Em setembro,
comentei nesse tópico que a troca de óleo abaixo de 5000 km era queimar
dinheiro atoa e ainda acredito nisso, aliás, no manual a regra é clara: troca a
cada 5000 km e filtro a cada 10000 km. Na época a minha Fazer estava com 80 mil
rodados e nunca tive qualquer problema seguindo essa regra. Atualmente, a moto está
acima dos 90 mil rodados e talvez seja apenas uma coincidência ou embreagem mal
regulada (ainda estou vendo isso), mas ela começou a ficar com o pedal de
marcha um pouquinho mais duro que o normal quando passa dos 4mil com o mesmo
óleo. Considerando uma moto acima dos 90 mil, por precaução, diminui os
intervalos de manutenções preventivas (revisão geral) e trocas de óleo/filtro.
Pessoal,
Depois de
algum tempo, passei a acreditar em alguns fatores que devem ser levados em conta,
na hora de determinar o intervalo das trocas de óleo:
1º Vc é um
cara que dá manutenção preventiva?
2º Qual sua
tocada? Acelera muito?
3º Qual a
quilometragem total da sua moto? A minha está acima dos 90 mil, não é mais uma
ninfetinha e merece ser tratada com mais respeito, nesse caso: o meu intervalo
passou a ser de 3 em 3 mil e filtro de 6 em 6 mil.
4º Vc pega
trânsito pesado: anda e para, anda e para? Por que nesse caso, independente da
quilometragem (3 em 3mil ou 5 em 5 mil, etc) vc fica muito tempo com a moto
parada queimando óleo, vai perdendo a viscosidade. Se esse for o caso, melhor
repensar o que manda o manual... Estou certo?
eu vendi a minha 06/07 com 65mil km. O pedal de marcha tinha ficado mais duro tb, mas ai eu acho
q podia ser caixa de marcha indo pro saco...mas, vai saber! rsrs, sorte a sua em poder chegar aos
90mil KM e comprovar q a motoca é mto boa, como todos falam.
Em setembro,
comentei nesse tópico que a troca de óleo abaixo de 5000 km era queimar
dinheiro atoa e ainda acredito nisso, aliás, no manual a regra é clara: troca a
cada 5000 km e filtro a cada 10000 km. Na época a minha Fazer estava com 80 mil
rodados e nunca tive qualquer problema seguindo essa regra. Atualmente, a moto está
acima dos 90 mil rodados e talvez seja apenas uma coincidência ou embreagem mal
regulada (ainda estou vendo isso), mas ela começou a ficar com o pedal de
marcha um pouquinho mais duro que o normal quando passa dos 4mil com o mesmo
óleo. Considerando uma moto acima dos 90 mil, por precaução, diminui os
intervalos de manutenções preventivas (revisão geral) e trocas de óleo/filtro.
Pessoal,
Depois de
algum tempo, passei a acreditar em alguns fatores que devem ser levados em conta,
na hora de determinar o intervalo das trocas de óleo:
1º Vc é um
cara que dá manutenção preventiva?
2º Qual sua
tocada? Acelera muito?
3º Qual a
quilometragem total da sua moto? A minha está acima dos 90 mil, não é mais uma
ninfetinha e merece ser tratada com mais respeito, nesse caso: o meu intervalo
passou a ser de 3 em 3 mil e filtro de 6 em 6 mil.
4º Vc pega
trânsito pesado: anda e para, anda e para? Por que nesse caso, independente da
quilometragem (3 em 3mil ou 5 em 5 mil, etc) vc fica muito tempo com a moto
parada queimando óleo, vai perdendo a viscosidade. Se esse for o caso, melhor
repensar o que manda o manual... Estou certo?
Abs,
Alex
É por isso que eu decidi fazer as trocas de óleo após 1000km, ou na pior das hipóteses de 1500km.
Daí vem uma pegunta que não posso deixar de fazer: - Será que se fizesse a troca de 1000 em 1000 sua moto não duraria o dobro?
Talvez isso passe desapercebido, mas para a yamaha dizer que o óleo possa ser trocado de 5k em 5k, não é para acelerar o processo de manutenção do motor não, porque cá entre nós, 5k para uma fazer 250cc, enquanto a CB300 é 4k e com 50cc a mais com o mesmo óleo, a Yamaha não faz milagres muito menos o fabricante de óleo.
E alguém tem uma Fazer com mais de 100 mil km? Para quanto é projetado o motor? Quanto custa fazer o motor? Há de se pensar nisto, pois trocando de óleo com 3000 km a vida toda teremos quase o dobro de custo, para quem anda bastante acredito que não compense. Mas estamos falando de empirismo, não temos nada de concreto. Outra pergunta, quem garante que o endurecimento do câmbio tem a ver com a troca de óleo? São questões a ser pensadas. Pelo sim pelo não, trocarei com maior KM, mas talvez não com 5000 km, como dizo manual. Acredito que 3,5 - 4 k seja bom.
E por que a Honda recomenda na CB trocar antes? Alguém sabe?
Milanbee, nao acho mto interessante comprar Fazer com CB300 nesse quesito. CB300 está vindo
com vários problemas, vários....XRE tb....Fazer tem moto consagrado, será q não podemos manter
os 5 x 5? e mais, com qtos KM's recomenda-se a troca de óleo da Twister q é da mesma época da
Fazer digamos assim...? tem 3 cv a mais q Fazer.....
[="Apple-style-span"]Atenção- troca de óleo mais em conta ![/]Amanhã começa mais um pit stop nas cc yamahas.Yamalube a preço de custo, mais uma checagem free na moto
tá la no site da yamaha
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Sobre óleo aguentar, acabo de postar no outro tópico e coloco aqui também
a década de 70, a Shell lançou um óleo chamado Shell Super. E para provar suas qualidades, ele foi adicionado aos moteres de vários carros nacionais e estes partiram em uma volta pelo Brasil. ...
Quatro rodas de 12/1972 pag 36 e 37
http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/home.aspx
soueu2011-10-26 17:39:17
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Da xt 660 também.Ocorre que geralmente nessas motos os 6 meses ocorrem primeiro, pois geralmente são motos de finais de semana e rodam pouco e só em estradas. O que é um uso ideal para o óleo.
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
buscar informação na internet, como disse o Rafael, pode ser furada mesmo!
Tem que saber separar as porcarias do que é relevante, nesse caso, o ideal é buscar uma fonte confiável e compará-la com mais duas para ter certeza ou levar a discussão/dúvida para dentro de um lugar que tem um propósito bem definido, por exemplo, o Motonline (falamos apenas de motos e derivados). O Yahoo Respostas, o povo responde qualquer coisa, sem nexo, só para ter pontuações, é o pior lugar para se informar sobre qualquer coisa.