Pessoal, deixa eu botar fervura nesta água...
Quando um sujeito decide andar de moto ao invés do carro, ele abre mão de conforto, segurança, etc. A decisão é EMOCIONAL, pura, cristalina e unicamente EMOCIONAL.
Moto é EMOÇÃO, é curtição, evoca sentimentos e sensações pessoais e intransferíveis. Tem gente que não entende isso e nunca vai entender. O mais próximo de uma explicação que se pode ter é perguntar pro seu cachorro o porquê ele põe a cabeça pra fora na janela do seu carro. Não é só por conta do vento. É o vento, os cheiros, o calor, a chuva, a paisagem, etc... LIBERDADE!!! Ele quer é sair correndo!
Mas vocês querem levar pro lado da RAZÃO, então vamos conversar racionalmente, apenas pelo amor à discussão.
Vocês já viram a quantidade de modelos diferentes de motocicletas custom que a Harley fabrica? São 27.
Vamos lá: Na família Sportster são 7 modelos; na família Dyna são 6 modelos; na família Softail são 7 modelos; na família Touring são 7 modelos. Total: 27 modelos. Nem vou considerar a família VRSC (ou V-Rod), que tem mais 3 modelos, mais é uma custom metida à esportiva "à la" Porche.
Há quanto tempo temos as Harley? Desde 1903, ou 104 anos. Quanto tempo temos as Honda, Yamaha, Suzuki, etc? Bem menos que isso. Surgiram principalmente no pós 2a. Guerra.
O ponto que eu quero chegar: a Harley fabrica há mais tempo mais tipos de motos. É mais fácil você encontrar um modelo que te agrade no portfolio de mercado deles que no da Suzuki, Honda, Yamaha, Kawasaki, etc (considerando apenas motos no estilo CUSTOM).
Tá, isso é lá fora. E no Brasil? Melhor ainda. Enquanto a Honda só oferece a Shadow 750, a Yamaha só a DragStar 650, e a Suzuki as Boulevard M800 e C1500, a Harley oferece 12 (DOZE!!!) modelos de custom, ainda excetuando a família V-ROD.
Bom e os preços? Enquanto as japonesas estão na faixa de R$ 25 a 35 mil, as Harley vão de R$ 30 a 125 mil. Tem pra todos os bolsos.
A minha experiência pessoal: enquanto eu era estudante universitário e no início da minha carreira profissional (décadas de 80 e 90) só tive dinheiro pra comprar CG 125, RDX 180 e RD135Z. Mas sonhava com CB 400, RD 350 e a Fat Boy (lembram do Schwarzenegger e sua FatBoy?).
Agora que tenho um pouco mais de grana, com a carreira consolidada, comprei uma Shadow 600 e depois uma Hornet 600.
Mas caí da H6, quebrei a perna, fiz cirurgia, coloquei placa e parafusos, estou de licença médica há 40 dias e vou ficar por mais uns 20 dias. Todo mundo me enche o saco pra esquecer as motos e até eu mesmo já considerei.
Mas sabe o quê? Toda hora me pego comprando revistas de moto, visitando sites de fabricantes, assistindo matérias sobre motos e olha eu aqui dando pitaco no forum!!! Advinha se não vou comprar uma moto quando eu tiver alta?
Sou fâ da Suzuki Boulevard M800 (vocês podem ler todos os meus posts lá naquele fórum). Mas acho que, assim que eu puder, vou comprar uma Harley, provavelmente uma Dyna Fat Bob, ou uma Softail Fat Boy ou pelo menos uma Softail Night Train.
E olha que nem temos Revenda HD aqui em Brasília. A mais próxima fica em BHZ.
Mas se estamos aqui prá viver, que sejamos felizes, na forma que pudermos. Pra mim, neste tocante que alegra a minha alma, parte da minha felicidade é andar de moto. Provavelmente de Boulevard M800 e preferencialmente numa Harley Fat Bob.
Como diz o meu querido AL, "é a minha humilde opinião".
Abraços a todos!!!
PS: eu posso escrever posts longos porque estou de licença médica. Quanto à vocês, VÃO TRABALHAR!!! He he he...