Coroa 45 na Yes, avaliações de usuários

04 Jul 2011 01:12 #1 por ARSilva
Ao invés da mudança q todos costumam fazer na Yes ou Intruder. de diminuir a
relação deixando 15x43 ou 14x41 estou querendo colocar 14x45 (coroa 45 da VAZ) para ter
mais torque mesmo (qse sempre ando com garupa e moro em cidade com bastante morro).
Alguém usa ou já usou uma relação com coroa 45? Como
foi a experiência?

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jul 2011 07:43 #2 por Jota Nunes
Como foi a experiência da relação com uma coroa de 45?!!!
.

Desculpe amigo, mas não pude perder a piada!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jul 2011 09:17 #3 por piccoli
AR, não testei esse tipo de relação secundária mas posso lhe adiantar os efeitos: sua moto vai arrancar mais rápido e subir morro com mais facilidade. Mas você vai ter a sensação que a caixa de câmbio ficou mais curta porque ela vai pedir subida de marcha bem cedo.
Eu até imagino que no plano sua moto poderá arrancar em segunda marcha "queimando" bem pouco a embreagem. Outra coisa é que em velocidade o motor vai berrar mais e vibrar mais. Mas para ter mais torque na roda, vale a pena.
Pode ser que na estrada ela não chegue aos 100/110 Km/h. Mas você vai perder pouca velocidade se pegar vento contra ou aclives não muito fortes. Pode acontecer até de você subir alguma serra a 80 Km/h enquanto que na relação original subiria a 70 Km/h.
Eu também uso a moto em locais que é um sobe e desce absurdo, tem morro em tudo que é caminho que eu escolho e no caso, a relação original ou levemente encurtada é muito bom.Piccoli2011-07-04 12:22:21

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jul 2011 22:26 #4 por michelrezende

Jota Nunes escreveu: Como foi a experiência da relação com uma coroa de 45?!!!


.

Desculpe amigo, mas não pude perder a piada!!!



Seu desvirtuador KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jul 2011 22:26 #5 por michelrezende
Mas que é interessante o lande da coroa 45 é!

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jul 2011 23:12 #6 por ARSilva
Eu disse "usou uma relação com coroa 45"... qq coisa fora disso foi mente poluída... haja água sanitária pra branquear de novo... kkkkkkkkkk

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jul 2011 23:17 #7 por ARSilva
Mas falando sério, recebi mais rápido do q eu pensava a coroa 45 que comprei no site da Vaz e já coloquei na moto.
Para os interessados postarei as impressões que tiver com o uso dessa coroa.
Detalhe interessante: essa coroa é originalmente da moto Suzuki GP125(N) fabricada nos anos 70 e 80 (parece q não foi comercializada no Brasil) e a relação desta moto era 15x45, tinha 14cv, já tinha freio dianteiro a disco e tb andava perto dos 120Km/h pelo q pude pesquisar na net. Parece até q estamos falando da Yes...

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jul 2011 09:23 #8 por michelrezende
Aguardando as suas impressões ARSilva!

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jul 2011 12:09 #9 por ARSilva
Aproveitando, depois de trocar o fluído do freio, dei uma volta rápida próximo aqui de casa.
A mudança foi drástica!!! O arranque ficou mais macio e mais forte ao mesmo tempo (sem tranco), uma decília! Na rua da minha casa tem uma ladeira q mal mal ela subia em 3ª (mesmo sem garupa), consegui iniciá-la, qse q praticamente parado, de 2ª e no final da subida consegui colocar a 4ª sem q perdesse força!
Pra qm precisa enfrentar ladeiras e morros e não se importa com um pouco de perda de velocidade, adianto: vale mesmo a pena usar relação 14x45 (3,214) ou até 13x41 (3,153)!

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jul 2011 13:38 #10 por Jota Nunes
Dependendo do quanto se encurta a relação, a velocidade máxima no plano também irá aumentar, pois com a relação original jamais o motor chega no limite de giro em última marcha no plano. Claro que se a redução for muito drástica, vai atingir o limite de giro muito cedo, mesmo na última marcha.
Pra ter uma idéia do quanto reduzir sem comprometer muito a velocidade final, basta esticar em última marcha no plano com a relação original e ver quanto falta para atingir o limite de giro. Aí converte isto em porcentagem e aplica uma porcentagem próxima desta no encurtamento da relação. Outra coisa, o consumo irá aumentar um pouco.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jul 2011 13:46 #11 por Ferreira1917
O consumo irá inevitavelmente aumentar?
Não da pra controlar os giros, já que o motor faz menos força pra moto andar?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jul 2011 14:06 #12 por Jota Nunes
Dá pra controlar os giros na mão, mas é como o ARSilva comentou: há que se contentar com a perda da velocidade.
Se andar na mesma velocidade que a relação original, vai gastar um pouco mais. Mesmo que o motor faça um pouco menos de força para mover a moto, ele estará girando mais e isso inevitavelmente fará o consumo aumentar. Seria como você viajar em 4ª marcha com a relação original: se andar na mesma velocidade que andaria na 5ª, irá gastar muito mais. Então você pode andar mais devagar e manter o giro baixo para compensar, só que a viagem iria demorar muito mais e o consumo poderia até ser maior, mesmo andando bem mais devagar, pois o motor ficaria muito mais tempo ligado, consumindo. Entendeste meu raciocínio?!Tanto numa ponta como na outra, se perde alguma coisa Sempre é assim em tudo na vida: cada escolha uma renúncia. Pra ganhar mais num lado, se perde em outro.
Sem falar que a moto com relação encurtada fica furiosa e é impossível o cara andar na cidade "na manha", pois a cabrita pula na frente em qualquer semáforo, deixa as motos maiores pra trás e a adrenalina sobe, não tem jeito!!! Eu tive motoca assim e sei como é!!!



Jota Nunes2011-07-05 17:09:36

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jul 2011 14:35 #13 por ARSilva
Sobre a questão do consumo acaba sendo um tanto relativo. Explico o pq. Acabei de chegar do centro da cidade e há uma subida q, com garupa, nunca passava de 50Km/h a 7000RPM em 3ª (a moto perdia força ao jogar a quarta). Pois bem, acabei de subir a mesma a 60Km/h, 6000RPM (1000 a menos!!!) e em 4ª!!! Fiquei alucinado com a diferença! Pelo fato de poder rodar em marcha superior em subida, diminuindo a rotação, vai é haver economia de combustível e não o contrário! Para quem mora em cidade de serra ou pega rodovia como muitas subidas e com poucos planos (tipo as que tem aqui no sul de MG), acredito q o consumo de combustível vai cair na cidade e ficará praticamente inalterada na rodovia.
Até minha esposa achou a moto mais gostosa de andar agora!
ARSilva2011-07-05 17:37:10

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jul 2011 14:37 #14 por Ferreira1917
Entendi perfeitamente Jota Nunes! E com o relato do ARSilva, tou achando a idéia interessante.
Aqui em Santos não tem ladeira, mas tem um semáforo a cada 10 metros. Então o que me interessa é o arranque,
até porque tenho andado muito com garupa ultimamente.
Venho pensando na relação há algum tempo, mas eu só tinha os conceitos teóricos.
É bem melhor pensar quando se tem relatos práticos!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jul 2011 14:43 #15 por ARSilva
Sobre a perda de velocidade só mesmo qdo eu pegar a Fernão Dias pra saber mas, pelo q pude notar em velocidade mais baixa, em 5ª, para chegar na mesma velocidade da relação original, há um acréscimo de aprox. 500RPM na rotação (até q não acho muito).

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.188 segundos