Entendo Patriarca que vc não é especialista. O problema é que a maioria não é, e mesmo assim recomendam coisas erradas. Não existe recomendação diferente para moto pequena ou grande. Todas tem recomendações especificas - a que esta no manual. Por isto todas as motos tem manual, mas a maioria não os lê. E lhe garanto que no manual da sua moto a recomendação é de troca a cada 3000 km. 1000 km apenas na primeira troca,para livrar-se das sujeiras e rebarbas do amaciamento, mais 2000 para a segunda, e a partir dai trocas a cada 3000. As trocas, pelo seu manual casam perfeitamente com o intervalo de manutenção periodica recomendado pela Suzuki, nas paginas centrais do manual. A recomendação basica é seguir o manual e usar sempre um oleo igual ou superior ao recomendado no manual. Apenas em motos originais muito antigas não se deve usar oleo ultra moderno, pois algumas juntas e retentores da epoca não suportariam os detergentes do oleo atual. E consenso houve: se vc perceber o que escreveu acima, a recomendação das duas concessionárias que você esteve recomendaram a troca de acordo com os manuais (Suzuki a cada 3000 e Yamaha a cada 5000).
Aproveitando, pois não li, qual foi o motivo da quebra do seu cambio?
Abraço
Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.
Obrigado Sergio, sei que estamos aqui para ajudar, mas com tanta boa intenção acabamos por atrapalhar mais.
Bem, essa segunda vez, segundo o mecânico, foi tranco na moto, o que realmente eu fiz algumas vezes devido a problemas no carburador (a bateria está em ordem não foi problema elétrico) e ela ter rodado muito tempo com o óleo velho ou baixo, baixo não é pois sempre verifico o óleo, quebrando a engrenagem da quarta marcha.
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Vou te contar um segredo. Minha esposa tem uma Intruder 2004 com a bateria original. Ela só quer trocar a bateria após completar 6 anos de uso (falou que vai bater o recorde mundial rsrsrsr) que ocorrerá no próximo mes. Mas devido a isto, ela dá muito tranco na moto (se ficar alguns dias sem uso ou se não perceber e der partida com farol acesso) é batata que dara tranco. Na descida de casa ou na rampa do shopping onde trabalha, e nunca teve problemas. O cambio da suzuki é muito forte. Vc pode ver nas peças da sua propria moto. Isto não deveria ter acontecido. Acho que vc deu azar, ou usou oleo que degradou nas engrenagens de cambio e ficou muito fino. Neste caso as engrenagens ficam "finas" e quebram mesmo. Mas a sorte é que é um cambio. Ele é arrumavel, nós nem sempre rsrsrs Que óleo vc usa?
Abraço
Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.
Agora estou usando o Motul 3000, como você sabe usei o Top Turbo por um tempo , mas como era eu que tinha de fazer as trocas, preferi levar numa moto peças e trocar lá mesmo usando o motul.
A primeira vez que o câmbio quebrou usava o Yamalube, mas creio ter sido falha de iniciante mesmo, dei uma baita reduzida quando deveria subir a marcha numa descida que 3 semanas depois o câmbio quebrou.
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Reduzidas bruscas arrebentam mesmo. Ai não tem moto que aguenta. Legal seria analisar a engrenagem quebrada agora para verificar se a quebra foi fadiga, braçada (rsrsrsrsrsr) ou desgaste prematuro. Se vc me mandar, tenho como verificar isto. A analise do desgaste associado a quilometragem nos fala muito sobre a qualidade do oleo usado na lubrificação.
Abç
Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.
Posso te mandar a peça sim, guardei ela comigo, mas já vou te dizendo que não foi desgaste não, foi quebra mesmo.
Está vendo essa engrenagem que está embaixo da foto, uma engrenagem em cima da outra, foi uma dessa que quebrou, ela tem 4 saliências não tem?
Então, 4 quatro quebraram e ficaram soltas dentro do motor.
Em casa eu vou tirar uma foto da peça quebrada pra mostrar melhor.
Se você quiser, conversamos por e-mail ou MP, já desvirtuamos demais esse tópico
, ou então a gente continua no tópico sobre a quebra da minha moto:
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Pessoal minha motoca esta com 41mil km rodados e sempre realizei as trocas de oleo apos os 3mil km, o filtro de oleo sendo uma troca sim e outra nao, sempre utilizei o yamalube desde zero.
Bom, como já relatei anteriormente, vinha trocando o óleo (STP) a cada 1500 a 2000 km, mas seguirei corretamente as indicações do manual e trocarei somente a cada 5.000 agora.
Nesse sábado fiz revisão de 5.000 (5746) e o óleo colocado foi o yamalube, o mecanico me informou que filtro foi trocado com 1.000 e agora sera trocado com 10.000 junto com aproxima troca de óleo.
Se você acha que segurança custa caro. Experimente um acidente!!!!!!
eu troco de 5 em 5 mil, conforme o manual da lander/fazer manda. quando tinha a yes
trocava de 3 em 3 mil, conforme o manual da yes manda. todo mundo quando compra a
moto recebe um manual não é? eu quando vendi a yes dei o manual pro comprador tbm. é
só ler galera
Mauricio, o Mala.
Fã de teorias absurdas.
O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)
O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!
Minha Lander é a verdadeira "samambaia de garagem". Tem 1
ano e meio de uso, e ainda está com 6000 km. Devido a isso
acabo trocando o óleo de 6 em 6 meses, que é o que diz no
manual. (5000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro)