Troca de óleo a cada 5000Km, isso pode?

25 Jul 2010 16:03 #46 por Edii
Olá, pessoal!


Também me fiz esta pergunta quando adquiri a minha. Afinal, 5000 quilômetros é muito chão. Como a região onde moto é muito quente durante a maior parte, a galera costuma trocar o óleo com uma quilometragem menor. Sempre pergunto a mecânicos e proprietários de Fazer ou Lander como procedem. Aqui, a média de troca é 3000 quilômetros. Tenho um amigo que troca a cada 2500 quilômetros o óleo da sua CBX 250 e ela está virando os 100000 sem fraquejar, e a mão dele não é das mais leves... Conheci um camarada que trocava o óleo da Lander a cada 5000 e o motor danou-se aos 70000 quilômetros. Não sei como ele acelerava... Mas, se, por um lado, a indicação do manual pode não parecer muito adequada para aqueles que querem permanecer anos a fio com a moto, por outro, a questão ambiental é de suma importância. Cabe-nos uma escolha consciente e responsável!


Abraço!
Edii40384,7993518518

03/2007-02/2009: CG 125 2007
02/2009-12/2011: Ys FAZER 250 2008
12/2011-03/2016: XT 600 E 2004
03/2016-atual: DL-650 2010
***Abaixo de qualquer radar***
Araçuaí/Montes Claros/MG

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26 Jul 2010 11:06 #47 por AlessandroSilva
Pessoal,


Quando peguei a Lander que tenho hoje, o ex-primeiro dono disse que trocava o óleo a cada 2.000 km. Fui ler o manual e este recomendava 5.000 km.


Bom, eu moro numa região muito empoeirada e fiquei preocupado de rodar com óleo sujo. Mas, pensando bem, assim que peguei a moto providenciei uma revisão completa, com troca de filtro de óleo e de ar. Acho 2.000 km muito pouco, pois ando em ritmo mais de rodovia que de cidade, e sempre trechos relativamente longos (30 km), logo o motor sempre trabalha com óleo em boa temperatura e num ritmo mais constante.


Em razão da poeira, vou passar a trocar o óleo de 2.000 para 4.000 km.


Agora, bem que poderia existir um kit de teste de qualidade de óleo, não é? Do tipo daqueles que se usa em piscinas para medir o PH da água... assim, além de avaliarmos o nível do óleo, apuraríamos a qualidade dele, trocando sempre no momento que ele perdesse significativamente suas propriedades lubrificantes.


Fica a dica.


Abraços.

Alessandro
Brasília/DF

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26 Jul 2010 13:42 #48 por Soueu
Há de se observar as condições de uso do motor.
O chamado "severo" é o uso mais comum: ou, sai cedo de
casa, anda dois km (o motor mal esquenta) e desliga.
Depois a tarde liga e volta pra casa. Isso é uso severo,
pois o motor nunca atinge a temperatura ideal de
funcionamento. Neste caso o óleo deve ser trocado com
mais frequência. Motor sujeito a ambientes inóspitos onde
há altas temperaturas, poeira, etc. também deve abreviada
a troca. motor parado que funciona vez ou outra, também
deve trocar antes.
Já quem pega estrada e vai que vai, pode adiantar a hora
da troca além da quilometragem recomendada, pois tanto o
motor, como o lubrificante estão trabalhando para aquilo
que foram projetados .

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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28 Jul 2010 07:43 #49 por china716
Já ouvi isso... ou aquilo...comentarios de mecanicos...e li o manual....!!! Bom eu tenho a seguinte opnião... troque o óleo conforme o seu uso... as condições do local... a frequencia em que pega pista...distâncias muito longas ou curtas...!!! eu sei muito bem que se pode trocar o óleo a cada 5000 mil km....mas eu faço a troca a cada 2500... e filtro a cada 2 trocas... por mais que alguns ache que é desperdicio de grana... e tudo mais....!!! eu sigo o que acho mais viavel e melhor para a minha moto...!!! só uso gasolina aditivada... faço as revisões... conforme o manual...!!!

ainda vou ter uma R6...!!!

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03 Ago 2010 13:53 #50 por pepsimanbr
Se o manual fala em trocar com 5000km dá pra trocar com 5000 sim, porém
existe outras coisas que variam a frequencia de troca do óleo: a questão do
calor da cidade, combustível usado, terra, modo de uso etc...

Se o manual fala nessa quilometragem os testes provavelmente foram feitas em
perfeitas condições de rodagam... combustível sem adulterações, sem poeira,
temperatura amena etc... igual qdo a fábrica divulga o consumo de comb.,
velocidade final, nunca é igual ao da realidade....

P.ex.: Reparem que o óleo sempre fica mais preto com o tempo de uso de um
motor a gasolina, se fosse a álcool, o óleo fica clarinho, parece novo...

Por isso que devemos trocar um pouco antes como garantia, uns 4000km, dá pra
rodar bem e não gasta tanto...

Se o manual fala em 5000km e a concessionária fala pra trocar com 2000km, se
for o yamalube, e dizem que se for mobil dizem que tem que ser com 1500km,
se não for mobil tem q trocar com 1000km... é uma p$#% falta de sacanagem
. Muitos carros turbos com 1,5kg de pressão sempre moendo o motor,
costuma-se trocar na metade da quilometragem recomendada....

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03 Ago 2010 21:34 #51 por Zoom505
Pepsi, esse mesmo raciocínio se aplica ao contrário.

Se a fábrica fala pra trocar com 5.000km, com certeza
há uma margem de segurança pra rodar além do indicado.
(já pensou teu motor pifar com 5.001km ???)

Sempre troquei óleo da minha ex-Fazer com 5.000km
e nunca tive problemas, hoje ela é de um amigo meu
e já vai pra 30.000km e motor redondinho ainda.

Pimenta Bueno-RO
2006 - Honda Biz 125c
2007 - Yamaha Fazer 250
2008 - Honda Biz+ 125cc
2008 - Yamaha Xtz 125X
2009 - Honda CB300R
2010 - Kasinski GT250R EFI
2011 - Hornet 2007 Laranjinha

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04 Ago 2010 06:07 #52 por pepsimanbr
Zoom505 Vc já reparou como o óleo fica contaminado e fino com 5000km? Agora
imagine um motor rodando toda essa km com gasolina batizada de solventes...

Uma coisa importante a saber é se essa km rodada é em cidade ou estradas, uma moto
ou carro rodando 5000km na cidade e na estrada é beeem diferente, o desgaste do
motor é bem menor qdo é na estrada pq não tem aquele desliga e liga do motor, ou
seja, o motor está sempre lubrificado, ao contrário do liga e desliga, caso em que
ao dar a partida no motor ele gira quase seco até o óleo lubrificar 100% o motor.
Por isso que os motores de caminhão rodam absurdos, eles quase não desligam o motor,
nem pra almoçar eles desligam.

Por conta disso, quem usa a moto ou carro na cidade é sempre bom trocar um pouco
antes do recomendado pra evitar o desgaste prematuro (não tão prematuro é claro) das
peças do motor...

Apenas para constar, um amigo estava usando a moto da namorada dele e resolveu
trocar o óleo da titan com 5000km, mas como ele gostava de enrolar o cabo e tirar
pegas, com 4000km rodados sem trocar o óleo ele teve que fazer o motor da moto...

Puro azar ou culpa do óleo? Eu não arrisco.

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04 Ago 2010 10:55 #53 por ezenecon
Zoom e Pepsi, os dois teem razão!!!!!!!


Toda fábrica preve uma troca aquem do limite máximo para amenizar os problemas.


Sé que temos alguns "cupins de ferro" que esse limite é menor que o esperado pela fábrica. As fabricas testam como uso médio, ou seja, +- 60% cidade e 40% estrada (esse é o uso médio de um carro). É claro que nem todos usam nessas proporções. (meu cunhado teve um carro que rodou + de 500 mil Km sem fazer o motor, pois o uso dele era 99% estrada)


Porém trocar o óleo aos 1500/2000, quando o manual fala 5000, só porque um mecânico falou, aí já é demais. Todos sabemos que se trocarmos a cada 1000 km nunca teremos problemas, mas qual é o custo disso????? e não falo só do custo monetário, mas também ecológico. (mesmo que descartemos o óleo da maneira correta, o óleo novo tem que ser extraído de um poço de petróleo, e o risco de um vazamenteo como o do golfo, que aliás é o segundo em menos de 40 anos, é muito grande, e o tempo de recuperação do meio hambiente depois desse vazamento é cerca de 100 anos)


Pensem nisso!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

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04 Ago 2010 19:38 #54 por Ironbones
O óleo lubrifica as partes móveis do motor, não a câmara
de combustão. O combustível adulterado só poderia ter
efeito sobre o óleo se ele estragasse os anéis e fizesse
o óleo entrar na câmara de combustão, soltando aquela
fumacinha azulada pela escape. Ou então, poderia afetar o
motor aumentando a temperatura de funcionamento do motor
além do normal. Desta forma não existe relação entre uso
de gasolina duvidosa e o tempo de troca de óleo. Em
geral, que faz o percurso "dona de casa", tanto de carro
quanto de moto, tem que trocar de óleo mais
frequentemente e com intervalos menores. O percurso dona
de casa é aquele em que se roda trechos curtos (menos que
5 km), com o motor frio, e em vários anda e pára. Nestes
casos, o óleo de se desgasta mais. Quem usa o motor em
percursos rodoviários ou em longas distâncias, em geral
pode rodar até mais tempo com o mesmo óleo. No caso das
motos pequenas (as nossas 250 também estão aí), como eles
andam próxima da rotação de potência máxima em rodovia, é
importante trocar o óleo no prazo estipulado (5 mil km ou
6 meses e verificar o nível frequentemente), porque
trabalhando mais quente o óleo pode evaporar e ficar
abaixo do nível mínimo.

Uma recomendação que eu acho esquisita, é a de trocar o
filtro a cada 10 mil ou duas trocas. Vai entender? Em
todo caso, como filtro custa R$ 50,00, eu vou trocá-lo só
aos 10 mil km mesmo.

Pra viajar, não importa o tamanho de sua moto, mas o tamanho de seu mapa!

Viva e deixe viver

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05 Ago 2010 05:59 #55 por pepsimanbr

Ironbones escreveu: O óleo lubrifica as partes móveis do motor, não a câmara de
combustão. O combustível adulterado só poderia ter efeito sobre o óleo se ele
estragasse os anéis e fizesse o óleo entrar na câmara de combustão, soltando aquela
fumacinha azulada pela escape.


Opa amigo, não confunda as coisas, tudo tem ligação, é claro que o óleo tem contato
com a camara de combustão, se não tiver, como vc diz, então não tem óleo no
motor....

Um exemplo simples e claro é a diferença na coloração do óleo entre motores à
gasolina e à etanol... na gasolina, com 1.000km rodados o óleo já começa a ficar
preto enquanto que no motor a etanol o óleo ainda está com a coloração de novo
ainda, mesmo rodando 10.000km.

Após a explosão na camara de combustão o pistão desce até o PMI (ponto máximo
inferior) e ao descer, o cilindro fica com uma camada bem fina de óleo nas paredes
(senão não teria o mínimo de lubrificação ao subir novamente) e nesse tempo já está
sendo injetado combustível dentro da camara para iniciar o precesso de compressão do
combustível... Com isso, há um pequeno contato de comb. com o óleo até que ocorra a
queima, se o comb. estiver adulterado com solventes vai contaminando pouco a pouco,
o mesmo ocorre se o etanol estiver adulterada com água, a água não queima e vai
impregnando no óleo...

Agora, se a fábrica fala pra trocar com 5000km ele faz testes com comb. alterado???
Dá pra confiar 100% nos postos??

Novamente repito, se fala pra trocar com 5000 adiante 1000 e troque com 4000, é uma
boa km, não agride o ambiente e não agridirá o bolso se o motor for mais cedo do
esperado...

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05 Ago 2010 10:22 #56 por Sergio
Pepsimanbr, entendo o que vc quer dizer, mas lhe afirmo que os prazos estipulados pela fabrica são MUUUUUIIIIITO inferiores aos limites descobertos nos testes em fabrica. Ja escrevi aqui que tive o prazer de acompanhar testes de durabilidade de motores e autos em quase todas as montadoras do Brasil. Vi coisas que me deixaram horrorizado - a resistencia da trave superior central do teto de determinado carro que parece uma botinha ortopédica (não posso citar nomes rsrsrsrs) ou motores que explodiram no inicio do teste e outras coisas mais... Mas para a aprovação final, os motores são testados em condições muito mais severas que aquelas enfrentadas no dia a dia na rua/estrada. Os testes em dinamometro são durissimos, ve-se os coletores encandescentes, quase derretendo, com os giros no seu limite. Só após diversas analises nestas condições é que se estipula a quilometragem de troca de oleo no manual. Ha de se pensar tambem que o prazo é 5000 km ou 6 meses. Aqueles que andam nas condições severas (trechos inferiores a 5 kms), provavelmente o prazo de 6 meses chegará muito antes de completar-se os 5000 kms. Quem anda 5000 em menos de 6 meses, com certeza esta dentro da condição de uso normal do motor. Pura questão de lógica. Trocar-se pouco antes dos 5000 kms, sem problemas. Concordo com o amigo, mas trocar-se muito antes dos 5000, é (com o perdão da palavra) burrice. É acreditar em mecanicos e curiosos sem conhecimento minimo das novas tecnologias. Sempre troquei perto dos 5000 e nunca tive sequer que completar o nivel.


Abraço

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

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06 Ago 2010 11:19 #57 por Comandante

__Rox escreveu: Eu uso óleo Mobil, será que este também dura 5mil km?


mobil é o píor oleo que existe...o menos aditivado e um dos oleos minerais nao sintéticos mais caros do mercado...

o MOBIL tem categoria SF Jaso MA (a mais antiga e com menos aditivos que hoje existe no mercado) e custa uns 15 reais, enquanto pode se comprar um óleo motogp da BR , que tem categoria SF jaso MA (a mais moderna e aditivada do mercado) por 11,50....
na verdade, mobil só vende porque a dona Honda indica essa porcaria pra suas motos....a medida que os Brasileiros forem se esclarecendo sobre essas coisas, este tipo de oleo vai perdendo mercado..isso ja está acontecendo....

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06 Ago 2010 12:16 #58 por Chicolau

Comandante escreveu:

__Rox escreveu: Eu uso óleo Mobil, será que este também dura 5mil km?


mobil é o píor oleo que existe...o menos aditivado e um dos oleos minerais nao sintéticos mais caros do mercado...

o MOBIL tem categoria SF Jaso MA (a mais antiga e com menos aditivos que hoje existe no mercado) e custa uns 15 reais, enquanto pode se comprar um óleo motogp da BR , que tem categoria SF jaso MA (a mais moderna e aditivada do mercado) por 11,50....
na verdade, mobil só vende porque a dona Honda indica essa porcaria pra suas motos....a medida que os Brasileiros forem se esclarecendo sobre essas coisas, este tipo de oleo vai perdendo mercado..isso ja está acontecendo....

não entendi .mesma letras

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

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06 Ago 2010 14:10 #59 por ezenecon
Dá um desconto pra ele. Ele tá nervoso


Ele quis dizer (teclar) Motogp BR categoria "SJ"


Para moto eu não sei, mas para carro já tem óleo "SM".

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

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06 Ago 2010 14:42 #60 por Comandante
na verdade eu digitei errado...a categoria do moto GP é SL

já existe SM para motos, mas é sintético e custa uns 30,00 reais o litro!

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