Troca de óleo a cada 5000Km, isso pode?

15 Jul 2010 18:29 #1 por milanbee
Bom pessoal, entrei para o clube dos Fazer-zeiros, e na concessionária o vendedor me disse que o óleo do motor nessa Nova Fazer, (se usado o Yamalube) pode ser trocado a cada 5000km. Eu olhei pra cara dele e disse: "Você quis dizer Motul né!"; ele disse que não, que é o óleo mineral mesmo, e que o sistema de lubrificação dela permiti rodar 5000km sem precisar trocar o óleo.

Perguntei também sobre o filtro e óleo dela, e ele me disse que não se troca o filtro de óleo dela pois ele seria, pelo que eu entendi, auto-limpante.

Pergunto aos mais experientes se essas afirmações procedem, ou se o vendedor estava "falando pensando ao mesmo tempo".

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jul 2010 19:26 #2 por Soueu
Sou motociclista há mais de 35 anos e sempre troquei o óleo conforme o que recomenda o fabricante da moto e nunca tive problemas reacionados com a lubrificação e motores nas inúmeras motos que tive.


Na minha fazer sigo o que manda o fabricante (5000 km ou seis meses. Geralmente o tempo vence primeiro), pois creio que ele, o fabricante, sabe muito mais do que os "vendedores comissionados de óleos"





Essa história de óleo a cada mil, é conversa pra tirar o dinheiro alheio.
soueu40374,9362384259

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jul 2010 04:05 #3 por Maurão Bueno Jr
3milkm ja ta bom

5milkm nao tenho coragem, é muita sujeira e o oleo ja perdeu suas qualidades com certeza, ja virou quase agua

Aqui tem opinião!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jul 2010 04:12 #4 por Maurão Bueno Jr
oleo é barato se comparado com gasolina
2 litros vc gasta 20 reais

A cada 3mil km vc gasta 20 reais de oleo, é pouco
caro é gasolina, a cada 3mil km vc gasta mais de 200 reais, hehehhe

Aqui tem opinião!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jul 2010 04:18 #5 por Rush
Sempre troquei com 5 0il na minha lander e td normal, não vejo problema algum!

Sempre em frente!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jul 2010 05:50 #6 por Sergio
Os 5000 kms já são uma proposta bastante pessimista da Yamaha. Na verdade poderia durar até mais, segundo testes do fabricante. Os 5000 são para garantir-se que o oleo saia ainda bom. Sempre troquei com 5000, e minha moto com 40000 ainda esta "zerada". Postei aqui já as fotos de uma Fazer com 117000 kms rodados, que não tinha mais quase tinta no tanque, mas que estava com tudo original ainda e o motoboy proprietario sempre trocou com 5000 ou mais. Esta historia de troca abaixo da quilometragem recomendada é coisa de gente da antiga, quando se tinha só oleo ruim e motores folgados, que necessitavam trocas constantes. A tecnologia evolui, os motores de motos evoluem, os oleos evoluem, mas sempre existirão aqueles que não aceitam as novidades. Pode trocar o oleo com Yamalube a cada 5000 kms sem medo. Só a parte do filtro é que vc entendeu errado. Filtro troca-se sim (a cada troca, ou a cada 2 trocas de oleo).


ABRAÇO

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jul 2010 07:03 #7 por __Rox
Eu uso óleo Mobil, será que este também dura 5mil km?

Ex Biz C100 2005
Ex Fazer 250 2008
Atual Celta 2002

Sem moto no momento :(

Itajaí/SC

Se agride ou agrada, o seu lugar no grid de largada não muda nada.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jul 2010 07:25 #8 por AlvaroME
Siga o manual e seja feliz!!!

125ML 81 * DT180 84 * XLX250R 86 * XLX350R 88 * SXT 27.5 89 * Elefantre 30.0 91 * XT 600E 97 * DT180 82 * Tornado 05 * Lander 07 * Falcon 06 * XT 660R 06 * Falcon 08 * BMW G 650GS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jul 2010 08:51 #9 por Patriarca
Bem, vamos entender direito essa questão, nas motos pequenas, onde o volume de óleo é menor o giro de trabalho é um pouco maior e com o passar do tempo ele se "queima" naturalmente, o desgaste do óleo ocorre com mais rapidez, por isso a troca é recomendada a cada 1000.
Já as motos com motor um pouco maior, onde o volume de óleo é maior também, o esforço é um pouco menor e o desgaste do óleo também é menor recomend-se a primeira troca com 1000 e o restante a cada 5000, o que está devidamente indicado no manual.
Bem, acredito que seja isso.

E as motos com maior cilindrada, qual a indicação?Patriarca40375,5190162037

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jul 2010 08:54 #10 por __Rox
Puts, eu estava fazendo a troca a cada 1500km, vou deixar nos 5k então, tava acostumado com a biz trocava a cada 1k e pensei q tinha de ser feito em todas, que burrico!

Abraço

Ex Biz C100 2005
Ex Fazer 250 2008
Atual Celta 2002

Sem moto no momento :(

Itajaí/SC

Se agride ou agrada, o seu lugar no grid de largada não muda nada.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jul 2010 09:08 #11 por rodrigoap
eu venho fazendo a cada 1500 ou 2000 com óleo stp depende de quando consigo parar a moto no fds


Passarei a fazer com Yamalube e trocar a cada 5000

Se você acha que segurança custa caro. Experimente um acidente!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jul 2010 09:12 #12 por __Rox
O ruim é que onde eu faço a manutençao da minha moto nao vende Yamalube, dai teria que comprar em outra oficina, onde n conheço os mecanicos e tal, vou continuar com o Mobil mesmo, ele é 20w50 se nao me engano, e tbm está recomendado no manual .

Ex Biz C100 2005
Ex Fazer 250 2008
Atual Celta 2002

Sem moto no momento :(

Itajaí/SC

Se agride ou agrada, o seu lugar no grid de largada não muda nada.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jul 2010 11:26 #13 por Maurão Bueno Jr
Troco com 3milkm ou menos até

economia porca deixar ate 5milkm

Aqui tem opinião!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jul 2010 12:37 #14 por Sergio

Patriarca escreveu: Bem, vamos entender direito essa questão, nas motos pequenas, onde o volume de óleo é menor o giro de trabalho é um pouco maior e com o passar do tempo ele se "queima" naturalmente, o desgaste do óleo ocorre com mais rapidez, por isso a troca é recomendada a cada 1000.



Desculpe amigo Patriarca, mas este é um mito criado aqui. A Honda, Yamaha, Suzuki, Kawasaki fabricam motos 125 no mundo inteiro, e esta recomendação nunca existiu. O tempo de troca de oleo é recomendação do fabricante do motor e não do fabricante do oleo. SE não me engano, vc mesmo teve a experiencia de 2 problemas em cambios. Ou vc é um cupim de aço, ou vc teve moto premiada. Mas nunca vi problemas de cambio iguais ao seu em motos Suzuki. Mas como vc teve problemas, pode começar a alardear que cambio de Suzuki é ruim, o que não é verdade. Devemos usar a Internet com moderação na distribuição de informações que não são unanimidade, ou recomendação técnica. Sempre trocamos o oleo das motos segundo o manual. (aqui tem o Harada, o J Tadeu, e outros da velha guarda que sabem disso). Porque agora, com oleo melhor e motor melhor deveria-se diminuir o espaço estre trocas? A primeira CG do Brasil, em 1976 veio do Amazonas até SP, andando grande parte do tempo em estrada de terra, forçando o motor ao máximo, e com trocas de oleo segundo recomendação do fabricante de 1500 km com oleo SE. Em 1994 a Honda passou a recomendar troca de oleo a cada 4000 km, se não me engano. Será que de 1976 para cá a honda só fez piorar a CG? Porque hj seria pior do que em 1976? E a evolução como fica? E nossos oleos SL e SM servem para que? Oleo se troca de acordo com manual. Qualquer coisa diferente disso é apenas preciosismo, sem comprovação tecnica. Não comecei a andar de moto ontem. Tenho mais de 35 anos de uso contínuo de motos, diversas marcas, modelos e cilindradas. Sou ainda do tempo da Presley motos do amigo Arnaldo. Quem quer trocar com baixa quilometragem, que o faça, pois com certeza para a moto, mal não fará (apenas para a natureza), mas não façamos disto uma recomendação.


Abraço
Sergio40378,4641666667

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jul 2010 12:52 #15 por Patriarca
Sergio o que estou tentando explicar o que até hoje me recomendaram, não tenho conhecimento nenhum sobre óleo, o que me passaram é que em moto de 125 cilindradas a recomendação é uma e em moto de cilindrada maior a recomendação é outra, muita gente considera a troca a cada 1000km como um parâmetro para todas as motos.
Agora, sobre eu ser cupim de ferro, creio que não, pois sempre ando com a moto em dia, o problema é que cada um recomenda uma coisa, usei o Motul 3000 com a recomendação dos vendedores de rodar com a moto até 3000KM , então comentando isso com um mecânico o mesmo me garantiu que a troca deve ser a cada 1000KM, independente da marca do óleo e ´o manual se não me engano (não tenho ele aqui no momento pra consultar) indica essa troca a cada 1000, e agora? O que fazer?

O mais estranho é que na revisão dos 1000KM o mecânico da concessionária me disse que a próxima troca de óleo seria somente na próxima revisão, o que acontece com 3000KM, ou seja a moto rodou 2000KM sem trocar o óleo por recomendação da própria concessionária, afinal de contas, ninguém entra num consenso diante disso, ninguém diz a mesma língua quando o assunto é troca de óleo.


Já quando eu fui fazer a Revisão de uma XTZX pra um amigo nos 1000KM o mecâncico da concessionária disse que só trocaria o óleo na próxima revisão, isso com 5000KM, o que faria a moto rodar 4000KM sem troca de óleo, e que não precisaria trocar nem o filtro quando chegasse aos 5000KM, e o restante das revisões eram a cada 5000KM, fazendo assim a troca de óleo.Patriarca40375,6641435185

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.192 segundos