set 2011 09:41 #72 por ARSilva
Amigo parece q a diferença no aumento da rotação é grande mas é mínima! No máximo bateria nos 10KRPM. Não sobe nem 500RPM!

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Set 2011 10:09 #73 por Arthur_Caldeira
Sim ARSilva... provavelmente chegaria "apenas" nos 10k RPM mas é ai que já começa a faixa vermelha do contagiros da intruder e estaria trabalhando extremamente proximo ao limite de giros da intruder (10,5k segundo o manual)... e isso não me deixaria margem para uma ultrapassagem ou para embalar ela em uma descida para pegar um subida na sequencia...

para o seu caso a aumento da coroa foi bom sim, mas acho que não seria bom para todos...

no meu caso eu estou pensando em diminuir a coroa para 41 dentes para eu ter uma folguinha a mais na estrada...

Moto: Intruder 125 09/10 (Soraya)

Santo André - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Set 2011 11:38 #74 por ARSilva
Minha Yes tem 47milKM rodado. Qdo to na rodovia ando muitas vezes acima de 10kRPM, mas não por muito tempo, e tá perfeito o motor.
É preciso entender uma coisa. A faixa vermelha é uma área q se torna de risco se vc andar nessa faixa de forma muito constante, sem que a rotação volte abaixo dos 10k por muito tempo. Se vc estiver mantendo a manutenção constante na moto (principalmente o óleo do motor), Para uma ultrapassagem vc pode muito bem ficar acima dos 10k sem medo pq ele aguenta bem mais q isso.
Uma observação: para ultrapassagens é pior vc usar coroa 41 pq a retomada de aceleração é mais lenta (pq o motor vai forçar mais para acelerar) e qq vento ou turbulência mais forte vinda do caminhão q está ultrapassando vai fazer vc perder velocidade muito fácil. Neste caso o melhor é mesmo a 45. força menos o motor e sofre menos com vento contrário.

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2011 13:42 #75 por Lord Wyvern
na minha yes só troquei o pinão por o 15, mais nada, senti um pouco a diferença, melhor velocidade final100km/h em rotação mais baixa na Anhanguera que pego todos os dias, consumo caiu , mais muito pouco, quase imperceptível a diferença. se fosse algo muito caro ter trocado o pinhão, com certeza não teria compensado, porem como só gastei 15 dilmas ta sussa.

Suzuki Yes 07 Prata "Enjoada"
Campinas - SP
"USE SEMPRE CAPACETE"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.181 segundos