Olá, Sevla!
Obrigado pela sua mensagem. E também, obrigado a todos deste fórum. Respostas rápidas,
opiniões muito boas. Já me sinto em casa. Em família...
A dica que dou pro pessoal motociclista é pra sempre inspecionar a moto. No meu caso, fui
bem chato mesmo na hora da revisão de entrega e ativação. Mas isso não me livrou de ter
dores de cabeça.
O que mudaram na minha moto foi essa lista de 7 defeitos aqui, que no blog que abri eu
chamei de 7 defeitos capitais, todos imperdoáveis:
1 - ruído de metal batendo em metal, vindo da parte de baixo da moto;
2 – embreagem muito longa e imprecisa;
3 – câmbio de acionamento muito duro;
4 - estribo (pedaleira, apoio, ou como queira…) direito do garupa frouxo;
5 - dificuldade para se ligar a moto na partida elétrica e no pedal;
6 – motor perde rotação até desligar quando em neutro. Marcha lenta muito baixa;
7 – chicote elétrico improvisado com fita isolante (esse foi de doer…)
Quando o mecânico me perguntou o que tinha a moto, eu disse esses itens. Pra me garantir,
levei comigo uma pessoa da minha confiança que é motociclista experiente. No caso, minha
cunhada, que anda de moto desde moleca. Ela fez a revisão da revisão do mecânico. Tava
quase tudo em ordem, exceto a embreagem, que tava muito longa. O cara deixou a alavanca
mais tensionada e com isso, o câmbio ficou uma beleza!
A menina deu um rolê por uns 15 minutos com a moto, voltou e não entrou com ela de volta
pra loja, por que de manhã, quando levei a moto, o ajuste da embreagem tava ok. À tarde,
já estava toda estranha de novo. Não acusando ninguém, mas... onde poderiam mexer nessa
embreagem, se a moto ficou das 8h às 17h30 dentro do pátio de manutenção da loja? Ainda
como precaução, quando deixei a moto, levei as duas chaves comigo, pra evitar que ela
fosse incorporada à frota da loja temporariamente.
A dica é essa: seja chato. Exija seus direitos. Você é consumidor e merece respeito.
Uma manutenção feita "nas coxas" pode custar a sua vida. Exija a reparação de todo
defeito que sua moto apresentar no período de garantia. Se são 2 anos, faça valer esse
prazo.
Se comprou a moto zero km, você pode devolver a moto e exigir a troca por uma moto nova.
Se já a emplacou, exija a devolução do dinheiro gasto com emplacamento, capacetes ou que
quer que seja que você já tenha gasto com a moto. Se não houver acordo, procure seus
direitos. Não sei como é onde vocês moram, mas em Campo Grande - MS, onde moro, há uma
delegacia de polícia do consumidor, que funciona junto ao Procon local.
E ainda há a possibilidade de encaminhar a reclamação diretamente ao Procon através do
convênio Correios x Procon/MS. Nesse caso, você protocola um cupom-resposta/porte pago,
deposita numa agência própria dos Correios e em até 48h o Procon entra em contato com
você, pra colher seu depoimento, dar início ao processo e já marcar a audiência de
conciliação.
Se em até 90 dias depois da compra a sua moto apresenta problemas frequentes, que são
solucionados e depois voltam, em pouco tempo;
Se ela ficar mais do que 30 dias para ser entregue pela loja após manutenção;
Se ela tiver algum defeito ou vício de fabricação grave ou que comprometa sua segurança
ou integridade física, ou ainda;
Se em até 7 dias depois da aquisição você desistir ou se arrepender da compra:
Você tem por direito, que receber ou o seu dinheiro todo corrigido ou a substituição por
outra moto. Se pagou taxas de detran, a loja deve te ressarcir ou assumir a
responsabilidade de dar baixa no registro e placa da sua moto defeituosa, se você já a
emplacou. Se estiver em dúvida sobre o que fazer, procure um advogado, o Procon ou a
Defensoria Pública (estadual ou federal) do seu município. E antes de partir pras medidas
judiciais, tente resolver amigavelmente. Se não der certo, não hesite em acionar a
loja/fábrica judicialmente.
A maior dica é essa, Sevla: seja chato. O dinheiro que você empenhou foi conseguido muito
duramente para ser entregue assim, numa boa pra uma empresa que não vai arcar com a
responsabilidade dela. E é lei federal, tá no código civil: as empresas são responsáveis
pelos produtos que põe à venda.
Sevla, se a sua moto está na garantia, faça valer. Se já está fora desse período, procure
sempre um bom mecânico, procure opiniões de quem já foi atendido pelo profissional,
aprenda um pouquinho também. O SENAI oferece curso de mecânica básica e avançada de
motos/carros/geral, e para quem tem tempo e dinheiro curtos, uma saída são os cursos por
correspondência. O Instituto Padre Reus, por exemplo, oferece um desses a R$ 210,00
(total). De quebra, você ainda ganha o material didático, algumas ferramentas e manuais
de manutenção das maiores marcas. Procure por manuais de manutenção da sua moto.
Aqui mesmo no Fórum do Motonline tem tópicos para isso. Pedi um da Hunter 100cc e não
veio ainda, mas consegui pelo E-Mule um da Hunter 90cc e serviu bem.
Valeu.
PS: Leiam, visitem, colaborem, comentem e assinem o blog da Judith:
http://100cilindradas.wordpress.com/
PS2: Como não sou advogado, recomendo sempre procurar por ajuda jurídica, quando
necessário.