Fiz o pit stop na yamaha de xt e fazer e em acabei trocando os óleos respectivamente aos 4mil e 3mil, primeiro porque em ambas já havia passado o prazo de seis meses da última troca e também para aproveitar o preço do yamalube na promoção. ( R$ 5,90)
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Com algumas poucas experiências encarando vendedores e mexânicos, aprendi uma coisa: leia o manual, siga o que está escrito nele e seja feliz.
Há 5 anos atrás uma tia minha tirou um Celta 0Km. Feliz da vida ela veio me dizer que tinha-se acabado aquele negócio de troca de óleo a cada 5 mil km, que a troca do carro novo era a cada 15mil. Estranhei e retruquei que já tinha visto intervalos menores mas 15 mil era muito (na época). Acabei dando de ombros e deixando ela falando sozinha que o vendedor garantiu que era assim e tudo mais. Como o carro era dela acabei deixando ela fazer o que bem entendesse, apesar de ser uma dó judiar de um motor tão bom e tão novo.
Então depois de quase 2 anos rodando com o carro em 90% do tempo dentro da cidade, chegou os 15 mil km e a hora de trocar o óleo. Nem na revisão de garantia a concessionária não quis trocar o óleo. Disseram que não tinha necessidade.
O resultado apareceu de uns 3 anos pra cá. O motor do carro está dando uma fumacinha leve, rajando um pouquinho e batendo tucho. Quando notei estes problemas, pedi a minha tia o manual do carro e ele é bem claro. A troca aos 15mil só é feita em regime leve de funcionamento (maior parte do tempo nas rodovias). Em regime pesado (uso na cidade) a troca é feita a cada 5mil. Depois disso mostrei pra ela, preto no branco, porque não acreditei no papo do vendedor e porque ela também não deveria acreditar.
"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"
vandeco escreveu: CARACA SOUEU 5,90 MUITO BARATO AQUI EM JOAO PESSOA TA 10 COMPRA LOGO UMA CAIXA UM ABRACO!
Bem que queria, mas esse preço é para quem faz o pit stop na cc. Vc. e ainda ganha boné (preto, legal!), chaveiro, cafezinho, bolachinhas... é a yamaha conceituando a imagem.
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Eu troco como manda o manual, até porque faço todas as revisões como manda o manual em intervalos de 5 em 5mil km, tem gente que eu conheço que fica nessa onde de trocar a cada 1.000 1.500km só pq o sujeito quando faz, só faz uma revisão por ano, ai trocando oleo em tempo menor ele acha que ta cuidando bem do que é mais importante, o motor.
Frota: Peugeot Speedake 50cc /Biz 100cc /Kasinski GF 125 /Honda Cg 150 Sport /Yamaha Fazer 2011 Roxa(20.000km)
Belém - Pa.
Pretensões 2012: Traxx Dunna 600cc; DAFRA Next 250cc; KTM DUKE 200cc.
É isso mesmo Rhino, tem muito motoqueiro que vive dando tiro pelo escapamento, passando todas as marchas depois do limite de giros e acha que trocando óleo de mil em mil vai protejer o motor!!!!!!!
Além disso, como o nosso amigo aí de cima deu como exemplo, o limite de tempo da troca de óleo não foi respeitado.
RhinoKako escreveu: Eu troco como manda o manual, até porque faço todas as revisões como manda o manual em intervalos de 5 em 5mil km, tem gente que eu conheço que fica nessa onde de trocar a cada 1.000 1.500km só pq o sujeito quando faz, só faz uma revisão por ano, ai trocando oleo em tempo menor ele acha que ta cuidando bem do que é mais importante, o motor.
Biz 100, Fan 125, Kansas , YS 250 , YS LE 250, Ténéré 250, Intruder 125, Comet GT250R, YS 250, Intruder, B650S (13~), Cbr250r (14~)
Estava a pouco lendo o manual do proprietário do Monza 2.0 1990, sobre a troca de óleo, pois tenho este carro e o mesmo não roda 500Km por ano.No manual recomenda a troca a cada 3 meses, ou 4.000km, o que ocorrer primeiro, se o corro for utilizado como taxi urbano, usado no transito urbano carregado, em estradas poeirentas, pequenos percursos diários, uso da marcha lenta por longos períodos, reboque de trailer ou carreta.Se nenhuma destas situações ocorrer, a troca deve ser feita a cada 6 meses, ou 10.000km, o que ocorrer primeiro.Trocando-se o filtro de óleo de duas em duas trocas.
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Na minha ultima ida a revisão perguntei o mecanico e ele me disse que sempre troca a dele (lander) a cada 3000km, por que ele é fresco ( palavras dele), eu sempre troquei com 5000km (yamalube) e nunca tive problemas tambem. Segundo o mecânico, pode rodar tranquilo de 5 em 5k. Troca de filtros ocorrem sim. Como fala no manual.
Na C.C aonde comprei a minha fui aconcelhado a trocar a cada 2,500 km! me parece que as orientações variam de cada C.C. O curioso é que estamos falando da mesma moto!
O problema maior é que normalmente mecanicos não são técnicos. São mecanicos por força da oportunidade. Tinham motos, gostavam de fuçar e tornaram-se "profissionais" mecanicos de moto. Poucos são aqueles que estão nesta profissão por opção e estudo. O cara para ser mecanico tem que conhecer o funcionamento de motores, resistencia de materiasis, dinamica de fluidos, caracteristicas construtivas e mais um monte de coisa que a maioria não tem nem ideia do que é. E a maioria dos motociclistas tambem são leigos, e são forçados a acreditar no que alguem que, supostamente, conhecendo mais do que ele, fala. Ja vi absurdos sendo largamente difundidos dentro de oficinas mecanicas. Uma delas e bastante conhecida, é aquela que fala que motor a gasolina, quando abastecido com alcool fica mais forte. Este é o tipico caso de lendas que sempre tem alguem que "sente" e divulga. abç
Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.
Rola ai também o quesito ASSUNÇÃO DE RESPONSABILIDADE: quando a fabrica disse pra trocar o óleo de 5 em 5k, ela chamou pra si, bateu no peito garantiu que seus motores aguentam o tranco, quando o sujeito passa a trocar em menos tempo, a fabrica vai poder dizer o consumidor fazia serviçoes em lugares não autorizados, lavando as mãos da responsabilidade que foi assumida pelo proprietário quando efetuou serviço fora do especificado pelos termos de garantia. No meu caso como sigo o manual, troco o óleo em todas as revisões, tenho comprovantes de que sigo a risca o manual, qualquer problema, chamo a fabrica no saco, via judicial.
Frota: Peugeot Speedake 50cc /Biz 100cc /Kasinski GF 125 /Honda Cg 150 Sport /Yamaha Fazer 2011 Roxa(20.000km)
Belém - Pa.
Pretensões 2012: Traxx Dunna 600cc; DAFRA Next 250cc; KTM DUKE 200cc.