Coroa 45 na Yes, avaliações de usuários

05 Jul 2011 22:15 #16 por michelrezende
Pensando aqui....

14x43 = 3,071
14x45 = 3,214

Se mantiver a coroa original 43 e mandar um pinhão 13...

13x43 = 3,307

Aí já fica demais né? A moto deve ficar cabritinha.

Achei legal a coisa da coroa 45 pois a minha moto sempre perde muita força nas subidas, como peso 130kg e ando com pelo menos 20kg de bagagem quando viajo para acampar será que mesmo perdendo final (hoje 105km/h na descida) hehehe essa mudança de coroa faria as minhas viagens mais confortáveis?

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jul 2011 23:13 #17 por ARSilva
Olha amigo eu e minha esposa juntos dá 140Kg e ficou muito boa mesmo de andar, sem brincadeira! Acredito q vc seja um q depois q usar a coroa 45 com o pinhão 14 pela primeira vez não vai qrer mais usar a 43!

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2011 06:57 #18 por Jota Nunes
Michel, da 14x43 para a 13x43 daria um encurtamento de 10%, o que está dentro da variação aceitável. Costuma-se usar uma medida "de cabeça" mais ou menos assim: 1 para 3 (que é a mesma proporção da relação original). Sou seja, se mexe no máximo 1 dente no pinhão ou no máximo 3 na coroa. Dentro destes limites a moto não vai ficar muito anormal, não ! (eu aprendi isso com o Bitenca, então a informação é confiável.)
ARSilva, pra ajudar o pessoal que está pensando nessa modificação, você poderia pegar um trecho de estrada com a tua moto e contar pra gente como ela se comportou. Qual a velocidade final na reta, qual a relação rpm x velocidade, se chegou a cortar o giro em última marcha na reta, etc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2011 12:06 #19 por ARSilva
Devo fazer uma viagem nos próximos dias e aí vou poder passar uma análise mais completa inclusive comparar o consumo de combustível.
Sobre a relação, tem uma alternativa q ficaria boa para qm só qr ganhar um pouco de força (talvez por mexer com transporte de carga), com perda qse nenhuma de velocidade, q seria a 13x41 (3,15 contra 3,07 da original, 2,62% de encurtamento (a q eu estou usando dá 3,214 ou 4,7%).
ARSilva2011-07-06 15:14:00

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2011 12:21 #20 por ARSilva
Não sei se alguém pode confirmar o que vou dizer mas, qdo fiz o cálculo da porcentagem de encurtamento percebi uma certa coincidência: na msg q eu mandei ontem disse q na quinta a diferença na cidade tinha sido de aprox. 500RPM e a porcentagem de encurtamento foi de 4,7%! Será q dá para saber com exatidão o qto o motor vai rodar mais em RPM pela porcentagem de encurtamento ou de alongamento???

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2011 18:54 #21 por ARSilva
Uma correção. Errei na velocidade daquela subida q fazia em 3ª e agora estou subindo em 4ª. Na verdade a velocidade era 50Km/h (igual à relação anterior) mas estou mesmo subindo em 4ª e a uma rotação mais baixa (6000RPM x 7000RPM anteriormente).

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2011 07:00 #22 por Jota Nunes

ARSilva escreveu: Não sei se alguém pode confirmar o que vou dizer mas, qdo fiz o cálculo da porcentagem de encurtamento percebi uma certa coincidência: na msg q eu mandei ontem disse q na quinta a diferença na cidade tinha sido de aprox. 500RPM e a porcentagem de encurtamento foi de 4,7%! Será q dá para saber com exatidão o qto o motor vai rodar mais em RPM pela porcentagem de encurtamento ou de alongamento???


Teoricamente é assim mesmo. E, como na maioria das motos pequenas o limite de giros fica em torno de 10mil, haverá sempre essa coincidencia, de o nº de RPMs a mais ser o nº da porcentagem da redução multiplicado por 100. Redução em torno de 5% = aumento em torno de 500RPMs.
Se você, por exemplo, encurta a relação 5%, a velocidade na mesma rotação será em torno de 5% menor e para atingir a mesma velocidade que a relação anterior as rotações serão em torno de 5% a mais. Por isso eu escrevi lá atrás: pra saber quanto encurtar a relação sem correr o risco de encurtar demais e fazer a última marcha cortar muito cedo, deve-se primeiro fazer um teste de velocidade final no plano com a relação original e marcar quantas RPMs faltam para atingir a faixa vermelha. Aí calcula-se quantos % essa sobra representa e se encurta a relação no máximo até esta porcentagem.
Sempre lembrando que são muitas variáveis e estes cálculos são muito simplistas, são apenas valores aproximados, pois entre a teoria e a prática há uma boa diferença. Até mesmo na F1 ou na MotoGP os caras projetam as coisas utilizando as tecnologias mais avançadas, fazem milhares de testes de laboratório até achar o ponto ideal e depois na prática, na pista, muitas vezes as coisas acontecem bem diferentes!!

Jota Nunes2011-07-07 10:02:27

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2011 14:10 #23 por michelrezende
Não resisti!

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2011 14:46 #24 por ARSilva
Michel vc tb vai por a 45 ou vai por outra? Se for, não deixe de postar tb as diferenças q vc sentir depois da troca! Ok?

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2011 21:02 #25 por Ferreira1917
Eu também tou me coçando pra pegar uma coroa com dois dentes a mais. Ah, a minha é intrudinha.
Mas é só pra ter mais poder nas saídas.. É horrívi sentir a motinha fazendo força toda hora.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2011 22:25 #26 por ARSilva
Lembro q se não qr fazer uma alteração tão radical tem a relação 13x41 q fica entre a original e a minha (o motor girará aprox. 250RPM mais ao invés de 500).ARSilva2011-07-08 01:29:16

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jul 2011 07:51 #27 por michelrezende
Pedi a 45 na vaz

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jul 2011 10:21 #28 por ARSilva
Acabei descobrindo q a relação 14x45 é a original de outra 125, a YBR! Então qm já andou de YBR já terá um pouco de noção de como ficará, só q mais potente pelo motor da Yes ser mais forte.
ARSilva2011-07-08 13:21:40

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jul 2011 13:59 #29 por ARSilva
Como podem ter observado o título deste tópico foi alterado pelo moderador, a meu pedido, para que ficasse melhor.
Portanto peço que todos os que fizerem uso desta coroa na Yes, junto com o pinhão original (14) usem este espaço para tirar dúvidas, pedir e dar opiniões, além de avaliar a moto antes e como ficou depois da troca.

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jul 2011 14:20 #30 por piccoli

ARSilva escreveu: Lembro q se não qr fazer uma alteração tão radical tem a relação 13x41 q fica entre a original e a minha (o motor girará aprox. 250RPM mais ao invés de 500).

BOA DICA!
Eu comprei faz tempo uma coroa 41 no site da VAZ. Por sinal ótimo atendimento e a peça chegou até antes do prazo. Essa coroa 41 eu usei com o pinhão original 14 na Intruder para alongar de leve para uso em estrada. Ficou muito bom, você anda a 80/90 Km/h com o motor girando mais mansinho. Ainda tenho essa coroa de 41 dentes guardada.

Mas... eu consigo esse pinhão 13 em concessionária ou só pelo site da Vaz? Riffel, será que existe nessa medida? Da Riffel eu tenho um pinhão 15 para alongar mais na estrada, ainda não testei com ele. Neste caso a relação fica em 15 X 43. Já usei na cidade e a moto até aceita mas demora para "encher" o motor.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.208 segundos